Two
Well-known member
Sem dúvida mas o propósito do ensino público pago pelo contribuinte tuga através de orçamento de estado não é formar engenheiros para trabalhar na Alemanha ou em França.
Acho que não estou a ser muito exigente.
Naturalmente as pessoas vão trabalhar para onde querem mas já é tempo de Portugal exigir algum retorno pelo custo de formação destas pessoas. Coma agravante aqui das universidades públicas estarem a abrir mais vagas só porque há mais candidatos. Mais numa vez contra o propósito do ensino superior. As vagas devem ser proporcionais à procura do curso no país por parte das empresas empregadoras.
E é assim desde sempre. Quando se cria um novo curso técnico o fundamento é sempre o mesmo. Nas áreas sociais e humanas é que existem argumentos mais eruditos...
Aqui é simples. Existem x empresas desse sector, mesmo antevendo crescimento: estamos a formar para exportar.
Tudo isso agrava os impostos dos que cá os pagam.
Eu percebo isso, mas na verdade não existem condições para os miudos ficarem cá. Tenho 2 de saida com os cursos pagos por nós. Um com mestrado integrado já anda a aprender francês para sair para o ano e o outro vai esta semana para a Suiça fazer o mestrado (este pago por mim) com uma probabilidade de 89% de já não voltar.