Dilema semi-existencial automóvel como alguns que por aqui passam

Scientist

Well-known member
Ora bem, o título que aqui vos trouxe diz tudo e não diz nada. Nem eu próprio sei como colocar devidamente a questão, mas aqui vai:

Os meus carros de uso diário, e que alguns conhecem do meu DB, são o Mini Countryman Cooper D (que acaba de completar 120k kms, está novo) e o Twingo ZE (comprado há menos de 1 ano).
Estou a ponderar entre acrescentar um terceiro carro (eléctrico) para as minhas deslocações diárias (mais de 100 kms/dia) ou ficar quieto até trocar o Mini. Tenho 2 lugares de garagem, um deles com tomada apropriada (Legrand, instalada quando comprei o Twingo), mas estes lugares são ambos para o pequeno e os acessos não ajudam. Não são ao lado um do outro nem seguidos, pelo que não se coloca a hipótese de estacionar atravessado.

Isto significa que não será fácil adquirir (e carregar) um eléctrico muito maior do que segmento B (tipo 208 ou Corsa) sem fazer alterações cuja viabilidade (prática e financeira) ainda não estudei.
Aquilo que tenho estado a analisar, sim, é a viabilidade de fazer um renting para 12-24 ou até 36 meses; a Kinto tem p.e. um Zoe a menos de 300€/mês nestas condições (usado). Se for para comprar, não há nada que me pareça viável abaixo de 15k € e que não tenha elevado potencial de desvalorização a pique (na mesma um Zoe ou algo do género; encontram-se Leaf a bom preço, mas são grandes).

A alternativa é trocar directamente o Mini por um full hybrid que permita menores consumos (e que já tenha, como habitual nesses carros, caixa automática). O tamanho aqui poderia não ser tão relevante, mas estaria a desperdiçar um lugar e a deixar esse carro (maior) na rua.
Preciso do espaço do Mini para viagens maiores; embora este caiba no lugar onde estaciono o Twingo, fica mesmo à justa. Não considero, para já, alternativas plug-in.
No lugar do Mini estimo que caberá algo com 4.50/60 m de comprimento e até 1.85 m de largura; pouco maior do que este, no fundo. A largura até será mais crítica do que o comprimento, pela questão do acesso.

Resumindo:
1. Continuo a fazer kms no Mini
2. Troco de carro familiar - aceitam-se sugestões eficientes e com dimensões compactas, orçamento a avaliar
3. Compro um segmento B eléctrico- aceitam-se sugestões
4. Faço um renting de um segmento B eléctrico - sujeito às ofertas das firmas da especialidade

Obrigado :)

1º - Tens dúvidas. Ou seja, qualquer decisão que tomes, nunca será com 100% de certeza;
2º - O Mini está novo, segundo referes;
3º - Não tens espaço;
4º - Colocas a hopótese de trocar para um carro familiar, mas precisas mesmo disso? Se sim, então já tens um motivo;
5º - Fazer um renting? Faz sentido endividares-te? Se para ti é pacifico, tudo bem. Eu endividar-me para comprar carros é uma não opção. Mas isso sou eu...;
6º - Compar um elétrico? Já tens um. Se faz para ti sentido comprar outro, força, é uma boa opção. Mas tens o problema do espaço;
7º - O que é que eu faria nest momento no teu cenário? Mantinha o Mini e daqui a um ano ou dois ponderava de novo.

1º - Tens dúvidas. Ou seja, qualquer decisão que tomes, nunca será com 100% de certeza;
2º - O Mini está novo, segundo referes;
3º - Não tens espaço;
4º - Colocas a hopótese de trocar para um carro familiar, mas precisas mesmo disso? Se sim, então já tens um motivo;
5º - Fazer um renting? Faz sentido endividares-te? Se para ti é pacifico, tudo bem. Eu endividar-me para comprar carros é uma não opção. Mas isso sou eu...;
6º - Compar um elétrico? Já tens um. Se faz para ti sentido comprar outro, força, é uma boa opção. Mas tens o problema do espaço;
7º - O que é que eu faria nest momento no teu cenário? Mantinha o Mini e daqui a um ano ou dois ponderava de novo.

Aproveito o teu post (e agradeço) para explicar que quem conduz habitualmente o Twingo é a minha cara metade, que faz cerca de 40 kms/dia (quando faz). O meu percurso não é compatível com a (pequena) bateria deste pequeno Renault.

Se comprar outro eléctrico, já estou a assumir que o Countryman ou o Twingo passam a dormir na rua, mesmo que de forma alternada. Se trocar directamente o Countryman, ou bem que arranjo algo que caiba num dos lugares, ou fica fora.

Precisamos mesmo do espaço, sim, mas não me vejo em algo tão grande quanto a tua Passat, mesmo que coubesse na garagem. Por outro lado, é daquelas opções em que o facto de ser plug-in nem faz assim tanta diferença no espaço de mala.

Aproveito o teu post (e agradeço) para explicar que quem conduz habitualmente o Twingo é a minha cara metade, que faz cerca de 40 kms/dia (quando faz). O meu percurso não é compatível com a (pequena) bateria deste pequeno Renault.

Se comprar outro eléctrico, já estou a assumir que o Countryman ou o Twingo passam a dormir na rua, mesmo que de forma alternada. Se trocar directamente o Countryman, ou bem que arranjo algo que caiba num dos lugares, ou fica fora.

Precisamos mesmo do espaço, sim, mas não me vejo em algo tão grande quanto a tua Passat, mesmo que coubesse na garagem. Por outro lado, é daquelas opções em que o facto de ser plug-in nem faz assim tanta diferença no espaço de mala.
Eu percebo a questão do tamanho. Na minha garagem já lá ficaram 4 carros e ficam muitas vezes 3, mas mesmo assim 3 já obriga a alguma logistica de pensar quem sai primeiro no dia seguinte. Mas eu tenho alternativa de estacionamento dentro do meu terreno pelo que quando tenho as 2 miúdas em casa, pelo menos um fica fora da garagem, se bem que debaixo de telha e, em principio, abrigado de algum temporal.

Quanto às opções que falas, 208 ou Corsa acho que vais notar uma diferença grande para o Mini.

Mas se queres mesmo trocar e ir para um elétrico, já analisaste os Renault's elétricos? Megane? Scénic? Penso que o tamanho não deve fugir muito ao Countryman e de certeza que o conforto será muito bom e claramente superior a qq Corsa ou 208.

onde é que se arranjam meganes e scenics elétricos com menos de 15 mil? arranjam-se meia dúzia de meganes a bater nos 20 mil e são a versão de 130cv... meganes com 60/70/80 mil kms estão sempre a cerca de 25 mil e scenics então nem vale a pena falar!

no teu lugar e se queres mesmo poupar, é comprar algo vendendo o mini, mas há que procurar bem.

Como está o valor em usado real do compramos o seu carro dessa Mini? :)

Ainda não vi, por preguiça, mas deve estar mais perto dos 10 do que dos 15k €.
Vi recentemente um Countryman praticamente igual (motor, configuração e quilometragem, só tinha uma cor menos “padrão”) numa Flexicar por 16k se não estou em erro.

A maior “limitação”, que nem é exactamente uma limitação, é o facto de ter caixa manual e eu estar a ficar cada vez mais adepto das caixas automáticas.
Por outro lado, agradeceria mais um pouco de espaço de mala, porque o interior até cumpre bastante bem para o tamanho compacto do carro.

Se fosse para trocar este Countryman, posso dar alguns exemplos de carros de que gosto, mas que não são necessariamente full hybrid:
Renault Symbioz/Mitsubishi Grandis (híbrido 1.8, não o anterior 1.6)
Mercedes GLB (geração anterior, e teria que ser o 200d de 7 lugares; 180d só mesmo num negócio muito bom, e teria que ver se cabe no lugar)
Countryman actual (diesel ou eléctrico)
Alternativas similares full hybrid?

Em carros (realmente) maiores, tenho nos favoritos do SV alguns (raros) 5008 da geração anterior com o 2.0 HDi (nada de 1.5) com caixa automática. O Kodiaq também poderia ser opção.

Última edição:
onde é que se arranjam meganes e scenics elétricos com menos de 15 mil? arranjam-se meia dúzia de meganes a bater nos 20 mil e são a versão de 130cv... meganes com 60/70/80 mil kms estão sempre a cerca de 25 mil e scenics então nem vale a pena falar!

no teu lugar e se queres mesmo poupar, é comprar algo vendendo o mini, mas há que procurar bem.

Em 15k € começam os Zoe a partir de 2021/22, sem quilometragens exageradas. As minhas contas, num eléctrico usado, passam muito pelo binómio quilometragem e garantia das baterias (8 anos). Comprei o Twingo com 4 anos, portanto ainda com metade dessa garantia da marca.

A questão aqui, e que nunca vi muito discutida neste Fórum, é a exequibilidade do renting para particulares. Ao pagar 7k € em 2 anos, não estaria no fundo a absorver o custo da desvalorização “natural” de um carro destes? Claro que para valores mais elevados a conta se começa a complicar…
Não vejo o renting como uma “dívida”, mas certamente que também não é um investimento. Vejo como uma alternativa de custo “conhecido” (ou chamem-lhe controlado), mas gostava de ter mais feedback de particulares.

Ainda não vi, por preguiça, mas deve estar mais perto dos 10 do que dos 15k €.
Vi recentemente um Countryman praticamente igual (motor, configuração e quilometragem, só tinha uma cor menos “padrão”) numa Flexicar por 16k se não estou em erro.

A maior “limitação”, que nem é exactamente uma limitação, é o facto de ter caixa manual e eu estar a ficar cada vez mais adepto das caixas automáticas.
Por outro lado, agradeceria mais um pouco de espaço de mala, porque o interior até cumpre bastante bem para o tamanho compacto do carro.

Se fosse para trocar este Countryman, posso dar alguns exemplos de carros de que gosto, mas que não são necessariamente full hybrid:
Renault Symbioz/Mitsubishi Grandis (híbrido 1.8, não o anterior 1.6)
Mercedes GLB (geração anterior, e teria que ser o 200d de 7 lugares; 180d só mesmo num negócio muito bom, e teria que ver se cabe no lugar)
Countryman actual (diesel ou eléctrico)
Alternativas similares full hybrid?

Em carros (realmente) maiores, tenho nos favoritos do SV alguns (raros) 5008 da geração anterior com o 2.0 HDi (nada de 1.5) com caixa automática. O Kodiaq também poderia ser opção.
aconselho te a veres num instante, leva 5min e recebes por mail, para teres noção do que te vão dar em stand por ela.

Os diesel estão com muito fraca procura…

De facto o meu comentário não atendeu ao limite de 15.000€, mas também não sei se esse valor é o montante de compra ou se é a diferença com retoma que o Scientist está disposto a pagar.

Continuar a fazer kms no mini
Esmifrar o investimento já feito.

Os meus carros de uso diário, e que alguns conhecem do meu DB, são o Mini Countryman Cooper D (que acaba de completar 120k kms, está novo)
A alternativa é trocar directamente o Mini por um full hybrid que permita menores consumos (e que já tenha, como habitual nesses carros, caixa automática).
Discutível, mas terias que avançar com algum capital de qualquer modo, a troca não seria automóvel por automóvel, e essa diferença significa muita quilometragem no diesel do Mini, aproveita ao máximo a vida útil do Mini.

Sei que disseste plugin não mas... porquê?

Digo isto pois amanhã estou a pensar ir tentar fazer test drive ao Changan Deepal s05 HYBRID plugin... anuncia por volta de 100km eléctrico, e está com m preço de ~32.000eur (não sei se ainda há disponível...)

Os Seat Leon / Golf / A3 tb têem os plugin com mais de 100km

Toyota também...

E ainda Passat...

E os outros chineses todos!

Uns colegas da minha esposa compraram um EBRO de 7lug e estão maravilhados (trocaram por uma Megane com 15 anos)

Tu até costumas ser algo racional, não percebo porque não consideras os plugin, ainda por cima já tens um eléctrico óptimo para as voltas pequenas!

Ha aqui algumas marcas como esse ebro, Changan, kgm, aion, etc, que daqui a poucos anos vão estar como algumas marcas antigas, a ssangyong, a Subaru, saab, depois a link & co., a aiways, etc, que vai ser bonito tentar vender aquilo e haver peças para eles.

Para não ser “injusto” nas citações, vou responder de forma transversal:

Isto é mesmo um “dilema”, porque eu não tenho orçamento definido nem sei mesmo a direcção a tomar.
Aquilo que sei é que poderia, pelo menos nas minhas deslocações diárias, circular com um carro eléctrico e, portanto, com custos bastante reduzidos. Para ter esses custos reduzidos, como dizem e bem, iria ter que gastar por outro lado e aí reside o cerne da questão.
Não me choca ficar com o Mini como “3º carro”, mesmo que isso não seja a solução mais óbvia. O carro está pago e não tem dado grande despesa; o valor de retoma também já não será grande coisa. Até poderia levar a trocar depois por algo realmente espaçoso, tipo uma Sharan, que nunca teria lugar na garagem.

Os 15k € de que falei poderiam ser um orçamento indicativo, mas, como também já foi referido, provavelmente não chegam para a troca do Mini por uma alternativa que nos agrade e que preencha o lugar de carro familiar, espaçoso e confortável.
O valor de retoma não deve ser muito superior a 10k € e não estou a ver o que compraria nesta altura com ~25k.
Se for olhar p.e. para a Renault, uma Scénic ou um Symbioz não custam isso; um Mégane não é suficiente.

Em relação ao plug-in, a minha “resistência” só está ligada à questão do espaço. Até há alguma oferta engraçada no mercado de usados, claramente carros ex-frota. Para o meu uso diário provavelmente iria andar em “misto”, nunca em 100% eléctrico num carro destes, mas isso nem seria exactamente um óbice.
Estas versões perdem tipicamente (muito) espaço de mala em relação aos “normais” (o actual X1 parece ser dos menos maus neste aspecto), o que levaria a precisar de um carro maior para compensar (tipo uma carrinha segmento D) e isso não me cabe na garagem, logo não teria como carregar.
A Scénic referida acima já caberia, ou o Countryman actual, mas atiram-se para valores não comportáveis de momento.

Relativamente ao 5008 atenção as caixas automáticas robotizadas. Absolutamente a evitar por todos os motivos ..

É pena. Gosto mesmo do modelo, e os 3 bancos individuais na fila do meio são um ponto muito positivo. Já só olho para os 2.0 e esses não aparece sem caixa automática, nem me interessariam… O modelo mais próximo, dos que me agradam, é o GLB, mais caro.

É pena. Gosto mesmo do modelo, e os 3 bancos individuais na fila do meio são um ponto muito positivo. Já só olho para os 2.0 e esses não aparece sem caixa automática, nem me interessariam… O modelo mais próximo, dos que me agradam, é o GLB, mais caro.
Estive a ver na IA e a partir de 2017 parece que já não há robotizadas. Algumas caixas mais recentes dos Peugeot até eram japonesas fabricadas por uma fabrica que pertence a Toyota. Essas não devem ser más. Mas antes de avançar o melhor é procurares informação a ver o que aparece.

Para não ser “injusto” nas citações, vou responder de forma transversal:

Isto é mesmo um “dilema”, porque eu não tenho orçamento definido nem sei mesmo a direcção a tomar.
Aquilo que sei é que poderia, pelo menos nas minhas deslocações diárias, circular com um carro eléctrico e, portanto, com custos bastante reduzidos. Para ter esses custos reduzidos, como dizem e bem, iria ter que gastar por outro lado e aí reside o cerne da questão.
Não me choca ficar com o Mini como “3º carro”, mesmo que isso não seja a solução mais óbvia. O carro está pago e não tem dado grande despesa; o valor de retoma também já não será grande coisa. Até poderia levar a trocar depois por algo realmente espaçoso, tipo uma Sharan, que nunca teria lugar na garagem.

Os 15k € de que falei poderiam ser um orçamento indicativo, mas, como também já foi referido, provavelmente não chegam para a troca do Mini por uma alternativa que nos agrade e que preencha o lugar de carro familiar, espaçoso e confortável.
O valor de retoma não deve ser muito superior a 10k € e não estou a ver o que compraria nesta altura com ~25k.
Se for olhar p.e. para a Renault, uma Scénic ou um Symbioz não custam isso; um Mégane não é suficiente.

Em relação ao plug-in, a minha “resistência” só está ligada à questão do espaço. Até há alguma oferta engraçada no mercado de usados, claramente carros ex-frota. Para o meu uso diário provavelmente iria andar em “misto”, nunca em 100% eléctrico num carro destes, mas isso nem seria exactamente um óbice.
Estas versões perdem tipicamente (muito) espaço de mala em relação aos “normais” (o actual X1 parece ser dos menos maus neste aspecto), o que levaria a precisar de um carro maior para compensar (tipo uma carrinha segmento D) e isso não me cabe na garagem, logo não teria como carregar.
A Scénic referida acima já caberia, ou o Countryman actual, mas atiram-se para valores não comportáveis de momento.
Eu ficava quieto mais uns tempos.

Se tens o Mini pago e vais fazer um crédito para comprar um elétrco, vais poupar em quê?

Mas se a ideia for mesmo comprar um eletrico (vendendo ou não o MINI), falaste em 25K... Vw ID.Polo?

Última edição:
Voltar
Superior