Após a vertigem digital, o bom senso: o regresso do botão físico ao automóvel

Eu trabalho em industria há 33 anos, não acho que seja comparavel, uma coisa é teres um equipamento a laborar e ires deitando o olho a ver o que se passa, outra bem diferente é conduzires o equipamento, não podes desviar o olho mais do que uns segundos, não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Não percebi. Nada ver com o quê?

Estou a dizer que as pessoas preferem comandos manuais.

Não percebi. Nada ver com o quê?

Estou a dizer que as pessoas preferem comandos manuais.
Podem preferir, mas continuo a dizer que as coisas não são comparaveis, embora no meu caso tenha uma perceção diferente da tua, a malta prefere, de longe, os automatismos.
Digo é que não se pode comparar a industria com a condução de um carro, na industria facilmente incluis um sistema de condução automática, por exemplo, és livre de o fazer, num carro implica muitas questões de segurança ao nivel de restrição nacional.

Podem preferir, mas continuo a dizer que as coisas não são comparaveis, embora no meu caso tenha uma perceção diferente da tua, a malta prefere, de longe, os automatismos.
Digo é que não se pode comparar a industria com a condução de um carro, na industria facilmente incluis um sistema de condução automática, por exemplo, és livre de o fazer, num carro implica muitas questões de segurança ao nivel de restrição nacional.

Eu estou a falar de controlo simples apenas. Situação em que um operador acionar interruptores ou regula um potenciómetro qualquer para aumentar ou reduzir parâmetros em vez de ser feito num ecrã por touch.

As pessoas geralmente preferem o potenciómetros ou um keypad.
Muitas vezes os controladores permitem as duas opções.

O mesmo acontece em alguns carros. Há carros com regulador duplo de temperatura do AC que tanto pode ser regulado no potenciómetro como no ecrã touch.

Qual a opção preferida?

Em indústria também não vejo uma procura brutal por potenciometros, querem um sistema operativo o mais standard possível com possibilidade de acesso pelo telemóvel para rapidamente alterarem parâmetros em qualquer lado…

Mas cada indústria e operador, tem as suas necessidades,…

Qqqqq
Em indústria também não vejo uma procura brutal por potenciometros, querem um sistema operativo o mais standard possível com possibilidade de acesso pelo telemóvel para rapidamente alterarem parâmetros em qualquer lado…

Mas cada indústria e operador, tem as suas necessidades,…
Qual é a indústria?

Qqqqq

Qual é a indústria?

Prefiro não divulgar, a indústria tem muitos contratos específicos e compromissos de não divulgação por trás, mas arranquei com diverso tipo de equipamentos, e também já estive ligado ao desenvolvimento de soluções do zero. Não vi grandes exigências em manter controlos analógicos, aliás mais depressa vemos a necessidade de introduzir tecnologia de visão industrial,… os processos estão a evoluir para muito mais que um botão seletor de velocidade.

Ainda no outro dia vi uns senhores que ,claramente , deviam ter mais de 70 anos.

A carregar um tesla legacy num posto não tesla.

Super tranquilos.

Depois leio aqui estes comentários e penso que devem ser caso único.

Só que, depois, vejo imensos vídeos nos states, de malta a usar carros novos, em modo fsd, todos contentes da vida. Que isso dá saúde e peace of mind. Qualidade de vida.

Outras paradas.

Ainda no outro dia vi uns senhores que ,claramente , deviam ter mais de 70 anos.

A carregar um tesla legacy num posto não tesla.

Super tranquilos.

Depois leio aqui estes comentários e penso que devem ser caso único.

Só que, depois, vejo imensos vídeos nos states, de malta a usar carros novos, em modo fsd, todos contentes da vida. Que isso dá saúde e peace of mind. Qualidade de vida.

Outras paradas.
Qualidade de vida ? não percebi nada....
Acho que isso vai completamente ao lado do tema do tópico.

Tenho alguma dificuldade em perceber qual a necessidade ou vantagem de ter todas as funções necessárias a condução, ao conforto, à comunicacao incluindo as usadas com mais frequência metidas em menus e submenus num ecrã no centro do tablier.

Um dia serão feitos estudos e reveladas as consequências dessa escolha no número de acidentes rodoviários que ocorrem.

Ainda da outra vez vinha num autocarro de turismo, cheinho de botões.

Mas por ex na aviação ainda têm lá sistemas a bordo por ex para seleccionar as frequencias de radio e também para colocar os pontos de referencia do voo, além dos aeroportos e pistas, e é num ecrãnzinho que os fanáticos da tecnologia nos carros iam ficar logo em pânico :D

Ai jasus korror

Airbus-A320-FMGC-Panel-%E2%80%93-Managed-vs.-Selected-Guidance-scaled.jpeg

Tenho alguma dificuldade em perceber qual a necessidade ou vantagem de ter todas as funções necessárias a condução, ao conforto, à comunicacao incluindo as usadas com mais frequência metidas em menus e submenus num ecrã no centro do tablier.

Um dia serão feitos estudos e reveladas as consequências dessa escolha no número de acidentes rodoviários que ocorrem.
Pois a questão é mesmo essa, ou seja, tu podes ter um ecrã gigante com os botões todos directos. Teoricamente vai dar ao mesmo ( excepto nos casos das escovas etc ).
Mas se tiveres que andar dentro de menus , aí é que entorna o caldo, acho.

Vais a conduzir de noite numa nacional e tens o ângulo dos faróis muito baixo, queres levantar uma pouco. Com se faz isso sem parar o carro num carro sem o regulador físico?

Acho que a malta está a disersar sobre o tema, o controlo por meio de um touch só tem a vantagem de ser muito mas barato de produzir, em termos de utilização, ergonomia e segurança é sempre pior que o botão fisico.
Não falo de preferências ou gostos.... Seja num carro, num avião, num comboio, na industria,... comandos no ecran só serve para cortar custos de produção de botões, manetes, alavancas,... mais nada,

Qualidade de vida ? não percebi nada....
Acho que isso vai completamente ao lado do tema do tópico.

Enquanto uns valorizam um carro cheio de botões físicos, outros estão nem aí.

E o meu post foi para exemplificar que isto não é uma questão de gerações, mas antes de mentalidades.

Isto de estudos , há para cada gosto. Depois há os números de vendas de carros, que ditam efectivamente as tendências

Acho que a malta está a disersar sobre o tema, o controlo por meio de um touch só tem a vantagem de ser muito mas barato de produzir, em termos de utilização, ergonomia e segurança é sempre pior que o botão fisico.
Não falo de preferências ou gostos.... Seja num carro, num avião, num comboio, na industria,... comandos no ecran só serve para cortar custos de produção de botões, manetes, alavancas,... mais nada,

Por outro lado, carregar em botões ( é preciso saber onde estão primeiro), para se escolher uma música ou algo do género, é mais perigoso do que uma simples frase: grok: música, Ivan Costa, é o bicho (bela música, apropriada).

Nem tens de tirar os olhos do ecrã, perdão, da estrada.

E a IA… se o carro fizer tudo sozinho pouco se mexe em coisas. Engrenar marchas, conduzir, estacionar, adequar velocidade à via,… há uma clara necessidade de tudo ser o mais automatizado possível. Com o melhorar da automação, caminha para cada vez mais ter um humano a controlar a condução ser de evitar pois introduz a falha humana como motivo de acidentes.
Como aquele em que a condutora profissional do autocarro atropelou mortalmente duas pessoas ao confundir os pedais numa situação de maior pressão, tem de estar lá a máquina a tomar as melhores decisões cada vez mais se exige!

Voltar
Superior