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FAP contamina o óleo do motor

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    FAP contamina o óleo do motor

    “Sou proprietário de uma Ford S-Max 2.2 TDCI de julho de 2011. Estando a carrinha equipada com Filtro de Partículas e sendo que o meu trajeto diário efetuado na sua maioria em autoestrada, dificilmente excede os 15 km consecutivos de viagem, para um total de cerca de 40 a 50 km diários, a carrinha vê-se obrigada a efetuar inúmeras regenerações, que apesar do cuidado que tenho em não interromper as mesmas, nem sempre isso é possível. Como consequência das inúmeras regenerações, o nível do óleo do motor está constantemente a subir para além do máximo, o que me obriga a frequentes visitas ao concessionário para acertar o nível do mesmo. Para além do óleo contaminado, o que provoca uma deficiente lubrificação do motor, o seu tempo de vida útil fica reduzido, sendo que por vezes não chega a fazer 3.000kms sem que o computador de bordo dê indicação para proceder à troca do óleo, o que acarreta prejuízos evidentes. A Ford, em modelos similares mas uns meses mais recentes, optou por um sistema de injeção de combustível destinado à regeneração do Filtro de Partículas diferente, ou seja, deixou de ser injetado para o interior dos cilindros na fase de escape, e passou a ser feito com o chamado quinto injetor, já na linha de escape, o que veio resolver o problema da subida do óleo. Esta opção, já usada por inúmeras marcas desde há muito tempo, permitiu eliminar o problema descrito, mas apenas nos modelos atuais, sendo que os modelos anteriores à modificação, continuam com o problema da contaminação do óleo e a Ford não assume o erro na opção que tomou inicialmente, nem dá qualquer solução aos clientes. De forma resumida, tenho uma carrinha que após a troca do óleo do motor e efetuada a primeira regeneração, passa de imediato a funcionar com lubrificação deficiente, fruto da contaminação do óleo, efeito este que se vai agravando à medida que vão sendo feitas mais regenerações, ao ponto de ter de retirar óleo do motor e trocar o óleo de forma prematura. Numa troca de e-mails com a Ford, a marca não assume qualquer responsabilidade, chegando ao ponto de afirmar que a promoção das regenerações é da responsabilidade do cliente. Não fui informado deste facto aquando da aquisição, não tenho qualquer informação no manual de utilização que vá nesse sentido, nem tão pouco o carro avisa quando está para acontecer ou a decorrer uma regeneração, pelo que entendo não ter qualquer responsabilidade no mau funcionamento da carrinha, atrás descrito. Agradeço desde já a vossa disponibilidade na ajuda de um possível entendimento com a Ford, que vise a efetiva resolução do problema”.

    A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

    #2
    É melhor trocar de carro. Se a Ford abre esse precedente, é uma avalanche de pedidos.

    Comentário


      #3
      Greetings!

      Conselho de amigo.

      Não escrevas frases com mais de 1 linha.

      E não faças parágrafos com mais de 5 linhas.

      Isto se queres que alguém te leve a sério e perca tempo a ler o que escreveste.

      Sim a Fap contaminha o óleo.
      É normal.
      É por isso que tens sempre de comprar um óleo c3 com aditivos que lidam com essa realidade.

      Se não tiveres confortável com isso troca o óleo a cada 10.000km.
      Já vi Mercedes onde o computador de bordo pediu para mudar o óleo quando foram percorridos esses quilómetros.
      Demasiados percursos pequenos (menos de 10 minutos a frio).

      Muitas oficinas tiram o Fap fora por menos de 200€.
      O carro fica porreiro e até pode gastar menos.
      Nunca mais tens problemas.
      Na inspeção não te chateiam por isso.

      Cumprimentos
      Editado pela última vez por pgainf; 05 September 2015, 09:43.

      Comentário


        #4
        não referes quantos km's já teem a s-max, mas presumo que para andar assim o fap provavelmente deve estar nas lonas, e o preço de troca do mesmo na marca não te deve ter agradado, e queres uma alternativa ao problema barata, nesse momento se for o FAP nas lonas é substituir e começar a fazer mais km's para que as regenerações sejam mais espaçadas, ou então como já foi dito ir a uma oficina especializada e mandar removera FAP e anular a valvula EGR e anular os ditos electronicamente e tens os problemas resolvidos de vêz...

        ultima instancia procurar uma viatura semelhante a gasolina e colocar um kit GPL...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
          Greetings!
          Muitas oficinas tiram o Fap fora por menos de 200€.
          O carro fica porreiro e até pode gastar menos.
          Nunca mais tens problemas.
          Na inspeção não te chateiam por isso.

          Cumprimentos
          Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
          ...então como já foi dito ir a uma oficina especializada e mandar removera FAP e anular a valvula EGR e anular os ditos electronicamente e tens os problemas resolvidos de vêz...
          convém não esquecer mandar verificar se a oficina que remove o FAP instala o tubo de ligação do escape directamente para o habitáculo É um passo muito importante a não esquecer


          Voltando ao mundo real (ou se calhar, utópico)... Vende o carro a quem faço uso dele para o que foi projectado (fazer percursos de muito kms) e aprende a lição que muita gente neste país não quer aprender: gasóleo só para grandes viagens e mesmo assim...

          Com o dinheiro da venda, compra um carro a gasolina, híbrido se quiseres baixos consumos.

          Comentário


            #6
            o grande problema aqui neste novo subforum é que não estamos a dialogar directamente com a pessoa que escreveu a contar o dilema a autohoje, mas sim a opinar sobre apenas os factos que leitor especificou, e quem dentro do assunto sabe bem que ele omitiu muita info pelo meio da história que escreveu a pedir ajuda, e naturalmente que já teem mais que estampada as respostas que já sabe e já lhe foram de certeza absoluta pela marca onde está o problema de ele andar constantemente lá, e ele apenas quer dar a volta a questão sem ter de gastar dinheiro pois já sabe que teem ali uma bela pipa de dinheiro para empatar na resolução do problema que é meter um filtro de particulas novo, e dar uso devido a viatura, ou então ir para a solução mais em conta que é ir a uma casa especializada e mandar remover fisicamente e electronicamente o sistema do filtro de particulas e numca mais chateia, pelo menos até os IPO's começarem a ter equipamento para efectuar leitura de particulas...

            fica a dica a adminstração da autohoje a ideia está bem pensada, mas para dar uma ajuda mais consistente deveria ser os leitores que vos escrevem, a inscreverem-se no forum e expôr o problema dialogando aqui com os utilizadores do forum, pois em muitas dos problemas expôstos a situação descrita é muito limitada, snão mesmo o minimo possivel sobre o problema e detalhes da viatura em questão( ano, modelo e motorização), para dar uma opinião mais concreta de como resolver o problema...

            Comentário


              #7
              Depois de ler a exposição do amigo da s max 2.2, referente ao fap e depois ler coisas absurdas a seguir. Gostava que um pseudo entendido me explicasse cientificamente, e não á moda de conversa de mecânico comum onde se encontra a relação entre os filtros de partículas e óleo do motor. Não há relação nenhuma entre estes dois elementos. QUANDO O OLEO CHEGAR AO FAP MAL DESSE MOTOR. O OLEO DO MOTOR NUM MOTOR DE COMBUSTAO INTERNA APENAS PODE SAIR PELO BOJAO OU ENTAO POR ELEMENTOS VEDANTES GASTOS OU DANIFICADOS (ORRIGUES OU SEGMENTOS). Daí nao acreditem em espíritos que de análise crítica não teem na da.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por vmfm Ver Post
                Depois de ler a exposição do amigo da s max 2.2, referente ao fap e depois ler coisas absurdas a seguir. Gostava que um pseudo entendido me explicasse cientificamente, e não á moda de conversa de mecânico comum onde se encontra a relação entre os filtros de partículas e óleo do motor. Não há relação nenhuma entre estes dois elementos. QUANDO O OLEO CHEGAR AO FAP MAL DESSE MOTOR. O OLEO DO MOTOR NUM MOTOR DE COMBUSTAO INTERNA APENAS PODE SAIR PELO BOJAO OU ENTAO POR ELEMENTOS VEDANTES GASTOS OU DANIFICADOS (ORRIGUES OU SEGMENTOS). Daí nao acreditem em espíritos que de análise crítica não teem na da.
                Sabes minimamente como funciona a regeneração num FAP? Para um user com 2 tópicos, entras logo bem..50% de asneiras, logo à primeira (e isto porque ainda não vi qual o outro tópico)...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por vmfm Ver Post
                  Depois de ler a exposição do amigo da s max 2.2, referente ao fap e depois ler coisas absurdas a seguir. Gostava que um pseudo entendido me explicasse cientificamente, e não á moda de conversa de mecânico comum onde se encontra a relação entre os filtros de partículas e óleo do motor. Não há relação nenhuma entre estes dois elementos. QUANDO O OLEO CHEGAR AO FAP MAL DESSE MOTOR. O OLEO DO MOTOR NUM MOTOR DE COMBUSTAO INTERNA APENAS PODE SAIR PELO BOJAO OU ENTAO POR ELEMENTOS VEDANTES GASTOS OU DANIFICADOS (ORRIGUES OU SEGMENTOS). Daí nao acreditem em espíritos que de análise crítica não teem na da.
                  Não sei se li bem, mas não se trata de óleo no FAP. O que acontece é a contaminação do óleo do motor, por gasóleo não queimado pelas regenerações abortadas (há um aumento de injecção de gasóleo aquando da regeneração).

                  Não me considero pseudo-entendido, pelo que esta explicação não é científica, mas sim à moda de mecânico comum.

                  Comentário


                    #10
                    Tira o FAP, é o melhor é nunca mais tens problemas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por vmfm Ver Post
                      Depois de ler a exposição do amigo da s max 2.2, referente ao fap e depois ler coisas absurdas a seguir. Gostava que um pseudo entendido me explicasse cientificamente, e não á moda de conversa de mecânico comum onde se encontra a relação entre os filtros de partículas e óleo do motor. Não há relação nenhuma entre estes dois elementos. QUANDO O OLEO CHEGAR AO FAP MAL DESSE MOTOR. O OLEO DO MOTOR NUM MOTOR DE COMBUSTAO INTERNA APENAS PODE SAIR PELO BOJAO OU ENTAO POR ELEMENTOS VEDANTES GASTOS OU DANIFICADOS (ORRIGUES OU SEGMENTOS). Daí nao acreditem em espíritos que de análise crítica não teem na da.
                      Não me parece que tenhas tido a melhor abordagem na tua questão, mas mesmo assim acho que a tua pergunta tem alguma pertinência, por essa razão acho que faz sentido tentar explicar um pouco melhor a relação entre a contaminação do óleo por gasóleo e o filtro de partículas.

                      Nos sistemas Diesel com filtros de partículas existe uma coisa chamada de regeneração ativa.
                      Nos sistema sem injeção direta no escape, isto implica uma pós injeção de combustível para a câmara de combustão. Chama-se pós injeção, porque é realizada após a injeção principal, e por essa razão é gasóleo que é praticamente descartado durante a fase de escape, que é a fase que vem a seguir à combustão. Este combustível ao sair pelo escape, vai aquecer de forma substancial a linha de escape, e consequentemente o filtro de partículas. Esta temperatura elevada é o que vai ajudar à incineração das partículas alojadas no filtro, e a sua consequente regeneração.

                      Isto está relacionado com o óleo, pelo facto de que o gasóleo extra da pós injeção, não vai todo sair pelo escape, escorrendo algum pelas paredes do cilindro e consequentemente indo parar ao cárter. É um fenómeno mais que conhecido e previsto pelos fabricantes. Por esta razão é que as regenerações ativas são normalmente contabilizadas pela gestão de motor, e importantes para prever a vida útil restante do óleo.

                      Gostada também de adicionar mais uns pontos que não me parecem muito bem abordados nos posts acima.

                      * Os sistemas de "5º injetor", salvo erro, apenas estiveram presentes nos primeiros sistemas de filtros de partículas. Pelo menos nos sistemas de agora, e genericamente nos mais recentes, penso que não exista qualquer fabricante a implementar este tipo de solução.

                      * A utilização de um tipo de óleo próprio, nos sistemas com filtro de partículas, não está diretamente relacionado com a capacidade deste a sobreviver à diluição em gasóleo, como foi dito. As normas, nomeadamente as C2/C3/C4, assim como as proprietárias dos fabricantes (dexos2, MB 229.51, ...), implicam sim, uma quantidade reduzida em aditivos do tipo sulfitos, foforos, entre outros. Este tipo de aditivos, que serão sempre queimados na câmara de combustão, provocam uma quantidade elevada de partículas, e uma consequente saturação mais rápida do filtro de partículas.

                      Conheço alguns sistemas, nomeadamente implementados pela Ford, onde não era recomendado um óleo com um valor baixo neste tipo de aditivos. A grande consequência disto, é que a substituição do filtro de partículas passava a fazer parte da revisão normal do veículo. Foi de certeza um compromisso que o fabricante teve que fazer. Não sei se eventualmente não será o caso neste modelo em concreto.

                      * Quanto ao facto de que um motor diesel actual não está dimensionado para viagens curtas, não é assim tão verdade quando isso. É verdade sim, que o sistema é menos propicio a apresentar sintomas relacionados com o filtro de partículas, se forem feitos maioritariamente ciclos de condução longos.Obviamente que é discutível, e carece de dados, mas o mais normal é passarem a existir problemas de saturação anormal em carros com idade ou quilometragem elevada, com utilização de óleo diferente do recomendado, ou com problemas extra por resolver. Tal como já disse, o fazer viagens longas, pelo facto de dar mais tempo ao filtro para incinerar as partículas, o que permitirá é atenuar os efeitos anteriores.

                      A saturação elevada do fitro de partículas tem que ser vista em primeiro lugar como um sintoma e não diretamente como um problema do filtro em si. Carros com alguma quilometragem, e não só, já passam a ter injetores fora de tolerância, fugas de vácuo e de ar na admissão, turbos com problemas de performance, termostatos que não fecham devidamente, velas de aquecimento gastas, etc. etc. etc.
                      Tudo isto, vai aumentar os níveis de poluição do carro, e a consequente produção de partículas. O sistema de retenção de partículas, obviamente que não foi dimensionado para aguentar com estas situações. Acho que é normal esperar que algo falhe, quando o motor começa a funcionar para lá do que foi dimensionado. O grande problema é que o que falha nestes casos é algo que está lá unicamente para diminuir emissões, o que para a maioria das pessoas significa que não tem utilidade e que deveria deixar de existir por essa razão.
                      Acredito que em muitas situações, na prática, quem retire o filtro de partículas por razões de saturação constantemente elevada, o que vai fazer é retirar a proteção para o meio ambiente de um carro que está a poluir à partida mais do que o normal. É o equivalente a tirar fora o filtro de ar do motor, porque este está sempre a entupir. Vai resolver, mas o motor vai estar a levar com o lixo todo. Neste caso o lixo todo vai para os nossos pulmões.

                      Não quero dizer com isto, que os filtros de partículas não têm uma vida útil, e que eventualmente não possam ser a simples causa do problema...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por vmfm Ver Post
                        Depois de ler a exposição do amigo da s max 2.2, referente ao fap e depois ler coisas absurdas a seguir. Gostava que um pseudo entendido me explicasse cientificamente, e não á moda de conversa de mecânico comum onde se encontra a relação entre os filtros de partículas e óleo do motor. Não há relação nenhuma entre estes dois elementos. QUANDO O OLEO CHEGAR AO FAP MAL DESSE MOTOR. O OLEO DO MOTOR NUM MOTOR DE COMBUSTAO INTERNA APENAS PODE SAIR PELO BOJAO OU ENTAO POR ELEMENTOS VEDANTES GASTOS OU DANIFICADOS (ORRIGUES OU SEGMENTOS). Daí nao acreditem em espíritos que de análise crítica não teem na da.
                        Entrada a "pés juntos".

                        Comentário


                          #13
                          O único problema que consigo identificar aqui é que alguém comprou um motor diesel moderno para fazer percursos de 10-15km.

                          Comentário


                            #14
                            Têm que fazer uma muda de oleo intermedia, conforme preconizara, alias o fabricante.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                              Têm que fazer uma muda de oleo intermedia, conforme preconizara, alias o fabricante.
                              Pagas tu mudas de óleo de 3000 em 3000km?

                              Isso não é solução, nem se pode chamar de manutenção "intermédia".....

                              Comentário


                                #16
                                Devo-te alguma coisa? não?
                                Volto a dizer...é consultar o manual do carro que regra geral, para utilização urbana intensiva, preconizam uma mudança de oleo anual extra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                  Devo-te alguma coisa? não?
                                  Volto a dizer...é consultar o manual do carro que regra geral, para utilização urbana intensiva, preconizam uma mudança de oleo anual extra.

                                  Quando se abana a cabeça a múltiplas mudanças de óleo (2, 3, 4...) anuais como solução de facto não deves nada

                                  Carro com FP e meio urbano intensivo (percursos curtos e intermitentes) já com um ou mais episódios de contaminação significa (pelas minhas duas experiências » 1.3cdti e 2.7tdi), mudas de óleo todo o mês - dois meses....lá se foi o que os manuais preconizavam

                                  Limpezas na oficina de FP resultam em intervalos maiores até a voltar a contaminar, novo FP não vai resolver o problema e qualquer dos concessionário teve a decência de não vir com a cantiga....está preconizado no manual.
                                  Porque sabem que à primeira come-se, à segunda desconfia-se e à terceira a desculpa já não estica mais

                                  Comentário


                                    #18
                                    Qual desculpa? olhe desculpe por ter comprado isto.
                                    Enfim.
                                    Para a maioria dos casos de quem anda pouco é fazer o que preconiza a marca. Uma mudança de oleo de 6 em 6 meses.
                                    Se achas que não é solução manda vender o carro. Já deve ser melhor solução.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                      Qual desculpa? olhe desculpe por ter comprado isto.
                                      Enfim.
                                      Para a maioria dos casos de quem anda pouco é fazer o que preconiza a marca. Uma mudança de oleo de 6 em 6 meses.
                                      Se achas que não é solução manda vender o carro. Já deve ser melhor solução.
                                      Enfim é remeter para o manual....quando o problema extravaza completamente qualquer indicação de manuais

                                      Quem anda pouco? Eu se fizer 5-10 viagens de 2km por dia, em trabalho, ando pouco e não são 6 meses, eram ~2meses...e depois depende da carga » motores frios » pressa nas entregas » mais partículas para eliminar » contaminação mais rápida/frequente.

                                      Não acho, tenho a certeza que não é solução...mas como disse inicialmente, não te sai do bolso fazer 4 ou 5 revisões anuais está visto.

                                      No final concordamos, a solução ideal é mesmo vender e voltar à gasolina! A realista para a maioria já todos sabemos qual é....FP encostado num canto da garagem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não concordo com absolutamente nada dos disparates que dizes. Se queres carro a gasolina força.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                          Não concordo com absolutamente nada dos disparates que dizes. Se queres carro a gasolina força.
                                          Não tens de concordar ou discordar, é a realidade do diesel em uso essencialmente urbano e que atropela qualquer "recomendação" de livro que possas ter....teorias à parte, ou FP inexistente/anulado ou otto/gpl

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ai tenho tenho. Não és tu que me vais obrigar a nada.
                                            A quem tiver um diesel moderno e que seja sujeito a contaminação no oleo por utilização citadina/pouca kilometragem, fica a minha recomendação de fazerem uma muda de oleo aos 6 meses, tal como em principio é referido no manual técnico do carro.
                                            Agora o que dizes depois do teu primeiro post já não me interessa. Quem ler isto que faça um juízo do que deve ou não fazer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                              Ai tenho tenho. Não és tu que me vais obrigar a nada.
                                              A quem tiver um diesel moderno e que seja sujeito a contaminação no oleo por utilização citadina/pouca kilometragem, fica a minha recomendação de fazerem uma muda de oleo aos 6 meses, tal como em principio é referido no manual técnico do carro.
                                              Agora o que dizes depois do teu primeiro post já não me interessa. Quem ler isto que faça um juízo do que deve ou não fazer.
                                              Quem ler isso, está a ler um teórico, quando as mudas têm (e são) de ser mais curtas porque o óleo contamina bem depressa após o primeiro episódio do FP e mais depressa ainda passa o nível máximo.

                                              Alguém que dá conselhos que podem implicar um motor na oficina não requere qualquer juízo, só dois dedos de testa.

                                              Uma recomendação prática para quem acredita no santo manual....óleo a pouco mais de meio. Sempre dá para ir controlando

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                                                #24
                                                So dizes disparates mais nada. Quem tiver subida de oleo devido a contaminação que faça e deve fazer uma mudança de oleo extra. Em principio é suficiente para garantir um motor saudavel para quem faz poucos kilometros.
                                                Isto é que é um bom conselho, o resto são disparates, tipo és tu quem paga etc.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                                  So dizes disparates mais nada. Quem tiver subida de oleo devido a contaminação que faça e deve fazer uma mudança de oleo extra. Em principio é suficiente para garantir um motor saudavel para quem faz poucos kilometros.
                                                  Isto é que é um bom conselho, o resto são disparates, tipo és tu quem paga etc.
                                                  Isso não resolve a contaminação e principalmente o custo em ciclos de 2/3 meses ...

                                                  É uma chatice quando as teorias são largamente ultrapassadas pela realidade

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                                                    #26
                                                    Gabo-te a paciência oh tonyV

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                                                      Gabo-te a paciência oh tonyV
                                                      Não posso deixar passar o branqueamento de um problema grave e caro como algo com o nome pomposo de "intervenção intermédia"

                                                      Uma coisa é alguém com um diesel e sem conhecimento do problema, ver-se à rasca. Outra é alguém ingénuo deixar-se levar por conversas de intervenções "programadas"....e comprar para um uso que não está preparado.

                                                      A mim já saiu do bolso por duas vezes,,,,

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                                                        #28
                                                        FAP + Diesel + Cidade = Mexanico gordo

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Isso não resolve a contaminação e principalmente o custo em ciclos de 2/3 meses ...

                                                          É uma chatice quando as teorias são largamente ultrapassadas pela realidade
                                                          Não resolve nem eu disse que resolvia...o que disse é que se deve de fazer uma mudança de oleo extra...e essa mudança é suficiente na maioria dos casos e preconizada pelos fabricantes. Quais ciclos de 3 meses quais disparates.

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                                                            #30
                                                            O meu Nissan faz 5000 ano e não tem qualquer contaminação...o Mazda da minha irma que faz 3,5 mil so em cidade ano demora um ano inteiro a atingir o X. Com 5 anos nunca deu qualquer alarme, nem aviso de qualquer especie do FAP. Vai fazer uma muda extra por ano.
                                                            Agora se acham que o conselho de efectuar uma muda extra é mau....fica para a apreciasção de cada um. Com paciencia ou sem ela.

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