Sinceramente não percebo porque ter botões físicos há-de se algo criticável. A VW foi criticada pelos botões que eram de simples toque e que uma distração levava a que fossem ativadas funções por engano. Corrigiram essa questão e estão a informar os clientes que os carros já não têm esse problema. Isso é criticável?
Excesso de botões não é forçosamente positivo mas ter botões para as funções essenciais é mais utilizadas como mudar a estação ou a fonte de audio, passar a música seguinte, fazer chamadas, alterar o volume, mudar a vista do quadrante ou alterar a informação que está no quadrante em frente do condutor são tudo coisas úteis e que vão no sentido da segurança.
Eu uso regularmente um Leon PHEV que parece ter os mesmos botões do ID.3 e com um mínimo de habituação acho bastante intuitivo. Sem tirar as mãos do volante posso fazer muita coisa sem desviar a atenção da estrada. Ter a climatizacao parcialmente inserida nos menus do ecrã de infoentretenimento já está um pouco além do desejável. Por exemplo dirigir as saídas de ar no ecrã acho absolutamente desnecessário.
Quando troquei de carro ( espero que este fique por cá algum tempo) há menos de 2 meses fui experimentar o Tesla como experimentei outros carros. A decisão de não comprar o tesla já estava praticamente tomada mais nem tinha nada a haver com o carro em si. Só se chegasse à conclusão que o Tesla era claramente superior na minha utilização ou nas características que valorizava ou eram importantes para mim é que consideraria essa opção. Mas teria de ter razões muito fortes e objetivas para escolher essa opção.
É uma característica muito portuguesa as pessoas comprarem um carro e depois defenderem-no com unhas e dentes até quase a irracionalidade para justificar que fizeram a melhor e única opção possível. Sinceramente não percebo isso. Todos os carros tem defeitos, o tesla para mim tem alguns defeitos importantes. Como não ter botões quase nenhuns e estar tudo dependente de um único ecrã. Não ter frente ao condutor um quadrante nem um mero hed-up display. Por exemplo até ara regular a direção de uma saída de ar de climatizacao tenho de ir ao ecrã. Tem um teto em vidro que não se pode tapar. Péssima brecagem para manobras, ser um carro ubíquo. Pouca personalização a preços exorbitantes.
Claro que o que comprei também os tem. É pequeno e não muito espaçoso atrás, é rijo e algo desconfortável principalmente com as jantes 19 que tem. É caro para o segmento e dimensões. O ecrã redondo exige algum estudo e tempo para saber onde estão as funções que pretendemos alterar. A qualidade dos alguns materiais não é a melhor e na apresentação é algo minimalista. Em contrapartida dá-me muito gozo a conduzir, tem um comportamento ágil e divertido, as vezes um pouco exuberante, tem umas linhas que gosto e não é um carro que se vê em cada esquina embora seja até uma marca que se vê bastante em Lisboa. É personalizavel em quase tudo, talvez em demsia.
Sinceramente é para o lado que durmo melhor se a pessoa A ou B crítica o carro que eu comprei ou acha que foi uma má escolha. Cada um compra o que quer, o que lhe agrada e o que pode.