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    Audi A4

    “CARRO:
    Audi A4 B6 130cv 2001

    SINTOMAS:
    -nível de agua baixa (+ ou - 300km \ 1,5 agua )
    -deita fumo branco com cheiro intenso
    -óleo do motor está com água

    TESTES E RESULTADOS:
    -circuito de água posto em pressão, o nível de pressão baixa
    -os tubos do circuito de água não ganham pressão
    -teste negativo de presença de monóxido de carbono na água
    -não aparece água no chão, nem dentro do carro
    -carro não perde potência
    -pega sempre bem

    CAUSAS PROVÁVEIS:
    -cabeça motor estalada
    -radiador de óleo com fissura entre os dois circuitos”

    A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

    #2
    Tenho uma viatura com esse motor.

    Andei a suspeitar de junta da cabeça queimada, porque o nível baixava, se razão aparente para tal. Não havia pressão excessiva, muito menos água no óleo ou óleo na água, simplesmente o nível baixava, outras vezes estava a nível, tinha um comportamento inconstante. Acabei por substituir a tampa do vaso de expansão e os problemas acabaram. Pelo menos no meu carro (Ibiza 1.9 TDI de 130cv, código de motor ASZ), a tampa do vaso de expansão é que faz a gestão da pressão no circuito.

    Depois de 13€ gastos na Santogal numa tampa nova, ficou impecável.

    Em relação à água no óleo, isso já vai um pouco mais longe, sendo que quase certamente será, ou a junta da cabeça com passagem (algo que duvido muito, porque raros foram os 1.9 TDI PD que vi com esse tema), ou, mais provável, permutador de óleo com passagem.

    Convém andar atento às temperaturas.

    Comentário


      #3
      Junta da Cabeça queimada, se já mistura óleo com água e vice versa.

      Comentário


        #4
        Permutador ou a malfadada junta da cabeça (para queimar uma junta é preciso muito desleixo..).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Permutador ou a malfadada junta da cabeça (para queimar uma junta é preciso muito desleixo..).
          deixa lá o que não falta ai é disso, é dar a chave e andar até parar, e ver niveis e manutenções a horas isso não existe, este tipo de condutor é bom para as oficinas, pois quando lá aparecem teem uma despesa orçada de cairem para o chão...

          Comentário


            #6
            Hum, eu apostava no radiador do oleo. Não acende a luz de falta de pressão de oleo?


            Cump.

            Comentário


              #7
              Boas, para mim que sou novo aqui parece-me que seja um problema de junta culaça.
              Se fosse o permutador aparecia óleo na agua.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Autohoje Ver Post
                “CARRO:
                Audi A4 B6 130cv 2001

                SINTOMAS:
                -nível de agua baixa (+ ou - 300km \ 1,5 agua )
                -deita fumo branco com cheiro intenso
                -óleo do motor está com água

                TESTES E RESULTADOS:
                -circuito de água posto em pressão, o nível de pressão baixa
                -os tubos do circuito de água não ganham pressão
                -teste negativo de presença de monóxido de carbono na água
                -não aparece água no chão, nem dentro do carro
                -carro não perde potência
                -pega sempre bem

                CAUSAS PROVÁVEIS:
                -cabeça motor estalada
                -radiador de óleo com fissura entre os dois circuitos”

                A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?
                As causas prováveis, face ao que é descrito, estão aqui e são as que fazem sentido.

                Neste caso apenas quero apontar que um teste negativo de presença de CO no liquido de refrigeração não é um teste conclusivo que permita descartar um problema relacionado com a cabeça do motor.
                Por um lado pode não existir uma comunicação entre a água e a câmara de combustão, e apenas entre o óleo e a água. Isto é contraditório face ao fumo branco, mas a análise da cor do fumo não é um ciência exata...
                Por outro lado só acima de um valor bastante elevado de CO é que estes tipos de testes químicos costumam dar um resultado positivo. Não é nada incomum estes testes darem negativos relativamente à presença de CO com a junta da cabeça bem comprometida.

                Comentário

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