Reforma da justiça

Superfast

New member
Reforma da justiça

Alberto Costa defende alargamento das condições de acesso à magistratura

O ministro da Justiça defendeu esta segunda-feira um alargamento das condições de acesso à magistratura. Alberto Costa considera que os magistrados não devem vir apenas dos cursos de Direito, mas também de outras áreas de formação.

O ministro participou num seminário em Lisboa que encetou um debate que o governo quer ver concluído até ao final deste ano.

À semelhança do que acontece noutros países da Europa, Alberto Costa defende que profissionais de diferentes àreas possam vir a ter acesso à magistratura. Por exemplo, economistas ou sociólogos poderão receber formação adequada, tornando-se depois juízes ou magistrados do Ministério Público.

A ideia avançada pelo governo pretende dar início à discussão pública sobre a reforma do acesso à magistratura.

A própria directora do Centro de Estudos Judiciários defende que, perante a conflituosidade social, a formação dos magistrados deve ser mais abrangente.

O Governo acredita que até ao final do ano terá pronta uma proposta legislativa.

citação:Originalmente colocada por raioxpantera

mais um desviar de atenções....

quando aparece mais uma nódoa lá vêm noticias de mais um reforma, no campo oposto da nódoa [:o)]

O problema de fundo é a formação dos juizes ser muito desfazada da realidade, o que por vezes até chega a provocar ligeiros "atritos" com a policia.

É uma boa medida mas só se for acamponhada de outras, por si só não serve de muito.

Acho q não faz sentido quase nenhum. A não ser que esse magistrados só trabalhem em casos próximos da área deles, e mesmo assim isso seria difícil de controlar...

E depois os exames de admissão são de direito não sei onde é que um psicologo aprende direito mas tudo bem, pode estudar em casa...

Isso é o que vem sendo prática desde há muitos anos em muitos países mais avançados do que nós e, mais recentemente, nos meios judiciários essa pergunta (porque não?) tem sido amiudes vezes formulada!

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

Se isto é verdade, tiro desde já o meu chapeu e [^][^][^][^]

será a 1º medida com pés e cabeça deste governo!

:D és economista ou sociologo?

Já não tenho idade para uma mudança tão brutal na carreira, de qq forma não sou economista nem sociologo...E nunca seria juiz pois considero a função desprezivel e execrável.

Fico feliz porque é um ataque aos estudantes de direito.

mais um desviar de atenções....

quando aparece mais uma nódoa lá vêm noticias de mais um reforma, no campo oposto da nódoa [:o)]
É habitual este tipo de atitude.

Mas se tomarem essa medida pq não serem objectos de mudança e acabarem com essa desnecessaria formação em direito, dando ao cidadão comum o acesso a magistratura para um verdadeiro democratico e justo exercicio da justiça?

citação:Originalmente colocada por Nthor

Mas se tomarem essa medida pq não serem objectos de mudança e acabarem com essa desnecessaria formação em direito</u>, dando ao cidadão comum o acesso a magistratura para um verdadeiro democratico e justo exercicio da justiça?

Poder Popular...

Justiça Popular...

e depois casam com a Princesa e vivem felizes para sempre. [:I]

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Mas se tomarem essa medida pq não serem objectos de mudança e acabarem com essa desnecessaria formação em direito</u>, dando ao cidadão comum o acesso a magistratura para um verdadeiro democratico e justo exercicio da justiça?

Poder Popular...

Justiça Popular...

faltou-te o: Era uma vez...

Já não tenho idade para uma mudança tão brutal na carreira, de qq forma não sou economista nem sociologo...E nunca seria juiz pois considero a função desprezivel e execrável.

mas tens alguma coisa contra os estudantes de Direitop, ou as gentes de Direito???

já viste porventura, algum magistrado a trabalhar como Construtor Civil, como Engenheiro? cada um tem a sua especialidade, não percebo qual a comichão que vos faz.

De qualquer modo, e mediante as especificidades desta medida, posso concordar

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Poder Popular...

Justiça Popular...

Não pá a gaja casa com o cavalo.

:D

Em Portugal os técnicos responsáveis pelos projectos de construção civil (exceptuando o caso dos projectos de edifícios de pequena dimensão, os quais podem ter como responsáveis técnicos habilitados com o antigo curso de Construtor Civil e Mestrança, agora designados por Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia) têm que ser titulares de um curso superior, bacharelato ou licenciatura e têm que estar, respectivamente, inscritos na associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (ANET) ou na Ordem dos Engenheiros. Para projectos de grande responsabilidade, o bacharelato não é considerado formação suficiente, e a legislação portuguesa exige que o responsável técnico seja titular de uma licenciatura em Engenharia Civil.

Dentre as matérias necessárias para a graduação em Engenharia Civil estão:

* Resistência de materiais,
* Mecânica Newtoniana,
* Mecânica dos Sólidos,
* Mecânica dos Solos,
* Geotecnia,
* Cálculos I, II, III e IV,
* Técnicas de construção

e várias outras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Construção_civil

[:p]

citação:Originalmente colocada por pcnunes7

mas tens alguma coisa contra os estudantes de Direitop, ou as gentes de Direito???

já viste porventura, algum magistrado a trabalhar como Construtor Civil, como Engenheiro? cada um tem a sua especialidade, não percebo qual a comichão que vos faz.

De qualquer modo, e mediante as especificidades desta medida, posso concordar

Claro que não! para isso é preciso passar numa cadeira:

chamam-lhe Matemática e para essa rapaziada é um bicho de 7 cabeças.

Voltar
Superior