Novo carro - Desta vez elétrico!

Na altura que comprei o eléctrico, fui excluindo, pelo preço e "gosto", o Model 3 custava mais de 64 mil naquela altura, o Mach e, a volta de 70 mil, sobrou o Megane e o Ariya, desses dois veio o último para casa e hoje voltava a fazer a mesma escolha.
Se realmente o Megane é o preferido por aí é esse que devem comprar.

Cumps

Última edição:
Para mim o maior senão é ter pouca potência comparado com outros do mesmo segmento. 218cv são de um utilitário qualquer hoje em dia. Mesmo que fizessem só a atualização no restyling, uns 240 seriam bem vindos. De resto é como tenho dito, é o mais abrangente no seu todo, com os eus defeitos e virtudes.

Quanto ao Arya 👍

Na Nissan já uns tempos disseram-,me que o motor não é o mesmo do Megane, apesar da mesma cavalagem.

Que é feito no Japão. Supus que fossem motores iguais por serem do mesmo grupo.

Os motores são iguais mas no Ariya 87k aumentaram a potência para 240 cv por ser mais pesado, com a bateria mais pequena tem a mesma potência do Megane.

Cumps

nmyguel, realmente o mini foi uma cena má. esse é que se tornou num pisa papéis! o primeiro carro em que perdi dinheiro e muito até!

Não digas estas coisas. Fica-te mal
Até no Qashqai perdeste dinheiro.
Tens é de fazer as contas correctamente.
Quem é que te disse isso? Por pagar seguros e IUC e inspeção? Qualquer um paga.
Faz as contas aos juros que pagaste nesses 8 meses, nos custos de abertura do crédito, provavelmente mais uns custos de amortização antecipada, etc.
Depois diz-me se não perdeste dinheiro.

teria que pagar crédito nos dois na mesma, mas sim, nisso estás certo. ainda paguei 80€ a mais ou algo assim de fecho de crédito. na abertura de crédito pagas sempre, aí tens razão. eu falava em manutenção e preços de compra e venda.

jcf, o prius é um carro feio, mas isso depende dos gostos de cada um. eu acho-o feio e não é à toa que até hoje só vi uns 3 ou 4, um deles várias vezes e em... amarelo!

carlos, a minha esposa viu agora os aryia e adorou o carro. é outro que andava a ver há uns tempos, mas entretanto passou-me porque nunca aparece nenhum. se os motores são os mesmos, o vendedor é cheio de treta.

em portugal e o primeiro decente que apareceu, fica a 30 mil euros, embora tenha só 3 anos.

lá fora no mobile há apenas 165 de 2022 para cá, muito, muito pouco. difícil de vender e esquecido para comprar.
mas há estes dois, dos primeiros que aparecem com kms ok.

Atenção que 218 num elétrico e num carro de combustão não tem nada a haver. O de combustão tem de atingir a rotação da potencia maxima e onde ja tem menos binário. No elétrico é tudo instantâneo e a ideia que dá é que é muito mais potente.

Eu sei isso. Mas não me impressionou muito, especialmente da primeira vez que o experimentei. Provavelmente estava em modo normal ou mesmo em eco.

Da segunda vez que conduzi um referi isso mesmo ao vendedor e ele meteu no modo sport e já andava melhor. Mas PARA MIM 218cv são apenas aceitáveis. 250cv e 350nm já seriam bem melhor.

Mesmo assim foram os únicos elétricos em que andei e ambos iguais.

Atenção que 218 num elétrico e num carro de combustão não tem nada a haver. O de combustão tem de atingir a rotação da potencia maxima e onde ja tem menos binário. No elétrico é tudo instantâneo e a ideia que dá é que é muito mais potente.
Mas o peso é muito superior também. Em aceleração pura, não há muitas diferenças.

Mas o peso é muito superior também. Em aceleração pura, não há muitas diferenças.
A diferença é a facilidade que consegues essa potência/binário num elétrico, alem de outra coisa, aceleração num ICE consegue-se com uma embraiagem e com aceleração antes do arranque, se comparares a partir do 0 ou ralenti, o ICE arrasta-se. ;)

Eu sei isso. Mas não me impressionou muito, especialmente da primeira vez que o experimentei. Provavelmente estava em modo normal ou mesmo em eco.

Da segunda vez que conduzi um referi isso mesmo ao vendedor e ele meteu no modo sport e já andava melhor. Mas PARA MIM 218cv são apenas aceitáveis. 250cv e 350nm já seriam bem melhor.

Mesmo assim foram os únicos elétricos em que andei e ambos iguais.

Tens de andar num tesla, cada vez mais encaixa-se nas tuas premissas.

Mais cavalo menos cavalo: os EVs de gama media que guiei são todos extremamente agradáveis e responsivos...

Claro que o pontapé F16 não é o mesmo que se obtém num Tesla S de 600 ou mais CV mas tb é outro número de obra...

Porquê a insistência no carro eléctrico, se vai ter de ser feito um crédito, que vai "remover" a poupança mensal em combustível?

Relativamente à potência, tenho um ID.5 que pesa 2200 kg, mais coisa menos coisa, e se me distrair já ando nos 140 km/h sem dar por isso com 204 cv. Também vinha de um Captur com 90 cv, por isso, vai sempre depender da experiência de cada um.

Dos 0 aos 100 são pouco mais de 8 segundos, por exemplo.

Porquê a insistência no carro eléctrico, se vai ter de ser feito um crédito, que vai "remover" a poupança mensal em combustível?

Relativamente à potência, tenho um ID.5 que pesa 2200 kg, mais coisa menos coisa, e se me distrair já ando nos 140 km/h sem dar por isso com 204 cv. Também vinha de um Captur com 90 cv, por isso, vai sempre depender da experiência de cada um.

Dos 0 aos 100 são pouco mais de 8 segundos, por exemplo.

O crédito aplica-se também a um carro ICE.

Se andares a 140 a bateria vai-se num ápice, aliás mesmo a 120 fazes quantos kms de seguida hoje em dia?

Pergunto pois conheço quem tenha e se queixa disso.

Última edição:
O crédito aplica-se também a um carro ICE.

Se andares a 140 a bateria vai-se num ápice, aliás mesmo a 120 fazes quantos kms de seguida hoje em dia?

Pergunto pois conheço quem tenha e se queixa disso.
Eu não ando a 140, longe disso, ando entre os 110 a 120. Nunca tive a necessidade de fazer os kms todos de seguida, mas na teoria, com um consumo de 18 KW por cada 100 KM, daria pouco mais de 400 kms com A/C ligado

Há uma grande diferença.
Tenho um BMW I3 e um Mini Cooper SD. Ambos têm 170cv. Pesam sensivelmente o mesmo, +- 1300kg e ambos fazem 0-100 em 7s e picos.
No I3 posso usar essa aceleração constantemente que passo despercebido.
Já no Cooper, especialmente em meios urbanos, se fizer o mesmo pareço um otário.
No dia a dia o I3 é bem mais rápido. Está sempre com a caixa na relação certa.

O Mini é top numa estrada de montanha. Muito mais divertido e eficaz.
Em AE e viagens longas faz valer o baixo consumo, a autonomia e aqui sim, tem outro pulmão que o I3 não tem.

Voltar
Superior