Após a vertigem digital, o bom senso: o regresso do botão físico ao automóvel

Funcionam bem, é fixe para mostrar aos amigos mas é ridículo depender do ecrã para fazer isso.
O design do interior do model 3 leva a isso, mas noutros carros com grelhas normais nem pensar nisso!
Vocês alimentam com pequenas coisas que não vos dá muito jeito e eles depois pegam nisso e fazem 500 drones para invadir o espaço aéreo… disseste que não gostavas pronto agora é tudo mau… e a parte boa?

O caso das grelhas automáticas está muito bem pensado, não para pequenos ajustes diretos mas para conforto… são coisas que raramente mexemos mas se partilhares o carro é brutal, chegares metes o teu perfil e está tudo direitinho como deixaste!
Praticamente a única coisa que muda e que também podia ser elétrico é o espelho retrovisor do pára-brisas, de resto o carro mete te tudo o que está no teu perfil. Acredito que seja principalmente por isso que tem grelhas elétricas. E claro pelo visual, ao menos assim não tens grelhas a vista que é só antiestético!

Ar condicionado com funcionamento automático, sensores de temperatura e luz não chegam para distribuir o ar?

A Mercedes-Benz teve isso no W140, há 36 anos. Deixou-se disso porque a malta rebentava com o espelho ao tentar regulá-lo à mão.
Se tiver a parte de fora fixa e regular só o espelho interno como os espelhos retrovisores laterais julgo que estava menos sujeito a tanta força.

Mas pronto era mais uma coisa para o pessoal dizer que tinha de ir aos menus e as rodinhas do volante 🤪

Uma coisa é ter sistemas redundantes, outra completamente diferente é teres apenas um sistema, consegues ver a diferença de abordagem?

Vocês alimentam com pequenas coisas que não vos dá muito jeito e eles depois pegam nisso e fazem 500 drones para invadir o espaço aéreo… disseste que não gostavas pronto agora é tudo mau… e a parte boa?

O caso das grelhas automáticas está muito bem pensado, não para pequenos ajustes diretos mas para conforto… são coisas que raramente mexemos mas se partilhares o carro é brutal, chegares metes o teu perfil e está tudo direitinho como deixaste!
Praticamente a única coisa que muda e que também podia ser elétrico é o espelho retrovisor do pára-brisas, de resto o carro mete te tudo o que está no teu perfil. Acredito que seja principalmente por isso que tem grelhas elétricas. E claro pelo visual, ao menos assim não tens grelhas a vista que é só antiestético!
Por acaso, é das coisas que estou sempre a mexer, ora direciono para as mãos, para o peito, para a cara, para cima caso não queira levar com o ar diretamente, não acho nada brutal teres posicionamento auto das grelhas se andares sempre a mexer nelas.

Ar condicionado com funcionamento automático, sensores de temperatura e luz não chegam para distribuir o ar?
Os AC normais não direcionam o ar nas grelhas, isso tens que fazer manualmente quase em todos os carros.
Lá está, é moderno e até tem algumas vantagens, mas vivia muito bem sem isso.

Não é opinião IA, é a minha, coisa que nunca conseguis-te ler neste forum, opiniões diferentes da tua, a IA é só mais uma que vai ao encontro da minha, falo de ergonomia.
Tu afirmaste que o ecrã do i4 estava mais perto que o do model 3 e isso não é verdade.
Para mim é muito mais confortável aceder aos comandos mais utilizados com o braço apoiado no apoio de braços do que ter que esticar o braço para fazer qualquer coisa no ecrã.
Mas pronto, a IA é que tem razão. A mesma IA que me respondeu que o I4 tinha comandos físicos para controlar o AC!

• Ventilação: no i4, tens comandos físicos para temperatura e climatização, que consegues operar com pouca atenção visual. No Model 3, muitas funções da climatização ficam no ecrã.
Mas pronto, o ecrã do i4 é ligeiramente orientado para o condutor e isso torna logo tudo mais ergonómico!

Já que falamos da ergonomia da BMW e da importância de ter um botão de AC Max que é de extrema importância para a segurança da condução, qual a razão para a BMW o ter colocado no lado mais afastado do condutor, e ter o controlo do volume e botões para mudar de música mais próximo do condutor?
Eu já perguntei mas ainda ninguém me respondeu qual a utilidade destes botões para o condutor, quando este tem os mesmos comandos no volante, que é onde se deve ter as mãos?

Tento sempre evitar grandes correntes de ar, prefiro pre condicionamento e jogar com o slide da temperatura para fazer incrementos/decrementos de meio grau…. Como ele no slide tem atenção à sensação de calor/frio é fácil jogar com isso e andar sempre com uma saída de ar pouco influente, isso para mim funciona melhor, tenho amigos que preferem meter 17 graus quando tem o carro a 25 e depois jogam com a velocidade do ar… não digo que seja melhor ou pior mas habituei me assim e não faço qualquer regulação das saídas de ar porque estão numa posição mais difusa.
Tu afirmaste que o ecrã do i4 estava mais perto que o do model 3 e isso não é verdade.
Para mim é muito mais confortável aceder aos comandos mais utilizados com o braço apoiado no apoio de braços do que ter que esticar o braço para fazer qualquer coisa no ecrã.
Mas pronto, a IA é que tem razão. A mesma IA que me respondeu que o I4 tinha comandos físicos para controlar o AC!

• Ventilação: no i4, tens comandos físicos para temperatura e climatização, que consegues operar com pouca atenção visual. No Model 3, muitas funções da climatização ficam no ecrã.
Mas pronto, o ecrã do i4 é ligeiramente orientado para o condutor e isso torna logo tudo mais ergonómico!

Para mim isto é super importante!
Há carros que tens de estar a mexer no monitor não só com o braço pendurado no ar como ainda tens de desencostar ligeiramente as costas do banco, no Tesla praticamente só tens de levantar o braço para ir ao canto superior direito. Poderia ser ligeiramente mais chegado ainda mas sem dúvida que mesmo assim ainda é muito bom de usar.

Já que falamos da ergonomia da BMW e da importância de ter um botão de AC Max que é de extrema importância para a segurança da condução, qual a razão para a BMW o ter colocado no lado mais afastado do condutor, e ter o controlo do volume e botões para mudar de música mais próximo do condutor?
Eu já perguntei mas ainda ninguém me respondeu qual a utilidade destes botões para o condutor, quando este tem os mesmos comandos no volante, que é onde se deve ter as mãos?

Não é por estar mais afastado ou perto que define a sua importância, desde que esteja acessível em caso de necessidade e de forma imediata é o que interessa. Senão ter um botão das luzes de emergência no teto com pior acessibilidade que os comandos do AC seria o quê?
Quanto aos comandos no volante, a roda do volume na consola, além de permitir controlar o volume de forma muito mais rápida, tem mais funções que simplesmente um + ou -.
As setas na consola permitem skip/back/fw/backward na faixa, as do volante segundo me lembro acho que não, só skip/back. Obviamente que são 2 botões que a bmw acha ergonómico ter ali, não é propriamente por questões de segurança.

Voltar
Superior