Tópico dos carros eléctricos

O problema é se passas de um Tesla para outro carro qualquer, ter um sistema fechado pode ser bom, mas se precisas de sair dessa redoma a coisa complica.
Nestas ferias andei de i4, leaf, ampera-e, megane e Tesla, consegyes ter ideia de qual o mais problemático nas questões de SW/GPS?
Incrível como tens sempre problemas com Tesla!
Android auto e CarPlay servem para colmatar os sw fracos das marcas com um software que depende dum telefone para funcionar!
Na minha opinião AA e CarPlay são uma cagada autêntica! Espera, serviu para animar os últimos 200km duma viagem a tentar utilizar os comados de voz para tocar música. Uma anedota. E sim, já experimentei em dezenas de carros e marcas diferentes sempre com os mesmos resultados.

Também não é sério comparar os apoios europeus à compra de elétricos com o ecossistema industrial chinês. Uma coisa são incentivos ao consumidor. Outra é uma cadeia inteira apoiada por financiamento estatal, terrenos, energia, matérias-primas, baterias, crédito, compras públicas, empresas públicas e pressão política. A própria UE investigou os subsídios aos elétricos chineses e aplicou direitos compensatórios. Isso não é “propaganda”; é uma decisão formal.
Mais uma vez tu estás completamente enganado!

Na Europa quando uma marca faz uma fábrica também recebe imensos subsídios e/ou isenções fiscais!

Se a Europa já aplicou as medidas que bem entendeu contra o suposto dumping da China então qual é o teu problema? A Europa já faz o que acha correcto para combater os VEs vindos da China.

Mais uma vez pergunto, o que é que vocês defendem que a UE deve fazer mais?

Nunca esteve em causa que os chineses não saibam fazer produtos com qualidade. BYD, XPeng, Leapmotor e outras têm produtos competitivos. A questão não é “os chineses sabem ou não sabem fabricar”. A questão é dependência, soberania industrial, acesso a peças, dados, software, cibersegurança, rede de assistência, valor residual, estabilidade das marcas e risco geopolítico.

O que me preocupa (e te devia preocupar a ti também, embora às vezes parece que ficas contente) é o impacto que isto pode ter na nossa economia. A Europa tem uma cadeia automóvel enorme desde fábricas de carros, componentes, cablagens, moldes, metalomecânica, tratamentos de superfície, pintura, logística, engenharia, oficinas, fornecedores pequenos e médios. Não são só “os grandes construtores”. Há milhares de empresas e empregos à volta disto.

Eu trabalhei numa empresa que fazia tratamentos para peças automóveis. Fiquei sem trabalho porque eliminaram o meu turno. Portanto, para mim isto não é uma conversa abstrata de fórum sobre “hegemonia chinesa”. Quando a indústria automóvel europeia perde produção, há pessoas reais que perdem turnos, salários e empregos. Há fornecedores que fecham, oficinas que perdem trabalho, transportadoras que perdem serviço e regiões inteiras que sentem o impacto.
Então como perdeste o teu emprego agora descarregas a tua raiva nos Chineses. Tu vives num Mundo global, as empresas são livres de investir onde quiserem, se uma empresa achar que o teu trabalho é feito da mesma forma por um preço que é 1/2 daquele que a empresa paga aqui, então ela faz o que bem entende e o que acha melhor para o seu negócio. Uma empresa existe para dar lucro, não existe para fazer caridade.

Nós vivemos numa economia de mercado livre, o que tu queres é colocar barreiras ao livre comércio. O Mundo que temos hoje desenvolveu-se graças à economia de mercado livre que é juntamente com a Democracia a ideologia que retirou mais gente da pobreza.
Achar que isto não nos vai afetar é o mesmo que achar que o gasóleo a 2€ não me afeta porque agora tenho um carro elétrico. Afeta sempre. Afeta nos preços, nos impostos, nos salários, no emprego, na capacidade industrial do país e na dependência que criamos de fora.

Dizer que “qualquer marca pode desaparecer” também é verdade, mas incompleto. Na China há dezenas de marcas e sub-marcas, muitas recentes, e o próprio mercado está em consolidação. Algumas vão sobreviver, outras não. Comprar um carro de uma marca nova sem rede madura na Europa não tem o mesmo risco que comprar de um grupo com décadas de presença, peças, oficinas e histórico no mercado europeu.

Quanto à frase “a China será a potência hegemónica do século XXI e dos séculos vindouros”, isso já não é análise automóvel: é fé ideológica. A China é fortíssima, sem dúvida. Mas também tem problemas enormes: demografia, dívida, bolha imobiliária, desemprego jovem, excesso de capacidade, tensões comerciais, dependência energética, controlo político e desconfiança internacional.

Respondendo à "mais depressa uma Stellantis ou Renault desaparecem (ou são compradas precisamente pelos Chineses)":
"A Stellantis tornou-se, em outubro de 2023, no maior acionista individual da Leapmotor ao adquirir uma participação de aproximadamente 21%. Ao mesmo tempo, a Leapmotor International (“LPMI”) foi criada como uma joint-venture detida em 51% pela Stellantis e em 49% pela Leapmotor, com direitos exclusivos para a comercialização e fabrico de produtos Leapmotor fora da Grande China."
Fonte: https://www.media.stellantis.com/pt...-a-sua-parceria-estrategica-a-um-novo-patamar

Se achas que é seguro comprar um carro chines porque mais facilmente uma empresa europeia fecha, tens aqui uma lista de carros seguros chineses que podes comprar, tens peças e assistencia garantidas para dezenas de anos:

Primeiro que tudo, qualquer empresa pode falir. Seja de que nacionalidade for. É assim que funciona a economia de livre mercado. Porque é que há-de ser mais arriscado comprar um produto de uma marca Chinesa do que um produto de uma marca europeia.

Existem diversos construtores de automóveis Chineses.

Já agora vou colocar aqui as mais importantes:

BYD

SAIC

Dongfeng

Geely

Chery

Great Wall Motors

BAIC

GAC

Changan

JAC

Se pensares um pouco, no tamanho da China e no seu poderio indústria vais perceber que esta quantidade de construtores está de acordo com a dimensão do país e da sua indústria. Nem são assim tantos para dimensão da China. A Europa tem mais ou menos o mesmo número de construtores se tivermos em conta a população.

A Aiways era uma marca nova e sem estrutura para realmente sobreviver a médio/longo prazo.

O facto de tu estares e generalizar o teu ódio para todas as marcas Chinesas significa que não és honesto sobre este assunto. Tu estás basicamente a colocar no mesmo patamar uma marca com 3 anos e uma marca com 40 anos de existência. Nada faz sentido naquilo que estás para aí a dizer.

Tens razão se te referires a uma Xpeng, Xiaomi ou NIO porque são construtores novos e relativamente recentes, agora em relação aos construtores Chineses tradicionais que existem há décadas e que fabricam milhões de automóveis todos os anos e exportam para todo o Mundo, eles têm a mesma probabilidade de falir do que uma Stellantis ou uma Renault.

Eu quando falo nas coisas não generalizo como tu, há construtores europeus com mais probabilidade de falir do que outros tal como há Chineses. Aprende a ser sério.

Não é a propaganda nem a mentira que vai acabar com os construtores Chineses. Os Chineses fazem um pouco de tudo, quem percebe de engenharia sabe que a qualidade das coisas não é definido pelo local de fabrico ou pela nacionalidade mas sim pela concepção.

Se os Chineses fazem de tudo com qualidade principalmente tudo o que é materail eletrónico, porque raio é que para ti eles não podem fazer automóveis com qualidade?

Responde-me a isto por favor.

E há mais marcas que vão seguir o mesmo caminho, não vou ser eu a descobrir quais.

E já agora, essa do “fanático de carros alemães” é engraçada se fosse dito por qualquer pessoa no forum, vindo de ti (que de fanatico não tens naaaada) é ridiculo.

Eu só sou fanático anti-mentiras e anti-fake news, a prova disso é que sou o user que mais coloca fontes credíveis daquilo que diz ao contrário de ti, e para comprovar isso basta recuar várias páginas e pesquisar os meus posts. O meu último post neste tópico, por exemplo, tem notícias com fontes da Reuters e da KPMG para desmentir mais fake news do @JCF sobre o Donald Trump como sempre, é o que ele mais faz neste fórum.

Eu para ti sou "fanático" porque digo o que tu não gostas mas isso é um problema teu, não sou eu que sou fanático, tu é que não consegues lidar com a realidade.
Os carros que tive foram: Peugeot 205, 206 1.4 HDI, 206 2.0 HDI, Expert (com 620 mil km), 407 e 308 II. Pelo meio ainda andei com um Renault 5 emprestado. Agora tenho um BMW i4 e aparentemente, isso transforma-me num fanático por carros alemães. Ia dizer que és uma pérola, mas não, és uma jóia 🤦‍♂️. Se quiseres, fazemos uma poll aqui no fórum entre nós os dois para ver quem é que os utilizadores acham mais fanático. Até tens vantagem, eu tenho cerca de 20 anos de fórum, portanto há muito mais matéria para usar contra mim.
Eu não digo as coisas para ser popular, tu sim, eu digo aquilo que é a verdade dos factos. A mim interessa-me zero os likes e outras parvoíces, ser-se popular é completamente diferente de ser-se verdadeiro ou correcto. Eu dou a minha opinião, não para agradar aos outros, mas sim por lutar por aquilo que é a verdade. Tu preocupas-te com aquilo que os pensam de ti, tu dizes coisas para agradar aos outros e não para seres justo e honesto. Isso diz tudo sobre cada um de nós. Eu não me importo de fazer parte da minoria, se a minoria estiver do lado da verdade dos factos. Eu não me importo de ser anti-religião no meio de fanáticos religisos. Nem me importo de ser a favor da lei e da justiça no meio de esquerdistas fanáticos que protegem a escumalha dos traficantes e homicidas dos gangs. Pelo contrário.

O que tu dizes é que os carros alemães são melhores e mais fiáveis que os carros franceses. Isso é factualmente falso. Em quase todos os estudos de fiabilidade a maioria das marcas alemãs está atrás das marcas francesas. Isto são factos.

Ninguém disse que a China está a apostar apenas na Europa. Isso é um boneco de palha. Aposta mais na Europa porque tem mais poder de compra que a maior parte do mundo.
Tu disseste que a China está a apostar sobretudo na Europa. Isso é mentira, a China está a apostar um pouco por todo o Mundo. Eu frequento diariamente o Blog de que te falei das vendas de automóveis a nível mundial e o que vejo é os Chineses a crescer literalmente em todo o lado excepto nos EUA e no Canadá. O que dizes é falso.

Até as marcas alemãs que tu tanto adoras já se renderam à superioridade das marcas Chinesas nos EVs e já vendem carros Chineses com o seu símbolo:

Screenshot-20260815-214538-Firefox-2.jpg

Na minha opinião isto é o futuro, tal como acontece em muitas outras áreas de eletrónica, os construtores Chineses vão desenvolver tecnologia e as marcas europeias vão meter-lhe o seu símbolo, os construtores Chineses serão OEMs para os carros das marcas da Europa, principalmente as marcas generalistas.

Portanto, sim, os carros chineses já estão em todo o mundo. Mas daí até dizer que “a China é um país como outro qualquer” vai uma grande distância. É autoritária, com forte intervenção estatal, política industrial agressiva, controlo sobre cadeias críticas e uma relação Estado-empresas que não é comparável à de uma marca europeia num mercado aberto.
O regime político da China é uma ditadura sim mas dentro das ditaduras a China deve ser uma das ditaduras mais livres principalmente para minorias. Não é um regime livre mas dentro das ditaduras é uma das menos más.

Tu tens a conversa de propaganda, guerra de preços é uma coisa normal em qualquer economia de mercado, porque raio é que em no Ocidente a guerra de preços é uma coisa boa mas na China é uma coisa má? Isto é a pura e típica hipocrisia europeia e ocidental.

Tu tens sempre a mesma conversa, ouves um podcast qualquer e achas que aquilo que ouves em podcasts são verdades absolutas. Tal como em discussões de política é exactamente a mesma coisa, tu não tentas entender se aquilo que ouves faz ou não algum sentido.

A China não obriga as pessoas a comprar os seus produtos, a China escoa aquilo que o mercado aceita e tem capacidade para receber. Há marcas Chinesas que apostam mais nos leasing, outras têm diferentes estratégias, falam em dumping, não sei se é dumping mas os preços dos carros Chineses aqui não são tão baratos como na China, têm apenas um preço justo para aquilo que oferecem, ao contrário das marcas europeias. Quem está mal não são os Chineses, são as marcas europeias. A Tesla também é barata no entanto ninguém suspeita que faça dumping.

Já te explicaram que há várias formas de uma empresa reduzir os preços de forma perfeitamente legal e sustentável mas tu nunca entendes nada daquilo que te explicam.

Antes de comprar o i4, analisei e experimentei os seguintes: e2008, 408 (hidrido, não havia eletrico na altura), ex30 (estava quase a ser lançado) megane e-tech, Skoda Enyak e Tesla M3 (há mais mas ficaram excluidos logo à partida). Os 3 finalistas foram precisamente o e408, Tesla M3 e i4. O TM3 foi excluido porque causa do quadrante (assim como o ex30) mas ainda chegou às decisões finais porque o carro tem um preço imbativel para o que oferece. O e408 ainda viro a cara quando vejo um, acho-o lindo e o interior é fantástico, mas era caro, sistema de renting era mau (por exemplo, tinha de o devolver obrigatoriamente no fim, algo que nao queria) e começava a perceber que a tecnologia elétrica era inferior. A BMW que iniciamente era 20 mil euros mais caro, com o desconto que fizeram (o maior de todos de longe, em % foi mais do dobro da Peugeot. Tesla como sabemos, não faz desconto). Depois o renting, vantagens (wallbox, credito sem juros para reparações, manutençoes incluidas, seguro mais barato etc) fizeram com que a diferença para o e408 e o TM3 fossem poucos milhares de euros, a escolha foi simples. Portanto, tive quase a comprar um TM3, mas odeio a Tesla... Porreiro...

O que odeio não é a Tesla, é os fanáticos da Tesla quando dizem que é o "melhor carro do mundo" (hiperbole) e quando na realidade não é, e a prova disso é que apesar de ter uma relação preço/oferta espectacular, isso não se traduz na hegemonia esperada.
O problema não são os fanáticos da Tesla, o problema são aqueles que nunca tiveram um Tesla mas que falam como se soubessem mais da marca e dos próprios carros do que os donos dos carros.

É perfeitamente compreensível que o dono de um carro satisfeito defenda a sua marca, nomeadamente quando ainda por cima é uma marca que tão perseguida, odiada e a marca do Mundo que mais sofre de fake news doa alucinados de esquerda que odeiam o Trump e o Elon Musk.

Um dono defender o que conhece é normal, um hater odiar o que não conhece é doentio.
Para além disso, neste fórum nunca conheci um fanático da Tesla. Os donos dos Teslas por norma elogiam os seus carros mas também lhes apontam defeitos como é normal. Não existe aqui um único user que só diga maravilhas do seu Tesla. Isso sim é fanatismo. Mas mesmo isso é mais compreensível e normal do que alguém odiar algo que não conhece.

Por outro lado há muitos por aqui que detestam a marca e que só sabem dizer mal da mesma sem a conhecerem. Isso sim é que é absurdo.

O problema não são os fanáticos da Tesla, o problema são aqueles que nunca tiveram um Tesla mas que falam como se soubessem mais da marca e dos próprios carros do que os donos dos carros.

É perfeitamente compreensível que o dono de um carro satisfeito defenda a sua marca, nomeadamente quando ainda por cima é uma marca que tão perseguida, odiada e a marca do Mundo que mais sofre de fake news doa alucinados de esquerda que odeiam o Trump e o Elon Musk.

Um dono defender o que conhece é normal, um hater odiar o que não conhece é doentio.
Para além disso, neste fórum nunca conheci um fanático da Tesla. Os donos dos Teslas por norma elogiam os seus carros mas também lhes apontam defeitos como é normal. Não existe aqui um único user que só diga maravilhas do seu Tesla. Isso sim é fanatismo. Mas mesmo isso é mais compreensível e normal do que alguém odiar algo que não conhece.

Por outro lado há muitos por aqui que detestam a marca e que só sabem dizer mal da mesma sem a conhecerem. Isso sim é que é absurdo.

Vou só responder a isto, o resto é a tua opinião contra a minha e não vai dar a lado nenhum.

Acontece o contrário também. O meu carro tem ecrã com touch e tem a roda (na consola onde costuma estar a alavanca das velocidades) e eu disse que prefiro a roda ao touch.

Quem tem Tesla (não me lembro, provavelmente tu ou o GT Racing) defenderam o touch. Como é que podem optar por 1 opção se não conhecem a outra? É a mesma coisa.

Depois (falo por mim, não falo pelos outros), sou conservador, aprendi a conduzir assim, gosto de conduzir assim, gosto de ter controlo da máquina. Quando conduzo estou sempre a olhar para os espelhos, quadrante, controlar a velocidade, os consumos, o tempo para saber se chego a horas etc etc etc, por isso é que exclui o M3, ora eu não preciso de entrar num ou conduzir um para ver que não tem quadrante ou head-up display.

Uma das coisas que gostei na BMW, posso escolher o que quiser, posso acrescentar coisas (e pagar por elas) ou posso retirar coisas que não gosto, a maioria das marcas não deixa fazer isso, portanto eu consigo fazer um carro à minha medida como o equipamento que eu quero, na Tesla somos nós que nos temos de adaptar ao carro se quisermos.

Aliás isso é precisamente a vantagem de um (bom) vendedor. Eu tenho um colega que comprou um BMW de 100 mil euros e conseguiu meter para empresa, ou seja, pagou no máximo 62,5k + IVA por ele. Não posso dizer aqui como conseguiram, mas foi uma engenharia do caraças.

A joia fabulosa disse isto:

Tu és o maior exemplo de pura hipocrisia e desonestidade neste fórum quando se discute política dos EUA.

Para ti tudo o que Trump faz é mau, o facto de tu não conseguires ver algo de positivo no Trump resume bem como o que te motiva em relação ao Trump é pura desinformação e mentiras.

As tarifas do Trump foram consideradas ilegais não pelas tarifas em si mas sim porque ele utilizou o International Emergency Economic Powers Act (IEEPA) para aplicar as tarifas. Ele entretanto já anunciou novas tarifas.

As tarifas são uma medida como outra qualquer, têm coisas boas e coisas más. No caso dos EUA as tarifas tiveram efeitos positivos porque além da inflação não ter subido como se esperava, o investimento interno nos EUA atingiu records com o Donald Trump.

Screenshot-20260814-233911-Firefox-2.jpg

Screenshot-20260814-233950-Firefox-2.jpg

Screenshot-20260814-234104-Firefox-2.jpg

Isto são factos, propagandista és tu.

Já agora, a UE já aplica tarifas sob os carros Chineses. Será que sabes disso? E eu até concordo com essas tarifas.

Eu perguntei o que raio é que tu defendes que a UE faça mais mas tu nada disseste.

Aprende a ser sério. Venho a este fórum por causa de gente como tu que mente descaramente.

Eu disse que as tarifas era ilegais e ele acusou-me de mentir para a seguir confirmar que foram ilegais porque ele não tinha poderes para as aplicar. De seguida poe duas imagens que nada têm a haver com tarifas para depois concluir que ele apresenta factos.

Absolutamente desonesto mas também quem tem esta admiração doentia por uma pessoa absolutamente corrupta e desonesta não é de admirar.

Quando digo que as tarifas do trump serviram essencialmente para ele e os amigos ganharem dinheiro a prova que dou é tirada da IA. Bastou perguntar isto:

podes encontrar o video em que o trump na sala oval refere que pessos que estao la ja ganharam muito dinheiro na bolsa?

A resposta está em baixo.

Sim. Penso que te referes ao vídeo de 9 de abril de 2025, na Sala Oval, em que Donald Trump, após anunciar uma pausa em várias tarifas comerciais, apontou para convidados presentes e comentou os ganhos que tiveram na bolsa nesse dia.

A frase mais citada foi algo como:

“He made two-and-a-half billion today, and he made $900 million. That's not bad.”

(referindo-se a Charles Schwab e Roger Penske) [independent.co.uk], [commondreams.org]
Podes encontrar o vídeo em:

Ainda sobre o tema do post anterior a falta de vergonha nao tem limites e agora o Trump queria vender a informação privilegiada antecipadamente aos seus subscritores da rede social dele. Foi proibido. Não deve ser muito dificil encontrar informação sobre isto recorrendo à IA.

Sobre as tarifas aos veículos elétricos chineses em que passa a ideia que são comparáveis às tarifas americanas. Isto é para BEV, sobre os PHEV a história é diferente e por isso alguns construtores europeus estão a pedir que seja implementadas.

Sobre isso a ideia que a joia fabulosa pretende passar é os construtores europeus também são ajudados pelos governos e portanto isso não justifica as tarifas. Mais uma vez a ideia é atacar a europa e os construtores europeus que estão a ser favorecidos pelas tarifas mas nada diz sobre as tarifas americanas. Depois quando digo que ele está aqui a espalhar propaganda e desinformação (é ver as paredes nos varios tópicos) com um proposito de defender o inimigo diz que eu ando a espalhar fake news que é o mesmo argumento do seu idolo.

Vamos comparar as tarifas recorrendo ao Copilot:

Em termos práticos, os veículos elétricos a bateria (BEV) fabricados na China enfrentam atualmente uma tarifa americana de 100% ao abrigo da Secção 301, aumentada dos anteriores 25% em 2024. Esta tarifa soma-se à tarifa aduaneira normal de importação de automóveis (MFN). [mobilitynotes.com], [ustariffrates.com]

BEV (Battery Electric Vehicles)​

TipoTarifa EUA
BEV fabricado na China100% (Secção 301) + tarifa automóvel normal (~2,5%) [mobilitynotes.com], [hsrates.com]

A UE não aplicou uma tarifa única de 100% como os EUA. Em vez disso, impôs direitos anti-subsídios adicionais aos BEV (Battery Electric Vehicles) produzidos na China, que se somam à tarifa normal de importação de automóveis de 10%. [ec.europa.eu], [trade.ec.europa.eu]

Tarifas da UE sobre BEV fabricados na China​

FabricanteDireito adicionalTotal aproximado (incluindo 10% da UE)
Tesla (Shanghai)7,8%17,8%
BYD17,0%27,0%
Geely18,8%28,8%
Outros fabricantes cooperantes (XPeng, NIO, etc.)20,7%30,7%
SAIC (MG)35,3%45,3%
Não cooperantes35,3%45,3%
[ec.europa.eu], [trade.ec.europa.eu]

E os PHEV?​

As medidas da UE visam especificamente os BEV puros. Os documentos da Comissão indicam que híbridos e PHEV estão fora do âmbito destas tarifas anti-subsídios. [cms.law], [cms.law]

Isto significa que um Geely Starray EM-i (PHEV) não está sujeito à taxa adicional de 18,8% aplicada aos BEV da Geely apenas por ser produzido na China. [cms.law], [cms.law]

Portanto as tarifas europeias aos BEV vão de menos de metade a menos de 20% das tarifas americanas. Ou seja claramente não estamos a falar da mesma coisa. Os EUA na prática baniram os BEV chineses e não consegui informação sobre os PHEV mas estou convencido acabam por ser tratados como os BEV porque afinal eles também podem ser utilizados como veículos eletricos.

Desculpem os restantes estar a por isto tudo aqui mas também tem informação relevante que se integra no tema do tópico.

A joia fabulosa disse isto:

Eu disse que as tarifas era ilegais e ele acusou-me de mentir para a seguir confirmar que foram ilegais porque ele não tinha poderes para as aplicar. De seguida poe duas imagens que nada têm a haver com tarifas para depois concluir que ele apresenta factos.

Absolutamente desonesto mas também quem tem esta admiração doentia por uma pessoa absolutamente corrupta e desonesta não é de admirar.

Quando digo que as tarifas do trump serviram essencialmente para ele e os amigos ganharem dinheiro a prova que dou é tirada da IA. Bastou perguntar isto:

podes encontrar o video em que o trump na sala oval refere que pessos que estao la ja ganharam muito dinheiro na bolsa?

A resposta está em baixo.
Desonesto és tu e a prova é ver tudo o que dizes sobre o Donald Trump.

Alguém que considera o Trump pior do que hitler, não tem qualquer noção daquilo que diz. O que dizes é factualmente falso.

Eu coloquei fontes, como faço sempre, que desmentem mais uma das tuas muitas fake news. O investimento privado nos EUA em 2025 atingiu o valor mais elevado de sempre.

Eu sou a favou de tarifas em alguns casos e eu até sou contra as tarifas da forma como foram aplicadas pelo Trump mas não suporto as tuas mentiras e isso é o que me motiva a perder tempo contigo. Tu não tens o direito de enganar as pessoas como bem entendes.

O que foi considerado ilegal não foram as tarifas em si mas sim o facto do Trump ter utilizado o International Emergency Economic Powers Act (IEEPA) para as aplicar. Ele utilizou um mecanismo que não deveria ter utilizado para aplicar as tarifas.

Para além disso a inflação foi muito mais baixa em 2025 do que aquilo que se pensava que ia acontecer com as tarifas.

Screenshot-20260816-142332-Firefox-2.jpg

Screenshot-20260816-142518-Firefox-2.jpg

Perante as tuas mentiras tem de haver alguém a repor a verdade dos factos.

Ainda sobre o tema do post anterior a falta de vergonha nao tem limites e agora o Trump queria vender a informação privilegiada antecipadamente aos seus subscritores da rede social dele. Foi proibido. Não deve ser muito dificil encontrar informação sobre isto recorrendo à IA.

Sobre as tarifas aos veículos elétricos chineses em que passa a ideia que são comparáveis às tarifas americanas. Isto é para BEV, sobre os PHEV a história é diferente e por isso alguns construtores europeus estão a pedir que seja implementadas.

Sobre isso a ideia que a joia fabulosa pretende passar é os construtores europeus também são ajudados pelos governos e portanto isso não justifica as tarifas. Mais uma vez a ideia é atacar a europa e os construtores europeus que estão a ser favorecidos pelas tarifas mas nada diz sobre as tarifas americanas. Depois quando digo que ele está aqui a espalhar propaganda e desinformação (é ver as paredes nos varios tópicos) com um proposito de defender o inimigo diz que eu ando a espalhar fake news que é o mesmo argumento do seu idolo.

Vamos comparar as tarifas recorrendo ao Copilot:

Portanto as tarifas europeias aos BEV vão de menos de metade a menos de 20% das tarifas americanas. Ou seja claramente não estamos a falar da mesma coisa. Os EUA na prática baniram os BEV chineses e não consegui informação sobre os PHEV mas estou convencido acabam por ser tratados como os BEV porque afinal eles também podem ser utilizados como veículos eletricos.

Desculpem os restantes estar a por isto tudo aqui mas também tem informação relevante que se integra no tema do tópico.
Eu nunca disse nem dei a entender que as tarifas dos EUA sobre os VEs Chineses eram iguais às da Europa.

Disse o que é factual como sempre: a Europa já tomou medidas contra os carros Chineses e eu perguntei-te o que é que defendes que a Europa deve fazer mais. Simples. Tu em vez de responderes preferes insultar, fazer acusações falsas e espalhar fake news.

E mais, a Europa não aplicou apenas tarifas sobre os carros Chineses mas também tomou outras medidas:

Screenshot-20260816-143936-Firefox-2.jpg

Screenshot-20260816-144043-Firefox-2.jpg

Mais mentiras da tua parte. Tu vives das mentiras pelo menos quando se fala dos EUA ou do Donald Trump.

Deverias pedir desculpa era pelas tuas mentiras.

Por mais que mintas, as pessoas tanto na Europa como em todo o Mundo querem os melhores produtos de acordo com as suas possibilidades económicas e os Chineses, tal como em todas as outras áreas, oferecem dos melhores produtos em termos de value for money nos seus VEs.

Tu vais ter que lidar com os carros Chineses por muitos que os detestes. Tu não és um ditador por muito que tivesses vontade de o ser, não és tu que decides o que é que as pessoas podem ou não comprar com o seu dinheiro.

Onde é que eu comparei o Trump ao hitler? mostra lá...

Ainda tem o descaramento de chamar os outros de mentiroso.

Mas a culpa nem é tua. Com todos os clones que tens neste forum já devias ter sido banido à muito tempo.

Sobre o grande sucesso do trump vamos ver o investimento industrial que é o que poderia ser beneficiado com as tarifas sobre as importações. Mais uma vez pesquisando com a IA

Captura de ecrã 2026-08-16 144901.jpg

Construção industrial dos EUA disparou durante a era Biden
Despesa privada anualizada em construção de instalações industriais nos EUA; a série começou a acelerar fortemente a partir de 2021.

Fonte: U.S. Census Bureau via FRED; série PRMFGCONS.

Nota: os valores acima são uma representação aproximada da trajetória para visualização; a série oficial mais recente do FRED indica $173,6 mil milhões em taxa anualizada em maio de 2026.

Quando eu digo que ha aqui um padrão e um objetivo claro não estou a falar ao acaso...

Por mais que mintas, as pessoas tanto na Europa como em todo o Mundo querem os melhores produtos de acordo com as suas possibilidades económicas e os Chineses, tal como em todas as outras áreas, oferecem dos melhores produtos em termos de value for money nos seus VEs.

Tu vais ter que lidar com os carros Chineses por muitos que os detestes. Tu não és um ditador por muito que tivesses vontade de o ser, não és tu que decides o que é que as pessoas podem ou não comprar com o seu dinheiro.

Isto só se aplica na europa. Os europeus têm de se adaptar de deixar entrar à vontade os chineses e de preferencia estender-lhes o tapete vermelho para que a industria automovel europeia vá para o buraco e haja uma grave crise na europa.

Sobre o BAN aos carros eletricos e PHEV no Estados Unidos ja não ha critica nenhuma nem estão a ser quartados os direitos dos americanos. É o silencio.

A quem é que isto interessa? Quem ou que interesses é que o propagandista quer defender?

Incrível como tens sempre problemas com Tesla!
Android auto e CarPlay servem para colmatar os sw fracos das marcas com um software que depende dum telefone para funcionar!
Na minha opinião AA e CarPlay são uma cagada autêntica! Espera, serviu para animar os últimos 200km duma viagem a tentar utilizar os comados de voz para tocar música. Uma anedota. E sim, já experimentei em dezenas de carros e marcas diferentes sempre com os mesmos resultados.
É um problema tão grande como um Tesliano achar que num carro normal tem que carregar no botão de ligar, não é um problema, é uma desvantagem ou vantagem conforme quissermos ver, o problema maior é pessoas como tu em que ficam logo todas eriçadas porque alguém vê uma desvantagem nessa marca de culto. ;)

É um problema tão grande como um Tesliano achar que num carro normal tem que carregar no botão de ligar, não é um problema, é uma desvantagem ou vantagem conforme quissermos ver, o problema maior é pessoas como tu em que ficam logo todas eriçadas porque alguém vê uma desvantagem nessa marca de culto. ;)
O software da Tesla nunca foi apontado como uma desvantagem, antes pelo contrário.
A maior desvantagem é que quando trocar de carro vou ter que me habituar aos software fracos que as outras marcas oferecem.
Em vez de andar a copiar as soluções más da Tesla, podiam fazer um software em condições!
Mas quando num fórum automóvel de diz que uma marca premium usa plásticos duros nas partes inferiores para resistir melhor ao uso, está tudo dito (não foste tu, mas é muito ativo aqui neste tópico).
Outra coisa é a rede pública que nunca dá problemas, mas depois vejo os SuC da Tesla com a maioria dos carros de outras marcas! E os carregadores da rede pública vazios!

O software da Tesla nunca foi apontado como uma desvantagem, antes pelo contrário.
A maior desvantagem é que quando trocar de carro vou ter que me habituar aos software fracos que as outras marcas oferecem.
Em vez de andar a copiar as soluções más da Tesla, podiam fazer um software em condições!
Mas quando num fórum automóvel de diz que uma marca premium usa plásticos duros nas partes inferiores para resistir melhor ao uso, está tudo dito (não foste tu, mas é muito ativo aqui neste tópico).
Outra coisa é a rede pública que nunca dá problemas, mas depois vejo os SuC da Tesla com a maioria dos carros de outras marcas! E os carregadores da rede pública vazios!
Já discutimos isso uma vez e chegamos à conclusão que ter opções era melhor que não ter, mudaste de opinião? Era melhor o Tesla ter, alem do seu SW, ter também a opção do AA, ou não?

Quando eu digo que ha aqui um padrão e um objetivo claro não estou a falar ao acaso...

Isto só se aplica na europa. Os europeus têm de se adaptar de deixar entrar à vontade os chineses e de preferencia estender-lhes o tapete vermelho para que a industria automovel europeia vá para o buraco e haja uma grave crise na europa.

Sobre o BAN aos carros eletricos e PHEV no Estados Unidos ja não ha critica nenhuma nem estão a ser quartados os direitos dos americanos. É o silencio.

A quem é que isto interessa? Quem ou que interesses é que o propagandista quer defender?
A Europa não deixa entrar os Chineses à vontade. A Europa já tomou várias medidas para penalizar a importação de carros Chineses ou fabricados na China. O que é que tu não percebes aqui? Vais continuar a repetir mentiras vezes sem conta?

Se o "banimento" dos VEs nos EUA é bom ou não isso cabe aos Norte-Americanos decidir.

Pelo o que eu vejo pelos seus comentários em várias plataformas como o Youtube, muitos Norte-Americanos não estão satisfeitos porque adorariam ter acesso aos melhores VEs do Mundo que são fabricados na China como os Xiaomi ou os XPeng.

Uma coisa que não percebo, é se as tarifas são de 100% sobre os VEs fabricados na China porque é que os construtores Chineses não montam fábricas nos EUA para evitar essas tarifas e vender os seus carros a preços normais como fizeram na Europa?

Mas o que é certo é que estas tarifas de 100% estão para durar porque a aversão à China é uma das muito poucas coisas em que os partidos dos EUA estão de acordo.

Voltar
Superior