Originalmente Colocado por erocha
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Redução de peso resolveria os problemas todos que os construtores hoje em dia se debatem.
Menos peso, menos motor é necessário, gasta menos, polui menos, bla bla bla.
Aerodinâmica também é factor essencial, mas pra deslocações casa-trabalho-casa sempre em pára-arranca, pouco interessa.
Mesmo fanático pela BMW? Tu é que pareces ser mesmo fanático a dizer mal do que eu digo, só porque não te convem...
X5 e X6 levaram um downsizing??? LOOOOOOOL!!!
Primeiro, eles nunca levaram com o V10.
Segundo, esse motor for construido de propósito para esses carros, o V8 é um motor muito indicado para veículos com muita inércia.
O X1, é exactamente um série 1 maior, não o encaro como um X5 ou X3, até o X3 é exclusivamente 4x4. o X1 que mais vai vender, será de certeza o sDrive (RWD) 20d. Logo, é um Série 1 maior, com mais espaço interior, blá blá blá, uma espécie de A3 sportback, mas mais feio...
O 1.6 diesel não se sabe se virá em algo maior que o Série 1, e duvido muito... de qualquer forma, será algo como o 316i que muito por aí andam, mas bem melhor, na minha opinião...
Mais turbos, para gerar mais cavalos é downsizing... ===> os 177cv podem não chegar para toda a gente...
X5 e X6 levaram um downsizing??? LOOOOOOOL!!!
Primeiro, eles nunca levaram com o V10.
Segundo, esse motor for construido de propósito para esses carros, o V8 é um motor muito indicado para veículos com muita inércia.
O X1, é exactamente um série 1 maior, não o encaro como um X5 ou X3, até o X3 é exclusivamente 4x4. o X1 que mais vai vender, será de certeza o sDrive (RWD) 20d. Logo, é um Série 1 maior, com mais espaço interior, blá blá blá, uma espécie de A3 sportback, mas mais feio...
O 1.6 diesel não se sabe se virá em algo maior que o Série 1, e duvido muito... de qualquer forma, será algo como o 316i que muito por aí andam, mas bem melhor, na minha opinião...
Mais turbos, para gerar mais cavalos é downsizing... ===> os 177cv podem não chegar para toda a gente...
Se é um exagero? claro.
Mas se de qualquer maneira, queriam ter um diesel com 200cv, e a escolha seria entre um motor maior ou aplicar uma tecnologia de turbos sequenciais que permite maior rendimento, a opção por esta última escolha pode-se integrar nessa opção de downsizing.
Também concordo que downsizing deveria ser aplicado não apenas à diminuição da cubicagem.
Falta aplicar o conceito aos carros no geral.
Repensar o packaging é a solução.
E já temos visto algumas soluções interessantes nesse aspecto, materializadas no toyota iQ. Reposicionamento de componentes mecânicos, nova direcção permitiram criar um compartimento de motor mais pequeno. Aplicar a mesma solução em qualquer FWD, permitiria ter uma frente mais curta entre 12-15cm.
Outra solução semelhante parte da Audi, onde, tal como no iQ, troca a posição entre embraiagem e diferencial, visto nos modelos que usam a base MLP (A4, A5, Q5).
Permite colocar o motor em posição mais recuada perante o eixo frontal, logo não necessita de uma frente mais alongada para responder aos requisitos de segurança referentes a peões.
Por isso, para que o "downsizing" assumisse contornos mais expressivos, teríamos de abordar mais áreas que apenas a substituição de motores grandes por outros mais pequenos turbinados.
Perda de peso e Packaging são essenciais para um futuro mais.... humm... verde
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