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    Avaria Citroën C3

    “Quero partilhar com vocês a minha insatisfação numa avaria recorrente no meu Citroën C3; 1.4HDI; 85.000 Km, ano de 2009. Aproveito para salientar que a referida viatura está em ótimo estado de conservação, e sempre, mas sempre, tem sido regularmente e minuciosamente assistida em qualquer tipo de manutenção que necessite. A consequência da avaria que venho aqui relatar, é muito simples...a viatura desliga-se! Exatamente! A viatura pura e simplesmente desliga-se no decurso da sua normal circulação. Já corri "Ceca e Meca" em busca de alguma opinião credível e empírica para resolução desta anomalia, incluindo representante oficial. Na verdade é que as opiniões divergem e os relatórios de auto diagnóstico idem, com o agravante inconveniente de me "pesar na carteira" cada consulta a estes oráculos da eletrónica e da mecânica. O erro assumido no display do tablier da viatura é: "Defeito sistema anti poluição - Pressão do óleo". Bom, até aqui tudo pareceria ser bastante objetivo! Isto é algum problema no Filtro Anti Partículas. O problema é que este modelo não possui este tipo de filtro, e a partir daqui desencadeia-se um rol de possibilidades e infinidades de soluções, passando pelo catalisador (que já foi retirado!), sondas diversas, módulo ABS (que já foi substituído!), erro de comunicação com a centralina, entre outras”.

    A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

    #2
    A centralina pode ter queimado, e se isso aconteceu só resolves o problema com uma nova.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
      A centralina pode ter queimado, e se isso aconteceu só resolves o problema com uma nova.
      Isso deve ser encarado em última hipótese...

      ----

      Se de facto o carro não tem FAP (há casos de enganos a esse respeito) aconselho a fazer uma pesquisa no google com o seguinte:

      "PSF1 Citroen" ou "PSF1 Peugeot"

      Trata-se de um componente electrónico (será um fusível?) que, de acordo com fóruns Franceses, terá de ser substituido: REf 6500HV (antiga 6500 HW).

      Podes de igual forma pesquisar "6500HV 207". O Peugeot 207 é irmão do C3 e também teve esse problema.

      Comentário


        #4
        Tive um problema similar num Citroen C3 1.4 HDI de 2002.

        A Citroen deu em doida até resolver o problema, foi necessário pedir ajuda a França, à casa mãe.

        Tudo se resumiu á actualização da BSI.

        Depois disso, o carro nunca mais teve o problema de se desligar em andamento.

        Quem procedeu à reparação foi um agente autorizado que fica em Massmá, oficina com o nome de Carvivas.

        Espero ter ajudado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
          A centralina pode ter queimado, e se isso aconteceu só resolves o problema com uma nova.
          Se a centralina queimou, como é que o carro funciona?

          Comentário


            #6
            Olá
            Tenho um Citroen C3 1.4 HDI 90cv de 2003 e apareceu o mesmo problema. Foi à marca fazer diagnóstico e não aparece nenhum erro de diagnóstico.
            O que é certo é que de vez em quando, em andamento desliga-se e custa a pegar, como se lhe faltasse combustível. Quando pega volta ao normal sem perder potência ou qualquer outro sintoma.
            Na altura a marca, apesar de não ter a certeza se seria esse o problema, aconselhou actualizar a BSI. O problema que colocaram é que caso a BSI não consiga suportar a actualização danifica-se e teria de levar uma nova a rondar os 1800€, o que não é nada bom de pagar.
            Será que vale a pena o risco? O teu após actualização nunca mais voltou a dar problemas?

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BCACIO Ver Post
              Olá
              Tenho um Citroen C3 1.4 HDI 90cv de 2003 e apareceu o mesmo problema. Foi à marca fazer diagnóstico e não aparece nenhum erro de diagnóstico.
              O que é certo é que de vez em quando, em andamento desliga-se e custa a pegar, como se lhe faltasse combustível. Quando pega volta ao normal sem perder potência ou qualquer outro sintoma.
              Na altura a marca, apesar de não ter a certeza se seria esse o problema, aconselhou actualizar a BSI. O problema que colocaram é que caso a BSI não consiga suportar a actualização danifica-se e teria de levar uma nova a rondar os 1800€, o que não é nada bom de pagar.
              Será que vale a pena o risco? O teu após actualização nunca mais voltou a dar problemas?

              Cumprimentos
              O maior problema é tu ponderares aceitar pagar 1800€ na possibilidade de eles te estragarem um componente, quando o estão a tentar reparar...
              No mínimo é ridícula essa proposta!

              Comentário


                #8
                1800€? A BSI nova custa 70€ + configuração dela

                Comentário


                  #9
                  Mas um carro de 2009 não tem sempre FAP? Não se tornou obrigatório a partir de 2007?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                    O maior problema é tu ponderares aceitar pagar 1800€ na possibilidade de eles te estragarem um componente, quando o estão a tentar reparar...
                    No mínimo é ridícula essa proposta!

                    Ainda não mandei arranjar no entanto, como me referiram que haveria esse risco de dano teria mesmo de assinar uma declaração de responsabilidade.

                    No entanto vou mesmo ter de arriscar. Alguém teve um problema idêntico que possa ter origem noutro componente?

                    Comentário


                      #11
                      Sistema anti-poluição? Válvula EGR foi vista?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BCACIO Ver Post
                        Ainda não mandei arranjar no entanto, como me referiram que haveria esse risco de dano teria mesmo de assinar uma declaração de responsabilidade.

                        No entanto vou mesmo ter de arriscar. Alguém teve um problema idêntico que possa ter origem noutro componente?
                        É impressionante a forma como estás a aceitar assinar essa declaração de responsabilidade.

                        Em primeiro lugar, se a oficina danificar alguma coisa, é da responsabilidade deles o prejuízo. Se assim não fosse era só componentes partidos de cada vez que se ia fazer a revisão. (Não quer dizer que não há quem o faça, mas pelo menos não o fazem à luz do dia como te estão a tentar fazer a ti)

                        Em segundo lugar, de acordo com o que disse o eblase e que desconhecia, o componente custa apenas cerca de 70€ novo!

                        Quanto à possibilidade de ser outra coisa, obviamente que pode ser outra coisa. Imensa coisa até. Diagnostico automóvel não necessita de ser feito com base em talvez, e na troca de peças. Na prática não há nada que culpabilize de forma concreta esse módulo. É apenas uma possibilidade entre várias. Se nesse local onde vais não te são capazes de te descobrir a causa, tens é que procurar um local onde te façam isso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Autohoje Ver Post

                          ...
                          O erro assumido no display do tablier da viatura é: "Defeito sistema anti poluição - Pressão do óleo". Bom, até aqui tudo pareceria ser bastante objetivo! Isto é algum problema no Filtro Anti Partículas. O problema é que este modelo não possui este tipo de filtro, e a partir daqui desencadeia-se um rol de possibilidades e infinidades de soluções, passando pelo catalisador (que já foi retirado!), sondas diversas, módulo ABS (que já foi substituído!), erro de comunicação com a centralina, entre outras”.

                          A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?
                          Boa tarde,

                          Principalmente em França encontra-se relatos com este problema. Estou a passar por uma situação muito semelhante, com o aparecimeto dessas mensagens, mas também o carro anteriormente já teve perdas monomentaneas de potencia sem aparecimento de qualquer mensagem. Como se pode ver no tópico:
                          http://forum.autohoje.com/boxes/1416...o-de-oleo.html
                          Fazendo pesquisa no google por PSA 6500 HV, ou "pression d’huile insuffisante" ou "système antipollution défaillant", também se encontra vários testemunhos quer de C3 quer do 207. A solução mais consensual é a substituição da BSM 6500 HV, cujo custo ronda os 70 €, e não a BSI que será mais cara.

                          Comentário


                            #14
                            Boas,

                            Relativamente ao tópico:

                            O C3 1.4 HDI cá de casa também deixou de querer pegar ao fim de um dia de trabalho, após grandes ventos e chuvadas.
                            Não pegava nem por nada, de forma que teve que vir de reboque até ao local de assistência.

                            Depois de limpeza com um spray xpto do meu mecânico, nas fichas dos injectores para a centralina, e de um reset à mesma, está a trabalhar que nem ginjas... (até à próxima).

                            Como o eblase disse, tenham muita atenção aos preços e justificações que vos dão nas várias oficinas, porque anda por aí muito aldrabão - essa oficina da marca devia ter uma queixa feita contra ela.

                            Espero que ajude.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado,

                              Acho que vou ter de ver melhor alternativas, até ir a outro concessionário da marca para ver a opinião.

                              Para já o carro vai andando, de vez em quando lá para mas realmente não me posso precipitar até porque o carro não vale tanto para um orçamento tão caro

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BCACIO Ver Post
                                Olá
                                Tenho um Citroen C3 1.4 HDI 90cv de 2003 e apareceu o mesmo problema. Foi à marca fazer diagnóstico e não aparece nenhum erro de diagnóstico.
                                O que é certo é que de vez em quando, em andamento desliga-se e custa a pegar, como se lhe faltasse combustível. Quando pega volta ao normal sem perder potência ou qualquer outro sintoma.
                                Na altura a marca, apesar de não ter a certeza se seria esse o problema, aconselhou actualizar a BSI. O problema que colocaram é que caso a BSI não consiga suportar a actualização danifica-se e teria de levar uma nova a rondar os 1800€, o que não é nada bom de pagar.
                                Será que vale a pena o risco? O teu após actualização nunca mais voltou a dar problemas?

                                Cumprimentos
                                Quando foi substituído o filtro de combustível?

                                Comentário


                                  #17
                                  O filtro do combustível foi substituído depois de ter o problema e mesmo assim o problema mantém-se.
                                  Habitualmente substituía a cada 20.000 km, mas para despistar acabei por trocar e nada.

                                  Comentário

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