Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Revisão 208

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Revisão 208

    Boa noite,

    tenho um 208 com pouco mais de 2 anos (Agosto 2013) e aproximadamente com (apenas) 13500km.

    Quando o carro fez 1 ano (Agosto de 2014) fui com o carro à Peugeot fazer a revisão anual.
    Na altura o carro tinha 7500km e levou com o plano de manutenção habitual, ou seja:

    - Filtro pólen;
    - Filtro do óleo;
    - Óleo (5W30);
    - Lote filtros (presumo que seja o de Ar e o de Combustível?);
    - Outras cenas para incrementar mais uns €.

    Como fui no âmbito de uma campanha de pagar apenas 1€ pela mão de obra, o preço final da revisão ficou em 155€.

    Como a Peugeot está agora a fazer uma campanha (48 horas Peugeot), vou aproveitar para fazer a mudança de óleo + filtro e check-up por 49€.
    Acontece que quando marquei esta revisão, "alertaram-me" para o facto do carro ter feito 2 anos e como tal deveria ser mudado o liquido dos travões.

    Tendo em conta que o carro tem 13500km acham que se justifica esta mudança do liquido?
    Sei que se passaram os 2 anos, mas com tão poucos Km's e tendo em conta que sou super cuidadoso com o carro, justifica-se ou posso aguentar mais 1 ano?
    Para não falar dos restantes filtros (ar, polen e combustivel).

    Qual é a vossa opinião?

    Para já ficou apenas marcada a mudança de óleo e respectivo filtro. Na altura quando for deixar o carro e consoante o € que custar, decido se faço o "plano de manutenção".

    Obrigado desde já.

    #2
    Originalmente Colocado por BrunoA Ver Post
    Boa noite,

    tenho um 208 com pouco mais de 2 anos (Agosto 2013) e aproximadamente com (apenas) 13500km.

    Quando o carro fez 1 ano (Agosto de 2014) fui com o carro à Peugeot fazer a revisão anual.
    Na altura o carro tinha 7500km e levou com o plano de manutenção habitual, ou seja:

    - Filtro pólen;
    - Filtro do óleo;
    - Óleo (5W30);
    - Lote filtros (presumo que seja o de Ar e o de Combustível?);
    - Outras cenas para incrementar mais uns €.

    Como fui no âmbito de uma campanha de pagar apenas 1€ pela mão de obra, o preço final da revisão ficou em 155€.

    Como a Peugeot está agora a fazer uma campanha (48 horas Peugeot), vou aproveitar para fazer a mudança de óleo + filtro e check-up por 49€.
    Acontece que quando marquei esta revisão, "alertaram-me" para o facto do carro ter feito 2 anos e como tal deveria ser mudado o liquido dos travões.

    Tendo em conta que o carro tem 13500km acham que se justifica esta mudança do liquido?
    Sei que se passaram os 2 anos, mas com tão poucos Km's e tendo em conta que sou super cuidadoso com o carro, justifica-se ou posso aguentar mais 1 ano?
    Para não falar dos restantes filtros (ar, polen e combustivel).

    Qual é a vossa opinião?

    Para já ficou apenas marcada a mudança de óleo e respectivo filtro. Na altura quando for deixar o carro e consoante o € que custar, decido se faço o "plano de manutenção".

    Obrigado desde já.
    Boas

    Relativamente ao óleo de travões, que aviso desde já que não é bem a minha especialidade, a razão para o teres de mudar prende-se com o facto deste absorver humidade com o passar do tempo. Penso que seja mais ou menos independente dos quilómetros percorridos.
    Os 2 anos que indicas é o recomendado pelos fabricantes para Portugal (pelo menos Continental). Mas há vários fatores a ter em consideração. Um dos que conheço, é por exemplo a altitude a que normalmente te encontras, assim como o tipo de clima da zona. Em certos países, o prazo recomendado chega a ser de um ano. Possivelmente até haverá países ou regiões em que este prazo seja menor, mas não tenho conhecimento disso para o poder dizer.

    O maior problema que a humidade provoca no óleo de travões é a diminuição do ponto de ebulição, que está diretamente relacionado com a potencia máxima de travagem. Se exigires, numa situação esporádica, uma potencia de travagem superior ao normal, que aqueça o óleo acima do seu ponto de ebulição, este começa a ferver e basicamente nessa situação os travões falham. Como podes ver o ponto de ebulição é o principal fator decisivo aquando da escolha de um óleo de travões. A humidade neste caso apenas o faz piorar.

    Existem no mercado indicadores (normalmente electrónicos) que medem a humidade presente no óleo acendendo normalmente um led de acordo com o resultado. Pode ser que este tipo de "leitores" sejam mais fiáveis que uma simples recomendação de tempo, mas nunca usei um leitor destes nem sou capaz de atestar a sua fiabilidade.
    Editado pela última vez por steevegt; 13 October 2015, 22:34.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por BrunoA Ver Post
      Boa noite,

      tenho um 208 com pouco mais de 2 anos (Agosto 2013) e aproximadamente com (apenas) 13500km.

      Quando o carro fez 1 ano (Agosto de 2014) fui com o carro à Peugeot fazer a revisão anual.
      Na altura o carro tinha 7500km e levou com o plano de manutenção habitual, ou seja:

      - Filtro pólen;
      - Filtro do óleo;
      - Óleo (5W30);
      - Lote filtros (presumo que seja o de Ar e o de Combustível?);
      - Outras cenas para incrementar mais uns €.

      Como fui no âmbito de uma campanha de pagar apenas 1€ pela mão de obra, o preço final da revisão ficou em 155€.

      Como a Peugeot está agora a fazer uma campanha (48 horas Peugeot), vou aproveitar para fazer a mudança de óleo + filtro e check-up por 49€.
      Acontece que quando marquei esta revisão, "alertaram-me" para o facto do carro ter feito 2 anos e como tal deveria ser mudado o liquido dos travões.

      Tendo em conta que o carro tem 13500km acham que se justifica esta mudança do liquido?
      Sei que se passaram os 2 anos, mas com tão poucos Km's e tendo em conta que sou super cuidadoso com o carro, justifica-se ou posso aguentar mais 1 ano?
      Para não falar dos restantes filtros (ar, polen e combustivel).

      Qual é a vossa opinião?

      Para já ficou apenas marcada a mudança de óleo e respectivo filtro. Na altura quando for deixar o carro e consoante o € que custar, decido se faço o "plano de manutenção".

      Obrigado desde já.
      Tantas promoções... e sabendo que neste mundo ninguém dá nada a ninguém...

      Comentário


        #4
        Concordo com o steevegt sobre a absorção de humidade pelo óleo dos travões.

        Acrescentaria só que o carro parado ainda absorve mais humidade do que a circular normalmente, pelo que o facto de ter poucos quilómetros é mais uma razão para substituir o óleo.

        Comentário


          #5
          O óleo dos travões não é tanto pela quilometragem mas sim pela humidade que absorve.

          Se fosse a ti trocava, também não é caro e sempre fica novo.

          Comentário


            #6
            o plano de manutenção do fabricante é para cumprir a risca, se não acontece-te como o outro ficas sem garantia, porque achou que não tinha km's suficientes para justificar a manutenção, isto ou é pelos km's ou pelo tempo é o que ocorrer 1º, depois tens de te sujeitar, quando acabar a garantia depois vais a onde quiseres e fazes a festa mais em conta, agora tens de te aguentar enquanto a garantia vigora...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
              o plano de manutenção do fabricante é para cumprir a risca, se não acontece-te como o outro ficas sem garantia, porque achou que não tinha km's suficientes para justificar a manutenção, isto ou é pelos km's ou pelo tempo é o que ocorrer 1º, depois tens de te sujeitar, quando acabar a garantia depois vais a onde quiseres e fazes a festa mais em conta, agora tens de te aguentar enquanto a garantia vigora...
              Antes de mais obrigado a todos pelos comentários.

              @draper: Que eu saiba promoção não é o mesmo que oferecer mas obrigado pelo teu comentário, foi de facto uma grande ajuda.

              A garantia era 2 anos por isso já acabou.

              A minha questão prende-se com a necessidade, o que envolve oléo, filtros e isso eu não me descuido de todo e iria sempre trocar.

              A parte do liquido dos travões desconhecia por isso agradeço desde já a vossa ajuda.

              Comentário


                #8
                Que motorização é?
                Se for a gasóleo, a revisão é 20k Km ou 2 anos.

                Quanto à questão do óleo dos travões, é uma intervenção programada para 2 anos ou 60k Km se não me engano.

                Comentário


                  #9
                  Se eu tivesse uma moeda de 1€ por cada carro que nunca substituiu o líquido dos travões depois dos dois anos recomendados, estava milionário.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                    Que motorização é?
                    Se for a gasóleo, a revisão é 20k Km ou 2 anos.

                    Quanto à questão do óleo dos travões, é uma intervenção programada para 2 anos ou 60k Km se não me engano.
                    É a gasolina.
                    Eu "disse" mal atrás, na altura que comprei a garantia era 2 anos ou 40k km sendo que a revisão é ao fim de 1 ano ou 20k km.

                    No plano de manutenção a mudança do liquido dos travões está de facto ao fim de 2 anos.

                    Comentário


                      #11
                      Eu costumo mudar aos 4 anos e já vai com sorte.
                      Nas revisões costumam analisar a humidade do óleo, como costuma estar bom só mudo aos 4 ou se houver necessidade de intervenção no sistema de travagem, como mudar pastilhas ou tubos.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X