Novo carro - Desta vez elétrico!

Agressivo? Dos primeiros que vi, há uns 5 anos, era um model X branco. Arrancou à minha frente numa estrada com duas faixas nuns semáforos, serpenteou 2 ou 3 carros e desapareceu numa questão de segundos.

Fiquei maravilhado com a disponibilidade de binário daquele monstro que devia pesar praí 2 toneladas e meia!

Curiosamente, é raro ver um tesla com uma condução agressiva, apesar de toda a potência e binário disponível.

Quantos e quantos não me tentam pressionar na AE, e levam um bigode de 4/5 carros , até acalmarem os nervos?

Acho que a maior parte dos condutores na sabe o que é binário instantâneo…

Isto não é necessariamente condução agressiva, mas usar a potência do carro em cada momento , a nosso favor.

Aqui pareço defender sempre muito os EVs mas nisto dos incêndios acho que há fator relevante quase sempre ignorado.

A % de elétricos com mais de 7/8 anos é completamente residual. E elétricos com menos de 7 anos ainda são carros recentes.

Digo isto pq tipicamente os ICEs que ardem são carros com muitos anos. Exceto situações muito raras (problema crónico nalguns modelos como a ficha do radiador nos BMWs com recall) vemos quase sempre ICEs com mais de 10 e sobretudo mais de 15/20 anos.

Ora isso são quase frequentemente carros mal mantidos que muita alma esperta ainda se mete a testar o top speed em AE no verão a caminho do algarve.

Depois claro que há azares...

Eu tinha pesquisado a probabilidade de arder antes do post e era, no geral 50x mais provável arder ICE.

Tu estás na definir um contexto novo de probabilidade condicionada "se tiver menos de 7 anos" que está bem mas o ICE "perde na mesma" .

No universo apenas dos carros novos também há um estudo da NFPA ( especializada) que diz que, no universo dos carros recentes , (excluindo todos os que têm mais de 7 anos) , a probabilidade de arder um ICE é 8x superior .

Eu estou a saber disso agora também. Sinceramente parece-me contra-intuitivo pois também tenho a sensação que os EV ardem mais. Mas os dados não confirmam isso.

Contudo, em caso de incêndio: more-se mais em EV porque o impacto ainda continua maior.

Não penses muito nisso… teorias da conspiração já tem o wildchild :)

Mesmo que a Tesla bloqueasse alguma coisa, julgo que já há formas ou depressa se arranjaria forma de desbloquear. Já vi malta a fazer retrofit de ganchos de reboque e coisas assim malucas, já acredito que tudo é possivel.

Em alguma país África há modelos salvados ( dados como acidentados na Europa) sem o ecrã central funcional conseguem "andar" bem com umas adaptações locais.

O normal é serem carros de empresa, de uso profissional, a malta nem se interessa muito por isso, ou se vai em viagem vai com a velocidade constante, o incentivo do carro é manter o andamento estável, seja para uso do autopilot seja para respeitar o planeamento da viagem.

Eu tenho poucos km de faca nos dentes mas às vezes vai, até temos uma estrada aqui na zona em que tenho feito alguns comparativos (meramente a bem da ciência) com outros amigos, saindo bem de uma rotunda chego a 170 a um cruzamento e no mesmo sítio um performance chega a 200, por exemplo, temos uns registos disso para comparar… e tenho pneus de turismo que tiram algum ênfase, o Tesla com pneus top fica muito melhor, até a travar, mas pronto, estes fazem 60/70mil. Com um olho me chora com o outro me encanta… o carro é usado 95% do tempo em modo cruzeiro…

Usar um VE é totalmente diferente de usar um ice, para o meio exterior também não passa metade da sensação, claro está que já todos vimos carros desportivos a combustão que parece que vão depressa mas vão só a mandar Pops no meio da cidade, aquilo de rápido não teve nada, agora que fez um cagaçal danado fez…
Os barulhos valem o que valem, desde que vi scooters a mandar pops e taycan a roncarem que já acredito em tudo! :)

Última edição:
Quantos e quantos não me tentam pressionar na AE, e levam um bigode de 4/5 carros , até acalmarem os nervos?

Acho que a maior parte dos condutores na sabe o que é binário instantâneo…

Isto não é necessariamente condução agressiva, mas usar a potência do carro em cada momento , a nosso favor.
Deves fazer parte de 1% (ou pouco mais) desse subgrupo de condutores de Tesla. :LOL:

De qualquer forma, depois tens outra coisa: fazes isso "meia dúzia" de vezes e começas a ficar com "medo" de ficares a pé ou de o motor/bateria sobreaquecer.

Uma vez fui numa situação dessas com um Tesla S no IC2. Quando havia 2 faixas ele "desaparecia" mas 2 ou 3 minutos depois eu já estava atrás dele novamente. Após 20 km, de repente, encostou à direita, passei-o e ficou para trás. Por que terá sido...?

Eu tinha pesquisado a probabilidade de arder antes do post e era, no geral 50x mais provável arder ICE.

Tu estás na definir um contexto novo de probabilidade condicionada "se tiver menos de 7 anos" que está bem mas o ICE "perde na mesma" .

No universo apenas dos carros novos também há um estudo da NFPA ( especializada) que diz que, no universo dos carros recentes , (excluindo todos os que têm mais de 7 anos) , a probabilidade de arder um ICE é 8x superior .

Eu estou a saber disso agora também. Sinceramente parece-me contra-intuitivo pois também tenho a sensação que os EV ardem mais. Mas os dados não confirmam isso.

Contudo, em caso de incêndio: more-se mais em EV porque o impacto ainda continua maior.
Em tempos tb tinha pesquisado sobre isso precisamente sobre discussões aqui.

Já não me lembrava que a diferença era tão grande.

Atenção, não disse que em carros recentes os EVs ardiam mais (nem nunca achei isso), simplesmente a minha forma de ser não aceita comparações que acho um bocado descabidas e esse estudo sim de carros novos me parece "justo".

Aliás só pelo facto do 50x mais provável overall que referes vs 8x para carros novos prova o meu ponto. Qdo os ICE envelhecem é que a coisa fica (ainda) pior.

Por fim, dito isto, no futuro quando compararmos EVs com 20 anos vs ICE com 20 anos os ICE vão certamente continuar a ter maior probabilidade de arder. Até pq, como disse no post anterior, é comum serem mal mantidos qdo chegam a essas idades.

No mundo dos entusiastas é que a malta acha 20 anos "pouco" pq acham que é tudo 997 GT3 com poucos km mantidos impecevelmente :D

Na realidade a maioria dos carros de 20 anos estão "achanatados"...

Deves fazer parte de 1% (ou pouco mais) desse subgrupo de condutores de Tesla. :LOL:

De qualquer forma, depois tens outra coisa: fazes isso "meia dúzia" de vezes e começas a ficar com "medo" de ficares a pé ou de o motor/bateria sobreaquecer.

Uma vez fui numa situação dessas com um Tesla S no IC2. Quando havia 2 faixas ele "desaparecia" mas 2 ou 3 minutos depois eu já estava atrás dele novamente. Após 20 km, de repente, encostou à direita, passei-o e ficou para trás. Por que terá sido...?

Problemas de motor ? Sobreaquecer? Desconheço, mas podes explicar à malta pff?

Quanto ao ficar para trás, não sabendo de velocidades em causa, pode ter sido um pico só para te deixar para trás. A bit of fun, não necessariamente falta de bateria.

Mas também não sabemos os km/idade desse S.

Não sei se consegues sobreaquecer um model S no Estoril, quanto mais no ic2 Lino, acho que mais depressa a mulher pisa o travão do lado dela com toda a força!!! 😰
Pode ser, pode ser! :LOL: Repito esta parte: não sei por que razão ele baixou o ritmo drasticamente, mas não me pareceu fazer muito sentido. Incluindo quando, ainda uns minutos antes, fez várias ultrapassagens com algum risco.

Problemas de motor ? Sobreaquecer? Desconheço, mas podes explicar à malta pff?

Quanto ao ficar para trás, não sabendo de velocidades em causa, pode ter sido um pico só para te deixar para trás. A bit of fun, não necessariamente falta de bateria.

Mas também não sabemos os km/idade desse S.

Como digo: a razão só o condutor saberá, só estou a relatar o que aconteceu de facto. Os ritmos não foram exagerados, foi sempre ali nos 110-120, mas era um dia de semana e havia bastante trânsito mais lento.

Já agora, uma correcção: foi no IC1, já depois de Alcácer.

Por acaso a última vez a vir do algarve numa das primeiras subidas da A2 passou-me um Model 3 novo a dar gás forte. Ia provavelmente a 180 e foi o único carro que me lembro de me passar em 100km. Pode ter havido um ou outro, mas com mais calma.

Acho que estás a ver pelo prisma errado.

Há aqui muitos fatores, um é que muita gente nem sequer sabe a potência dos carros que tem nas mãos. A própria marca não anuncia a potência, só valores 0-100km/h e v. máxima.

Depois os elétricos puxam a ter calma, depois pouca gente escolhe Tesla pela potência. Escolhem por outras razões e depois calha o carro ter potência qb (RWD/SR) ou bastante potência (Performance). No caso dos Performance quem os compra acho que já sabe ao que vai, mas são menos comuns.

Depois na maioria das situações as pessoas andam no modo Chill/Relaxado. Nesse modo até os Performance de 500cv só debitam 200cv.

O caso desse Model S pode ser por várias razões, já tinha pouco "pilha", estava só a testar a aceleração mas não queria arriscar multas ou, mais provavelmente, voltou ao Auto Pilot que tipicamente só te permite ir ligeiramente acima do limite para determinada via. O CC adaptativo dá um pouco mais liberdade nos limites, mas provavelmente quando os viste com calma estaria em AP.

Não estou a ver pelo prisma necessariamente errado. Apenas relato o que eu vejo e o que eu vejo é de facto a maioria esmagadora dos Teslas a andar devagar, seja em que tipo de vias for. Se isso corresponde à realidade estatística, isso já não sei.

Isso de "não saberem a potência do carro" não pode ter sido escrito por ti, ó ClioIIIRS!! :LOL:

Nos Tiktok e YT de EV e oficinas de EVs Tesla é que há imensos conteúdos sobre e motores que aquecem a explicar as avarias dos Teslas o que é que lixa os motores e baterias. Etc.

Uma pessoa, mesmo leiga, que veja esse tipo de conteúdo vai naturalmente evitar comportamentos que fecundam o carro a longo prazo como caso das aceleradelas à maluca.

Mesmo havendo um elevadíssimo grau de sensorisação, o desgaste de uma condução nervosa é inevitável.

Pode ser, pode ser! :LOL: Repito esta parte: não sei por que razão ele baixou o ritmo drasticamente, mas não me pareceu fazer muito sentido. Incluindo quando, ainda uns minutos antes, fez várias ultrapassagens com algum risco.

Em pista os travões borram se todos passado duas ou 3 curvas, é muito peso, o carro não é feito para isso, e ao fim de um bocado de andar a fundo pode ter erros de falta de potência mas a carga de intensidade numa pista é uma coisa muito séria, mesmo assim creio que dura fácil mais de 2 ou 3 saidas a fundo, na estrada dá muito tempo de tudo arrefecer a não ser que o homem esteja em modo puro racer… :) creio que um model S mesmo a andar muito bem não tem motivos para disparar por nada mesmo numa utilização mais despachada.

Dificilmente não fica melhor do que com o megane, a não ser que ser um hatchback seja uma necessidade, mas como já foi ver o outro vai para o test drive com as ideias mais claras.

Aguardamos por dados mais pessoais de experiência. Nem todos gostam, mas muito gostam assim continuam a dizer as vendas de um carro já com algum tempo de mercado.

Voltar
Superior