Tópico dos carros eléctricos

Nem sabia da existência de tal cartão, vê lá tu!
E o plug and charge, que eu tenha conhecimento (que é pouco, apenas do que amigos vão relatando) aplica-se apenas a alguns operadores e com rede bem mais limitada que os tesla SuC.
Como disse anteriormente, experiencias de utilização completamente distintas.

Em Portugal ainda não consigo usar o plug and charge(obrigado lei da mobilidade antiga), mas do que sei é suposto funcionar na Ionity e mais uma ou duas redes de carregamento(lá fora pelo menos é assim), já é mais que a Tesla. Não confundir com o "autocharge" que esse supostamente até os Tesla podem usar.

Há carros que suportam ambos e outros que só suportam um deles.
O meu por questões de segurança só aceita o da norma ISO(plug and charge), os Tesla aceitam o autocharge(MAC spoofing)...

Eu não estou a duvidar, estou a dizer que quando se quer arranjar tema para algo é só procurar as alturas críticas e escolher o pior carregador e pronto vídeo instantâneo a dizer mal e a ganhar views(money).
Realisticamente devemos escolher o carro que dá para o dia a dia, não para aquelas 2 ou 3x(se tanto) num ano que se vai de ferias ou FDS prolongado. A maioria(não todos) dos veículos actuais já mostram o estado dos postos ao longo do caminho, é quando se quer carregar parar numa AS antes de ser crítico ou então como já disse, sair da AE e ir a um numa cidade/vila logo na saída da AE, com sorte planeias a coisa para esses carregamentos coincidirem com o almoço ou jantar e siga. Tenho quase 86mil km de EV em 5 anos, sendo que a maioria são as do dia a dia(aproximadamente 50km/dia) o resto é em viagens e passeios e como já disse por aqui, só uma vez não consegui carregar.
E eu só tenho 10000km em 2 anos.

Já se teve essa discussão várias vezes por aqui por vários membros.

Eu escolho para já, viagens longas (+300km), levo o híbrido.

Só por 2 ou 3 vezes fiz viagens acima de 260km em AE, ir e vir e em que levei o elétrico.

Não gosto de ser limitado nas opções, mas há sempre quem desvalorize e eu aceito desde que reconheçam as limitações.

Se decido ir a um restaurante específico, não vou ver se têm carregadores à porta ou se depois tenho que andar x metros a pé após deixar a carregar, por vários motivos.

Mas recordo-me que da última viagem longa, acima de 400km que fiz e com paragens para almoçar a meio, o primeiro restaurante tinha poucos carregadores e cheios quando cheguei.

Na ida, não tinha carregador nenhum perto.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se. E já está entranhado.

Eu não digo que não é fazível sem grandes problemas, mas não se pode desvalorizar as limitações.

Nunca tive problemas com a atlante...

Como sabes, não ando para aqui a inventar, reproduzi e partilhei apenas a minha experiência de hoje (as outras, já o fiz no meu DB)

É uma pena isto ser uma lotaria, estraga a experiência de ter um ev.

Outra coisa, na app myAtlante, é só a mim que demora um pouco a actualizar a localização?

Precisamos de comprar mais carros chineses até ficarmos sem dinheiro para comprar carros.

"Crise na indústria automóvel: cerca de 750 empregos podem estar em risco em Portugal
A quebra da produção automóvel na Alemanha e em Espanha está a afetar as empresas portuguesas. O setor procura novos mercados para enfrentar também a concorrência chinesa e a transição para o elétrico."

E eu só tenho 10000km em 2 anos.

Já se teve essa discussão várias vezes por aqui por vários membros.

Eu escolho para já, viagens longas (+300km), levo o híbrido.

Só por 2 ou 3 vezes fiz viagens acima de 260km em AE, ir e vir e em que levei o elétrico.

Não gosto de ser limitado nas opções, mas há sempre quem desvalorize e eu aceito desde que reconheçam as limitações.

Se decido ir a um restaurante específico, não vou ver se têm carregadores à porta ou se depois tenho que andar x metros a pé após deixar a carregar, por vários motivos.

Mas recordo-me que da última viagem longa, acima de 400km que fiz e com paragens para almoçar a meio, o primeiro restaurante tinha poucos carregadores e cheios quando cheguei.

Na ida, não tinha carregador nenhum perto.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se. E já está entranhado.

Eu não digo que não é fazível sem grandes problemas, mas não se pode desvalorizar as limitações.

Eu não me limito em nada. Alias já aqui disse tambem mais que uma vez que não desligo o AC o ano inteiro, recuso ir na AE abaixo do limite máximo, etc... nos carregamentos faço o mesmo. Se vou em passeio meto o destino e deixo o carro escolher por ele as paragens. Se onde parar para almoçar tiver carregador, fixe... se não como e sigo viagem e paro onde tiver que ser. A minha viagem maior foram cerca de 860km num dia, um dia gostaria de fazer uma maior(a rondar os 4mil km) e estou a planear fazê-la a médio prazo. É uma questão apenas e só de mudar a mentalidade e perder os medos...

Como sabes, não ando para aqui a inventar, reproduzi e partilhei apenas a minha experiência de hoje (as outras, já o fiz no meu DB)

É uma pena isto ser uma lotaria, estraga a experiência de ter um ev.

Outra coisa, na app myAtlante, é só a mim que demora um pouco a actualizar a localização?
Eu sei e não foi o que disse. Tenta pedir o cartão deles pelo sim pelo não. Eu por via das dúvidas tenho o cartão revolut associado à Atlante, porque eles cativam sempre um valor e com a revolut a devolução é quase instantânea(no meu banco chega a demorar quase uma semana... como tens a tua app configurada?

Eu sei e não foi o que disse. Tenta pedir o cartão deles pelo sim pelo não. Eu por via das dúvidas tenho o cartão revolut associado à Atlante, porque eles cativam sempre um valor e com a revolut a devolução é quase instantânea(no meu banco chega a demorar quase uma semana... como tens a tua app configurada?

Tenho com cartão visa, cativam €30 para carregar. Tenho carta físico , tanto da miio, como da myAtlante.

Não faço ideia do que se passou, mas com miio lá acaba por funcionar. Ainda que o posto no outro dia tenha também dado erro, tal como reportei no meu dB.

Mas nada bate a experiência de chegar, tirar a mangueira e começar logo a carregar.

Eu não me limito em nada. Alias já aqui disse tambem mais que uma vez que não desligo o AC o ano inteiro, recuso ir na AE abaixo do limite máximo, etc... nos carregamentos faço o mesmo. Se vou em passeio meto o destino e deixo o carro escolher por ele as paragens. Se onde parar para almoçar tiver carregador, fixe... se não como e sigo viagem e paro onde tiver que ser. A minha viagem maior foram cerca de 860km num dia, um dia gostaria de fazer uma maior(a rondar os 4mil km) e estou a planear fazê-la a médio prazo. É uma questão apenas e só de mudar a mentalidade e perder os medos...
Já sabemos que não. Nunca existe limitação de escolha para quem usa elétricos para viagens longas.;)

Para-se o carro num restaurante sem carregador a mais de 1km de distância e depois de almoço vais carregar e/ou tens de planear a viagem para parar esses mais 10-20min e não se aproveita a paragem no restaurante.

O exemplo não é limitação, é feitio do carro.

Já sabemos que não. Nunca existe limitação de escolha para quem usa elétricos para viagens longas.;)

Para-se o carro num restaurante sem carregador a mais de 1km de distância e depois de almoço vais carregar e/ou tens de planear a viagem para parar esses mais 10-20min e não se aproveita a paragem no restaurante.

Quando é ao contrário? Não tens estacionamento para o teu ICE e tens montes de lugares de carregamento junto ao restaurante?
Aconteceu-me este ano na Nazaré, estacionamento junto à praia e ao lado do restaurante, se fosse num ICE lá teria que o deixar a mais de um km... Limitações ou contratempo podem acontecer sempre e em qualquer tecnologia.

Quando é ao contrário? Não tens estacionamento para o teu ICE e tens montes de lugares de carregamento junto ao restaurante?
Aconteceu-me este ano na Nazaré, estacionamento junto à praia e ao lado do restaurante, se fosse num ICE lá teria que o deixar a mais de um km... Limitações ou contratempo podem acontecer sempre e em qualquer tecnologia.

E eu que fiquei num hotel que tinha posto de carregamento, meti à carga, quando fui para pagar disseram que os carregamentos eram gratuitos. Quantos hoteis oferecem combustivel aos seus clientes?

Qual achas que é mais comum?

Haver disponível 1 de 4 lugares reservados a carga no restaurante ou 1 em 200 lugares normais?

É que era o caso do restaurante em questão, nem percebo sequer a ideia do argumento.

Estás a dizer que afinal é mais fácil planear e escolher frequentar um restaurante numa aldeia sem carregador a 30km do que um em que tens 2 lugares de carregadores públicos à porta na Nazaré?

E não tens o cartão mágico da Tesla para carregar nos outros? E isso aplica-se aos outros tambem... Eu com o cartão(em PT) do meu carro tambem carrego onde quero e saindo do país nem do cartao preciso(plug and charge).
E o plug and charge, que eu tenha conhecimento (que é pouco, apenas do que amigos vão relatando) aplica-se apenas a alguns operadores e com rede bem mais limitada que os tesla SuC.
E onde é que eu disse que tinham de adivinhar o que fosse? Eu pessoalmente não preciso das apps para ver o estado dos postos, o meu carro(tal como os Tesla) mostra o estado e ocupação dos postos no seu próprio mapa... acho que só não mostra o estado(pelo menos) de duas redes, a Tesla e o Continente...
E hubs de carregamento fora das AE já existem vários, já não é só a Tesla... olha ali na zona das caldas em poucos km tens o da ionity e em breve o da Zunder, noutros pontos a BP Pulse/iberdrola tambem tem posto um bom número de carregadores por localização. Escolha há cada vez mais(felizmente).
o estado dos postos de carregamento da rede pública que aparece nos mapas vale zero!
A não ser que a VW tenha descoberto uma forma melhor de ver essa informação do que as apps normais!
É ridícula a falta de fiabilidade dos postos e da informação dos estados dos mesmos.
Se fosse só eu a ter estes problemas, podia achar que o problema era meu, mas pelo que vou vendo e ouvindo, são mais as pessoas com má impressão da rede dos que estão contentes com a mesma (a nível de problemas).
Mais uma vez, é comparar o incomparável.

Novamente, EU não me limito em nada. O que os outros fazem ou deixam de fazer a eles diz respeito. A viagens para além da autonomia do meu carro são em lazer, logo nunca tenho tempo "contado". Como disse se amanhã tivesse de ir ao Algarve metia o destino no carro e siga. Quando tiver de parar para carregar se estiver perto da hora de refeição e não haja carregador no local, primeiro como eu, depois o carro come quando der. Não é por mais 15 ou 20 min algures que me vou limitar a ir ao restaurante Y ou X só porque tem um carregador e ainda por cima estar a interromper a minha refeição para o ir remover do carregador já que normalmente ele carrega mais depressa que eu peço a comida, espero pela mesma, começo a comer, etc.

Tenho com cartão visa, cativam €30 para carregar. Tenho carta físico , tanto da miio, como da myAtlante.

Não faço ideia do que se passou, mas com miio lá acaba por funcionar. Ainda que o posto no outro dia tenha também dado erro, tal como reportei no meu dB.

Mas nada bate a experiência de chegar, tirar a mangueira e começar logo a carregar.

Eu bem gostava de ter essa experiência em Portugal... infelizmente por razões que sabemos o nosso país é um caso à parte para varias coisas.

Só posso assumir que quando tenho precisado deles e tem funcionado, então tenho tido sorte.

E eu que fiquei num hotel que tinha posto de carregamento, meti à carga, quando fui para pagar disseram que os carregamentos eram gratuitos. Quantos hoteis oferecem combustivel aos seus clientes?
E escolheste esse hotel porque tinha carregador ou foi porque tinha uma piscina bonita ou tiveste sorte e até tinha carregador?

Acho que não perceberam ainda o que é limitação de escolha, mesmo que inconsciente.

o estado dos postos de carregamento da rede pública que aparece nos mapas vale zero!
A não ser que a VW tenha descoberto uma forma melhor de ver essa informação do que as apps normais!
É ridícula a falta de fiabilidade dos postos e da informação dos estados dos mesmos.
Se fosse só eu a ter estes problemas, podia achar que o problema era meu, mas pelo que vou vendo e ouvindo, são mais as pessoas com má impressão da rede dos que estão contentes com a mesma (a nível de problemas).
Mais uma vez, é comparar o incomparável.

Certo, mas esses amigos estão em PT? Estão a usar mesmo plug and charge ou o tal autocharge? É que do que sei neste momento o plug and charge funciona nestes(ajuda da IA):

1. Principais Redes Europeias
IONITY: Foi uma das pioneiras na adoção em massa do padrão ISO 15118. O serviço está disponível em praticamente toda a sua rede de carregadores ultrarrápidos pela Europa.

Allego: Suporta nativamente o protocolo ISO 15118 (em conjunto com OCPP 2.0.1) nos seus postos rápidos e ultrarrápidos.

Aral Pulse / BP Pulse: Disponível na rede de carregamento rápido em mercados como a Alemanha e Reino Unido.

Electra: A rede europeia de carregamento ultrarrápido tem vindo a integrar e suportar a norma ISO 15118 na sua infraestrutura.

Fastned: Suporta o ecossistema ISO 15118 em conjunto com os seus sistemas de autenticação automática (AutoCharge).

MFG (Motor Fuel Group): Disponível nos hubs de carregamento no Reino Unido.

Quanto à disponibilidade no mapa da VW, não sei onde eles vão buscar a informação, mas por exemplo posso dizer que já vi os postos a ficar ocupados e após um ligeiro delay(1 ou 2 min) passar a ocupado no infotainment. O Google Maps idem(e este ate os do continente consegue ir buscar o estado).

Qual achas que é mais comum?

Haver disponível 1 de 4 lugares reservados a carga no restaurante ou 1 em 200 lugares normais?

É que era o caso do restaurante em questão, nem percebo sequer a ideia do argumento.

Estás a dizer que afinal é mais fácil planear e escolher frequentar um restaurante numa aldeia sem carregador a 30km do que um em que tens 2 lugares de carregadores públicos à porta na Nazaré?
Quantos restaurantes existem que não têm estacionamento? Na cidade, por exemplo, como o exemplo que eu dei, não entendo como não percebeste o argumento. Tirando restaurantes fora da cidade diria que a maioria não tem estacionamento, e na rua pode ser muito dificil, mas se calhar isso só me acontece a mim, devo ter azar.
Estou a dizer que se vais visitar uma cidade, que é um bom principio começares logo por marcar como destino um ponto de carregamento, que pode ser a unica hipoteses de deixares o carro perto de onde queres ficar, foi o que aconteceu dessa vez na Nazaré, não ia com nenhum restaurante previsto, foi mesmo deixar o carro o mais perto da zona dos restaurantes, e se não fosse um EV se calhar ainda andava por lá à procura de lugar....:D

E escolheste esse hotel porque tinha carregador ou foi porque tinha uma piscina bonita ou tiveste sorte e até tinha carregador?

Acho que não perceberam ainda o que é limitação de escolha, mesmo que inconsciente.
E eu acho que tu ainda não percebeste que se fores para fora vais ter sempre limitações, como já dei um exemplo.

Fui ver na app(o carro usa a mesma base de dados) e agora só não consigo ver o estado da rede tesla:

LfkoziP.jpeg

p6XdIM2.jpeg

Voltar
Superior