Após a vertigem digital, o bom senso: o regresso do botão físico ao automóvel

E a IA… se o carro fizer tudo sozinho pouco se mexe em coisas. Engrenar marchas, conduzir, estacionar, adequar velocidade à via,… há uma clara necessidade de tudo ser o mais automatizado possível. Com o melhorar da automação, caminha para cada vez mais ter um humano a controlar a condução ser de evitar pois introduz a falha humana como motivo de acidentes.
Como aquele em que a condutora profissional do autocarro atropelou mortalmente duas pessoas ao confundir os pedais numa situação de maior pressão, tem de estar lá a máquina a tomar as melhores decisões cada vez mais se exige!
Quanto mais avançares para a IA mais falhas serão detetadas, acho que ainda estamos muito longe de sistemas de seguraça "full automatic" nos carros, sistemas redundantes sim, são uma mais valia.

Enquanto uns valorizam um carro cheio de botões físicos, outros estão nem aí.

E o meu post foi para exemplificar que isto não é uma questão de gerações, mas antes de mentalidades.

Isto de estudos , há para cada gosto. Depois há os números de vendas de carros, que ditam efectivamente as tendências
Mas quais mentalidades? Mas agora as pessoas têm de ter os mesmos gostos?
De qualquer forma o tema principal do tópico é sobre segurança e se isso é ou não uma questão.

E a IA… se o carro fizer tudo sozinho pouco se mexe em coisas. Engrenar marchas, conduzir, estacionar, adequar velocidade à via,… há uma clara necessidade de tudo ser o mais automatizado possível. Com o melhorar da automação, caminha para cada vez mais ter um humano a controlar a condução ser de evitar pois introduz a falha humana como motivo de acidentes.
Como aquele em que a condutora profissional do autocarro atropelou mortalmente duas pessoas ao confundir os pedais numa situação de maior pressão, tem de estar lá a máquina a tomar as melhores decisões cada vez mais se exige!
Esse acidente ainda está a ser investigado.

Ainda assim o que muita gente não entende é que uma coisa é a tecnologia como redundância, em vez de substituição.

Vais a conduzir de noite numa nacional e tens o ângulo dos faróis muito baixo, queres levantar uma pouco. Com se faz isso sem parar o carro num carro sem o regulador físico?
Os carros novos (com farois led) permitem fazer isso?
Já a minha F31 não dava para fazer isso e tinha imensos botões!

Os carros novos (com farois led) permitem fazer isso?
Já a minha F31 não dava para fazer isso e tinha imensos botões!
A questão não é o ter ou deixar de ter, é o impacto que isso tem na segurança, eu acho que o não ter é um retrocesso, o ter que ir a um menu do tablet fazer isso é pior do que o botão.

Os écrans são espetaculares. Mas os comandos físicos fundamentais devem estar sempre presentes. Tesla e Chineses levaram o conceito a um extremo tão grande que torna efetivamente os carros perigosos ao conduzir. Para mim há um conjunto de botões que obrigatoriamente devem ser físicos: Luzes, Limpa para brisas, manete de velocidades, climatização, regulação de espelhos e vidros, SOS, Piscas, parametrização de preferências ADAS e rádio.

Espero que o Euroncap e os consumidores penalizem as marcas que optem por enterrar tudo em menus e submenus. O ideal até era haver uma obrigatoriedade na homologação europeia como vai haver na China em relação aos puxadores das portas.

Outra coisa que os defensores dos écrans totais dizem é que "há comandos por voz". Eu detesto fazer comandos por voz. Não gosto de falar para a máquina. Não me importo que as coisas estejam duplicadas no ecran ou nos comandos por voz, mas acima de tudo quero os botões.

Última edição:
Esse acidente ainda está a ser investigado.

Ainda assim o que muita gente não entende é que uma coisa é a tecnologia como redundância, em vez de substituição.
Sim começa numa redundância, se o autocarro tivesse travagem de emergência, era um cenário facílimo para forçar uma travagem de emergência para o autocarro.
Mas a parte autónoma mesmo está aí a bater à porta. Resta melhorar a sinalização e marcações de vias e deixar as máquinas fazer o trabalho no delas. Isso sim vai reduzir e muito os acidentes e a violência dos impactos. Porque está visto que para os condutores bem podem meter placas de 50/30/20… não havendo radar a cada esquina, vale de nada… para as máquinas metendo a placa no momento seguinte é a essa velocidade que circulam!

Quando tens nivelamento automático, não dá. Já o me r57 com bixenon era assim
depende dos carros, o a5 sportback que tive, apesar de bixenon e autonivelamento etc, no CB tinha possibilidade de selecionar entre elevação de viagem ou não e alterava a altura/angulo da iluminação

Sobre isso do nivelamento dos faróis, saudades do meu C5, como a suspensão estava sempre à mesma altura em tempo real, não tinha essa rodinha para regular, nem precisava.

Talvez nos de suspensao pneumatica seja igual.

Mas isso vem ao encontro do que eu disse. Aperfeiçoem-se os comandos por voz e temos uma situação win-win para todos.

Depende do win win...

Vou-te contar uma que me aconteceu há algumas semanas com comandos de voz no Waze ( em android auto)

Estava em viagem no norte sem planeamento prévio e queria ir para um hotel de cadeia que sabia que existia nessa cidade porque, dada a hora, já não dava para regressar a casa. Comando de voz: hotel XPTO nome da cidade. Nada. Dá-me vários hotéis e nenhum aquele que quero. Repeti várias vezes e só me dava outros hotéis.

Paro o carro. Pego no telemóvel e escrevo no Waze o nome do hotel. Funciona

Moral da história: o Waze faz pagar os hotéis um fee para aparecerem em pesquisa de voz. Se não pagam: não aparecem.

Claro que as empresas precisam de ganhar dinheiro e uma empresa de GPS free tem de ir buscar o dinheiro a algum lado mas acabamos todos por perder liberdade ao pensar que as tecnologias novas só têm vantagens.

O mesmo têm acontecido com restaurantes. Estás perto de um restaurante qualquer e ele só dá os restaurantes que quer e finge que não conhece o restaurante pesquisado.

No Google Maps também acontece.

A questão não é o ter ou deixar de ter, é o impacto que isso tem na segurança, eu acho que o não ter é um retrocesso, o ter que ir a um menu do tablet fazer isso é pior do que o botão.
A minha F31 era de 2014 e não dava para fazer isso, nem de forma manual, nem de outra forma (pelo menos que fosse fácil identificar sem ir a menus escondidos).
E mesmo sem ter led, já tinha um sistema de máximos automáticos espetacular ( tipo os led matrix).

A condução autónoma é óptima… para quem não sabe ou não gosta de conduzir. Eu por agora dispenso bem.

Ninguém sabe conduzir tão bem como uma máquina que reúne milhões e milhões de tomadas de decisão em situações limite para tomar as suas decisões. Uma máquina bem treinada (programada) vai ser difícil de bater, muito difícil…

Em cidade é muito difícil, estar atento a todos os perigos, a mudanças atempadas de faixa, a limites de velocidade, radares, acidentes, filas que surgem do nada… e ainda trocar de música ou falar ao telemóvel ao mesmo tempo. Não dá mais para deixar o ser humano controlar veículos numa cidade sem ajudas, peço desculpa pela minha conclusão para o ego dos melhores.

Voltar
Superior