[Desporto] Tópico do Ciclismo [ESTRADA]

Que filme. Não vejo ninguém a festejar.
Foi um acidente que já aconteceu noutros lados da europa, felizmente sem mortos.
Hoje o miúdo teve ainda o azar de ser numa curva e não ter hipótese nenhuma de ver o carro na estrada que é o que acontece na maioria das vezes nestes casos de invasões de pista.
Entretanto já vi vídeos de ciclistas a passar pelo meio do trânsito em Braga, os policias por erro abriram a estrada antes de todos passarem.
falta de preparação/informação, associada ao pessoal que está preso no trânsito e quer passar, que provavelmente foi o que aconteceu com este senhor.
Sim, parece que houve mais erros por parte da polícia.

À organização não basta delegar em terceiros, GNR etc. É necessário implementar mecanismos de mitigação dos riscos associados.

É necessário sensibilizar as populações também por exemplo para esta possibilidade de haver bicicletas ainda atrasadas.

Na vida: nem tudo são azares apesar de não ser humanamente possível ter um GNR em todos os acessos. Podem, por exemplo exemplo existir voluntários ou colaboradores da organização nesses acessos.

Muito triste.

Se calhar se a volta fosse aos fds, reduziam o risco de apanhar pessoas com pressa. Há um relato no face de um gnr a contar que é muito difícil manterem as pessoas a espera, muitas param mas há sempre um ou outro que fura o bloqueio.

Também já me aconteceu a mim de querer ir trabalhar e ter de esperar meia hora que a volta passa-se, no meu caso esperei porque saio já com tempo para evitar este tipo de problemas, mas muitos é sempre no último minuto.

Acidente infeliz com causas por apurar. Infelizmente um jovem morreu porque não se conseguiu desviar a tempo de um carro que estava na estrada, no lado direito, e mais à direita esse carro não poderia estar...

Adoro as manchetes dos meios de comunicação de que a viatura circulava em contramão... o acidente foi em Portugal, aqui circula-se normalmente pela direita!

Houve uma falha, será investigada! Nem todos os acidentes são evitáveis... RIP jovem Finley!

Não quero sequer pensar como se sentirá a sua família... e também sei que eles não lêem este fórum porque eu não sei como exprimir a minha mágoa pela sua perda. Maior perda foi mesmo a dele... mas agora ficam cá os outros familiares mais próximos...

P.ta de vida...

Últimas notícias no JN: https://www.jn.pt/desporto/artigo/c...vancar-antes-de-colidir-com-ciclista/18116451

Sim, parece que houve mais erros por parte da polícia.

Foi esse vídeo que tinha visto.
Em todo o caso mais à frente vi os guardas a deixar passar trânsito, porque ficaram sem saber se tinha acabado e porque começaram a vir carros no percurso. Pelo que percebo esses ciclistas ainda não tinham passado onde eu estava, ou seja andaram pelo meio do trânsito, provavelmente andaram foi sempre na faixa da direita.
Em todo o caso também antes da prova os guardas que iam passando e chegando iam vendo as entradas das estradas, obviamente não há guardas para estar em todas.

No caso do acidente já vi várias versões, e há quem diga que o homem deu meia volta à carrinha achando que a prova tinha terminado.
É uma situação muito difícil de avaliar. Já vi dizerem para meter fitas? Mas que fitas? Isto não é um rally. É mesmo de quem não faz ideia da organização da prova.
Esta situação só não acontece com esta gravidade mais vezes porque apanham os ciclistas na faixa da direita ou numa reta onde se veem uns aos outros e o pessoal para ou desvia-se. Lembra- me há uns anos dos fugitivos apagarem algum a sair de casa. Ontem fosse 5 segundos depois e provavelmente não tinha morrido nem tinha acontecido nada.
Quem vai na estrada a não ser numa área isolada é quase impossível não dar conta da prova, felizmente em todo o lado vai tendo muita gente a acompanhar a mesma.

Alguém se lembra daquele acidente na Fontes Pereira de Mello que envolveu uma escolta de autocarros de adeptos para um jogo com o SLB ou SCP, há uns anos valentes, e que resultou na morte de um condutor que avançou com o verde?

Adivinhem lá de quem foi a culpa...

Aqui é "igual".

Alguém se lembra daquele acidente na Fontes Pereira de Mello que envolveu uma escolta de autocarros de adeptos para um jogo com o SLB ou SCP, há uns anos valentes, e que resultou na morte de um condutor que avançou com o verde?

Adivinhem lá de quem foi a culpa...

Aqui é "igual".

O que está em causa é se o condutor sabia ou não da realização da prova.

Que eu saiba, ninguém é obrigado a ter conhecimento da realização desses eventos, nem existe nenhuma "notificação" oficial sobre os mesmos. E se alguém quiser, por exemplo, estar a semana toda dentro de casa, não colocar os pés na rua, e não vir nada sobre a prova? Está no seu direito.

Por isso é que eu digo: se o condutor não sabia que estava a acontecer uma prova, não me parece que tenha culpa nenhuma no acidente. Se sabia, e ainda assim achou que já tinha terminado, a conversa já é outra.

GNR diz que não havia militares a impedir entrada do condutor que atropelou mortalmente ciclista na Volta

Mais alguns detalhes. Ao que parece, o condutor pensou que já tinham passado todos os ciclistas.

Deve ser um caso muito complicado de apurar responsabilidades. Depois do acidente, eu já vi um militar da GNR a dar instruções, e dizer para as pessoas só sairem depois da passagem do último carro com um cartaz verde, que diz "fim da corrida". O problema é que isto está longe de ser do conhecimento público, ou até mesmo uma questão de bom senso. A maior parte das pessoas simplesmente desconhece estas regras.

A não ser que exista descumprimento de uma ordem direta de um polícia, não estou a ver como se pode provar que o indivíduo sabia desse detalhe, e ainda assim não respeitou as regras.

Não estou a desculpar nada, apenas a dizer que, se em certos acidentes a negligência do condutor é óbvia, neste não me parece que seja.... Será preciso provar que o condutor sabia das regras para poder responsabilizá-lo, e não me parece que estas regras venham em lado nenhum no código da estrada .

À primeira vista, a responsabilidade maior parece ser da organização e de quem tinha a obrigação de garantir a segurança dos corredores.

Última edição:
O que está em causa é se o condutor sabia ou não da realização da prova.

Que eu saiba, ninguém é obrigado a ter conhecimento da realização desses eventos, nem existe nenhuma "notificação" oficial sobre os mesmos. E se alguém quiser, por exemplo, estar a semana toda dentro de casa, não colocar os pés na rua, e não vir nada sobre a prova? Está no seu direito.
A responsabilidade é da organização e das autoridades competentes. Ponto.

No entanto não invalida que o condutor tenha alguma responsabilidade, dado que fez fé naquilo que supostamente lhe terá sido dito por alguém que não tem responsabilidade alguma neste evento

Ou seja, na dúvida ficava quieto ou ia por outro lado. Até porque acredito que estava com o sindrome de "bichos carpinteiro".

Mas nada invalida que a responsabilidade maior está na organização e GNR.

Obviamente num caso destes a responsabilidade é sempre da entidade que organiza a prova, a não ser num caso óbvio de alguém que desrespeita uma ordem direta da GNR, todas as outras situações em que acontece uma situação destas as culpas acabam na organização, mesmo que o condutor saiba da prova e entre na estrada conhecendo a prova, como parece ser o caso desta situação. Mesmo que houvesse umas fitas lá na entrada, ninguém é obrigado a saber para que raio estão lá as fitas.
No fim tem que prevalecer o bom senso das pessoas, que diga-se raramente existe. E o bom senso é só entrada na estrada tendo a certeza que a prova já acabou, mesmo que se tenha que esperar 20 ou 30 minutos. Claro que isto na teoria é fácil, na prática é mais complicado.
É só ir ver os comentários a qualquer prova de atletismo numa grande cidade e ver a quantidade de pessoas indignadas por se cortar o trânsito.
Pelo outro lado seja para a organização, seja para a policia é completamente impossível controlar um acontecimento destes, seja em Portugal seja numa volta a França. Qualquer carro pode sair de casa sem problemas e entrar na estrada, nada o impede.
A sorte de não haver mais mortes e acidentes graves é apenas e só porque os ciclistas não apanham os carros numa curva fechada sem qualquer visibilidade.

Eu faço tantos KM de bicicleta,BTT, mas nao percebo nada de provas oficiais, ora, naquele caso e segundo o que a GNR e outros populares testemunhas disseram, as pessoas pensavam que já tinha acabado tanto que foram embora,e foi nesses segundos a seguir, em que todos pensavamque já não havia mais biclas, que acontece a tragédia.
Ora se fosse eu, se calhar também tenderia a acreditar naquilo que diziam.

Agora já não, mas depois é sempre fácil falar.
Enquanto não houver a vassoura visivel, nada feito.

E outra coisa, é sempre bom saber as etapas para saber se vamos ao encontro de alguma prova e já saber para ter cuidado extra não vá algum acesso estar desimpedido.

Eu faço tantos KM de bicicleta,BTT, mas nao percebo nada de provas oficiais, ora, naquele caso e segundo o que a GNR e outros populares testemunhas disseram, as pessoas pensavam que já tinha acabado tanto que foram embora,e foi nesses segundos a seguir, em que todos pensavamque já não havia mais biclas, que acontece a tragédia.
Ora se fosse eu, se calhar também tenderia a acreditar naquilo que diziam.

Agora já não, mas depois é sempre fácil falar.
Enquanto não houver a vassoura visivel, nada feito.

E outra coisa, é sempre bom saber as etapas para saber se vamos ao encontro de alguma prova e já saber para ter cuidado extra não vá algum acesso estar desimpedido.
A pensar morreu um burro. Por muita fé que tivesse na palavra dos outros parolos, só tinha segurança para avançar quando a GNR mandasse.

Há sempre forma de fechar as estradas seja com agentes de autoridade seja com fitas. Só alguém imbecil avança para uma estrada que está cortada pela polícia.

Se fechar estradas fosse assim tão difícil, este tipo de acidentes aconteceria muito mais e o que é certo é que apesar de haver centenas de provas oficiais de ciclismo pelo Mundo todos os anos e milhares de etapas este tipo de acidente é muito raro de acontecer. Normalmente os ciclistas morrem em quedas ou despistes sozinhos/contra outros ciclistas em provas. Mortes por despistes contra carros em provas oficiais é algo muito raro e difícil de acontecer.

Não venham com a conversa que este tipo de acidentes "até é estranho não acontecerem mais vezes" porque as coisas são feitas com cabeça e com organização, algo que falhou aqui. Uma tragédia para a família do rapaz e uma vergonha para este país.

Voltar
Superior