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Clio II 1.5dCi "morto", o que fazer?

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    Clio II 1.5dCi "morto", o que fazer?

    Boa noite a todos.

    Tenho um Clio II 1.5dCi de Dezembro de 2001 (já da série 2) que, para não fugir à regra destes "fantásticos" motores, avariou e de que maneira. Não vou entrar em pormenores de quando e como aconteceu, porque por agora não me parece importante. O que interessa é que levei o carro a uma oficina na zona do Porto (onde o carro avariou), e depois de o ligarem ao computador, detectaram uma "falha na injecção no cilindro 4". Pois bem, chamei a assistência em viagem para o transportar para uma oficina especializada em problemas desse género, já na minha zona. Depois de substituírem o injector problemático por um novo, o carro continuava na mesma: a trabalhar apenas em 3 cilindros, a tremer por todo o lado, com pouquíssima força e a deitar imenso fumo branco. Disseram-me então que era um problema mais grave do que inicialmente pensavam: ou um piston partido, ou válvulas queimadas. Sendo especialistas apenas em problemas de injecção teria de o transportar para outra oficina para reparação. Contactei então outra oficina, e após explicar o problema, prontamente me disseram que o melhor seria comprar um motor novo porque se reparar vai voltar a avariar, devido a ser o motor que é (1.5dCi) e ter os problemas que tem normalmente... Só que aí é que está o problema. Em primeiro lugar o mecânico disse que conseguia arranjar um motor por volta de 500€, com garantia de alguns meses. Não me importava de dar esse valor, até porque só queria mesmo meter o carro a andar e logo a seguir vendê-lo e ver-me livre dele. Mas... após uns dias, a história já não era a mesma. Agora já só há motores por cerca de 900€. Já procurei em muitos outros sítios e todos me dizem o mesmo "Tem aí um grande problema, blah blah blah, esses motores isto e aquilo... Preço de um motor desses: 900/1000€". Só que nem por sombras eu vou dar esse dinheiro por um motor.

    Posto isto, eis a minha questão: o que fazer com o carro? Haverá alguém que o compre com esse problema? Já pesquisei e vi algumas empresas que compram carros avariados, mas também não quero receber só algo como 500€, até porque de resto está muito bem estimado, tanto a nível mecânico, como de interior, etc. Reparar a avaria não me parece, até porque para saber exactamente qual é o problema (porque ainda ninguém me soube dizer) teria de se abrir o motor, que também não é de borla. Depois reparação, etc, também de certeza que iria para um valor muito alto...

    Agradeço qualquer ajuda.

    #2
    1.5DCI por 500€? Nem em sonhos. Vá, só se tiver pela hora da morte..

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      #3
      Suponho que te estejas a referir apenas ao motor, certo?

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        #4
        Sim. Com tudo: bomba, injectores..

        500€ compras um a gasolina e e.....

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          #5
          Pois, também achei estranho quando me disse... E tanto era estranho que no final de contas acabou por me pedir os tais 900€...

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            #6
            Bem acho que terás de fazer algumas contas primeiro, pois mesmo que o motor seja 900€ depois com mao de obra e mais material acho que nunca te livras de uns 1500€.
            Pois infelizmente se optares por reparar o motor possivelmente terás o mesmo valor, caso se for bem feito tens motor para muitos kms.
            Resta-te saber por quanto consegues vender o caro depois de arranjado e quanto te darão por ele assim e jogar com um prejuizo quase certo de cerca de 1500€.
            Uma coisa deves pensar se tens o carro em boas condiçoes, nao valerá apena arranjar e continuar com ele? pois vais comprar outro usado que possivelmente poderá ter alguma despesa a fazer....

            Comentário


              #7
              Contas de sapateiro:

              Uma reparação "decente" com troca de motor ou reparação desse: talvez 1.500 euros, como já te disseram;
              Valor do carro como está: 750 euros a 1.000 euros;
              Vender carro arranjado: 2.000 a 2.500 euros, no melhor cenário.

              O que eu faria: tentava vendê-lo já para recuperar até 1.000 euros ou então suportava o custo da reparação (bem feita e por quem sabe) e ficava com ele!

              PS: calculo que o problema tenha a ver com injetores/bomba, algo muito comum numa fase inicial desse motor, mas as capas de biela também deram muitos problemas! Já agora, quantos km's tinha? E como era a manutenção?

              Comentário


                #8
                Aqui à cerca de um ano aconteceu me algo idêntico, ia em plena autoestrada e numa subida, quando as rotações desceram abaixo das 2000rpm comecei a sentir o carro a tremer muito..estava só a 3cyl..
                Foi sacada a cabeça e deu-se com uma válvula furada e duas estaladas.
                Falei com o mecânico e ele andou a ver preços para um motor..tudo a rondar os 750/800€..decidi avançar com a reparação daquele.
                Levou 16 válvulas novas, faceamento da cabeça, kit de juntas, duas bobines (curiosamente avariaram após o 4cyl dar de si), óleo, liquido refrigerante , etc..750€.
                Ficou impecável, mais silencioso, e com um aumento significativo da potência em altas..

                Entretanto vendi o carro, mas vejo-o muitas vezes e continua impecável.
                O meu conselho é: Se queres manter o carro por mais algum tempo, tira a cabeça e vê como está, se for alguma válvula não fica catastroficamente caro de arranjar..mais do que isso é que já não deve,compensar.

                Comentário


                  #9
                  Antes demais, o motor não é fantástico, mas muitos mecânicos também não. A prova está no que referiste, detectaram um problema, repararam-no, e ficou igual. Depois a culpa é do motor.


                  Em relação ao segundo "diagnóstico", piston partido ou válvulas queimadas, nunca ouvi falar de tal coisa, muito menos nos 1.5 DCI. Convinha saber mais algumas informações sobre o carro, mas parece-me um problema de injecção (bomba, rampa ou injectores). Se fosse um piston partido, certamente se ouvia barulhos metálicos. Válvulas queimadas, nem sei como se queimam válvulas.


                  Na terceira oficina, nada de novo. Esse é o diagnóstico normal "não sei qual é o problema, troca-se o motor". Mais, se for reparado vai voltar a avariar? Claro, se o repararem mal ou não o souberem fazer.


                  Outro assunto: motor usado. Segundo a minha pesquisa à poucos meses, o melhor preço para um K9K722 (o de 80cv) é de 800€ completo (injecção e turbo) e garantia de 1 ano. Também tive orçamentos de mais de 1000€.


                  Resumindo: precisas de um mecânico em condições que perceba de 1.5 DCI (como se fosse um motor raro, mas é verdade).


                  Ainda à poucos meses tive um problema no meu carro, Megane II 1.5 80cv, deixei andar e os bronzes foram à vida. Falei com vários mecânicos e todos indicavam que o melhor era trocar o motor. Até que falei com um conhecido meu, que já reparou dezenas de 1.5 DCI com sucesso. Aí está a diferença, se alguém perceber do assunto diz-te basicamente "é isto, e custa X", quem não perceber diz para trocar o motor.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado a todos.

                    Pelas opiniões que já vi aqui, acho que o mais provável e viável é vender o carro como está e ainda receber algum dinheiro. Mesmo antes deste problema já estava a pensar em trocar de carro, portanto aproveito a "oportunidade". Além do mais não estou disposto a gastar esse dinheiro na reparação de um carro que vale quase o mesmo valor.

                    Comentário


                      #11
                      E caso a reparação seja simples...?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                        E caso a reparação seja simples...?
                        Tenho que dar razão a este comentário...
                        Sem teres dados que suportem o suposto problema de compressão, não podes assumir à partida que a reparação vai ficar assim tão dispendiosa, que seria algo que te deviam ter feito de inicio na dita oficina "especializada".
                        A mim não me demoraria mais que 5 minutos a confirmar uma eventual falha mecânica de algum cilindro.
                        Mais uma vez trata-se de uma reparação com base em códigos de avaria.

                        Comentário


                          #13
                          Convém saberes primeiro do que se trata o problema?

                          Se o queres vender já sem o arranjares não esperes que te dêem muito dinheiro. Se soubesses qual era o problema e tivesses valores era tudo mais fácil.

                          Comentário


                            #14
                            Se por cada avaria trocasse o motor, fdx estava lixado da vida.
                            Que belo sapateiro...Falam em trocar de motor como trocar de sapato.

                            Comentário


                              #15
                              E que tal levares o carro à Renault e pedires um orçamento?

                              É que parece que "desamoraste-te" pelo carro e estás a tentar arranjar uma desculpa para o trocares...

                              Como disse, leva o carro a uma oficina especializada, pede um orçamento e logo vês se vale a pena ou não.

                              Comentário


                                #16
                                Tive um desses, curiosamente de 2001 e já 2ª geração, e gostava bastante do carro.

                                Seguro, poupado, espaçoso q.b....

                                Também tive uns problemas mas que foram sempre resolvidos com despesas em conta.

                                Comentário


                                  #17
                                  1000€ por um motor novo nem acho muito caro, normalmente as trocas de motores de outros carros andam à volta de mais de 3000€, aliás 1000€ é quanto custa trocar os injectores de um qualquer motor recente, como acontece em tantas marcas, até na Toyota, se o carro está realmente em bom estado, eu se fosse a ti reparava-o, e depois talvez o vendas mais tarde, quando surgir uma boa oportunidade.

                                  Comentário

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