Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault Laguna 1.8 16v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault Laguna 1.8 16v

    Boas
    Tenho um laguna II 1.8 16v de 2002 que periodicamente sem um padrão temporal definido descarrega a bateria e depois não pega de manhã. Levei o carro ao eletricista que diz não apanhar a avaria gostava, se possível, que alguém partilha-se experiência idêntica de modo a poder ter alguma luz sobre o assunto.
    Obrigado

    #2
    Boas

    Isso acontece com alguma frequência? Mais que uma vez por semana?
    Existem métodos para detetar estas situações, mas exigem equipamento um tanto ou quanto dispendioso que não deves ter acesso. Se tivesses também não fazia muito sentido estares aqui a pedir ajuda...
    Mas há formas alternativas de diagnosticar este problema.
    Se acontecer com alguma frequência uma coisa que podes fazer é experimentar retirar fusíveis durante a noite, sempre o mesmo claro, e se passado um tempo razoável essa situação não voltar a acontecer, em principio o problema será causado alguma coisa que é alimentada por esse fusível. Assim como se voltar a acontecer, ficas a saber que não é nada relacionado com esse fusível. Vais anotando o que já testaste e o que não testaste e passado algumas tentativas podes descobrir o fusível problemático. Depois é confirmar que componente ou componentes são alimentados por esse fusível, assim como fazer uma confirmação da integridade da fiação, e diagnosticas-te o problema.
    De inicio faz apenas sentido testar fusíveis que continuam "vivos" algum tempo após trancares o carro. Podes confirmar isto utilizando uma lâmpada de provas ou multímetro, ou se tiveres acesso utilizando o esquema eléctrico do carro em questão. Há a possibilidade de alguns fusíveis tornarem-se "vivos" algum tempo após trancares o carro e esse ser o problema, mas é menos provável isso acontecer. De inicio focava-me nesses.
    Acho que só deves fazer isto se te sentires mais ou menos confiante em mexer nunca caixa de fusíveis e em utilizar uma lâmpada de provas. Aviso desde já que podes apagar valores do computador de bordo, pode ser necessário inserir código no rádio, etc, ao desligares fusíveis.
    Pode ser um tanto ou quanto tedioso este processo, particularmente se isto acontecer raramente.

    Não tenho conhecimento de um problema "comum" destes nesse carro em questão, por isso não posso dizer o que deves procurar em 1º lugar.

    Comentário


      #3
      Podes ter uma lampada acesa e não sabes. Ou seja, um sensor de porta fechada(porta-luvas, mala, portas habitáculo..) avariado e deixa a lâmpada ligada sem dares conta. Podes usar um multimetro e ligar em série à bateria para saberes qual o consumo com o carro desligado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Podes ter uma lampada acesa e não sabes. Ou seja, um sensor de porta fechada(porta-luvas, mala, portas habitáculo..) avariado e deixa a lâmpada ligada sem dares conta. Podes usar um multimetro e ligar em série à bateria para saberes qual o consumo com o carro desligado.
        Sim, faz todo o sentido inicialmente tentar verificar se existe um consumo anormal em repouso do veiculo, utilizando um multímetro.

        Como indicas que é um problema intermitente podes obter uma leitura normal nas vezes em que medires e não conseguires chegar a nenhuma conclusão, mas claro que o deves tentar. Como referência mais que umas dezenas de mA, maximo 100 ou 200 mA é o esperado que um veiculo consuma em repouso. Os valores que indico são uma mera referência, pois isto depende sempre do veiculo em questão... Mas posso afirmar com alguma convicção que mais que 200 mA após 20 minutos de desligares o carro é um valor anormalmente elevado.

        Quanto ao facto de ser um sensor da porta/mala, é possível, mas acho que apenas no caso em que deixes o carro aberto durante a noite. Normalmente, e friso normalmente, a gestão de energia de um carro mais ou menos recente, quero dizer com gestão computorizada das luzes de habitáculo, desliga as luzes caso o carro esteja fechado, mesmo que alguma das portas ou mala dê informação de aberto. Este tipo de gestão de iluminação é o que normalmente costumo ver, mas não era uma enorme surpresa se esta gestão num laguna II fosse diferente...

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas dicas, entretanto procurei saber junto de conhecimentos da Renault se este modelo em particular alguma vez teria manifestado este problema e disseram-me que não. Para experimentar troquei de bateria (porque a outra tinha 5 anos e disseram que podia ser essa a causa) e já faz alguns dias que não tem o problema, no entanto ainda não ficou mais de um dia parado tem andado todos os dias.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por aboleto Ver Post
            Obrigado pelas dicas, entretanto procurei saber junto de conhecimentos da Renault se este modelo em particular alguma vez teria manifestado este problema e disseram-me que não. Para experimentar troquei de bateria (porque a outra tinha 5 anos e disseram que podia ser essa a causa) e já faz alguns dias que não tem o problema, no entanto ainda não ficou mais de um dia parado tem andado todos os dias.
            Por vezes as coisas são mais simples do que o que parecem, e sim é preciso admitir que neste caso a 1ª coisa a verificar é o bom estado da bateria...

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X