Colocações universidades 2026

Estás a olhar para aeroespacial, apenas como ir para a NASA ou ESA, mas existe um mercado muito maior (a nível mundial e nacional). Assim de repente, em Portugal, tens valências da Airbus e empresas fornecedoras da industria aeroespacial e automóvel (hiperdesportivos, por exemplo). Isto olhando para o percurso profissional de alguém muito próximo de mim.

Teve sorte então porque aeroespacial tem outro aspecto muito curioso em Portugal: fazem tudo mais um par de botas excepto trabalhar com aviões e naves espaciais.🤷🤣

Não te lembras durante a ultima crise, havia a cena " geração à rasca ".
Universitários cheios de medo, à rasca, mercado de trabalho isto e aquilo.

E numa palestra, o Miguel Gonçalves perguntou " vocês dizem que estão todos à rasca nesta sala, mas de todos aqui, quantos pagam as proprias propinas com o seu trabalho ? "

E só 2 ou 3 levantaram a mão...

Então ele concluiu " à rasca estão os vossos pais, que trabalham para vos sustentar e ainda pagar propinas ".
A maior barreira não está, nem esteve, nas propinas (do público), mas sim no alojamento.

A maior barreira não está, nem esteve, nas propinas (do público), mas sim no alojamento.
Pois, agora explica isso a quem exige propinas zero "by default ".

Mas é verdade o que dizes, daí eu referir que a reivindicação deveria ser residências universitárias, e não querer que os alunos vão para quartos alugados ou apartamentos.

Um colega do meu filho tirou isso da aeroespacial em LX (ainda não havia no Porto) e ficou a trabalhar na manutenção na TAP.

Penso que existem vária saidas para esse curso. Se não for em Portugal na Europa existem bastantes, mais que suficientes para absorver os profissionais formados.

Até porque não são muitos, certo?
O que me espanta é Direito, apre, continua em alta !!

É certo que é um curso que dá para muita coisa mas ainda assim ....

Mas basta ver os honorários de qualquer solicitador que pronto....dá pa ver que é uma área que ainda rende qq coisa.

Um colega do meu filho tirou isso da aeroespacial em LX (ainda não havia no Porto) e ficou a trabalhar na manutenção na TAP.

Penso que existem vária saidas para esse curso. Se não for em Portugal na Europa existem bastantes, mais que suficientes para absorver os profissionais formados.

Sem dúvida mas o propósito do ensino público pago pelo contribuinte tuga através de orçamento de estado não é formar engenheiros para trabalhar na Alemanha ou em França.

Acho que não estou a ser muito exigente.

Naturalmente as pessoas vão trabalhar para onde querem mas já é tempo de Portugal exigir algum retorno pelo custo de formação destas pessoas. Coma agravante aqui das universidades públicas estarem a abrir mais vagas só porque há mais candidatos. Mais numa vez contra o propósito do ensino superior. As vagas devem ser proporcionais à procura do curso no país por parte das empresas empregadoras.

E é assim desde sempre. Quando se cria um novo curso técnico o fundamento é sempre o mesmo. Nas áreas sociais e humanas é que existem argumentos mais eruditos...

Aqui é simples. Existem x empresas desse sector, mesmo antevendo crescimento: estamos a formar para exportar.

Tudo isso agrava os impostos dos que cá os pagam.

Sem dúvida mas o propósito do ensino público pago pelo contribuinte tuga através de orçamento de estado não é formar engenheiros para trabalhar na Alemanha ou em França.

Naturalmente as pessoas vão trabalhar para onde querem mas já é tempo de Portugal exigir algum retorno pelo custo de formação destas pessoas. Coma agravante aqui das universidades públicas estarem a abrir mais vagas só porque há mais candidatos. Mais numa vez contra o propósito do ensino superior. As vagas devem ser proporcionais à procura do curso no país por parte das empresas empregadoras.

E é assim desde sempre. Quando se cria um novo curso técnico o fundamento é sempre o mesmo. Nas áreas sociais e humanas é que existem argumentos mais eruditos...

Aqui é simples. Existem x empresas desse sector, mesmo antevendo crescimento: estamos a formar para exportar.

Completamente de acordo.

Mas neste país, não se pode tocar no assunto de jovens e universitários que cai logo o carmo e a trindade.
É isso o o assunto de ser " pobre ".

Tudo o resto: trabalhem contribuintes pa pagar univs e cursos xpto e tudo e mais alguma coisa com ordenado ceifado todos os meses.

Ai aguentas aguentas....

até concordo.

se calhar a melhor maneira seria acabar com a ideia que o ensino superior público é gratuito e meter o valor actual do curso como um empréstimo do Estado ao estudante.

depois por cada mês que a pessoa trabalha em PT, o Estado abate à dívida. Se sair para o estrangeiro, tem de pagar o que sobra do empréstimo directamente ao Estado.

claro que depois tem de se acertar pormenores como o que acontece se a pessoa não arranja emprego, etc, e quanto é que o Estado abate por mês a quem trabalha em PT (basicamente quanto € de empréstimo corresponde a um mês no País).

isto depois ainda ficava mais interessante se os cursos não tivessem todos o mesmo custo e assim uma pessoa tinha de ficar mais ou menos tempo.

@jimbo o Raul Solnado pegou um Taxe e foi prá Guerra.

Tu pegas num Taxe e vais ter com a malta do esquerdó-grátes e no fundo, acaba por ser a mesma coisa que uma guerra, quando tentares explicar essa tua ideia :LOL:

até concordo.

se calhar a melhor maneira seria acabar com a ideia que o ensino superior público é gratuito e meter o valor actual do curso como um empréstimo do Estado ao estudante.

depois por cada mês que a pessoa trabalha em PT, o Estado abate à dívida. Se sair para o estrangeiro, tem de pagar o que sobra do empréstimo directamente ao Estado.

claro que depois tem de se acertar pormenores como o que acontece se a pessoa não arranja emprego, etc, e quanto é que o Estado abate por mês a quem trabalha em PT (basicamente quanto € de empréstimo corresponde a um mês no País).

isto depois ainda ficava mais interessante se os cursos não tivessem todos o mesmo custo e assim uma pessoa tinha de ficar mais ou menos tempo.

Falou-se nisso há alguns anos e penso que se aplica nas forças armadas. É justo apenas.

Não sei se ainda é assim, mas há uns anos, os bolseiros da Madeira, ao terminarem o curso, tinham dar prioridade a trabalhar na região durante algum tempo, caso houvesse necessidade na sua área de formação.

Mesmo por isso. Se não há trabalho para eles, para quê ocupar nos telejornais todos com a lenga lenga igual todos os anos de que vão para fora?

O momento de entrada para a universidade é importante para os miúdos e famílias. Há imensos temas e cursos para se podem abordar nesta altura ou entrevistar pessoas de outras áreas por exemplo.
O que tens contra Engenharia Aeroespacial? 😅 Agora mais a sério... também podiam falar de engenharia fisica, por exemplo. Pelo que "ouvi dizer", muitos dos melhores alunos de física, incluindo vários dos totós que representam Portugal nas olimpíadas 😅, acabam por preferir Engenharia Física a Aeroespacial... por alguma razão será.

Acho bem exportar os jovens logo aos 18 anos. E baixar o ensino obrigatório para o nono ano para ficar ainda mais barato e exporta-se menores de idade.

O que tens contra Engenharia Aeroespacial? 😅 Agora mais a sério... também podiam falar de engenharia fisica, por exemplo. Pelo que "ouvi dizer", muitos dos melhores alunos de física, incluindo vários dos totós que representam Portugal nas olimpíadas 😅, acabam por preferir Engenharia Física a Aeroespacial... por alguma razão será.
Eng fisica é muito polivalente.

Não tinha essa ideia. Mas é.
Ouvi há uns tempos na Antena 2, uma pessoa formada nesse curso.

Até porque não são muitos, certo?
O que me espanta é Direito, apre, continua em alta !!

É certo que é um curso que dá para muita coisa mas ainda assim ....

Mas basta ver os honorários de qualquer solicitador que pronto....dá pa ver que é uma área que ainda rende qq coisa.
Direito, basta olhares para a assembleia da República e percebes o porquê.

Tenho nada contra.

O que critico é criação de mais vagas de aeroespacial em universidades públicas sabendo que não há mercado de trabalho adaptado para eles.

Eng fisica é muito polivalente.

Não tinha essa ideia. Mas é.
Ouvi há uns tempos na Antena 2, uma pessoa formada nesse curso.

Sem dúvida. É a base de tudo...

Curiosamente foi a escolha do Elon Musk enquanto formação de base e que mais o influenciou no seu pensamento.

Vantagem principal, em meu entender, é que uma pessoa que entende bem as leis e princípios da física facilmente aprende qualquer outra especialidade de engenharia com alguma facilidade e rapidez.

Voltar
Superior