Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Astra H 1.3 CDTI - Perda de Potência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Astra H 1.3 CDTI - Perda de Potência

    Bom dia,

    Tenho um Astra H 1.3 CDTI (2008), e nas últimas semanas tenho notado que o carro anda a perder potência ou não desenvolve o que desenvolvia. Nos últimos 2 dias, sempre que ligo o carro de manhã, o mesmo engasga-se no ralenti e quando tento acelerar parece que apanha bolsas de ar. Sinto também um ligeiro cheiro a "gases de escape". Depois de arrancar o carro não desenvolve nada sendo que, passados 1 ~ 2 km, o carro volta ao normal...

    Já o levei à máquina e acusou alguns erros, sem ligação a este problema. Encontraram outro erro "desconhecido". Falaram-me na MAF. Poderá o massa de ar ser a causa destes sintomas? Alguém já teve um problema semelhante? É que não queria ser mais uma cobaia de oficina da escola tentativa-erro...

    A troca da MAF implica levar o carro à máquina ou posso eu fazê-lo em casa (no meu caso aquilo é fácil de mudar)?

    #2
    A troca da MAF não implica levar o carro à máquina. O sensor em si está bem à mão junto do filtro de ar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por lucko Ver Post
      Bom dia,

      Tenho um Astra H 1.3 CDTI (2008), e nas últimas semanas tenho notado que o carro anda a perder potência ou não desenvolve o que desenvolvia. Nos últimos 2 dias, sempre que ligo o carro de manhã, o mesmo engasga-se no ralenti e quando tento acelerar parece que apanha bolsas de ar. Sinto também um ligeiro cheiro a "gases de escape". Depois de arrancar o carro não desenvolve nada sendo que, passados 1 ~ 2 km, o carro volta ao normal...

      Já o levei à máquina e acusou alguns erros, sem ligação a este problema. Encontraram outro erro "desconhecido". Falaram-me na MAF. Poderá o massa de ar ser a causa destes sintomas? Alguém já teve um problema semelhante? É que não queria ser mais uma cobaia de oficina da escola tentativa-erro...

      A troca da MAF implica levar o carro à máquina ou posso eu fazê-lo em casa (no meu caso aquilo é fácil de mudar)?
      Boas

      Os sintomas que indicas podem efetivamente estar relacionados com o sensor de massa de ar, mas há vários suspeitos possíveis, e se calhar esse não é o mais provável. Um dos que eu confirmaria em primeiro lugar seria o bom estado da válvula EGR. Pode estar a ficar bloqueada (aberta) e causar esses problemas. Mas é apenas uma suposição.

      O erro que indicas como "desconhecido", não é na prática desconhecido, significa que o erro em questão não é reconhecido pela ferramenta de comunicação usada. Nesse veiculo em questão tens a possibilidade de obter os códigos de avaria sem necessitares de uma ferramenta de comunicação, basta carregares no travão e acelerador, ligar a chave e onde normalmente são mostrados os quilómetros aparecem-te os códigos de avaria registados na memória do computador da gestão de motor. Se assim o entenderes podes colocá-los aqui para te melhor podermos ajudar.

      A escola "tentativa-erro" que referes, é a escola mais comum dos profissionais em Portugal da qual tenho tentado sensibilizar as pessoas que aqui pedem ajuda para não aceitarem ficar com o risco dessas tentativas de pseudo-diagnostico.

      É perfeitamente viável mudares a MAF tu mesmo. Não necessita de qualquer ferramenta especial. Não estou é muito de acordo que o tentes fazer sem teres informação sólida que esta se encontra avariada, assim como mudar outra coisa qualquer. Existem sempre formas de conseguirmos chegar a um diagnóstico em relativamente pouco tempo com pouca ou mesmo zero margem de erro. Por vezes é verdade que são necessários equipamentos e técnicas bastante avançadas, mas muitas vezes tal não é preciso.
      Editado pela última vez por steevegt; 09 October 2015, 13:46.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por lucko Ver Post
        Bom dia,

        Tenho um Astra H 1.3 CDTI (2008), e nas últimas semanas tenho notado que o carro anda a perder potência ou não desenvolve o que desenvolvia. Nos últimos 2 dias, sempre que ligo o carro de manhã, o mesmo engasga-se no ralenti e quando tento acelerar parece que apanha bolsas de ar. Sinto também um ligeiro cheiro a "gases de escape". Depois de arrancar o carro não desenvolve nada sendo que, passados 1 ~ 2 km, o carro volta ao normal...

        Já o levei à máquina e acusou alguns erros, sem ligação a este problema. Encontraram outro erro "desconhecido". Falaram-me na MAF. Poderá o massa de ar ser a causa destes sintomas? Alguém já teve um problema semelhante? É que não queria ser mais uma cobaia de oficina da escola tentativa-erro...

        A troca da MAF implica levar o carro à máquina ou posso eu fazê-lo em casa (no meu caso aquilo é fácil de mudar)?
        Como ja aqui foi dito o suspeito numero um é a EGR mas o problema desta é geralmente o solenoide da mesma mas o problema desta não é ficar totalmente fechada ou aberta mas sim oscilar entre as duas posições de forma rápida\brusca" . Tipicamente chamado de soluço de egr , aquilo que é suposto sentir é mesmo algo parecido com um soluço no motor mas isto normalmente acontece quando tens apenas alguma carga no acelerador (sem pé a fundo) e na faixa das 1500\1700 rpms +/- .
        Podes perfeitamente desligar a ficha da EGR e de seguida ires experimentar (ou ate andar uns dias com ela desligada) para veres se realmente o problema era da EGR , ou então podes desligar a MAF para o mesmo efeito. Como disse eu suspeito mais da EGR até porque a MAF é basicamente um sensor de fio\pelicula quente e este basicamente serve para calcular a massa de ar que entra na admissão (através de calculo da centralina sobre a temp. perdida no fio) , este tipo de sensor por norma não tem meio termo , ou seja, ou ta bom ou não está .

        A ficha da egr no 1.3 esta por baixo da falange (tubo de alumínio) na entrada do coletor de admissão (perto desse tubo esta o fio do solenoide da egr , que desce nessa direção)

        Nao te preocupes em desligares a ficha para testares porque a centralina esta programada para substituir os valores reais por valores pré-programados, nestas situações

        edt: seta amarela na foto http://images40.fotosik.pl/1057/6b2a702fb7f9c3b8.jpg

        da para desligares a ficha por cima sem desmontares nada mas primeiro tens que puxar a patilha amarela de segurança para trás

        Editado pela última vez por Danidasanic; 09 October 2015, 14:32.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          A troca da MAF não implica levar o carro à máquina. O sensor em si está bem à mão junto do filtro de ar.
          E deves programa-lo também à mão...experimenta só trocar a peça e vais ver o que faz o carro...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
            E deves programa-lo também à mão...experimenta só trocar a peça e vais ver o que faz o carro...
            Regra geral não existem valores de adaptação ou de outro tipo relativos à MAF. E isto aplica-se tanto para sensores MAF analógicos como para digitais. Desde que seja um modelo compatível...
            Digo regra geral, mas tenho bastante confiança que não existe. Não posso dizer nunca porque por vezes encontramos implementações fora do normal em alguns fabricantes, e neste caso seria algo muito anormal...

            Se alguém lhe disse o contrário enganou-o.

            Mas não me admirava de ouvir isso de um "técnico" automóvel com muita formação, como os que normalmente se encontram neste pais. São aqueles que de sensor MAF conhecem o nome e a possível função deste. Dependem de uma ferramenta de comunicação que lhes indique explicitamente que está avariado e não fazem ideia que tipo de sinal ou comunicação existe entre este e o computador da gestão de motor.

            Edit: Existem sim, por vezes, atualizações do sensor em si (outra peça diferente com código diferente e diferentes características) que exigem uma atualização do software de gestão do motor a par da mudança do componente.
            Editado pela última vez por steevegt; 09 October 2015, 17:21.

            Comentário


              #7
              sensores como a maf não têm circuito com programação própria , é só comprar a maf para o carro "X" e monta-lo ...este apenas informa a uce

              Comentário


                #8
                Limpa a EGR e o problema fica resolvido.
                Acontecia o mesmo com a minha Caravan e depois de limpa a EGR, fico nova

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos. Sendo da EGR, não deveria o problema ser constante? É que depois de aquecer, o carro comporta-se normalmente. Isto só acontece de manhã (pelo menos nos últimos 2 dias foi assim). De manhã já vou ver se ele faz o mesmo. Se fizer saco a MAF fora e limpo com spray de contacto a ver se há alterações. Em último recurso peço a MAF do meu velhote (tem uma caravan 1.3) e testo-a. Ou o meu ou o dele há-de dar sinal se for realmente da MAF. Caso não seja disto, vou seguir o vosso conselho e limpar a EGR (numa oficina claro está). Caso mesmo assim o problema continue preparem-se para ver nas notícias "Carro caiu ao rio Douro no Peso da Régua". Comecou com a mudança da corrente de distribuição aos 50.000 e vai continuar sabe-se lá onde! Mas porque é que não comprei um toyota ou um honda

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lucko Ver Post
                    Obrigado a todos. Sendo da EGR, não deveria o problema ser constante? É que depois de aquecer, o carro comporta-se normalmente. Isto só acontece de manhã (pelo menos nos últimos 2 dias foi assim). De manhã já vou ver se ele faz o mesmo. Se fizer saco a MAF fora e limpo com spray de contacto a ver se há alterações. Em último recurso peço a MAF do meu velhote (tem uma caravan 1.3) e testo-a. Ou o meu ou o dele há-de dar sinal se for realmente da MAF. Caso não seja disto, vou seguir o vosso conselho e limpar a EGR (numa oficina claro está). Caso mesmo assim o problema continue preparem-se para ver nas notícias "Carro caiu ao rio Douro no Peso da Régua". Comecou com a mudança da corrente de distribuição aos 50.000 e vai continuar sabe-se lá onde! Mas porque é que não comprei um toyota ou um honda
                    O facto de acontecer a frio e após algum tempo desaparecer é um sintoma em concordância com um problema na EGR. Com a temperatura e a atuação desta é possível que se "desprenda" e que passe a funcionar normalmente. Neste caso é possível que exista, mas nem sempre, um código de avaria relativo à válvula EGR. Por exemplo p0401, p0402, p0400 entre outros. Assim obteres os código atualmente em memória podem ajudar a confirmar esta suspeita. Volto a referir que se eventualmente não encontrares um código de avaria, relativo ao mau funcionamento da válvula EGR, isso queira significar que esta esteja livre de problemas. No caso do teu carro em questão, como já disse anteriormente, nem necessitas de uma ferramenta de comunicação para extrair os códigos. Acho que devias começar por aqui.

                    Spray de contactos é o indicado para limpar o elemento quente da MAF, sim. Muita atenção se fores executar este procedimento! Não te esqueças de desligar a ficha desta! O spray de contactos é extremamente inflamável e o elemento quente do sensor MAF, fica mesmo muito quente, podendo facilmente incendiar o spray de contactos, danificando no mínimo o sensor! Assim, tem a certeza que a ficha se encontra desligada e quando voltares a ligar confirma que todo o spray já evaporou. Não vale a pena destruires uma MAF que eventualmente pode não ter problema nenhum.

                    Sendo um carro mais ou menos recente, desconfio que essa MAF tenha um função pirolítica, ou seja, executa um aquecimento excessivo do elemento quente aquando do fim do ciclo de condução para vaporizar as partículas que se alojam neste. Normalmente neste tipo de MAF uma limpeza não traz grandes resultados, mas eventualmente pode resultar... Da para perceber por aqui que o facto do carro estar desligado não significa que o elemento quente não esteja quente, por isso digo para apenas tentares efetuar uma limpeza com a ficha desligada.

                    Tentares trocar de MAF com o carro do teu pai é válido, apenas confirma que o código da peça é o mesmo...
                    Editado pela última vez por steevegt; 10 October 2015, 10:31.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                      O facto de acontecer a frio e após algum tempo desaparecer é um sintoma em concordância com um problema na EGR. Com a temperatura e a atuação desta é possível que se "desprenda" e que passe a funcionar normalmente. Neste caso é possível que exista, mas nem sempre, um código de avaria relativo à válvula EGR. Por exemplo p0401, p0402, p0400 entre outros. Assim obteres os código atualmente em memória podem ajudar a confirmar esta suspeita. Volto a referir que se eventualmente não encontrares um código de avaria, relativo ao mau funcionamento da válvula EGR, isso queira significar que esta esteja livre de problemas. No caso do teu carro em questão, como já disse anteriormente, nem necessitas de uma ferramenta de comunicação para extrair os códigos. Acho que devias começar por aqui.

                      Spray de contactos é o indicado para limpar o elemento quente da MAF, sim. Muita atenção se fores executar este procedimento! Não te esqueças de desligar a ficha desta! O spray de contactos é extremamente inflamável e o elemento quente do sensor MAF, fica mesmo muito quente, podendo facilmente incendiar o spray de contactos, danificando no mínimo o sensor! Assim, tem a certeza que a ficha se encontra desligada e quando voltares a ligar confirma que todo o spray já evaporou. Não vale a pena destruires uma MAF que eventualmente pode não ter problema nenhum.

                      Sendo um carro mais ou menos recente, desconfio que essa MAF tenha um função pirolítica, ou seja, executa um aquecimento excessivo do elemento quente aquando do fim do ciclo de condução para vaporizar as partículas que se alojam neste. Normalmente neste tipo de MAF uma limpeza não traz grandes resultados, mas eventualmente pode resultar... Da para perceber por aqui que o facto do carro estar desligado não significa que o elemento quente não esteja quente, por isso digo para apenas tentares efetuar uma limpeza com a ficha desligada.

                      Tentares trocar de MAF com o carro do teu pai é válido, apenas confirma que o código da peça é o mesmo...

                      (super post!)

                      Comentário


                        #12
                        Mais uma vez obrigado pela atenção dispensada. Então é o seguinte, hoje ele não fez absolutamente nada, esteve sempre normal. Tinha lido algures noutro tópico que não convém ligar logo a ignição após colocar a chave porque isso afeta a vida útil da MAF (agora já é tarde). Foi a única coisa que fiz de diferente - esperar cerca de 40 segundos antes de ligar a ignição.

                        Fiz o procedimento que tinham recomendado para ver os códigos de avaria que apareciam no CB:
                        ECN 024311 - já tive a pesquisar e não encontro nada.

                        Não sei se era o único código ou se há alguma forma de alternar entre eles. Ainda aguardei algum tempo mas não alterou. Enquanto aparecia o código havia um símbolo que piscava (não sei se será normal).

                        Comentário


                          #13
                          Para alternares entre códigos tens que aguardar com os pés no travão e acelerador. Os códigos vão sendo mostrados. Quando não existirem mais códigos em memória aparece tudo a 0. Assim o ideal seria verificares outra vez se não existem mais códigos em memória.

                          Esse código é o p0243. Refere-se a um problema relativo ao atuador de vácuo que controla a geometria do turbo.

                          Este código pode surgir, de grosso modo, por duas razões distintas:
                          * Condições anómalas no circuito de controlo do atuador. Por exemplo caso o circuito esteja aberto.
                          * Controlo sobre o atuador teve de ser diferente do esperado. A pressão do turbo não esta a reagir da foram esperada ao controlo sobre a geometria.

                          Os dois últimos algarismos "11" são algarismos de fabricante que, penso eu, especificam qual das situações em cima é que ocorreram de forma mais especifica. Peço desculpa neste caso mas não tenho nenhuma referência onde seja capaz de traduzir esses algarismos. Assim não sou capaz de perceber qual das situações em cima ocorreram. Neste caso para confirmar seria necessária uma ferramenta de comunicação. Mas analisando as possibilidades:

                          Caso seja o primeiro caso, existe um problema que convém ser explorado, seja um problema na fiação, no solenoide, na alimentação do atuador ou até eventualmente no computador.
                          No segundo caso, existem mais possibilidades podendo até ser um problema que foi originado por outro sistema. Uma válvula EGR aberta, por exemplo, dificultaria o acumular de pressão no coletor, podendo originar esse código.
                          Em qualquer dos casos anteriores, um problema relacionado com o sistema de controlo da geometria do turbo, causaria problemas de performance, obviamente, mas em princípio não causaria sintomas ao relantim. Assim não acredito que os problemas estejam relacionados com o controlo da geometria do turbo.

                          Acho que neste caso, a minha sugestão para os próximos passos, seria verificar se não existem mais códigos em memória, e se possível verificar qual a descrição completa do código anterior.

                          Tal como tinha referido, a existir uma limpeza pirolítica, esta ocorre após o ciclo de condução. O que eventualmente poderia causar um desgaste superior do elemento quente é durante a fase pirolítica (após o desligar do carro) ligar-se a ignição novamente. Seja como for, acho que este hipotético desgaste superior do elemento quente terá de ser confirmado, e se eventualmente sensores MAF não tenham já circuitos preparados para lidar com esta situação, impedindo o desgaste excessivo.
                          Editado pela última vez por steevegt; 10 October 2015, 19:23.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por lucko Ver Post
                            Obrigado a todos. Sendo da EGR, não deveria o problema ser constante? É que depois de aquecer, o carro comporta-se normalmente. Isto só acontece de manhã (pelo menos nos últimos 2 dias foi assim). De manhã já vou ver se ele faz o mesmo. Se fizer saco a MAF fora e limpo com spray de contacto a ver se há alterações. Em último recurso peço a MAF do meu velhote (tem uma caravan 1.3) e testo-a. Ou o meu ou o dele há-de dar sinal se for realmente da MAF. Caso não seja disto, vou seguir o vosso conselho e limpar a EGR (numa oficina claro está). Caso mesmo assim o problema continue preparem-se para ver nas notícias "Carro caiu ao rio Douro no Peso da Régua". Comecou com a mudança da corrente de distribuição aos 50.000 e vai continuar sabe-se lá onde! Mas porque é que não comprei um toyota ou um honda
                            Tiveste azar . Eu tenho um astra 1.3 cdti de 2006 em que tenho feito eu próprio a manutenção (incluindo a limpeza da egr) e só a chegar aos 200mil é que a corrente foi substituída por desgaste normal do metal da antiga (que a tenho guardada) , fora isso conto só com as coisas habituais de desgaste como a bateria , uns 2 tubos de agua (que são fracos na minha opinião) e pouco mais do que isso . Tu tiveste provavelmente o problema do tensor em que alguns tinham defeito.

                            Se fosse a ti começava por testar o comportamento do carro em relação á possibilidade de vir da egr . Para testares se sentes o soluçar da egr basta ires para uma zona calma (ja com o motor a quente) e andares em 1ª ou em 2ª , com pouco acelerador mas constante (20\30% de carga) na faixa dos 1500\1700 rpms . Se sentires um soluçar\engasgo do motor então é porque esta na altura de limpares a egr ou comprares uma nova ..por norma o corpo mecânico da egr não tem qualquer problema , apenas o solenoide.

                            Quanto ao problema que descreves de perda de potencia e tendo em conta o erro que tens , este esta á partida relacionado com um problema no sistema de vácuo . Este começa na bomba de vácuo na cabeça do motor de onde sai um tubo de borracha (parecido com mangueira de combustível preto) que passa na borboleta na admissão e daí desce ao modulo de vácuo que fica em baixo da egr , perto da caixa de velocidades . Sai desse modulo e passa para um tubo em plástico pequeno que esta logo ao lado da caixa do filtro de ar , desce por baixo do farol onde liga á N75 e de seguida á capsula de vácuo no turbo.
                            O tubo em borracha com o tempo começa a rasgar , no meu também me aconteceu ele rasgar (se ele rasgar perdes vácuo no sistema e consequentemente o turbo , ficando o carro muito pastelão naturalmente) . Se o teu problema estiver nesse tubo de borracha então basta ires a uma loja de venda de peças auto e comprares tubo igual e mudares o tubo antigo . Quando eu vi no meu que o tubo estava ja a ficar cortado fiz logo a troca , o tubo é bem barato e a troca não tem nada que saber ...é só cortar do tamanho igual e meter no sitio .

                            Se o problema for um dos módulos\bomba então é mais difícil de identificares mas podes começar por ver como esta as pontas desse tubo de borracha
                            Editado pela última vez por Danidasanic; 11 October 2015, 22:40.

                            Comentário


                              #15
                              Boa noite pessoal. Desculpem desenterrar o tópico mas há desenvolvimentos. Optei por limpar a MAF e andei até à data de ontem sem problemas. Ontem acendeu uma luz http://ww2.justanswer.com/uploads/hybridownertech/2010-09-18_021044_check_engine_light_picture.jpg

                              Na oficina falaram que era melhor fazer uma limpeza à EGR e tubos, realmente estava muito obstruída. Acontece que, após sair do mecânico, voltou a acender a luz. Depois acendeu a luz do carro com a chave de porcas... Desliguei o carro e desligou esta luz mas manteve-se a outra.

                              Também aparecem estes dois erros no CB:

                              040061
                              068304

                              Sabem dizer-me a que erros se referem estes códigos?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por lucko Ver Post
                                Boa noite pessoal. Desculpem desenterrar o tópico mas há desenvolvimentos. Optei por limpar a MAF e andei até à data de ontem sem problemas. Ontem acendeu uma luz http://ww2.justanswer.com/uploads/hybridownertech/2010-09-18_021044_check_engine_light_picture.jpg

                                Na oficina falaram que era melhor fazer uma limpeza à EGR e tubos, realmente estava muito obstruída. Acontece que, após sair do mecânico, voltou a acender a luz. Depois acendeu a luz do carro com a chave de porcas... Desliguei o carro e desligou esta luz mas manteve-se a outra.

                                Também aparecem estes dois erros no CB:

                                040061
                                068304

                                Sabem dizer-me a que erros se referem estes códigos?
                                O primeiro, p0400, refere-se a um desvio para lá do aceitável, relativamente ao fluxo de recirculação de gases.
                                O segundo, p0683, é provocado por uma quebra de voltagem, acima do normal, entre os circuitos de alimentação das velas de aquecimento. Uma possível causa é uma, ou mais, velas de aquecimento danificadas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado pela resposta. Estou cada vez mais desiludido com isto tudo. É só problemas atrás de problemas, hoje voltaram a acender as luzes, primeiro uma e depois outra. Agora para juntar à lista de vez em quando ouve-se um beep ligeiro que me parece estar associado ao cruise control. Quando passo de 50km/h faz esse beep único (quase não é audível). Troquei a MAF do meu carro com a carrinha do meu velhote e o problema mantém-se. Se calhar vou levá-lo à marca. Desde que fiz a última revisão tem sido só problemas atrás de problemas. Ahhh fo"#%# . Mas desta vez não me lixam, cada peça que trocar e não resolver o problema vão voltar a por a antiga e fazer o crédito do que paguei incluindo a mão-de-obra, dê por onde der. Assim até eu sou mecânico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                    O primeiro, p0400, refere-se a um desvio para lá do aceitável, relativamente ao fluxo de recirculação de gases.
                                    O segundo, p0683, é provocado por uma quebra de voltagem, acima do normal, entre os circuitos de alimentação das velas de aquecimento. Uma possível causa é uma, ou mais, velas de aquecimento danificadas.
                                    E faz sentido.. velas off = + carvão pelo motor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      As velas são as incandescentes? Até poderá ser por aí, o carro tem 150000 km e ainda tem as de origem. E realmente nos últimos tempos, a frio, o carro custa a pegar, mas não acontece sempre, é só de vez em quando...

                                      O problema é o outro erro o 0683-04, esse é que me está a deixar fdd. Mandei limpar a EGR e o erro continua igual.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por lucko Ver Post
                                        As velas são as incandescentes? Até poderá ser por aí, o carro tem 150000 km e ainda tem as de origem. E realmente nos últimos tempos, a frio, o carro custa a pegar, mas não acontece sempre, é só de vez em quando...

                                        O problema é o outro erro o 0683-04, esse é que me está a deixar fdd. Mandei limpar a EGR e o erro continua igual.
                                        Sim são incandescentes. 150000Kms? Boa sorte para o gajo que for aí mudar as velas.

                                        A confirmar que tudo o resto está ok, o que foi feito é um pouco inútil. Se tens a "fonte" de cinzas a funcionar, escusas de limpar a EGR. É como varrer as folhas de Outuno. Amanhã estão lá novamente

                                        Comentário


                                          #21
                                          As do meu velhote foram mudadas mais ou menos nos mesmos km e creio que não existiram problemas. E ele faz praticamente só cidade. Mas claro, casos são casos. O outro problema poderá estar relacionado?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas pessoal. Porque acho que todos deviam explicar sempre como resolveram os problemas (para ajudar a resolver problemas futuros de outras pessoas), venho aqui informar que, aparentemente, tudo está resolvido. Uma simples troca de velas foi suficiente para deixarem de acender luz de serviço e motor! Li as vossas opiniões, consultei também outros fóruns franceses, alemães e até russos e tudo indicava que seria mesmo velas. Os erros também estavam lá para alguma coisa. Isto para dizer que às vezes mais vale sermos nós a dar ao dedo porque, no geral, o pessoal das oficinas está-se a c#"$% para os nossos problemas. E os interessados neste caso somos nós. Consultei 3 oficinas, todas o levaram à máquina e ninguém em nenhum momento falou das velas incandescentes. Se fosse fiado na cantiga deles não me chegavam 600€... Assim gastei 94 euros nas 4 velas...

                                            Ainda me aparece em memória é o erro da EGR (040061) mas já nem me chateio mais com isso, mandei vir o OP-COM do Ebay por 16€ e sempre que me apetecer limpo os erros. Li algures que a EGR devia ser limpa com a luz do motor acesa, não sei se é verdade ou não, e sei que primeiro limparam os erros e depois é que avançaram para a sua limpeza.

                                            Agora o motor tem um trabalhar mais certo e o carro puxa melhor e sem os solavancos que fazia. E o melhor que tudo é que voltei a fazer umas boas médias de consumo. Vamos ver se ele não me deixa ficar mal daqui a dias, já que o estou a elogiar. Obrigado a todos pela ajuda. Um abraço ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Sim são incandescentes. 150000Kms? Boa sorte para o gajo que for aí mudar as velas.
                                              Já sabes o que a casa gasta...

                                              De vez em quando lá fica uma dentro da cabeça... Um bom elemento decorativo.

                                              Velas e EGR é o prato do dia no 1.3...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Saíram todas bem sem qualquer problema! Em pouco mais de 10 minutos estavam mudadas. Caso isso acontecesse era fazer como este artista: https://www.youtube.com/watch?v=GpL-yphF6M4

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Sim são incandescentes. 150000Kms? Boa sorte para o gajo que for aí mudar as velas.

                                                  A confirmar que tudo o resto está ok, o que foi feito é um pouco inútil. Se tens a "fonte" de cinzas a funcionar, escusas de limpar a EGR. É como varrer as folhas de Outuno. Amanhã estão lá novamente
                                                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                  Já sabes o que a casa gasta...

                                                  De vez em quando lá fica uma dentro da cabeça... Um bom elemento decorativo.

                                                  Velas e EGR é o prato do dia no 1.3...
                                                  Entre mudar as velas originais e umas velas mudadas por alguém que não deu o aperto não sei não, fico mais descansado quando mexo em material que foi montado na fabrica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por lucko Ver Post
                                                    Boas pessoal. Porque acho que todos deviam explicar sempre como resolveram os problemas (para ajudar a resolver problemas futuros de outras pessoas), venho aqui informar que, aparentemente, tudo está resolvido. Uma simples troca de velas foi suficiente para deixarem de acender luz de serviço e motor! Li as vossas opiniões, consultei também outros fóruns franceses, alemães e até russos e tudo indicava que seria mesmo velas. Os erros também estavam lá para alguma coisa. Isto para dizer que às vezes mais vale sermos nós a dar ao dedo porque, no geral, o pessoal das oficinas está-se a c#"$% para os nossos problemas. E os interessados neste caso somos nós. Consultei 3 oficinas, todas o levaram à máquina e ninguém em nenhum momento falou das velas incandescentes. Se fosse fiado na cantiga deles não me chegavam 600€... Assim gastei 94 euros nas 4 velas...

                                                    Ainda me aparece em memória é o erro da EGR (040061) mas já nem me chateio mais com isso, mandei vir o OP-COM do Ebay por 16€ e sempre que me apetecer limpo os erros. Li algures que a EGR devia ser limpa com a luz do motor acesa, não sei se é verdade ou não, e sei que primeiro limparam os erros e depois é que avançaram para a sua limpeza.

                                                    Agora o motor tem um trabalhar mais certo e o carro puxa melhor e sem os solavancos que fazia. E o melhor que tudo é que voltei a fazer umas boas médias de consumo. Vamos ver se ele não me deixa ficar mal daqui a dias, já que o estou a elogiar. Obrigado a todos pela ajuda. Um abraço ;)
                                                    Welcome to the jungle.

                                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                    Já sabes o que a casa gasta...

                                                    De vez em quando lá fica uma dentro da cabeça... Um bom elemento decorativo.

                                                    Velas e EGR é o prato do dia no 1.3...
                                                    Gato escaldado

                                                    Originalmente Colocado por lucko Ver Post
                                                    Saíram todas bem sem qualquer problema! Em pouco mais de 10 minutos estavam mudadas. Caso isso acontecesse era fazer como este artista: https://www.youtube.com/watch?v=GpL-yphF6M4
                                                    Vídeo de como tirar velas sem tirar a cabeça. Cabeça do motor cá fora.. Isto é muito giro quando elas estão à mão como é o caso do 1.3cdti.

                                                    Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                    Entre mudar as velas originais e umas velas mudadas por alguém que não deu o aperto não sei não, fico mais descansado quando mexo em material que foi montado na fabrica.
                                                    True story.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom dia pessoal. Para não criar um tópico novo, resgatei este antiguinho.
                                                      Acabei de comprar uma Astra 1.3 GTC Sport e começo a achar que levei um barrete.
                                                      Até uma semana depois da compra, a carrinha estava impecavel, não tinha problema nenhum. De há 2 semanas para cá... enfim.
                                                      As "bolsas de ar" em andamento... pelo que andei a ler, desconfiei que se tratasse da geometria do turbo...foi para o mecânico, disse logo que tinha a geometria do turbo presa. Diz que limpou a EGR, mudou filtros do oleo, oleo e tal...
                                                      Fiz uma viagemzinha com ela (100km em autoestrada), para puxar um pouco e ajudar a tentar que solte a geometria, mas até ver nada.
                                                      Hoje... acendeu a luz que é problema eletrónico no motor. Meti os pés aos pedais.. ECN 040061 que pelo que li aqui abaixo...é :

                                                      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                      O primeiro, p0400, refere-se a um desvio para lá do aceitável, relativamente ao fluxo de recirculação de gases.
                                                      O segundo, p0683, é provocado por uma quebra de voltagem, acima do normal, entre os circuitos de alimentação das velas de aquecimento. Uma possível causa é uma, ou mais, velas de aquecimento danificadas.
                                                      Conselhos por favor? (não sobre a compra... isso já percebi o que vou ter que fazer, conselhos sobre o problema em si )

                                                      Obrigado
                                                      MAraújo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AraujoMAraujo Ver Post
                                                        Bom dia pessoal. Para não criar um tópico novo, resgatei este antiguinho.
                                                        Acabei de comprar uma Astra 1.3 GTC Sport e começo a achar que levei um barrete.
                                                        Até uma semana depois da compra, a carrinha estava impecavel, não tinha problema nenhum. De há 2 semanas para cá... enfim.
                                                        As "bolsas de ar" em andamento... pelo que andei a ler, desconfiei que se tratasse da geometria do turbo...foi para o mecânico, disse logo que tinha a geometria do turbo presa. Diz que limpou a EGR, mudou filtros do oleo, oleo e tal...
                                                        Fiz uma viagemzinha com ela (100km em autoestrada), para puxar um pouco e ajudar a tentar que solte a geometria, mas até ver nada.
                                                        Hoje... acendeu a luz que é problema eletrónico no motor. Meti os pés aos pedais.. ECN 040061 que pelo que li aqui abaixo...é :



                                                        Conselhos por favor? (não sobre a compra... isso já percebi o que vou ter que fazer, conselhos sobre o problema em si )

                                                        Obrigado
                                                        MAraújo
                                                        esse código (ECN 040061) é relativo a disfuncionamento na EGR.
                                                        Dizes que tem uma semana após compra. Sem garantia?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bom dia a todos. Sei que pode ser repetitivo, mas encontrei aqui este topico e penso que pode ser importante para mim.
                                                          Tenho um Astra H 1.3 CDTI (2006) e apresento os mesmos sintomas que o lucko.

                                                          Originalmente Colocado por lucko Ver Post
                                                          Bom dia,
                                                          Tenho um Astra H 1.3 CDTI (2008), e nas últimas semanas tenho notado que o carro anda a perder potência ou não desenvolve o que desenvolvia. Nos últimos 2 dias, sempre que ligo o carro de manhã, o mesmo engasga-se no ralenti e quando tento acelerar parece que apanha bolsas de ar. Sinto também um ligeiro cheiro a "gases de escape". Depois de arrancar o carro não desenvolve nada sendo que, passados 1 ~ 2 km, o carro volta ao normal...

                                                          A mim é todos os dias que ligo o carro de manhã, o mesmo engasga-se no e demora que tempos para ligar, fica ali a tentar, a tentar... e quando tento acelerar parece que apanha as tais bolsas de ar.
                                                          Ao andar, apos ligar parece que as vezes se engasga. Ao final do dia, ao ligar as vezes nao liga logo, mas quando liga fica a trabalhar e parece que volta e meia quer ir a baixo.
                                                          Meti os pés aos pedais.. ECN 161450
                                                          Poderá estar este erro relacionado? Será outro problema, como a EGR? Serão dois (ou varios) problemas em simultaneo?
                                                          Ha cerca de 2 meses, tive de arranjar o quadrante e o mecanico disse que as velas estavam boas.

                                                          Agradeço desde já.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Esse erro diz respeito ao imobilizador. Poderá estar relacionado com a "famosa" placa CIM.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X