Novo carro - Desta vez elétrico!

Engraçado, que hoje vi um Tesla 3 com + 500 CV de 2023, salvo erro, por algo como 27.000 €.

Just sayin'...

Importado, uma versão especial "Black" qualquer coisa, com 105.000 km.
Tens a certeza que era um Performance?

Só esse tem realmente mais de 500cv.

Tem de ter jante 20", pinças de travão em vermelho, pedais de metal, spoiler traseiro (em fibra de carbono verdadeiro, que pessoalmente acho bom apenas para atrair os amigos porque é fácil de roubar e porque é CF verdadeira).

Claro que podes ter um modelo não Performance com estas modificações todas, mas à partida se tiver estes quatro detalhes é um Performance verdadeiro.

Há aí muitos carros desses "mal anunciados". Aliás aí por 2022/2023 começam a ser menos comuns os LR AWD e Performance. E no FL "real" de fins de 2023 (modelo Highland atual) a larga maioria é o RWD de ~280cv e bateria LFP.

clio, se realmente eles dão preferência a pessoas que entrem com os 9000€ - até compreendo a posição deles de se precaverem depois de créditos mal-parados - é caso para dizer que já fui. vou tentar na mesma, não perco nada, agora não quero arrastar o processo. se eles até ao final da primeira semana de setembro não me derem uma resposta, vou ter que passar para outra coisa. só tenho o trabalho de reunir os documentos todos, nada mais. tenho é que esclarecer a situação dos 250€ de sinal, se são devolvidos ou não caso o crédito do tesla não seja aprovado.

edit: pelo que pesquisei agora, a informação bate certo com o que a menina me disse ontem quando me ligaram, devolvem o sinal, mas no que pesquisei agora, demoram sempre entre 2 a 4 semanas.

Cadito, users como tu são a mais-valia deste fórum. Pessoas que realmente partilham o seu pensamento sem floreados.

Relativamente ao crédito, vejamos, vai depender sempre do uso da pessoa. O que seria preferível? gastar 4 ou 5k euros num veículo usado com manutenção, já algum desgaste + 200e em combustível mês + vícios (tabaco, cerveja, etc)?

Porque eu conheço malta nesta situação em que gasta 200 a 250e mês em tabaco mais 2 ou 3 cervejas por dia e gasta em vícios 350 a 400e mês, sem falar do combustível e manutenção com carros a combustão.

Isto faz-me agora lembrar um conhecido que tenho um carro a diesel a consumir 5 e meteu-se num type R a gastar 12 a gasolina, para compensar deixou de fumar...

O meu ponto é que cada um tem as suas prioridades e o que não faz sentido para um não significa que não faça sentido para outro. O QQ nos moldes que tinhas provavelmente se fizesses mais KM iria sair-te mais carro ao final do mês que o TM3.

Se tens garagem e preparação para carregar em casa e fizeres alguns KM por mês, why not?

a propósito desse caso teu conhecido, ainda ontem, em conversa informal com o Lino, relatei uma situação de uma senhora que tinha um namorado, ele pediu 3 créditos para pagar dívidas de uma empresa que faliu e ela ficou como fiadora - eu não percebo como, se ganha o salário mínimo!!! - e já não namoram e ela tem 45 mil euros de créditos se ele deixar de pagar. as pessoas não burras, mas a este ponto não percebo não!

outra situação totalmente mal pensada foi de outra tipa que foi levada recentemente a comprar um peugeot 208 puretech de 2020 com cerca de 150 mil kms por um tipo de um stand - andou bem, o raio do carro! - e há pouco começou a dar chatices, tem discos para mudar, que até é normal, mas já está a dar problemas na caixa de velocidades e a mulher não sabe o que fazer, pois o tipo não atende o telefone. a minha esposa disse para ela ir lá diretamente, mas já lá foi e pelos vistos mudou de instalações. é mais um vigarista de todo o tamanho... por isso comprar caros usados é o que é, recentes também podem sair histórias destas. até em carros supostamente NOVOS, como foi o célebre caso do Kia de Stand...

eu tenho um plano muito estruturado para segunda-feira, uma vez que o Banco de Portugal ainda não atualizou os mapas de responsabilidade e vou passar a expô-lo sem rodeios e de forma concreta:

- segunda vejo como está a situação no BP novamente. tenha ou não desaparecido a prestação-fantasma ligo para a Tesla e tento que me aprovem o crédito através dos parceiros deles (BBVA ou BPI).
- caso não haja aprovação por um qualquer motivo, parto para um megane, que é um all rounder, perdendo nuns pontos (idade/espaço interior(?)potência/alguns kms já e ganhando noutros, como o preço mais baixo, mesmo com os juros altos/carregamento a 22kw/disponibilidade imediata ou até cerca de 1 mês se tiver que importar algo.

o carro que eu ia ficar está ainda à venda, tendo o anúncio recebido destaque há 2 dias. provavelmente quem o queria não teve crédito aprovado ou optou por alguma outra alternativa.

O TM3 tem também a questão de não se saber quando o carro é efetivamente entregue. Para quem tem alguma urgência não será uma solução sensata. Vejo com frequência relatos de malta que alegadamente desistiu do carro e perdeu o sinal que deu.

A questão do "sem juros" é sempre uma falsa questão. Haverá sempre juros para os bancos, o que ha também é um desconto que é feito por trás e não é publicamente assumido. Quem paga o juro é a Tesla retirando a sua margem.

No fundo as contas que o @caditonuno tem de fazer é quanto tenho para dar de entrada e quanto posso dar por mês (a tal taxa de esforço). Se optar por um carro elétrico pode-se esticar mais 50 a 70 euros na prestação porque vai poupar no combustível.

Depois tem de ver com que margem é que fica para avarias e surpresas. Se não for muita eu evitava compras de carros sem garantia. Carros comprados a particulares pode sempre trazer coisas escondidas e originar despesas extra.

A prestação entre um usado e o Tesla são menos de 30€, não é por aí. A única diferença é que, se ficasse com os carros até final do crédito, seria a diferença de um ano a favor do Megane. Caso seja o mesmo prazo de pagamento, o Tesla fica mais caro cerca de 60€.

Quanto ao prazo, eu tenho que contar com ele. Novo é novo e vindo outro lado do mundo, mesmo que saia um carro da linha montagem a cada 40seg, demora o seu tempo até chegar aqui de barco, ainda para mais com o estreito de Ormuz bloqueado, o que acrescenta mais uns dias à viagem. Agora quem dá sinal, fica à espera e depois desiste quando o carro está produzido é só burro!

eu tenho um plano muito estruturado para segunda-feira, uma vez que o Banco de Portugal ainda não atualizou os mapas de responsabilidade e vou passar a expô-lo sem rodeios e de forma concreta:

- segunda vejo como está a situação no BP novamente. tenha ou não desaparecido a prestação-fantasma ligo para a Tesla e tento que me aprovem o crédito através dos parceiros deles (BBVA ou BPI).
- caso não haja aprovação por um qualquer motivo, parto para um megane, que é um all rounder, perdendo nuns pontos (idade/espaço interior(?)potência/alguns kms já e ganhando noutros, como o preço mais baixo, mesmo com os juros altos/carregamento a 22kw/disponibilidade imediata ou até cerca de 1 mês se tiver que importar algo.

o carro que eu ia ficar está ainda à venda, tendo o anúncio recebido destaque há 2 dias. provavelmente quem o queria não teve crédito aprovado ou optou por alguma outra alternativa.
talvez no dia 1/set tenha novidade do Banco. talvez atualizem 2x por mês ou assim ?

boa sorte com a compra do TM3 -parece a opçao mais sensata

já agora mais 1 opcao sem juros

1787315987671.png
1787316040323.png

Os carros vindos da china não passam no estreito de Ormuz. A Tesla não se compromete a entregar o carro em XX dias. Esperas o tempo que eles entenderem mas se demorarem mais e desistires quem perde es tu. Eles só lucram com a situação.

esses OMODA lá fora novos (ou com 1 mês, vá!) estão abaixo dos 30 mil. aqui tenho que dar cerca de 16 mil euros ou algo assim e depois pago todos os meses quase 400 euros. já tinha visto anteontem. edit: confirma-se, está lá na imagem. o KIA EV3, ali pelo segmento B/C tem uma campanha com preço mais acessível, mas é a bateria mais fraca também.

lá fora arranjo um smart #3, um mach E, o tal omoda, kamiq, acho eu, id4 e id5, e tron, bz4*, etc, cada um com os seus prós e contras, até 30 mil euros, mas não me vou meter nisso só porque sim. uma coisa é no final dar mais 2 mil euros e trazer algo de 2024, por exemplo, outra é dar mais 5 mil só para ter este ou aquele carro.

os teslas lá fora andam todos por volta dos 3200€ já de 2004, quando fizeram o restyling. talvez mais meio ano e comecem a surgir nos 30 mil. aqui em portugal apanho de finais de 2025 a bater nos 40 mil, mas com os estofos em pele preta ou branca (um de 320cv tem-nos branquinhos). em stock não há nada, a tesla não tem semi-novos, que eu já perguntei. prazos de espera não adiantam nada. supostamente terão que entregar até final de dezembro, pois a campanha de encomenda termina no final de setembro. é o tal quarto trimestre do ano e enviam-nos para chegarem no final do ano. eu, se encomendar agora, prevejo ter carro só no início de dezembro. Já não me calha uma matrícula CL, CM, CN e talvez falhe a CO, que não sendo a ideal, ainda podia ser. :cool:

vou ver na segunda-feira quando o banco atualizar. é ao dia 22, pensei que como é a um sábado, que atualizasse hoje, mas afinal não. de qualquer forma, estou salvaguardado pelo documento comprovativo de extinção de dívida que me enviaram há 3 semanas. não fosse isso e já andava de magano desde o início deste mês.

clio, se realmente eles dão preferência a pessoas que entrem com os 9000€ - até compreendo a posição deles de se precaverem depois de créditos mal-parados - é caso para dizer que já fui. vou tentar na mesma, não perco nada, agora não quero arrastar o processo. se eles até ao final da primeira semana de setembro não me derem uma resposta, vou ter que passar para outra coisa. só tenho o trabalho de reunir os documentos todos, nada mais. tenho é que esclarecer a situação dos 250€ de sinal, se são devolvidos ou não caso o crédito do tesla não seja aprovado.

edit: pelo que pesquisei agora, a informação bate certo com o que a menina me disse ontem quando me ligaram, devolvem o sinal, mas no que pesquisei agora, demoram sempre entre 2 a 4 semanas.
A entrada é fixa e obrigatória. €9700 de entrada.

A melhor taxa é para crédito de 7 anos, €349/mês. TAN 0,99%, TAEG 1,77%. Há uns tempos havia com TAN a 0%, mas acabou. Pode voltar, ng sabe quando :D

Sim, a entrada de ~10k elimina logo algumas pessoas, mas mesmo com a entrada na mão há gente a ter o crédito negado. Sim, mesmo sendo uma prestação relativamente baixa. Eles são exigentes com a taxa de esforço e provavelmente a maioria dos clientes tem CH.

O banco atual é o BBVA, BPI era há uns anos atrás acho.

Do site deles para o RWD com a tal entrada obrigatória e crédito a 7 anos:

"Exemplo para um contrato de crédito automóvel com reserva de propriedade, para financiamento de uma viatura nova, a 84 meses, TAN 0,99%, taxa fixa. PVP 37 975 €, entrada inicial de 9700 €, montante financiado de 28 275 €, reembolsado em 84 prestações mensais constantes de 349 €. Comissão de abertura de contrato no valor de 208,00 €. TAEG 1,77%. Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC) de 30 024 €.

A campanha de TAN 0,99% aplica-se a encomendas efetuadas e a pedidos de financiamento recebidos até 30/09/2026 e entregues até 31/12/2026. A oferta de financiamento é reservada ao stock existente e não é acumulável com outros descontos ou promoções. A oferta de financiamento está sujeita à aprovação de crédito pelo parceiro financeiro, de acordo com os requisitos legais aplicáveis. A Tesla pode alterar ou terminar a campanha antes da data indicada apenas quando tal for objetivamente justificado, sendo qualquer alteração comunicada aos clientes de forma adequada.

Se o prazo de entrega sofrer atrasos devido a circunstâncias alheias à vontade da Tesla, continuará a ter direito à taxa de juro promocional, desde que aceite a entrega do veículo encomendado na primeira data de entrega notificada pela Tesla. Se o veículo não for rececionado nesta data de entrega notificada devido a circunstâncias imputáveis ao cliente, o direito às condições promocionais não se aplica.

Em caso de alteração do preço do veículo, refletir-se-á nos cálculos financeiros. Para mais informações consulte BBVA Instituição Financeira de Crédito SA, registado no Banco de Portugal com o código IF 800. A TESLA PORTUGAL, SOCIEDADE UNIPESSOAL LDA está registada junto do Banco de Portugal sob o nº 0003254 e atua como Intermediário de Crédito a título acessório em regime de não exclusividade."

Como disseram, mesmo se encomendares este Model 3 ele vai demorar pelo menos 3 meses, e podes ter azar e só chegar no fim do ano.

Eu rondava realmente os Méganes ou outros EVs menos comuns, até porque há maior probabilidade de aparecer uma oportunidade. Os Teslas usados têm muita procura.

Por outro lado precisas mesmo de um EV? É que se não andas muito e estando tu no mercado por usados recentes e tendo em vista vender ao fim de poucos anos os possíveis problemas chatos e caros de um ICE são um problema menor face a ICEs velhos.

Ou até mesmo um PHEV, para o caso pode ser boa aposta porque vais sempre vender quando o carro tiver no máximo 6/7 anos.

não há ICEs de jeito, só se vê motores puretech à venda ou os 1000cc desta vida. não vale a pena meter-me num carro que não desenvolve só para ser recente. fazemos cerca de 15 mil por ano, mas sem dar muitas voltas. com o elétrico prevejo entre 15 a 18 mil. vai acabar por ser utilizado muito mais vezes.

quanto à tesla, podes configurar entradas de 4 mil, de 6 mil, de 12 mil... no site deles fiz isso. a 72 e 84 meses pagas essa percentagem de juros à volta de 1,75%.

não há ICEs de jeito, só se vê motores puretech à venda ou os 1000cc desta vida. não vale a pena meter-me num carro que não desenvolve só para ser recente. fazemos cerca de 15 mil por ano, mas sem dar muitas voltas. com o elétrico prevejo entre 15 a 18 mil. vai acabar por ser utilizado muito mais vezes.

quanto à tesla, podes configurar entradas de 4 mil, de 6 mil, de 12 mil... no site deles fiz isso. a 72 e 84 meses pagas essa percentagem de juros à volta de 1,75%.
Pois dá, nem reparei nisso.

Acho que dantes para ter a melhor taxa só com a tal entrada (acho que era de 8700) e os 84 meses. E os de stock chegaram a custar €35/36k, e até acho que ainda era o modelo Premium (na altura não havia ainda o Standard).

Sendo assim e se tens mais margem para pagar mais por mês e não queres dar tanto de entrada tens essa opção. Com 6k dá €395, ainda abaixo dos €400. Bem bom para um carro destes valores.

Mas é como disse, o processo do BBVA tem alguma exigência em termos de taxa de esforço e tens a tal situação com o BdP pendente segundo disseste.

O que não há como escapar são os prazos de entrega e parece-me que tens pressa. Acho que tb foi isso que puxou os preços dos usados desde o início da guerra no Irão. A malta queria deixar de pagar gasóleo a €2 "para ontem" e poder chegar ver e comprar também pesa.

Há mils a fazer menos de 10s dos 0-100, mas depois lembro-me que o teu padrão medio é o diesel 150cv e portanto assim fica mais complicado sem duvida :D

eu ter pressa tenho, fiquei a última parte do mês de julho de férias e depois o agosto. em setembro vou trabalhar novamente. caso o meu sobrinho me empreste um dos citroens, a minha mulher anda com ele nas voltinhas e eu com o Leon, que já sabe o caminho há quase 4 anos! 😂

aqui o problema prende-se que ele quer emprestar o carro que está à venda. depois ou faz seguro noutro citroen ou eu tenho que me desenrascar com um chaçozito até 1000€ que a minha esposa não quer que eu compre agora e aí teria que ser uma coisa mesmo básica, tipo um punto dos primeiros a 500 ou 600€, que detesto esse tipo de carros, pois o resto do dinheiro já estaria destinado para a entrada do tesla. mas a tendência maior será tentar o tesla.

se declinarem porque vão achar que sou um pobretanas que não posso dar 8, 9, 10 mil, não me vou meter num crédito normal a comprar um tesla qualquer só porque sim e avanço para algo ali à volta dos 25 mil euros.

já agora, no BPI a TAEG para um novo fica a 6% e para um usado 7%. acho que na segunda vou pedir uma cotação para um usado. não é muito, mas são quase 10/12E mensais de diferença para o activobank e CGD. no NV queriam uma bolada a mais em relação ao activobank, mas davam-me crédito a 84 meses quando mostrei o tal documento de extinção de dívida.

Voltar
Superior