Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Ter de olhar e tocar num ecrã para operar se o carro anda para trás ou para a frente é demencial, assim como usar um volante em forma de volante tipo f1 numa viatura de passageiros comum, assim como piscas em botões no volante... E tanto são, que o fabricante teve de 'regredir' para ir de encontro à preferência dos consumidores.A emergência é meramente para garantir que mesmo num embate fortíssimo que tenha o azar de algo danificar o ecrã continua a poder chamar emergência. Talvez até esse sistema esteja alimentado/gerido à parte, porque não sei até que ponto depende da parte de processamento do carro continuar a funcionar.
Aquilo que se fartam de gabar nos climatronics, de ter lá um ecrã enfiado em baixo com meia dúzia de botões, eu acho que qualquer ecrã faz o mesmo (bonecada para ver para onde o ar está a ser direcionado, regular força, …) só que teve de incluir ainda o aquecimento e ventilação dos bancos, entre outras coisas. E em vez de estar enfiado lá em baixo fica visualmente impecável em frente a nós. Não sei qual é o drama com botões se aquilo está mega prático.
Para além do mais os carros elétricos “vivem” de serviços conectados e é possível arrancar logo com a ventilação quando queremos ainda com o carro desligado, enquanto carrega a bateria, em campismo,… por aí fora, logo essas funções estão todas dentro do processador do carro e nunca falham!
Essa garantia que referes da emergência é a mesma para qualquer outra função, ou seja, teres tudo centralizado num sistema pode levar a um apagão e ficas sem nada, o botão é sempre melhor e mais caro.A emergência é meramente para garantir que mesmo num embate fortíssimo que tenha o azar de algo danificar o ecrã continua a poder chamar emergência. Talvez até esse sistema esteja alimentado/gerido à parte, porque não sei até que ponto depende da parte de processamento do carro continuar a funcionar.
Aquilo que se fartam de gabar nos climatronics, de ter lá um ecrã enfiado em baixo com meia dúzia de botões, eu acho que qualquer ecrã faz o mesmo (bonecada para ver para onde o ar está a ser direcionado, regular força, …) só que teve de incluir ainda o aquecimento e ventilação dos bancos, entre outras coisas. E em vez de estar enfiado lá em baixo fica visualmente impecável em frente a nós. Não sei qual é o drama com botões se aquilo está mega prático.
Para além do mais os carros elétricos “vivem” de serviços conectados e é possível arrancar logo com a ventilação quando queremos ainda com o carro desligado, enquanto carrega a bateria, em campismo,… por aí fora, logo essas funções estão todas dentro do processador do carro e nunca falham!
Depois de usar o ecrã de vários carros, incluindo o do ex30, percebo perfeitamente as tuas críticas.As raras vezes que sou forçado a alterar algo obrigatoriamente no display, sinto falta dos botões físicos...mesmo após 2 anos ou mais, portanto não me parece que seja uma questão de adaptação.
É uma parvoíce ter que olhar para um ecrã para operar funções básicas. Quem disser o oposto está em negação, comem o que lhes metem à frente e no fim acenam que sim com a cabeça, o que já comprovámos ser normal por aqui![]()
O carro é que decide se tem de andar para a frente ou para trás? Nesse caso talvez seja melhor encostar o chaço e começar andar de autocarro...Meter mudanças num carro de passageiros em 2026 também é demencial e continuam a vender-se!
O ser humano é um animal de hábitos, portanto mais depressa comes aquilo que estás habituado a comer que aquilo que te dão a comer!
Não é tão prático como a manete dos modelos mais antigos, é verdade, mas o que é certo é que andei à pendura num, e o carro decide de forma assertiva qual a direção que o carro tem que seguir, mesmo no estacionamento com muito frente-trás.O carro é que decide se tem de andar para a frente ou para trás? Nesse caso talvez seja melhor encostar o chaço e começar andar de autocarro...
Numa manobra apertada com 3 ou 4 mudanças de marcha, no meio do trânsito, vais ficar à espera que o carro decida? Ou andar a olhar para o ecrã a deslizar dedos a cada uma dessas mudanças? Não me parece prático, sinceramente.
A vantagem é que podes ter os comandos que queres, onde queres (com limitações, claro).É mais barato, só essa vantagem. Por alguma coisa continuam a existir os botões de emergência físicos.
Podes achar isso uma vantagem, eu acho uma parvoice de todo o tamanho ter a climatização toda num ecran, por exemplo, ainda pior a orientação do fluxo, podes mudar a cor, a posição, colocar um smile,... não deixa de ser parvo, na minha opinião, ergonomicamente é uma cagada autêntica, um ecran colocado no centro do carro sem qualquer orientação não tem nada de ergonomico, mas claro que funciona... E claro que um gajo habitua-se.A vantagem é que podes ter os comandos que queres, onde queres (com limitações, claro).
Os comandos que a minha mulher usa não são iguais aos meus! O carro fica muito diferente de utilizar.
Sim mas mal será se cada um se guiar pelas vendas....cada pessoa tem o seu gosto.Look mais clean e estético.
Há quem goste. Há quem deteste
Depois há as vendas, que demonstram qual é a preferência global dos consumidores
Há certas coisas que só experimentando.A vantagem é que podes ter os comandos que queres, onde queres (com limitações, claro).
Os comandos que a minha mulher usa não são iguais aos meus! O carro fica muito diferente de utilizar.
Há quem goste. Há quem deteste
Depois há as vendas, que demonstram qual é a preferência global dos consumidores
Errado! Os consumidores comem a palha que lhes dão a comer!