boas noites estou com problemas com o meu seat ,acendeu a luz do motor mais que uma vez ja falei com varios mecanicos ja troquei a sonda lambda ,o carro fica acelarado acima das 1000r mas se eu parar nos semaforos e levantar o pe do acelarador ele baixa para as 800r alguem sabe alguma coisa que me resolva este problema?
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seat ibiza 1.4 sport manten se acelarado acima das 1000 r.
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Boas
Acho que precisas de responder aos seguintes pontos primeiro para poderes ter uma ajuda mais focada.
* De que ano é o carro? Pelo modelo pode-se limitar os anos possíveis mas para alguém poder ajudar com informação mais concreta o ano é importante... O essencial nestes casos é perceber se a gestão do motor faz uma leitura direta da quantidade de ar, ou se esta é calculada pela densidade.
* Não percebi o que querias dizer com o facto de nos semáforos quando "levantas o pé do acelerador", a velocidade do motor baixa para as 800 rpm...
Se a ideia de mudar a sonda lambda foi da oficina onde foste, claramente deves exigir o dinheiro de volta... Apesar de parecer óbvio muitas pessoas deixa-se acreditar que isto de diagnosticar problemas nos automóveis é por tentativa e erro. Quando vão a uma oficina, são sugeridas as trocas de componentes ou efectuadas reparações que no fim não resolvem o problema. Em qualquer destes casos a responsabilidade tem de ser da oficina...
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Originalmente Colocado por steevegt Ver PostBoas
Acho que precisas de responder aos seguintes pontos primeiro para poderes ter uma ajuda mais focada.
* De que ano é o carro? Pelo modelo pode-se limitar os anos possíveis mas para alguém poder ajudar com informação mais concreta o ano é importante... O essencial nestes casos é perceber se a gestão do motor faz uma leitura direta da quantidade de ar, ou se esta é calculada pela densidade.
* Não percebi o que querias dizer com o facto de nos semáforos quando "levantas o pé do acelerador", a velocidade do motor baixa para as 800 rpm...
Se a ideia de mudar a sonda lambda foi da oficina onde foste, claramente deves exigir o dinheiro de volta... Apesar de parecer óbvio muitas pessoas deixa-se acreditar que isto de diagnosticar problemas nos automóveis é por tentativa e erro. Quando vão a uma oficina, são sugeridas as trocas de componentes ou efectuadas reparações que no fim não resolvem o problema. Em qualquer destes casos a responsabilidade tem de ser da oficina...
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Já confirmei que a gestão de motor nesse caso é baseada em densidade.
Assim sendo uma entrada de ar paralela ao corpo do acelerador faz inevitavelmente aumentar a rotação. Parece-me ser a situação neste caso. Um dos "supeitos do costume" é o servofreio. A fonte de vácuo deste, em motores a gasolina, costuma ser o próprio colector de admissão, assim se este estiver danificado e permitir a entrada de ar causa esse sintoma de rotação elevada. O facto de dizeres que a velocidade do motor se altera com o facto de pisares ou não o pedal do travão é mais um ponto a favor... Uma forma de confirmar esta situação é bloqueando o tubo de vácuo que alimenta o servofreio. Deve ser feito com um alicate próprio para não o danificares.
Se efetivamente este for o culpado deve-se notar que a velocidade do motor volta ao normal. Eventualmente o motor pode-se desligar quando fizeres isto. Para tentar baixar o relantim a gestão de motor tenta fechar a máximo que pode a borboleta. Se obstruíres muito rápido a entrada paralela de ar podes fazer com que a gestão do motor não tenha tempo suficiente para voltar a ajustar a borboleta e o motor pode-se desligar por obstrução de ar.
Existem alguns códigos de avariam que normalmente costumam estar associados a este problema, como o P0507, p0505 entre outros.
Existem outras situações que podem originar os mesmo sintomas. Uma leitura dos códigos de avaria poderia ajudar a confirmar a suspeita anterior, mas acho que sem mais informação é a melhor indicação que te posso dar.
Atenção que estou a sugerir bloqueares o tubo de vácuo do servofreio mas apenas com o carro parado! Se andares com o esse tubo obstruído perdes muito poder de travagem!!!!Editado pela última vez por steevegt; 30 September 2015, 00:40.
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Originalmente Colocado por steevegt Ver PostJá confirmei que a gestão de motor nesse caso é baseada em densidade.
Assim sendo uma entrada de ar paralela ao corpo do acelerador faz inevitavelmente aumentar a rotação. Parece-me ser a situação neste caso. Um dos "supeitos do costume" é o servofreio. A fonte de vácuo deste, em motores a gasolina, costuma ser o próprio colector de admissão, assim se este estiver danificado e permitir a entrada de ar causa esse sintoma de rotação elevada. O facto de dizeres que a velocidade do motor se altera com o facto de pisares ou não o pedal do travão é mais um ponto a favor... Uma forma de confirmar esta situação é bloqueando o tubo de vácuo que alimenta o servofreio. Deve ser feito com um alicate próprio para não o danificares.
Se efetivamente este for o culpado deve-se notar que a velocidade do motor volta ao normal. Eventualmente o motor pode-se desligar quando fizeres isto. Para tentar baixar o relantim a gestão de motor tenta fechar a máximo que pode a borboleta. Se obstruíres muito rápido a entrada paralela de ar podes fazer com que a gestão do motor não tenha tempo suficiente para voltar a ajustar a borboleta e o motor pode-se desligar por obstrução de ar.
Existem alguns códigos de avariam que normalmente costumam estar associados a este problema, como o P0507, p0505 entre outros.
Existem outras situações que podem originar os mesmo sintomas. Uma leitura dos códigos de avaria poderia ajudar a confirmar a suspeita anterior, mas acho que sem mais informação é a melhor indicação que te posso dar.
Atenção que estou a sugerir bloqueares o tubo de vácuo do servofreio mas apenas com o carro parado! Se andares com o esse tubo obstruído perdes muito poder de travagem!!!!
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Originalmente Colocado por jaguia Ver Postobrigado ,ja estive hoje no mecanico mas eu esqueci me de um promenor e que ele as vezes trabalha bem nao e continuo hoje esta acelarado amanha volta ao normal por isso o mecanico disse me se o problema fosse do servofreio tinha que fazer sempre eu devia ter falado isso no primeiro post, ele diz que talvez seja o ecu estar maluco porque esta sempre a mostrar erros diferentes alguma ideia obrigado.
ECU maluco? Não conheço tal problema... Mas vai ser complicado resolver que tanto quanto saiba não existem ansiolíticos ou outro tipo de fármacos para ECU's. lol... No limite o computador pode ter uma avaria sim, mas não é assim que se diagnostica uma falha de um computador...
O facto de fazer sempre ou não, não descarta definitivamente o servo freio. Volto a referir que obviamente pode não ser o servofreio. Apenas me pareceu o mais provável, mas para confirmar são necessários mais dados. Mais uma vez os códigos de avaria podem ajudar a confirmar ou a ir por outro caminho diferente.
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Originalmente Colocado por steevegt Ver PostOs códigos de avaria que te aparecem ajudavam...
ECU maluco? Não conheço tal problema... Mas vai ser complicado resolver que tanto quanto saiba não existem ansiolíticos ou outro tipo de fármacos para ECU's. lol... No limite o computador pode ter uma avaria sim, mas não é assim que se diagnostica uma falha de um computador...
O facto de fazer sempre ou não, não descarta definitivamente o servo freio. Volto a referir que obviamente pode não ser o servofreio. Apenas me pareceu o mais provável, mas para confirmar são necessários mais dados. Mais uma vez os códigos de avaria podem ajudar a confirmar ou a ir por outro caminho diferente.
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