Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema com motor gripado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema com motor gripado

    Boa noite,

    Aconteceu-me um problema no carro que gostava de ter a vossa opinião. Tenho um BMW 118D do início de 2007 e há 2 semanas ia na estrada e de repente o carro desacelerou, parecia que tinha perdido potência e não desenvolvia. Não passava dos 120, mesmo acelerando. Fiquei logo com a sensação de que era o turbo que tinha ido à vida, porque faltava-lhe aquele poder de arranque, mas eu não percebo nada de mecânica. Depois de chegar a casa não andei mais com ele até ir à oficina.
    Dias depois de lá estar disseram-me que o turbo tinha ficado mesmo danificado e teriam de meter um novo.. cerca de 1000€ com o trabalho. Fiquei meio aborrecido mas acontece. Dias mais tarde dizem-me que iam a testá-lo e que foi abaixo e não pegou mais. Acharam que era dos injectores e que agora tinha do os reparar. Mais uma vez fiquei aborrecido por ver a conta a aumentar mas pronto, desde que ficasse por ali..
    No dia de o ir buscar, dizem-me que dali a pouco já deveria poder levá-lo. 3 horas depois ligam-me a dizer que o motor tinha gripado.

    Fiquei boquiaberto. Como é que aquilo aconteceu? Como é que fomos de um turbo danificado a um motor gripado, alguém me pode explicar? A oficina tem alguma responsabilidade nisto? O carro pegava sem problema, a temperatura estava normal, quer quando avariou o turbo, quer depois ao ir lá levá-lo, quer depois deles trocarem o turbo porque ele pegou e eles foram testá-lo. Gripou na mão deles, isso não tem alguma consequência para eles ou só eu é que terei que pagar a factura?
    Terá havido alguma coisa que eles não verificaram e que tenha levado a este cenário?
    Como é que gripa o motor e só depois de trocarem os injectores é que notam?
    Ou terá sido só depois de trocarem os injectores?

    Como já disse, eu sou um leigo nisto, já sei o que é um motor gripado, mas os cenários que possam levar a isso é que não sei, e gostava de saber para ver o que fazer.. É que agora a factura será muito maior.

    Obrigado pelas vossas opiniões

    #2
    Quando foi feita a última revisão? Foi lá?

    Comentário


      #3
      Foi, ia ser agora a próxima. Foi há um ano, salvo erro.

      Comentário


        #4
        Um turbo avaria por muitos motivos mas os mais comuns são:
        - falta de óleo(e óleo de qualidade)
        - entrada de objectos estranhos
        - combustível

        Só eles com o motor na mão podem ver isso.

        Comentário


          #5
          Boas

          Acho que este tópico pode ser o ideal para inserir um tema muito importante para os condutores de um automóvel recente (com gestão de motor computorizada), não fugindo à ajuda ao teu caso em particular.
          De grosso modo nos sistemas pré computorização, qualquer sintoma presente num motor era provocado por uma falha mecânica, ou por uma falha eletrica. No segundo caso a falha eletrica seria a causa direta do sintoma.
          Com a inserção da gestão de motor computorizada nos automóveis, os fabricantes puderam programar nesta gestão um comportamento de proteção/segurança/alternativo despoletado por situações anómalas ao funcionamento normal do motor.
          Por vezes estes "comportamentos de segurança", que volto a dizer são comportamentos programados pelos fabricantes, não chegam a ser percebidos pelo condutor, normalmente registando um código de avaria em memória, podendo ou não ligar a MIL.
          Em outras situações, estes comportamentos programados influenciam diretamente e de forma muito substancial a performance do motor e forma deste funcionar. Como exemplo, temos a desativação do controlo de pressão do turbo, limitação de pressão máxima no acumulador common rail, rotação máxima reduzida, velocidade de relantim aumentada, desativação de injeção(ões) piloto, e em certas situação, que se justifique, podem levar ao desligamento do motor.
          As limitações que descrevi em cima levam essencialmente a uma perda muito substancial de potência, e a um maior ruído no funcionamento do motor. Alguns fabricantes optam por não incluir uma luz de aviso quando o veiculo se encontra neste estado "alternativo" de funcionamento, mas regra geral é ligada a MIL.

          Acho que foi importante a explicação anterior para concluir que, num carro com gestão computorizada, os sintomas que este desenvolve podem-se dever a dois grandes fatores:
          1º Falha mecânica/eletrica de algum componente relacionado diretamente com o sintoma em questão (falha mecânica no turbo -> perda de potência)
          2º Comportamento programado (voltagem de sensor MAP acima do threshold definido por mais de 5 segundos -> comportamento programado de limitação de pressão máxima common rail e atuador do VGT desligado -> falha de potência)

          Isto aplica-se a praticamente a qualquer tipo de veículos com gestão computorizada mas tentei dar exemplos de um sistema Diesel Common Rail, como é o do teu caso.
          De realçar que de uma forma ou de outra existe sempre um problema subjacente, não se podendo descartar uma falha de software.

          Uma questão: como distinguir uma falha física de um comportamento programado?
          Por vezes é simples. Este tipos de comportamentos podem ficar inativos no próximo ciclo de condução. Assim basta desligar o veiculo durante uns minutos e voltar a ligar para perceber se os sintomas se mantêm. Se não se mantiverem podemos concluir que foi um comportamento programado da gestão de motor. Volto a lembrar que de uma forma ou de outra existe um problema que convém ser resolvido.
          Se os sintomas continuarem, não podemos concluir muito mais sem a ajuda de uma ferramenta de comunicação. Podemos estar a sentir um comportamento programado que entra em ação logo no arranque do veiculo.

          Tentado agora responder diretamente ao teu caso, à 1ª vista, e levando à letra a tua descrição, parece-me um caso típico de comportamento programado na gestão de motor. Não referiste barulhos anormais, fumo pelo escape, soluços no motor, intermitência na potência, o que leva a desconfiar de um comportamento programado. Podia-se descartar esta situação se tentasses desligar e voltar a ligar o carro. Não sei se o fizeste...

          O teu caso pode não se enquadrar na situação em cima, apenas não queria deixar esta opção de fora, e eventualmente ajudar alguém com uma situação idêntica. Acho que fica a ideia de que por vezes um sintoma muito severo, como uma falta muito acentuada de potência, pode apenas necessitar de uma reparação de 30€.

          As oficinas em Portugal não têm uma grande fama de transparência/sinceridade. Não estou a acusar ninguém, mas acho que a opinião geral é esta...
          A forma como descreves a explicação que foi dada ao problema do teu automóvel, no mínimo exige uma exposição detalhada de tudo que aconteceu.
          1º de que forma diagnosticaram o problema inicial como sendo do turbo, e após observação que problema físico tinha o turbo original. A ideia é perceber se existe alguma lógica nisto, ou se tentaram simplesmente vender-te um componente dispendioso. A analise ao turbo supostamente avariado normalmente permite confirmar se este falhou devido a má lubrificação, rotação muito elevada, etc...
          2º é demasiada coincidência um carro ter um problema em um injetor (problema severo ao ponto de não ser possível o carro ligar) a surgir imediatamente após a uma falha catastrófica do turbo. Estou a assumir que o carro esteja livre de sintomas prévios, visto que a tua atitude foi de recorrer a uma oficina imediatamente após sentires uma situação anómala. Não sou capaz de encontrar uma causa que permita de alguma forma relacionar os dois. Ou é uma grande coincidência, ou não sabiam o que se passava e decidiram-se virar para os injetores, ou sendo um pouco desconfiado poderiam estar a tentar vender outro componente bem dispendioso.
          3º existindo ou não uma tentativa, nos pontos anteriores, de tentar ludibriar o cliente, o facto é que o motor gripou nas mão deles.

          Acho que posso resumir essa situação da seguinte forma:
          * Se o carro tinha um problema grave o suficiente que fosse causar a gripagem do motor, o oficina tem culpa em não diagnosticar a tempo. A orientação para o turbo e para os injetores foi errado da parte deles, logo têm a sua culpa.
          * Se o carro não tinha um problema que fosse causar a gripagem, então esta foi causada por eles de alguma forma. Acho que a culpa aqui é óbvia.
          Editado pela última vez por steevegt; 28 September 2015, 00:29.

          Comentário


            #6
            Isso foi bem esclarecedor, obrigado.

            De facto não acho que fosse comportamento programado. Quando detectei isso ia a caminho do porto, cheguei parei o carro e desliguei. Depois dali a 15 min voltei para casa com ele e ele pegou sem problemas. Apenas só não desenvolvia como falei acima. Devia ser mesmo falha mecânica.

            O que me deixou intrigado foi o facto de terem dito que, quando mudaram o turbo, andaram com ele 100metros e foi logo abaixo e não pegou mais. Só depois de 1 semana a andarem para reparar os injectores e a 1 hora de o entregar é que dizem que gripou? Mas gripou quando? naquele dia que testaram o turbo e andaram 100 metros ou após reparem os injectores?
            É que se foi no primeiro caso, como é que andam à volta dos injectores e não detectam que ele estava era gripado?
            Se foi só após a reparação dos injectores, como é que gripou? Não viram a lubrificação? Não detectaram nada?É tudo meio estranho.

            A oficina até costuma ser fiável, o meu pai há anos que arranja lá os carros e não tem tido problemas.

            Comentário


              #7
              Chegou o orçamento (em valores arredondados):
              Reparação do motor+turbo+injectores: 4300€ OU
              Motor usado mais o resto: 4000€

              Estive a falar com eles e disse-lhes o meu ponto de vista, porque segundo eles, aquilo aconteceu por causa de um sobreaquecimento que pode ter sido gerado pela perda de óleo no turbo e os injectores estarem a meter demasiado combustível.. ao que eu disse "então mas ao verem o estado do turbo, que não estava partido mas quase, com a experiência que tem deviam ter trabalhado para prevenir isto, já deviam saber que esse poderia ser um dos cenários e então antes de agravar, deviam ter trabalhado para prevenir, já que até fizeram a revisão e tudo", o que eles no final vieram a admitir.. E que nem tinham como provar que aquilo já poderia estar assim e não tenha acontecido por intervenção deles.
              Agora a pessoa com quem falei vai falar com os superiores e ver o que podem fazer, lembrei também que tanto eu como outros da minha família já lá vamos há anos.

              Infelizmente duvido que vão mudar muito as coisas :\ e se assim for, vão perder um cliente, aliás, mais do que um pq a minha família não voltará a por lá os pés, provavelmente.

              Comentário


                #8
                E se não vais meter lá mais os pés, que tal também não efectuares essa intervenção aí?

                Comentário


                  #9
                  Se o teu motor é um N47 isso tem um defeito grave nos tensores da corrente de distribuição que se não for resolvido a tempo parte o motor.

                  Vê lá se não foste mais uma "vítima" desse problema..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                    E se não vais meter lá mais os pés, que tal também não efectuares essa intervenção aí?
                    Eu vou primeiro esperar para ver o que eles admitem. Não disse que ia fazer essa intervenção lá, caso eles não assumam algo do lado deles.


                    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                    Se o teu motor é um N47 isso tem um defeito grave nos tensores da corrente de distribuição que se não for resolvido a tempo parte o motor.

                    Vê lá se não foste mais uma "vítima" desse problema..
                    Pelo que eu sei, esse problema é de uma versão diferente da minha, que saiu em junho/julho de 2007. Este é anterior.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X