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    Ajuda ! Valvula purga

    Boas!
    tenh um opel corsa c 2003 1.2 !
    e tenh o erro P0170 !
    gostaria de saber se o problema pode ser desta valvula !image.jpg
    Visto ja ter mudado sonda lambda e sensor MAF!

    e tbem se o problema pode ser no servo freio avariado? Perda de vacuo??

    #2


    Aí tens.
    Ficheiros anexados

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      #3
      Yh isso ja eu tinha visto!
      a minha pergunta e se pode ser desta valvula?
      ou do servo freio

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        #4
        Como podes ver pela foto, sim pode ser. O resto já foi testado? A sonda O2 é a correcta?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Como podes ver pela foto, sim pode ser. O resto já foi testado? A sonda O2 é a correcta?
          Sim a sonda lambda ja foi alterada e nada!
          agora irei testar em por uma valvula purga nova a ver se resulta!
          sabes se avaria no servo freio ou fuga pode causar esta luz?

          Comentário


            #6
            Boas

            1º deixa-me perguntar, como obtiveste esse código? Pelo teste do pedal + acelerador?
            Dificilmente esse código aparece sozinho, no caso do teu carro em concreto não tenho a certeza, mas até pode ser que aconteça.
            Mas de uma forma ou de outra esse código surge por duas razões opostas: Sistema muito rico ou sistema muito pobre.
            Dependendo do facto de ser um ou outro leva a desconfiar de coisas diferentes.
            A meu ver a 1ª coisa que deves fazer, antes de tentares trocares mais coisas, é obter todos os códigos de avaria em memória que pode ajudar a descartar muita coisa. Se não existir mais nenhum código deves verificar os "fuel trims" com o carro em funcionamento para perceberes se o problema é um sistema muito rico ou muito pobre, assim como perceber se existe uma % muito elevada de compensação, que se mantêm sempre, ou se é algo que acontece de forma intermitente.

            A válvula que indicas, por si só não deve causar esse problema. A não ser que o corpo dela esteja a permita a entrada de ar. Agora um orifício no deposito pode deixar entrar uma quantidade de ar no sistema suficiente para atingir o limite de compensação e registar essa avaria. Para contextualizar, essa válvula liga o depósito de combustível ao coletor de admissão.

            Se uma fuga no servo freio podia causar isso, a resposta é sim. Assim como qualquer fissura/orificio que esteja a permitir a entrada de ar não contabilizada pelo sensor MAF. Isto se for um problema de ar não contabilizado pela MAF. E de forma mais genérica qualquer coisa que faça alterar as emissões normais desse carro, ou que influencie os sistemas de monitorização de emissões, pode causar esse erro. Mais uma vez acho que deves tentar obter mais informação, que eventualmente te pode ajudar a descartar essa situação, ou outras. Se não tiveres acesso a uma ferramenta de comunicação para confirmares as situações que falei em cima, se calhar podias melhor explicar em que situações é que te acende a luz de avaria. Com o carro ao relantim, em carga, em autoestrada, mal ligas o carro, etc?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
              Boas

              1º deixa-me perguntar, como obtiveste esse código? Pelo teste do pedal + acelerador?
              Dificilmente esse código aparece sozinho, no caso do teu carro em concreto não tenho a certeza, mas até pode ser que aconteça.
              Mas de uma forma ou de outra esse código surge por duas razões opostas: Sistema muito rico ou sistema muito pobre.
              Dependendo do facto de ser um ou outro leva a desconfiar de coisas diferentes.
              A meu ver a 1ª coisa que deves fazer, antes de tentares trocares mais coisas, é obter todos os códigos de avaria em memória que pode ajudar a descartar muita coisa. Se não existir mais nenhum código deves verificar os "fuel trims" com o carro em funcionamento para perceberes se o problema é um sistema muito rico ou muito pobre, assim como perceber se existe uma % muito elevada de compensação, que se mantêm sempre, ou se é algo que acontece de forma intermitente.

              A válvula que indicas, por si só não deve causar esse problema. A não ser que o corpo dela esteja a permita a entrada de ar. Agora um orifício no deposito pode deixar entrar uma quantidade de ar no sistema suficiente para atingir o limite de compensação e registar essa avaria. Para contextualizar, essa válvula liga o depósito de combustível ao coletor de admissão.

              Se uma fuga no servo freio podia causar isso, a resposta é sim. Assim como qualquer fissura/orificio que esteja a permitir a entrada de ar não contabilizada pelo sensor MAF. Isto se for um problema de ar não contabilizado pela MAF. E de forma mais genérica qualquer coisa que faça alterar as emissões normais desse carro, ou que influencie os sistemas de monitorização de emissões, pode causar esse erro. Mais uma vez acho que deves tentar obter mais informação, que eventualmente te pode ajudar a descartar essa situação, ou outras. Se não tiveres acesso a uma ferramenta de comunicação para confirmares as situações que falei em cima, se calhar podias melhor explicar em que situações é que te acende a luz de avaria. Com o carro ao relantim, em carga, em autoestrada, mal ligas o carro, etc?
              Desde ja muito obrigado por a disponibilidade!

              Na maquina so me aparece o codigo p0170!
              e a luz ja esta ligada a muito tempo tipo 1 ano...
              e nunka se desliga sosinha , so cm o reset da maquina!
              e tabem sinto q o carro falha no relanti, é percetivel na saida de escape, e os gases saem bastante quentes....

              Comentário


                #8
                Que tipo de equipamento usas para verificar os códigos de avaria? Se for um equipamento que apenas implementa o protocolo OBD 2, é possível que não estejas a obter os códigos todos...
                Em modo de fabricante em princípio terás um código mais específico indicando se se está a verificar um sistema muito rico ou muito pobre. Se apenas tiveres um equipamento que implementa o protocolo OBD 2, podes confirmar essa situação, como já disse, com o carro em funcionamento pela leitura dos "fuel trims". Verifica se estás a ter uma % de compensação positiva ou negativa. Com um equipamento OBD2 é possível verificar isso, desde que tenha a funcionalidade de leitura de parâmetros.

                As falhas que indicas ao relantim não dizem muito, podem ser um sintoma do problema que te está a causar essa avaria, mas também podem ser fruto da compensação exagerada do computador e nada ter a ver com o problema...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                  Que tipo de equipamento usas para verificar os códigos de avaria? Se for um equipamento que apenas implementa o protocolo OBD 2, é possível que não estejas a obter os códigos todos...
                  Em modo de fabricante em princípio terás um código mais específico indicando se se está a verificar um sistema muito rico ou muito pobre. Se apenas tiveres um equipamento que implementa o protocolo OBD 2, podes confirmar essa situação, como já disse, com o carro em funcionamento pela leitura dos "fuel trims". Verifica se estás a ter uma % de compensação positiva ou negativa. Com um equipamento OBD2 é possível verificar isso, desde que tenha a funcionalidade de leitura de parâmetros.

                  As falhas que indicas ao relantim não dizem muito, podem ser um sintoma do problema que te está a causar essa avaria, mas também podem ser fruto da compensação exagerada do computador e nada ter a ver com o problema...

                  NAO PODEREI TESTAR ISSO DA MISTURA COM UM MULTIMETRO?
                  a maquina q o meu mecanico liga ao carro e mesm um computador touch , ( parece me a mim dos bons lool )
                  terei de pedir a ele para verificar a mistura ! depoix deixo aki ;) !
                  uma coisa , tu es de k zona do pais?
                  obrigado
                  Editado pela última vez por Jonnym1989; 24 September 2015, 15:06.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                    Que tipo de equipamento usas para verificar os códigos de avaria? Se for um equipamento que apenas implementa o protocolo OBD 2, é possível que não estejas a obter os códigos todos...
                    Em modo de fabricante em princípio terás um código mais específico indicando se se está a verificar um sistema muito rico ou muito pobre. Se apenas tiveres um equipamento que implementa o protocolo OBD 2, podes confirmar essa situação, como já disse, com o carro em funcionamento pela leitura dos "fuel trims". Verifica se estás a ter uma % de compensação positiva ou negativa. Com um equipamento OBD2 é possível verificar isso, desde que tenha a funcionalidade de leitura de parâmetros.

                    As falhas que indicas ao relantim não dizem muito, podem ser um sintoma do problema que te está a causar essa avaria, mas também podem ser fruto da compensação exagerada do computador e nada ter a ver com o problema...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jonnym1989 Ver Post
                      NAO PODEREI TESTAR ISSO DA MISTURA COM UM MULTIMETRO?
                      a maquina q o meu mecanico liga ao carro e mesm um computador touch , ( parece me a mim dos bons lool )
                      terei de pedir a ele para verificar a mistura ! depoix deixo aki ;) !
                      uma coisa , tu es de k zona do pais?
                      obrigado
                      Diretamente NÃO!
                      A compensação é um valor calculado pelo computador, que é possível obter através de comunicação com este. No fim vai-se refletir principalmente no tempo de abertura dos injetores mas dificilmente tens um multímetro com possibilidade de medir o tempo do comando dos injetores, mas alguns modelos de multímetros de gama mais elevada têm essa funcionalidade. Mesmo que tenhas um multímetro com essa funcionalidade pode ser difícil tirar alguma conclusão com isso. 1º precisavas de ter um valor de referência para um tempo de abertura "normal" para as condições em que efetuavas a medição. 2º tinhas que mais ou menos igualar as condições em que a medição "padrão" foi efetuada: temperatura do motor, temperatura exterior, altitude, quantidade de acessórios ligados (AC, radio, luzes) entre outros... Eu não explorava esta hipótese mas se eventualmente tiveres os meios posso tentar arranjar um valor de referência e comparamos. Mas como percebeste é uma volta muito grande para o que se quer, mas sim há situações em que esta medição direta faz sentido.
                      Podias também, verificar com um multímetro a parte de monitorização, ou seja, o sensor de oxigénio, ou sonda lambda. Antes de mais nada deixa-me dizer-te que esta medição exige que seja feita por um multímetro com alta impedância de entrada. De preferência 10 Mohm, por vezes 1 Mohm resulta, depende... Um multímetro analógico ou um digital chinês estará em principio fora de questão. Aqui também existem variáveis envolvidas, dependendo da implementação nesse motor em concreto. Estou a falar do tipo de massa (flutuante, com voltagem de enviesamento, etc..) e o sinal também pode ser de várias formas (com voltagem de enviezamento ou não). Podia-te indicar a forma mais comum deste sinal, como o ler, como ligar o multimetro e que conclusões tirar, mas na pratica há muitas variações e no fim o mais provável é não conseguires obter informação útil.

                      Bem já falei muito e ajudei pouco. Acho que a claramente a 1ª e melhor opção continua a ser ler esses parâmetros por comunicação série.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                        Diretamente NÃO!
                        A compensação é um valor calculado pelo computador, que é possível obter através de comunicação com este. No fim vai-se refletir principalmente no tempo de abertura dos injetores mas dificilmente tens um multímetro com possibilidade de medir o tempo do comando dos injetores, mas alguns modelos de multímetros de gama mais elevada têm essa funcionalidade. Mesmo que tenhas um multímetro com essa funcionalidade pode ser difícil tirar alguma conclusão com isso. 1º precisavas de ter um valor de referência para um tempo de abertura "normal" para as condições em que efetuavas a medição. 2º tinhas que mais ou menos igualar as condições em que a medição "padrão" foi efetuada: temperatura do motor, temperatura exterior, altitude, quantidade de acessórios ligados (AC, radio, luzes) entre outros... Eu não explorava esta hipótese mas se eventualmente tiveres os meios posso tentar arranjar um valor de referência e comparamos. Mas como percebeste é uma volta muito grande para o que se quer, mas sim há situações em que esta medição direta faz sentido.
                        Podias também, verificar com um multímetro a parte de monitorização, ou seja, o sensor de oxigénio, ou sonda lambda. Antes de mais nada deixa-me dizer-te que esta medição exige que seja feita por um multímetro com alta impedância de entrada. De preferência 10 Mohm, por vezes 1 Mohm resulta, depende... Um multímetro analógico ou um digital chinês estará em principio fora de questão. Aqui também existem variáveis envolvidas, dependendo da implementação nesse motor em concreto. Estou a falar do tipo de massa (flutuante, com voltagem de enviesamento, etc..) e o sinal também pode ser de várias formas (com voltagem de enviezamento ou não). Podia-te indicar a forma mais comum deste sinal, como o ler, como ligar o multimetro e que conclusões tirar, mas na pratica há muitas variações e no fim o mais provável é não conseguires obter informação útil.

                        Bem já falei muito e ajudei pouco. Acho que a claramente a 1ª e melhor opção continua a ser ler esses parâmetros por comunicação série.
                        obrigadao pelas as palavras!
                        por acaso nao es do algarve ou lisboa ?
                        E nao tens como fazer esse tipo de diagnostico?
                        Pelo o valor certo claro

                        obrigado ppr tudo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jonnym1989 Ver Post
                          obrigadao pelas as palavras!
                          por acaso nao es do algarve ou lisboa ?
                          E nao tens como fazer esse tipo de diagnostico?
                          Pelo o valor certo claro

                          obrigado ppr tudo
                          De nada,

                          Não sou, sou da zona do Porto...
                          Sim tenho como fazer este diagnostico, mas a esta distancia não se justifica...

                          Comentário


                            #14
                            Ha ok ok!
                            entao tenta me esplicar quais valores terei de ver na maquina ligada ao carro sff!
                            obrigado amigo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jonnym1989 Ver Post
                              Ha ok ok!
                              entao tenta me esplicar quais valores terei de ver na maquina ligada ao carro sff!
                              obrigado amigo
                              Deves verificar os "fuel trims".
                              Normalmente existem 2 distintos, um de curto prazo, mais reativo, e um de longo prazo. Digo normalmente porque em sistemas mais antigos apenas existe o de curto prazo. A sigla costuma ser STFT para os de curto prazo e LTFT para os de longo prazo. A unidade destes parâmetros vem em percentagem e com valores máximos a andar aproximadamente entre os -30% e os +30%. Caso existam os dois (STFT e LTFT) a % de compensação é o somatório destes. O que deves ver no teu caso, assumindo que o problema não é intermitente, é uma % combinada muito elevada ou muito baixa. Se o problema for intermitente podes verificar o caso em que a compensação curta e longa se anulam (por exemplo STFT:~20%, LTFT:~-20%) caso o problema não se esteja a manifestar no momento. Atenção que a memória destas compensações é dependente da temperatura e velocidade do motor. Para não entrar com estas variáveis aconselho-te a efetuares a leitura com o carro quente e ao relantim.
                              Outra situação que deves ter em conta é que esta compensação apenas existe a partir do momento em que o carro entra no chamado "closed loop". Assim os valores de STFT e LTFT apenas fazem sentido com o sistema em "closed loop". O estado do sistema ("closed loop" ou "open loop") esta presente numa lista de parâmetros de leitura, da mesma forma que o STFT e o LTFT.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                Deves verificar os "fuel trims".
                                Normalmente existem 2 distintos, um de curto prazo, mais reativo, e um de longo prazo. Digo normalmente porque em sistemas mais antigos apenas existe o de curto prazo. A sigla costuma ser STFT para os de curto prazo e LTFT para os de longo prazo. A unidade destes parâmetros vem em percentagem e com valores máximos a andar aproximadamente entre os -30% e os +30%. Caso existam os dois (STFT e LTFT) a % de compensação é o somatório destes. O que deves ver no teu caso, assumindo que o problema não é intermitente, é uma % combinada muito elevada ou muito baixa. Se o problema for intermitente podes verificar o caso em que a compensação curta e longa se anulam (por exemplo STFT:~20%, LTFT:~-20%) caso o problema não se esteja a manifestar no momento. Atenção que a memória destas compensações é dependente da temperatura e velocidade do motor. Para não entrar com estas variáveis aconselho-te a efetuares a leitura com o carro quente e ao relantim.
                                Outra situação que deves ter em conta é que esta compensação apenas existe a partir do momento em que o carro entra no chamado "closed loop". Assim os valores de STFT e LTFT apenas fazem sentido com o sistema em "closed loop". O estado do sistema ("closed loop" ou "open loop") esta presente numa lista de parâmetros de leitura, da mesma forma que o STFT e o LTFT.
                                irei ligar a maquina e dpx digo aki os dados.
                                Obrigado

                                Comentário

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