Após a vertigem digital, o bom senso: o regresso do botão físico ao automóvel

Look mais clean e estético.

Há quem goste. Há quem deteste

Depois há as vendas, que demonstram qual é a preferência global dos consumidores

As raras vezes que sou forçado a alterar algo obrigatoriamente no display, sinto falta dos botões físicos...mesmo após 2 anos ou mais, portanto não me parece que seja uma questão de adaptação.

É uma parvoíce ter que olhar para um ecrã para operar funções básicas. Quem disser o oposto está em negação, comem o que lhes metem à frente e no fim acenam que sim com a cabeça, o que já comprovámos ser normal por aqui :ROFLMAO:

A emergência é meramente para garantir que mesmo num embate fortíssimo que tenha o azar de algo danificar o ecrã continua a poder chamar emergência. Talvez até esse sistema esteja alimentado/gerido à parte, porque não sei até que ponto depende da parte de processamento do carro continuar a funcionar.

Aquilo que se fartam de gabar nos climatronics, de ter lá um ecrã enfiado em baixo com meia dúzia de botões, eu acho que qualquer ecrã faz o mesmo (bonecada para ver para onde o ar está a ser direcionado, regular força, …) só que teve de incluir ainda o aquecimento e ventilação dos bancos, entre outras coisas. E em vez de estar enfiado lá em baixo fica visualmente impecável em frente a nós. Não sei qual é o drama com botões se aquilo está mega prático.
Para além do mais os carros elétricos “vivem” de serviços conectados e é possível arrancar logo com a ventilação quando queremos ainda com o carro desligado, enquanto carrega a bateria, em campismo,… por aí fora, logo essas funções estão todas dentro do processador do carro e nunca falham!

A emergência é meramente para garantir que mesmo num embate fortíssimo que tenha o azar de algo danificar o ecrã continua a poder chamar emergência. Talvez até esse sistema esteja alimentado/gerido à parte, porque não sei até que ponto depende da parte de processamento do carro continuar a funcionar.

Aquilo que se fartam de gabar nos climatronics, de ter lá um ecrã enfiado em baixo com meia dúzia de botões, eu acho que qualquer ecrã faz o mesmo (bonecada para ver para onde o ar está a ser direcionado, regular força, …) só que teve de incluir ainda o aquecimento e ventilação dos bancos, entre outras coisas. E em vez de estar enfiado lá em baixo fica visualmente impecável em frente a nós. Não sei qual é o drama com botões se aquilo está mega prático.
Para além do mais os carros elétricos “vivem” de serviços conectados e é possível arrancar logo com a ventilação quando queremos ainda com o carro desligado, enquanto carrega a bateria, em campismo,… por aí fora, logo essas funções estão todas dentro do processador do carro e nunca falham!
Ter de olhar e tocar num ecrã para operar se o carro anda para trás ou para a frente é demencial, assim como usar um volante em forma de volante tipo f1 numa viatura de passageiros comum, assim como piscas em botões no volante... E tanto são, que o fabricante teve de 'regredir' para ir de encontro à preferência dos consumidores.

Essa garantia que referes da emergência é a mesma para qualquer outra função, ou seja, teres tudo centralizado num sistema pode levar a um apagão e ficas sem nada, o botão é sempre melhor e mais caro.
Um Input de um botão requer o proprio botão e respetiva cablagem, num ecran basta um fio para passarem todas as input/output, daí a diferença de custos, seja em material ou produção, por isto a vantagem é aenas para o produtor, o consumidor fica sempre mais mal servido, não estou a falar de gostos pessoais.
Megapratico é ir direto a um botão e carregares nele, isso é que é megapratico, o resto é redução de custos.

Meter mudanças num carro de passageiros em 2026 também é demencial e continuam a vender-se!

O ser humano é um animal de hábitos, portanto mais depressa comes aquilo que estás habituado a comer que aquilo que te dão a comer!

As raras vezes que sou forçado a alterar algo obrigatoriamente no display, sinto falta dos botões físicos...mesmo após 2 anos ou mais, portanto não me parece que seja uma questão de adaptação.

É uma parvoíce ter que olhar para um ecrã para operar funções básicas. Quem disser o oposto está em negação, comem o que lhes metem à frente e no fim acenam que sim com a cabeça, o que já comprovámos ser normal por aqui :ROFLMAO:
Depois de usar o ecrã de vários carros, incluindo o do ex30, percebo perfeitamente as tuas críticas.

Meter mudanças num carro de passageiros em 2026 também é demencial e continuam a vender-se!

O ser humano é um animal de hábitos, portanto mais depressa comes aquilo que estás habituado a comer que aquilo que te dão a comer!
O carro é que decide se tem de andar para a frente ou para trás? Nesse caso talvez seja melhor encostar o chaço e começar andar de autocarro...

Numa manobra apertada com 3 ou 4 mudanças de marcha, no meio do trânsito, vais ficar à espera que o carro decida? Ou andar a olhar para o ecrã a deslizar dedos a cada uma dessas mudanças? Não me parece prático, sinceramente.

O Classe C é o exemplo quase perfeito daquilo que gosto num interior e conseguia adotar os botões que referi acima sem qualquer problema.
Basicamente onde o C tem a barra de botões na base do ecrã, era colocar esses botoes com a possibilidade de escolher o que queríamos fazer com eles (exceto os 4 piscas que era “fixo”).
Basicamente era fazer o mesmo que os antigos botões 1 a 6 da BMW, mas adaptado aos tempos modernos (com símbolo que muda de acordo com a função que escolhemos).

O carro é que decide se tem de andar para a frente ou para trás? Nesse caso talvez seja melhor encostar o chaço e começar andar de autocarro...

Numa manobra apertada com 3 ou 4 mudanças de marcha, no meio do trânsito, vais ficar à espera que o carro decida? Ou andar a olhar para o ecrã a deslizar dedos a cada uma dessas mudanças? Não me parece prático, sinceramente.
Não é tão prático como a manete dos modelos mais antigos, é verdade, mas o que é certo é que andei à pendura num, e o carro decide de forma assertiva qual a direção que o carro tem que seguir, mesmo no estacionamento com muito frente-trás.
Acredito que haja situações em que o carro escolha mal, por isso é que prefiro, de longe, o camando antigo (tal como os piscas e ativação das escovas).

Edit: sabes que o carro mudou de “sentido” sem olhar para o ecrã, porque ele emite um som.

É mais barato, só essa vantagem. Por alguma coisa continuam a existir os botões de emergência físicos.
A vantagem é que podes ter os comandos que queres, onde queres (com limitações, claro).
Os comandos que a minha mulher usa não são iguais aos meus! O carro fica muito diferente de utilizar.

A vantagem é que podes ter os comandos que queres, onde queres (com limitações, claro).
Os comandos que a minha mulher usa não são iguais aos meus! O carro fica muito diferente de utilizar.
Podes achar isso uma vantagem, eu acho uma parvoice de todo o tamanho ter a climatização toda num ecran, por exemplo, ainda pior a orientação do fluxo, podes mudar a cor, a posição, colocar um smile,... não deixa de ser parvo, na minha opinião, ergonomicamente é uma cagada autêntica, um ecran colocado no centro do carro sem qualquer orientação não tem nada de ergonomico, mas claro que funciona... E claro que um gajo habitua-se.
Não digo que ter botão por si só é o topo, as marcas levaram decadas a colocá-los no sitio certo, orientados para o condutor, claro que existem marcas que têm isso em conta e outras que nem por isso, não é só por ter botões que já é melhor, também existem maus exemplos.

Eu gosto muito de me seguir pela aviação e pela ferrovia.

Posto isto, um cockpit ou cabine mudaram com as décadas? Sem dúvida, muito mais ecrãs. Mas só ao nível do essencial e para ser mais intuitivo e melhorar a segurança.

Tudo o resto, precisamente para ser intuitivo e seguro, continua em comandos físicos, alavancas, botões.

Ora claro que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, mas há alguns factores que se podem coincidir.

Há certas coisas que só experimentando.
Como nunca andei num tesla que creio que é isso que tu e o gt_racing estão a referir, não critico.
Somente do ponto de vista estético mas é o que já falámos , isso vai de cada um.

Porque tambem sou sincero, o Corsa da minha maria tem AC manual e para controlar aquilo tenho de olhar muito para baixo na consola, não o faço em qq altura precisamente por...segurança. Se um tablet fizer isso de forma mais intuitiva, optimo, e aqui o tema da segurança inverte-se hehehe.

Mas qq soluçao pode ser segura ou menos segura conforme a sua disposição.

Como tenho carros séc XXI já ando a ver clássicos máximo 1992 para voltar ao cabrurador, sem DA, etc, pa n ficar tão dependente da tecnologia.....ao domingo num passeio matinal , aliás isto faz-me lembrar o meu primeiro carro, que tá no teu avatar.

Se todos pensassem como os mais cépticos esta mensagem tinha sido escrita com 3x mais marteladas de dedos nos botões analógicos de um telemóvel, tinha feito um cagaçal enorme de cliques cá em casa, e demorava 3x o tempo a fazer scroll up para ver o que escrevi… :)

Mas uma coisa é certa, com o ecrã bloqueado aquilo não era preciso abrir o ícone de atalho para a app telefone. Carregavam numa tecla de número e ele escrevia o número! Ai isso era certinho… 2segundos e tau estava a ligar para o número que queria!!!

Passados estes anos todos, ainda há um ou outro que não abdica dos botões… a maior parte ainda não comunica gratuitamente e facilmente por whatsapp, com envio de imagens e vídeos de forma fácil. Pois é essa malta para enviar alguma coisa ficam logo a bater mal. Já nem falo de grupos e afins…
Nem em sonhos devem ligar luzes e abrir portões pelo telemóvel, controlar consumos e geração de eletricidade pfff nem sabem o que é eletricidade…

Há… mas as teclas isto e aquilo, pois sim o que faz a malta com telemóveis recentes? Discute??? Claro que não acena e passa à frente… já sabemos que se não mudaram até agora foi porque estão tão agarrados à ideia que simplesmente não vai ser com uma conversa que vão aceitar…

É precisamente o que se passa nos carros, já todos percebemos que se vive perfeitamente sem botões, os pseudo problemas são apenas para pessoas que não estão preparados ainda para os deixar.

Ninguém quer meter ecrãs nos carros velhos, só que nos deixem não ter botões nos novos…

Última edição:
É como no computador, preferes escrever no teclado ou no touch?
E não são pseudo problemas, são preferências de cada um, o problema é a malta não saber distinguir uma preferência de uma obrigatoriedade... Eu num carro prefiro um botão, um manometro, uma alavanca,... prefiro um carro com comandos direcionados para o condutor, muita informação disponivel do que está a acontecer no motor, nas rodas, na bateria,.... Preferia ter essa info toda a ter um carro a mostrar a via e os obstaculos na TV no meio da sala, é apenas uma preferência.

Última edição:
Voltar
Superior