Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Fiesta 1.4 TDCI Mk6.5 ruído estranho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Fiesta 1.4 TDCI Mk6.5 ruído estranho

    Bom dia,

    Adquiri recentemente, 11 de Setembro, um Ford Fiesta 1.4 TDCI de 2007, com 122k km. Aquilo faz às vezes, de manhã, à tarde, ou à noite, faz um ruído estranho quando o ligo, que só desaparece passado uns kms.
    Já li que pode ser alguma coisa de correias, má lubrificação ou touche, mas não faço ideia do que é isso, percebo zerinho de mecânica.
    Quando o carro está com esse ruído estranho, sentado no banco do condutor sente-se alguma vibração no banco e no carro em geral, coisa que não acontece não esse ruído não existe.

    O carro fez a revisão (numa boa oficina) a 31 de Julho, e levou o óleo recomendado 5w30.
    Deixo aqui um vídeo onde é audível o som a que me refiro a partir de mais ou menos, do 1.30min .

    https://www.youtube.com/watch?v=OLXX6-pV1_k&feature

    Obrigado desde já.
    Editado pela última vez por canano; 30 September 2015, 12:06.

    #2
    Será as anilhas dos injectores?

    Está aí com um tremer de motor que pode ser algum injector menos bom. Quanto tempo tem o filtro de gasóleo?

    Comentário


      #3
      Boas

      No video o som não é muito perceptível, nunca é a mesma coisa que ouvir ao vivo...
      Relativamente a este motor, que penso que é o mesmo que os PSA, conheço algumas causas de ruído comum. Apoios de motor, nomeadamente o traseiro, e a polie da cambota. Muitos desconhecem mas esta polie em motores common rail, e não só, tem a função de amortecimento de vibrações da cambota. É composta por duas massas separadas por borracha. Com o tempo a borracha tende a ficar dura ou desprende-se mesmo, o que pode causar ruídos, e mais que isso perde-se a função de absorver vibrações da cambota. Não é má pratica substituir esta polie, por exemplo ao mesmo tempo da mudança da correia de distribuição. Alguns fabricantes incluem esta substituição no plano de manutenção, outros não...
      Outra razão comum de ruído hoje em dia costuma ser o volante bimassa. É por vezes complicado de diagnosticar sem retirar a caixa de velocidades, mas há alguns sintomas que permitem obter mais confiança se será ou não... Uma coisa que podes fazer é verificar se o barulho se altera quando pisas ou largas a embraiagem (normalmente em ponto morto).

      As sugestões em cima podem ser totalmente ao lado neste caso, mas à distancia são as hipóteses que te consigo dar...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
        Boas

        No video o som não é muito perceptível, nunca é a mesma coisa que ouvir ao vivo...
        Relativamente a este motor, que penso que é o mesmo que os PSA, conheço algumas causas de ruído comum. Apoios de motor, nomeadamente o traseiro, e a polie da cambota. Muitos desconhecem mas esta polie em motores common rail, e não só, tem a função de amortecimento de vibrações da cambota. É composta por duas massas separadas por borracha. Com o tempo a borracha tende a ficar dura ou desprende-se mesmo, o que pode causar ruídos, e mais que isso perde-se a função de absorver vibrações da cambota. Não é má pratica substituir esta polie, por exemplo ao mesmo tempo da mudança da correia de distribuição. Alguns fabricantes incluem esta substituição no plano de manutenção, outros não...
        Outra razão comum de ruído hoje em dia costuma ser o volante bimassa. É por vezes complicado de diagnosticar sem retirar a caixa de velocidades, mas há alguns sintomas que permitem obter mais confiança se será ou não... Uma coisa que podes fazer é verificar se o barulho se altera quando pisas ou largas a embraiagem (normalmente em ponto morto).

        As sugestões em cima podem ser totalmente ao lado neste caso, mas à distancia são as hipóteses que te consigo dar...
        No Peugeot 207 o volante é monomassa e na Ford é bimassa.

        Sobre a polie, na pior das hipóteses está assim:

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
          Boas

          No video o som não é muito perceptível, nunca é a mesma coisa que ouvir ao vivo...
          Relativamente a este motor, que penso que é o mesmo que os PSA, conheço algumas causas de ruído comum. Apoios de motor, nomeadamente o traseiro, e a polie da cambota. Muitos desconhecem mas esta polie em motores common rail, e não só, tem a função de amortecimento de vibrações da cambota. É composta por duas massas separadas por borracha. Com o tempo a borracha tende a ficar dura ou desprende-se mesmo, o que pode causar ruídos, e mais que isso perde-se a função de absorver vibrações da cambota. Não é má pratica substituir esta polie, por exemplo ao mesmo tempo da mudança da correia de distribuição. Alguns fabricantes incluem esta substituição no plano de manutenção, outros não...
          Outra razão comum de ruído hoje em dia costuma ser o volante bimassa. É por vezes complicado de diagnosticar sem retirar a caixa de velocidades, mas há alguns sintomas que permitem obter mais confiança se será ou não... Uma coisa que podes fazer é verificar se o barulho se altera quando pisas ou largas a embraiagem (normalmente em ponto morto).

          As sugestões em cima podem ser totalmente ao lado neste caso, mas à distancia são as hipóteses que te consigo dar...
          O que noto é que quando o carro está com aquele "bater" a embraiagem está muito mais "sensível", ao levantar o pé (com a 1a engatada) para o carro começar a andar, começa a tremer muito e ao passar da 1a para a 2a sente-se que a troca de mudança faz o carro tremer, a menos que esteja em grandes rotações.
          Nada disto acontece quando o carro está normal e sem aquele bater, ou ruído anormal.

          Essa do volante bimassa... epá, já me está a custar, ou não fosse aquilo caro como tudo...
          Ainda a semana passada larguei 175€ para deixar as jantes no ponto , foram até Braga aquela Casa que todos conhecemos e o €xtra a mais foi para o intermediário (zona da Benedita/Alcobaça).

          Já li que podia ser mesmo dos injectores e esses então... esquecer. Caso seja, é mas é meter para venda o raio do bicho.
          Editado pela última vez por canano; 30 September 2015, 20:39.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Será as anilhas dos injectores?

            Está aí com um tremer de motor que pode ser algum injector menos bom. Quanto tempo tem o filtro de gasóleo?
            O carro fez a revisão antes de o comprar, 11 dias antes para ser mais preciso. No papel que colocam junto ao manípulo dos pistas apenas aparece:
            [x] motor
            [x] filtros
            [x] óleo

            Razão pela qual não sei precisar em concreto o que foi feito ou não. Aliás, é importante dizer que quem fez a revisão foi o cunhado do antigo dono do carro, e que o antigo dono como ficou 4 dias com um Alfa Romeo Giulietta (quando deixou o Fiesta para revisão) decidiu fazer a troca porque até nem estava com essa ideia.
            Editado pela última vez por canano; 30 September 2015, 20:39.

            Comentário


              #7
              Hoje tive de casamento e andei o dia inteiro com o (futuro) sogro.
              Acontece que ao chegar a casa deles, onde deixei o meu Fiesta, entro, ligo-o e pegou logo bem, mas passados 5 segundos foi abaixo e ainda tinha o pé na embraiagem a fundo.
              Tentei mais 3x seguidas e não pegou, e quando pegou, à 4a tentativa, estava com uma tremideira tonta.
              Fez-me isto 2 dias seguidos a semana passada, e depois passou-lhe, agora voltou.
              Que me sugerem fazer? Isto não é normal! Já o levei à máquina e dizem que está tudo ok.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por canano Ver Post
                Hoje tive de casamento e andei o dia inteiro com o (futuro) sogro.
                Acontece que ao chegar a casa deles, onde deixei o meu Fiesta, entro, ligo-o e pegou logo bem, mas passados 5 segundos foi abaixo e ainda tinha o pé na embraiagem a fundo.
                Tentei mais 3x seguidas e não pegou, e quando pegou, à 4a tentativa, estava com uma tremideira tonta.
                Fez-me isto 2 dias seguidos a semana passada, e depois passou-lhe, agora voltou.
                Que me sugerem fazer? Isto não é normal! Já o levei à máquina e dizem que está tudo ok.
                Quanto tempo tem o filtro de gasóleo....?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Quanto tempo tem o filtro de gasóleo....?
                  Boas.
                  Devo saber hoje se o filtro de gasóleo foi mudado ou não na última revisão (31 de Julho), perguntei agora ao stand e iam confirmar com a oficina deles.
                  O filtro de gasóleo poderá explicar precisamente que problemas: o ir abaixo e depois não voltar a pegar facilmente, e o cheiro a gasóleo que fica no ar, ou o bater/martelar do motor (a frio) e a aceleração e embraiagem estarem super sensíveis e com funcionamento irregular?

                  Já li que estes problemas podem estar relacionados e vai desde a sonda lambda, a anilhas/suporte motor, até aos injectores. Hoje o mecânico à partir passa lá a casa p/ver o que se passa, porque se pegar no carro e for até à oficina quando lá chegar quente, está tudo como novo.

                  +Info: o filtro de gasóleo foi mudado o ano passado ou seja, conta neste momento com 15k km em cima.

                  Off-Topic: bons vídeos no YouTube ;)
                  Editado pela última vez por canano; 07 October 2015, 11:11.

                  Comentário


                    #10
                    Boa tarde.

                    Em resumo: 5f veio um mecânico cá a casa ver o que podia se passar com o carro, ligou o motor e desta vez não se foi abaixo, no entanto e em relação aos "martelares" do motor, ficou admirado e sem saber bem o que poderia ser, ficando ele com a ideia que o bater advinha mais da zona da árvore de cames, e de alguma correia já em mau estado. Tal como lhe tinha dito, depois de uns bons 10min ou no fim do carro aquecer, zero de problemas, sem sons estranhos e boa resposta em estrada, tal como ele comprovou ao andar com o carro durante um bocado (chegou aos 100/110km/h).
                    Aconselhou-me a mudar algumas peças da distribuição, bomba de ar, correia de distribuição, etc, mas para eu me deixar a andar a ver se os problemas aumentavam de frequência ou se notava alguma resposta mais estranha no carro.

                    Sexta-feira, no dia seguinte à visita dele, ligo o carro e... vai abaixo, pegou apenas à 3a.

                    Sábado, ligo o carro para ir à Inspecção e vai abaixo, dois dias seguidos, apenas tinha acontecido por uma ocasião desde que tenho o carro há 1 mês. Note-se o cheiro a combustível dentro do carro!
                    Fui à Inspecção, e achei que aquilo foi mal feito (no início) mas ok, pelo menos na primeira parte de medição dos gases, deram uma aceleradela durante 2 segundos (no máximo), não olharam sequer para os valores, siga para a frente. Nos restantes testes, foram mais rigorosos e passou a tudo, sem anotações, apenas uma achega do técnico que disse que o carro "está um bocado babado por baixo", mas quando o deixo na garagem (dia sim dia não) nunca vi nenhuma gota no chão de óleo ou de coisa alguma, está sempre ok.

                    Outra coisa que já me aconteceu, uma vez só mas estranhei, e foi durante esta semana também, com o carro desligado liguei a luz do tecto do carro, a de leitura ou como se chama e não deu sinal nenhum.
                    Já fiz o teste diagnóstico do carro (carregar no botão de zerar o contador, dar à chave até meio) e aquilo tem lá coisas que nunca mais acabam (a aparecer no ecrã), só me lembro da primeira: er0120 .
                    Como sei um resumo do teste? Há algum parâmetro ou aquilo diz/teste um a um? Não há um "resumo"?

                    PS: recebi o livrete esta semana a versão/variante do carro é 5BABKF, isso corresponde a que versão?

                    PS2: atestei a semana passada com 17,33l, deu meio depósito e o carro está neste momento com 252kms feitos, admito que vá fazer mais 30 até entrar na reserva, não é um consumo excessivamente alto? A minha condução é soft, sempre pelas 2000 rpm.

                    Comentário


                      #11
                      Boas

                      O barulho realmente parece vir de dentro mas a única coisa que vi pela net relacionada com esse motor foi o tensor da correia ...não te sei dizer a que correia se referiam mas podes sempre tirar a correia do alternador e ligar o carro (só ligar o carro , não é ir dar uma volta com ele) numa altura em que esse barulho esteja presente para ver se pode vir de algum dos acessórios" ou do tensor da mesma

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por canano Ver Post
                        Boa tarde.

                        Em resumo: 5f veio um mecânico cá a casa ver o que podia se passar com o carro, ligou o motor e desta vez não se foi abaixo, no entanto e em relação aos "martelares" do motor, ficou admirado e sem saber bem o que poderia ser, ficando ele com a ideia que o bater advinha mais da zona da árvore de cames, e de alguma correia já em mau estado. Tal como lhe tinha dito, depois de uns bons 10min ou no fim do carro aquecer, zero de problemas, sem sons estranhos e boa resposta em estrada, tal como ele comprovou ao andar com o carro durante um bocado (chegou aos 100/110km/h).
                        Aconselhou-me a mudar algumas peças da distribuição, bomba de ar, correia de distribuição, etc, mas para eu me deixar a andar a ver se os problemas aumentavam de frequência ou se notava alguma resposta mais estranha no carro.

                        Sexta-feira, no dia seguinte à visita dele, ligo o carro e... vai abaixo, pegou apenas à 3a.

                        Sábado, ligo o carro para ir à Inspecção e vai abaixo, dois dias seguidos, apenas tinha acontecido por uma ocasião desde que tenho o carro há 1 mês. Note-se o cheiro a combustível dentro do carro!
                        Fui à Inspecção, e achei que aquilo foi mal feito (no início) mas ok, pelo menos na primeira parte de medição dos gases, deram uma aceleradela durante 2 segundos (no máximo), não olharam sequer para os valores, siga para a frente. Nos restantes testes, foram mais rigorosos e passou a tudo, sem anotações, apenas uma achega do técnico que disse que o carro "está um bocado babado por baixo", mas quando o deixo na garagem (dia sim dia não) nunca vi nenhuma gota no chão de óleo ou de coisa alguma, está sempre ok.

                        Outra coisa que já me aconteceu, uma vez só mas estranhei, e foi durante esta semana também, com o carro desligado liguei a luz do tecto do carro, a de leitura ou como se chama e não deu sinal nenhum.
                        Já fiz o teste diagnóstico do carro (carregar no botão de zerar o contador, dar à chave até meio) e aquilo tem lá coisas que nunca mais acabam (a aparecer no ecrã), só me lembro da primeira: er0120 .
                        Como sei um resumo do teste? Há algum parâmetro ou aquilo diz/teste um a um? Não há um "resumo"?

                        PS: recebi o livrete esta semana a versão/variante do carro é 5BABKF, isso corresponde a que versão?

                        PS2: atestei a semana passada com 17,33l, deu meio depósito e o carro está neste momento com 252kms feitos, admito que vá fazer mais 30 até entrar na reserva, não é um consumo excessivamente alto? A minha condução é soft, sempre pelas 2000 rpm.
                        Se relacionarmos tudo, incluindo o cheiro a gasóleo, acho bastante viável que possas ter uma fuga de gasóleo provavelmente antes da bomba de alta pressão. Já encontrei num motor igual a esse, apesar de mais antigo, uma implementação de pré fase de vácuo na bomba de alta pressão. Neste tipo de implementação uma rotura na tubagem, para além de poder libertar combustível, permite a entrada de ar. A entrada de ar neste sistema provoca quebras de pressão e problemas a pegar. É necessária uma pressão mínima para o sistema de gestão de motor comandar os injetores a abrir. Neste caso, em que o combustível é sugado por vácuo, uma bolha de ar é o suficiente para parar, ou não permitir sequer inicializar, um fluxo contínuo de combustível. Sem combustível a chegar não é possível acumular pressão e consequentemente por o motor a funcionar.
                        Podes verificar se tens um sistema deste género se existir uma espécie de bomba manual após o filtro de gasóleo. Se existir verifica se eventualmente não está a verter combustível.
                        O barulho que te está a fazer o motor, pode ser fruto desse problema. A gestão de motor, em certas situações, pode desativar a(s) injeções piloto, causando um ruído anormal no funcionamento do motor. Instabilidade de pressão de combustível pode ser uma razão para desativar a(s) injeções piloto. Infelizmente muitos fabricantes não dão uma indicação de quando isto está a ocorrer.

                        Assim, a minha sugestão, seria verificares primeiro de onde vem esse cheiro a gasóleo, pois pode estar a causar todos os teus problemas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Danidasanic Ver Post
                          Boas

                          O barulho realmente parece vir de dentro mas a única coisa que vi pela net relacionada com esse motor foi o tensor da correia ...não te sei dizer a que correia se referiam mas podes sempre tirar a correia do alternador e ligar o carro (só ligar o carro , não é ir dar uma volta com ele) numa altura em que esse barulho esteja presente para ver se pode vir de algum dos acessórios" ou do tensor da mesma
                          Curioso que o mecânico falou-me precisamente nessa correia...

                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                          Se relacionarmos tudo, incluindo o cheiro a gasóleo, acho bastante viável que possas ter uma fuga de gasóleo provavelmente antes da bomba de alta pressão. Já encontrei num motor igual a esse, apesar de mais antigo, uma implementação de pré fase de vácuo na bomba de alta pressão. Neste tipo de implementação uma rotura na tubagem, para além de poder libertar combustível, permite a entrada de ar. A entrada de ar neste sistema provoca quebras de pressão e problemas a pegar. É necessária uma pressão mínima para o sistema de gestão de motor comandar os injetores a abrir. Neste caso, em que o combustível é sugado por vácuo, uma bolha de ar é o suficiente para parar, ou não permitir sequer inicializar, um fluxo contínuo de combustível. Sem combustível a chegar não é possível acumular pressão e consequentemente por o motor a funcionar.
                          Podes verificar se tens um sistema deste género se existir uma espécie de bomba manual após o filtro de gasóleo. Se existir verifica se eventualmente não está a verter combustível.
                          O barulho que te está a fazer o motor, pode ser fruto desse problema. A gestão de motor, em certas situações, pode desativar a(s) injeções piloto, causando um ruído anormal no funcionamento do motor. Instabilidade de pressão de combustível pode ser uma razão para desativar a(s) injeções piloto. Infelizmente muitos fabricantes não dão uma indicação de quando isto está a ocorrer.

                          Assim, a minha sugestão, seria verificares primeiro de onde vem esse cheiro a gasóleo, pois pode estar a causar todos os teus problemas.
                          Afinal enganei-me quando disse que o carro tinha marcados 252km feitos, pois tinha 232km, e aos 252km, precisamente, acendeu a luz da reserva.
                          Ford Fiesta TDCI 1.4, 68cv, com condução super calma e sempre nas 2000rpm, a gastar 17,33l em 252km? É obra. Consumo de 7 aos 100 praticamente, está bonito.

                          Amanhã dou o toque ao mecânico para ele ver isto das fugas, porque a explicação que me deste, faz bastante sentido... pelo menos para mim que sou leigo na matéria.

                          Comentário


                            #14
                            Boa tarde.

                            Segunda-feira o médico vem buscá-lo para ir a uma consulta.
                            Eis alguns locais onde podemos ver óleo/fugas:










                            Dá para ver pela "viscosidade" que há nos cabos/fios/restantes componentes.

                            17,33 litros = 252km feitos
                            Uma viagem de 3/4 km, no visor do carro onde diz os kms que ainda temos para fazer, conta para aí uns 12/13, ou seja, por cada km REAL que faço, o carro pensa que faço uns 4km ou mais...
                            Editado pela última vez por canano; 17 October 2015, 16:43.

                            Comentário


                              #15
                              Mas isso é óleo ou gasóleo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                Mas isso é óleo ou gasóleo?
                                Pela textura daquilo, acho que é óleo, porque se fosse gasóleo, secava não? E aquilo está assim há uns quantos dias (pelo menos) desde que vi, por me terem alertado na Inspecção.
                                O consumo de combustível está assustador, com mais de 17 litros fazer 250km apenas, e com uma condução calminha? Não é normal, de todo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por canano Ver Post
                                  Pela textura daquilo, acho que é óleo, porque se fosse gasóleo, secava não? E aquilo está assim há uns quantos dias (pelo menos) desde que vi, por me terem alertado na Inspecção.
                                  O consumo de combustível está assustador, com mais de 17 litros fazer 250km apenas, e com uma condução calminha? Não é normal, de todo.
                                  Não propriamente. O gasóleo, ainda por cima se houver realmente uma fuga, não seca e fica babado como se fosse óleo.
                                  E como dizes que cheira a gasóleo e que o caro está a fazer consumos abismais...

                                  17 litros são 20€ sensivelmente? No 1.6HDI de 112cv cá de casa faço +300Km com 20€ portanto isso está realmente mau para um motor com 70cv...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                    Não propriamente. O gasóleo, ainda por cima se houver realmente uma fuga, não seca e fica babado como se fosse óleo.
                                    E como dizes que cheira a gasóleo e que o caro está a fazer consumos abismais...

                                    17 litros são 20€ sensivelmente? No 1.6HDI de 112cv cá de casa faço +300Km com 20€ portanto isso está realmente mau para um motor com 70cv...
                                    20€ sim. Aproveitar as promoções da Galp e o cartão Frota ainda dá um desconto bom.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X