Após a vertigem digital, o bom senso: o regresso do botão físico ao automóvel

Com nevoeiro tens que ligar as luzes de nevoeiro que ligam automaticamente os faróis de estrada. Com fumo intenso, o carro liga as luzes automaticamente.
Depende muito da marca do carro. Há carros que com fumo intenso também não ligam.

E há uma variável ainda mais importante: chuva. Há N marcas, inclusive Tesla, que não ligam as luzes quando está a chover. Para mim, é a pior das falhas. E pegando na questão da preguiça, é muito “engraçado “ ver o pessoal em AE, durante chuvas a sério, de 4 piscas ligados mas somente com as diurnas acesas porque “está em automático”.

Se souberes minimamente o trajecto a fazer, conhecer os sítios dos radares,… talvez te safes minimamente numa grande cidade, ainda assim, se meterem lá uma placa de 30 e um carro da polícia escondido atrás de uma coisa qualquer com o radar apontado é quase certinho que metade ficam na fotografia!
Se somarmos as distrações naturais que é andarmos ao telefone e por consequência com a concentração dividida, a coisa piora.

As grandes cidades requerem uma atenção que já não é nada fácil de conjugar.
Quando meterem as câmaras de vigilância das vias a mandarem multas para casa, conduzir em espaços abertos começa a ganhar a mesma preocupação… a pouco e pouco conduzir perde o lado prazeroso.
Talvez isso seja válido para quem vive no meio rural e vai à cidade. Quem vive na cidade, mal sente isso.

A discussão dos limites de velocidade faz sentido na teoria, mas ignora quem realmente sabe avaliar a saturação do tráfego e o impacto real dessas medidas no dia a dia. A instalação de radares de velocidade excessivamente baixa é prova disso: geram mais trânsito porque reduzem a velocidade e o tempo de escoamento das vias. Não é por acaso que a Segunda Circular está um caos a qualquer hora.

O excesso de velocidade mata, mas circular demasiado devagar também causa acidentes e paralisa a cidade. Se nos preocupássemos menos com a mania das automações e mais em melhorar a formação nas escolas de condução, em reforçar a fiscalização e em multar quem circula de luzes apagadas quando são precisas, estávamos muito melhor

Afinal são duas rodinhas

Rodinhas e mais rodinhas

Agora já se percebe o full Led!

Não há por aí ninguém que tenha tido uma carrinha desta geração, que nos possa ajudar a esclarecer este extra?
Durante o ano de 2018, a BMW procedeu à alteração e muitos modelos passaram a ter ajuste manual dos faróis led, embora se tratasse da mesma geração e do mesmo tipo de iluminação. A título de exemplo, o meu F20 de 2019 tem regulação manual da altura dos faróis Led. O antigo do @AstonM, exatamente igual mas de 2017, não tinha. Era automático. O mesmo se passou nos F30/F31 e nos Mini. Só os modelos equipados com faróis adaptativos é que obrigatoriamente têm de usar nivelador de altura automático.

No fundo, isto é uma medida de cortes de custo que os fabricantes conseguiram aplicar. Não devia ser assim, mas é.

No CX-30 a altura dos faróis era automática e em certas situações estavam mais baixos do que gostaria mas não havia regulação manual.
O Mini Cooper SE tinha nivelamento automático mas dava para ajustar manualmente a gosto. Nunca tive necessidade de ajustar.
O Aceman SE também é automático e se der para ajustar será num sub sub menu qualquer...
Se tem roda de ajuste manual, não é automático. Deve estar a confundir com o “varrimento” de luzes que os BMW/Mini fazem independentemente de ser Led ou Halogéneo e de ter ou não ajuste automático dos faróis.

Talvez isso seja válido para quem vive no meio rural e vai à cidade. Quem vive na cidade, mal sente isso.

A discussão dos limites de velocidade faz sentido na teoria, mas ignora quem realmente sabe avaliar a saturação do tráfego e o impacto real dessas medidas no dia a dia. A instalação de radares de velocidade excessivamente baixa é prova disso: geram mais trânsito porque reduzem a velocidade e o tempo de escoamento das vias. Não é por acaso que a Segunda Circular está um caos a qualquer hora.

O excesso de velocidade mata, mas circular demasiado devagar também causa acidentes e paralisa a cidade. Se nos preocupássemos menos com a mania das automações e mais em melhorar a formação nas escolas de condução, em reforçar a fiscalização e em multar quem circula de luzes apagadas quando são precisas, estávamos muito melhor
Exacto.
Claro que a segurança e automatismos tornam a condução muito mais confortável e mais segura inclusive pela redundância.

Mas infelizmente atrai cada vez mais gente que, noutra era dos carros, não iriam conduzir.

Eu já nem falo de carros a carburador ou sem DA.

Falmo mesmo de gente que acha que sabe conduzir por causa dos alarmes, sensores, estacionamento automatico etc etc e depois resulta naquilo que dizes: malta que não sabe avaliar o que está a fazer, não sabe adequar a sua condução às condições da via, etc.

Por isso vês tantos e tantos carros modernos em que lá vai a malta a 70 no meio, chuva, diurnas apenas, lentidão a passar de faixas, lentidão nas reacções, etc.
Por muita tecnologia que exista, as pessoas têm de....conduzir...mexer-se...minimamente !!

O que falas de andar demasiado devagar coincide bem com o meu paragrafo anterior e Lx é um terrível exemplo disso.

eu também já fui assim, tinha as minhas convicções e achava que o problema era as pessoas não roçarem todas a perfeição. Depois começamos a pedir só que sejam normais, e quando vês que nada funciona na mesma e apercebes-te que isso era quando éramos 10M, agora somos 11 mais os ilegais, mais os turistas, mais os imigrantes e tudo na mesma segunda circular que já existia antes!
Será que é os radares a trancarem o fluxo do trânsito ou de facto há uma carga muito superior??? :)

As luzes, provavelmente será mais uma das coisas que será controlada pelas câmeras de vídeo vigilância com multas automáticas, escusas de te preocupar muito com isso, se sair do bolso da malta a consciencialização é rapidíssima!!!

Atualmente os carros sem luzes automáticas até são mais perigosos que os que tem automáticas e em certas situações não tomam a decisão mais própria para as condições. Problemáticos a sério é os que de noite serrada vão com faróis diurnos e como o carro vai com o quadrante com a luz ligada não se apercebem de nada e levam a traseira completamente às escuras!

O mundo tem a evolução que tem de ter…

Última edição:
Podes achar isso uma vantagem, eu acho uma parvoice de todo o tamanho ter a climatização toda num ecran, por exemplo, ainda pior a orientação do fluxo, podes mudar a cor, a posição, colocar um smile,... não deixa de ser parvo, na minha opinião, ergonomicamente é uma cagada autêntica, um ecran colocado no centro do carro sem qualquer orientação não tem nada de ergonomico, mas claro que funciona... E claro que um gajo habitua-se.
Não digo que ter botão por si só é o topo, as marcas levaram decadas a colocá-los no sitio certo, orientados para o condutor, claro que existem marcas que têm isso em conta e outras que nem por isso, não é só por ter botões que já é melhor, também existem maus exemplos.
As marcas estão a adotar todas o mesmo e as pessoas compram, por isso acho que alguma coisa de bom deve ter e não deve ser só por questões de dinheiro (o ecrã gigante da Mercedes não deve ser mais barato do que ter botões!

A Bmw com o série 3 e 4 fizeram uma revolução no interior que parece que o carro ficou mais moderno uns 20 anos!
Prefiro 1000x os novos interiores que os antigos em termos estéticos.
Não acredito que quando saiu o facelift com o novo interior, altura que também se vendia o modelo anterior, que as pessoas preferissem o modelo antigo só por ter mais botões!
Passou dum interior que nasceu datado(parecia o facelift da versão que estava a substituir) para um interior moderno e bonito.
Nem o ecrã digital conseguia tornar aquele interior moderno.
Por isso quando dizem que as pessoas comem a palha que lhes dão, talvez seja verdade para uma minoria, mas a maioria gosta destes novos interiores.

Exemplo do aglomerado Vs madeira.
Analogia sem sentido nenhum!
Exacto.
Claro que a segurança e automatismos tornam a condução muito mais confortável e mais segura inclusive pela redundância.

Mas infelizmente atrai cada vez mais gente que, noutra era dos carros, não iriam conduzir.

Eu já nem falo de carros a carburador ou sem DA.

Falmo mesmo de gente que acha que sabe conduzir por causa dos alarmes, sensores, estacionamento automatico etc etc e depois resulta naquilo que dizes: malta que não sabe avaliar o que está a fazer, não sabe adequar a sua condução às condições da via, etc.

Por isso vês tantos e tantos carros modernos em que lá vai a malta a 70 no meio, chuva, diurnas apenas, lentidão a passar de faixas, lentidão nas reacções, etc.
Por muita tecnologia que exista, as pessoas têm de....conduzir...mexer-se...minimamente !!

O que falas de andar demasiado devagar coincide bem com o meu paragrafo anterior e Lx é um terrível exemplo disso.
O pessoal dos chassos velhos também conduzem mal, por isso não acho que a tecnologia faça com que as pessoas conduzam pior.
E esses também andam sem luzes ligadas à chuva e às vezes à noite.

Depende muito da marca do carro. Há carros que com fumo intenso também não ligam.

E há uma variável ainda mais importante: chuva. Há N marcas, inclusive Tesla, que não ligam as luzes quando está a chover. Para mim, é a pior das falhas. E pegando na questão da preguiça, é muito “engraçado “ ver o pessoal em AE, durante chuvas a sério, de 4 piscas ligados mas somente com as diurnas acesas porque “está em automático”.
Não ligar os faróis quando liga as escovas e de facto mau, ainda por cima é extremamente simples de aplicar. Até carros sem sensor de chuva (mas com sensor de luz) fazem isso.
Outra coisa que a maioria faz é ter sempre as escovas em auto, depois temos vidros riscados porque as escovas trabalham mesmo sem água. O sistema dos PSA (pelo menos os de 2008) era muito melhor. Tinhas que ativar o modo auto sempre que ligavas o carro.

Analogia sem sentido nenhum!
É normal, porque quase que parece que estás numa cruzada.

Há cada vez menos, por isso sim, o marketing e a indústria orientam habilmente os consumidores para onde mais lhes convém.

Exemplo:

Muita gente diz que móveis em madeira são antigos e feios e os móveis de design ikea é que são bonitos.

O marketing cria muitas necessidades. Antigamente tinhamos aqui o Rasec para dar umas luzes mais bem fundamentadas.

As marcas estão a adotar todas o mesmo e as pessoas compram, por isso acho que alguma coisa de bom deve ter e não deve ser só por questões de dinheiro (o ecrã gigante da Mercedes não deve ser mais barato do que ter botões!
Não é porque as marcas o possam adotar que eu vou mudar de opinião, ou que as coisas se tornem mais ergonómicas, como já disse antes, as marcas adotam isso porque é mais barato, seja a Tesla, a Mercedes, a BMW,....

A Bmw com o série 3 e 4 fizeram uma revolução no interior que parece que o carro ficou mais moderno uns 20 anos!
Prefiro 1000x os novos interiores que os antigos em termos estéticos.
Não acredito que quando saiu o facelift com o novo interior, altura que também se vendia o modelo anterior, que as pessoas preferissem o modelo antigo só por ter mais botões!
Passou dum interior que nasceu datado(parecia o facelift da versão que estava a substituir) para um interior moderno e bonito.
Nem o ecrã digital conseguia tornar aquele interior moderno.
Por isso quando dizem que as pessoas comem a palha que lhes dão, talvez seja verdade para uma minoria, mas a maioria gosta destes novos interiores.
Não sei, tens alguma coisa que meça isso?

Eu prefiro um interior com botões virado para o condutor do que aquele ecran ali colocado às 3 pancadas, sim, não é só o Tesla, ao menos a Mercedes ainda fez alguma integração dos ecrans, mas mesmo assim, prefiro os botões e mostradores embutidos do que estes ecrans, mas falamos de ergonomia ou de preferências? Sabes que temos que separar as duas coisas, certo?

E sim, também acho que os automatismos levam a que cada vez mais as pessoas conduzam muito pior.

eu também já fui assim, tinha as minhas convicções e achava que o problema era as pessoas não roçarem todas a perfeição. Depois começamos a pedir só que sejam normais, e quando vês que nada funciona na mesma e apercebes-te que isso era quando éramos 10M, agora somos 11 mais os ilegais, mais os turistas, mais os imigrantes e tudo na mesma segunda circular que já existia antes!
Será que é os radares a trancarem o fluxo do trânsito ou de facto há uma carga muito superior??? :)

As luzes, provavelmente será mais uma das coisas que será controlada pelas câmeras de vídeo vigilância com multas automáticas, escusas de te preocupar muito com isso, se sair do bolso da malta a consciencialização é rapidíssima!!!

Atualmente os carros sem luzes automáticas até são mais perigosos que os que tem automáticas e em certas situações não tomam a decisão mais própria para as condições. Problemáticos a sério é os que de noite serrada vão com faróis diurnos e como o carro vai com o quadrante com a luz ligada não se apercebem de nada e levam a traseira completamente às escuras!

O mundo tem a evolução que tem de ter…
Os factores que falas são sem dúvida muito válidos e com certeza têm um peso considerável, talvez até o principal, não digo que não.

Mas não podemos negar que cada vez há mais gente atadinha, e só não nota isso quem não anda na estrada e o exemplo da AML não é á toa, anda tudo muito lerdinho....

respondendo também ao @rcontra óbvio que quem conduz mal um tesla também conduz mal um fiat uno, apenas referi que os carros quanto mais modernos, mais gente atraem, sem que tenham a destreza básica.

Os factores que falas são sem dúvida muito válidos e com certeza têm um peso considerável, talvez até o principal, não digo que não.

Mas não podemos negar que cada vez há mais gente atadinha, e só não nota isso quem não anda na estrada e o exemplo da AML não é á toa, anda tudo muito lerdinho....

respondendo também ao @rcontra óbvio que quem conduz mal um tesla também conduz mal um fiat uno, apenas referi que os carros quanto mais modernos, mais gente atraem, sem que tenham a destreza básica.
E com o que se vai lendo por este fórum, cada vez irá haver mais atadinhos que esperam que o carro faça tudo e eles só se sentam no banco e adormecem.

E com o que se vai lendo por este fórum, cada vez irá haver mais atadinhos que esperam que o carro faça tudo e eles só se sentam no banco e adormecem.
Epah eu até me " arrepio" de quando vejo gente dizer que nem sequer quer mexer no botão de ligar os faróis no lusco fusco ou ai korror travçao de mão manual.

Eu tambem gosto de algumas mordomias mas honestamente acho que há gente que só fica feliz quando for tudo autónomo.

É normal, porque quase que parece que estás numa cruzada.

Exemplo:

Muita gente diz que móveis em madeira são antigos e feios e os móveis de design ikea é que são bonitos.

O marketing cria muitas necessidades. Antigamente tinhamos aqui o Rasec para dar umas luzes mais bem fundamentadas.
Sabes que podes ter um móvel de madeira exatamente ou muito parecido a um de aglomerado, certo?
As formas mais clássicas também podem ser feitas com aglomerado!
Por isso sim, a tua analogia faz zero sentido, porque o que vai ditar a escolha das pessoas não é o aspeto ou a função, mas sim o preço (que é muito mais baixo com aglomerado.

Voltar
Superior