"as não qualificações"
Tens noção que a maioria dos imigrantes na Suíça não tem qualificações e faz trabalhos que os Suíços não querem?
Que comportamentos? Sinceramente, quem causa mais problemas em Portugal são os ciganos e as segundas gerações de imigrantes africanos que crescem em ghettos. Os imigrantes no geral vêm para trabalhar e o país precisa deles. A Suíça em geral é mais exigente sim, e em Portugal deveria haver mais e melhor controlo mas cerca de 90% ou mais dos imigrantes em Portugal trabalha e é uma mais valia para o país.
Em geral os emigrantes fazem as qualificações ou equivalentes depois,até para simples concierge num centro comercial acaba por fazer uma formação ou equiavalente.
Tanto tens por exemplo suiças a fazer limpezas como portuguesas ou de outra nacionalidade qualquer.
Um trolha ou qualquer outra profissão sem equivalente profissional diplomado que venha de qualquer sítio acaba por fazer o artigo 32 aqui na Suiça.
Aqui todas as profissões passam por formações profissionais,aprende-se uma profissão uma arte,mais de 60% da população não tem formação superior académica.
A triagem começa no ciclo,és bom aluno passas a nivel um que te possibilita a passagem para o liceu e posteriormente para o ensino superior.
Nível dois depois do ciclo começam uma formação profissional de 3-5 anos dependendo da área.
O meu antigo diretor começou como empregado de comércio,entretanto aos 34 anos lembrou-se e fez um brevet fédéral e uma maîtrise fédérale espaçadas de 6 anos entre cada uma,acabou como diretor geral de uma das maiores empresas suiças e europeias,isto sem ter tirado um curso superior
Um simples CFC abre a porta a tudo,começas por fazer por exemplo cozinheiro,mais tarde queres ir para a faculdade ou ir para outra área qualquer,não há problema nenhum.
Eu por exemplo de base sou mecânico de pesados e acabei por me formar em engenharia mecânica.
Formação profissional em Portugal e faculdade na EPFL em Lausanne.