Boas, desde ontem que, no meu corsa D 1.3 cdti 90cv (z13dth), passado alguns minutos de arrancar acende a luz amarela do "carro com a chave inglesa"... nao noto diferença alguma no carro com ou sem a luz ligada... alguem sabe o que posso começar a despistar?
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Corsa cdti 90cv- Luz avaria
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Originalmente Colocado por floresmaia Ver PostNao tenho opcom, so na opel é que me safo... levam quanto para ver isso?
Enviado do meu SM-G920F através de TapatalkOriginalmente Colocado por steevegt Ver Post
... Nesse veiculo em questão tens a possibilidade de obter os códigos de avaria sem necessitares de uma ferramenta de comunicação, basta carregares no travão e acelerador, ligar a chave e onde normalmente são mostrados os quilómetros aparecem-te os códigos de avaria registados na memória do computador da gestão de motor...
Existe uma alternativa para verificar a memória de DTC's nesse carro.
Explico em cima o procedimento para um astra, como já tinha descrito em outro post. Penso que nos corsa é diferente, em que o código é comunicado pelo número de vezes que a lâmpada de motor pisca. Cada código em memória é composto por 4 dígitos em que existe uma pausa nas "piscadelas" da lâmpada entre dígitos. Atenção que 10 "piscadelas" corresponde ao dígito 0. Se tiveres mais do que um código em memória, existe uma pausa entre códigos.
O facto de não sentires perdas de performance permite logo à partida descartar algumas situações, mas para se saber em concreto a causa é necessário obter os códigos em memória.
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Originalmente Colocado por floresmaia Ver PostObrigado pelas ajudas, vou tentar que alguem com opcom me diagnostique o carro...
Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Obter os códigos de avaria em memória não é diagnosticar. Diagnosticar é um procedimento que tem como objetivo obter a causa dos problemas, com base em informação e resultados de testes conclusivos. Os códigos em memória, quando muito, são sintomas de um problema, que podem ou não ajudar no processo de diagnóstico.
Comentário
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Originalmente Colocado por steevegt Ver PostPeço desculpa, mas não podia deixar esta frase sem um comentário.
Obter os códigos de avaria em memória não é diagnosticar. Diagnosticar é um procedimento que tem como objetivo obter a causa dos problemas, com base em informação e resultados de testes conclusivos. Os códigos em memória, quando muito, são sintomas de um problema, que podem ou não ajudar no processo de diagnóstico.
Um "nao-diagnostico" é aquilo que fiz ao olhar para a luz... verifiquei que tem uma avaria, so nao sei qual é... se fosse como dizes, ninguem precisava da maquina para coisa nenhuma...
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Originalmente Colocado por floresmaia Ver PostDiagnosticar é saber que foi o componente x que causou o codigo de avaria y... penso que hoje em dia,o opcom neste caso em particular, conseguirá identificar com alguma exatidao o problema que se trata (gases, injecçao, medidor de massa, velas, sensor map, valvula de pressao etc etc)
Um "nao-diagnostico" é aquilo que fiz ao olhar para a luz... verifiquei que tem uma avaria, so nao sei qual é... se fosse como dizes, ninguem precisava da maquina para coisa nenhuma...
Os conhecimentos técnicos em portugal, que são muito limitados em média, é que indicam como boa prática a troca de componentes reportados por códigos de avaria, sem perceberem o que o código significa. Por vezes acertam, porque uma falha num componente com um circuito monitorizado é provavelmente reportada num código de avaria, mas nem tudo que é reportado num código de avaria tem como causa um defeito no componente respetivo.
E mais uma vez volto a dizer, diagnosticar é identificar a causa do problema. Ter um código de avaria, por exemplo o p0234 e com base nisso mudar o sensor MAP, é usando a tua terminologia um "não-diagnostico", é jogar com probabilidades. Ficamos a saber mais com essa informação, sim, mas não temos a causa do problema. Temos quanto muito uma indicação de um sistemas afetado.
O que eu queria dizer com isto é que, "leitura dos códigos de avaria em memória", não é o diagnóstico, quanto muito pode ser uma passo para o diagnóstico. E sim, em muitas situações não é necessária qualquer ferramentas de comunicação para chegar a um diagnóstico assertivo e rápido. Infelizmente em Portugal, maior parte dos "técnicos" depende na totalidade de uma ferramenta que lhe diga qual é o problema. Quando esta "não sabe" começam a dissertar sobre problemas na centralina ou no software, no estilo de condução praticado ou outras coisas engraçadas...
Penso que pelo menos algumas pessoas neste forum entenderam o que queria dizer....
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O Opcom consegue diagnosticar com bastante exactidão, já que são inúmeros sensores instalados no carro que detectam a avaria, dizendo que X circuito tem um problema. Claro que pode acusar um P0400 e esse normalmente remete para a EGR, podendo no entanto ser também um problema de vácuo e não necessariamente da válvula.
Já agora, deixo-te a forma de ver os erros nesse carro, sem opcom.
Pedal Test - Fault Code Reading Instructions
(for Astra H/J, Vectra C, Insignia, Corsa D, Meriva).
Tools: No specialist tools are needed, only 2 working feet are required, 30 seconds of your time and pen & paper to write down the codes
STEP 1: Get inside your vehicle a firmly place yourself in your seat. Once in, press both the accelerate and brake pedal together
STEP 2: With both pedals pressed, put your key in the ignition and turn it to position 2, which is the position that switches all auxiliary heating on but not the engine
STEP 3: Once done, the spanner light will start flashing
If it flashes 10 times it means the number is '0' and any other flashes corresponds to a number with a pause between each number
For example code P0110
The light will flash ten times then pause (2sec Or 1 not sure) flash once, (2 sec pause) flash once, (2 sec pause) then flash ten times
If you have more than one code it will stop for a break between each code
However if you don’t have any code stored it will start Flashing and keeps on flashing until you release the pedals
If you follow the above steps you are certain to find codes without ever having to plug an OBD equipment
Code list is here
P0030 O2 Sensor Heater Circuit Range/Performance (Bank 1 Sensor 1) C-29
P0036 O2 Sensor Heater Circuit Range/Performance (Bank 1 Sensor 2) C-31
P0100 Mass or volume air flow circuit high input C-10
P0100 Mass or volume air flow circuit low input C-10
P0110 Intake Air Temperature Circuit High Input C-12
P0110 Intake Air Temperature Circuit Low Input C-12
P0115 Engine Coolant Temperature Circuit High Input C-11
P0115 Engine Coolant Temperature Circuit Low Input C-11
P0115 Engine coolant temperature circuit malfunction C-11
P0120 Throttle Position Sensor (TPS) Circuit 1 Voltage High C-09
P0120 Throttle Position Sensor (TPS) Circuit 1 Voltage Low C-09
P0120 Throttle Position Sensor 1-2 Correlation C-09
P0130 O2 Sensor Circuit High Voltage (Bank 1 Sensor 1) C-30
P0130 O2 Sensor 1 Circuit Voltage Low C-30
P0130 O2 Sensor 1 Open Circuit C-30
P0130 O2 Sensor 1 Incorrect Signal C-30
P0134 O2 Sensor Circuit Open (Bank 1 Sensor 1) C-30
P0135 O2 Sensor Heater Circuit High Voltage (Bank 1 Sensor 1) C-29
P0135 O2 Sensor Heater Circuit Low Voltage (Bank 1 Sensor 1) C-29
P0135 O2 Sensor Heater Circuit Open (Bank 1 Sensor 1) C-29
P0136 O2 Sensor Circuit High Voltage (Bank 1 Sensor 2) C-32
P0136 O2 Sensor 2 Circuit Voltage Low C-32
P0136 O2 Sensor 2 Open Circuit C-32
P0139 O2 Sensor 1 Incorrect Signal C-30
P0140 O2 Sensor 2 Incorrect Signal C-32
P0141 O2 Sensor Heater Circuit High Voltage (Bank 1 Sensor 2) C-31
P0141 O2 Sensor Heater Circuit Low Voltage (Bank 1 Sensor 2) C-31
P0141 O2 Sensor Heater Circuit Open (Bank 1 Sensor 2) C-31
P0170 Rich Exhaust C-30
P0170 Lean Exhaust C-30
P0201 Cylinder 1 injector circuit high C-23
P0201 Cylinder 1 injector circuit low C-23
P0201 Cylinder 1 Injector Circuit Open C-23
P0202 Cylinder 2 injector circuit high C-24
P0202 Cylinder 2 injector circuit low C-24
P0202 Cylinder 2 Injector Circuit Open C-24
P0203 Cylinder 3 injector circuit high C-25
P0203 Cylinder 3 injector circuit low C-25
P0203 Cylinder 3 Injector Circuit Open C-25
P0204 Cylinder 4 injector circuit high C-26
P0204 Cylinder 4 injector circuit low C-26
P0204 Cylinder 4 Injector Circuit Open C-26
P0219 Engine overspeed condition C-43
P0220 Throttle Position Sensor (TPS) Circuit 2 Voltage High C-09
P0220 Throttle Position Sensor (TPS) Circuit 2 Voltage Low C-09
P0220 Throttle Position Sensor 1-2 Correlation C-09
P0230 Fuel pump secondary circuit high C-07
P0230 Fuel Pump Relay Open Circuit C-07
P0300 Misfire Unidentified Cylinder Detected B-21
P0301 Cylinder 1 Misfire Detected B-22
P0301 Cylinder 1 Misfire Detected B-22
P0301 Cylinder 1 Misfire Detected B-22
P0302 Cylinder 2 Misfire Detected B-22
P0302 Cylinder 2 Misfire Detected B-22
P0302 Cylinder 2 Misfire Detected B-22
P0303 Cylinder 3 Misfire Detected B-22
P0303 Cylinder 3 Misfire Detected B-22
P0303 Cylinder 3 Misfire Detected B-22
P0304 Cylinder 4 Misfire Detected B-22
P0304 Cylinder 4 Misfire Detected B-22
P0304 Cylinder 4 Misfire Detected B-22
P0325 Knock Sensor 1 Circuit no Signal C-27
P0335 Crankshaft Sensor Incorrect Signal C-06
P0335 Crankshaft Sensor Open Circuit C-06
P0335 Crankshaft Sensor Incorrect Signal C-06
P0340 Camshaft Position Sensor Circuit No Signal C-13
P0340 Camshaft Sensor Incorrect Signal C-13
P0351 Ignition Coil 1 High Input B-23
P0351 Ignition Coil 1 Incorrect Signal B-23
P0352 Ignition Coil 2 High Input B-23
P0352 Ignition Coil 2 Incorrect Signal B-23
P0353 Ignition Coil 3 High Input B-23
P0353 Ignition Coil 3 Incorrect Signal B-23
P0354 Ignition Coil 4 High Input B-23
P0354 Ignition Coil 4 Incorrect Signal B-23
P0420 Catalyst Efficiency Above Threshold C-31
P0443 Evaporative emission control system purge control valve circuit shorted C-28
P0443 Evaporative emission control system purge control valve circuit shorted C-28
P0443 Evaporative emission control system purge control valve circuit open C-28
P0460 Fuel Level Sensor Circuit High Input C-14
P0460 Fuel Level Sensor Circuit Low Input C-14
P0460 Purge flow sensor circuit malfunction C-14
P0500 Vehicle speed sensor malfunction B-10
P0530 A/C Refrigerant Pressure Sensor Circuit High Input Air Conditioning System B-05
P0530 A/C Refrigerant Pressure Sensor Circuit Open Air Conditioning System B-05
P0560 System Voltage High Input C-04
P0560 System Voltage Low Input C-04
P0565 Cruise Control SET and RESUME active C-17
P0566 Cruise Control Off Signal Circuit no or Incorrect Signal C-17
P0567 Cruise Control Resume Signal High Input C-17
P0568 Cruise Control Set Signal Circuit High Input C-17
P0571 Brake Switch Circuit Low Input C-15
P0602 Powertrain Control Module Not Programmed C-02
P0602 Security Code Not Programmed C-02
P0602 Vehicle Identification Number Not Programmed C-02
P0602 Variant-Coding Not Programmed C-02
P0606 Control Unit Re-Initialisation C-02
P0650 Malfunction Indicator (MI) Control Circuit High C-36
P0650 Malfunction Indicator (MI) Control Circuit Open C-36
P0700 EOBD Error stored by Transmission Control (TC) Modul B-06
P0700 MIL request from Transmission Control (TC) Modul B-06
P0704 Clutch Switch Input Circuit High Input C-16
P1110 Variable Intake Manifold Signal High C-33
P1110 Variable Intake Manifold Signal Low C-33
P1110 Variable Intake Manifold Open Circuit C-33
P1120 Accelerator Pedal Position Sensor 1 High Input C-08
P1120 Accelerator Pedal Position Sensor 1 Low Input C-08
P1120 Accelerator Pedal Position Sensor 1-2 Correlation C-08
P1122 Accelerator Pedal Position Sensor 2 High Input C-08
P1122 Accelerator Pedal Position Sensor 2 Low Input C-08
P1130 O2 Sensor 1 Signal Out of Range C-30
P1130 O2 Sensor 1 Signal no Activity detected C-30
P1130 O2 Sensor 1 Signal Switching Time Error C-30
P1170 System too rich (Bank 1) C-30
P1170 System too lean (Bank 1) C-30
P1230 Main Relay Circuit Voltage High C-03
P1230 Main Relay Open Circuit C-03
P1326 Knock Control Maximum Spark Limit Cylinder 1 C-27
P1327 Knock Control Maximum Spark Limit Cylinder 2 C-27
P1328 Knock Control Maximum Spark Limit Cylinder 3 C-27
P1329 Knock Control Maximum Spark Limit Cylinder 4 C-27
P1372 Crankshaft Sensor Segment Error C-06
P1372 Crankshaft Sensor Adaption Error C-06
P1481 Fan Relay 1 Circuit High C-34
P1481 Fan Relay 1 Signal Low / Open Circuit C-34
P1482 Fan Relay 2 Circuit High C-34
P1482 Fan Relay 2 Signal Low / Open Circuit C-34
P1500 Electronic Throttle Control Motor Failure C-09
P1500 Electronic Throttle Control Motor Failure C-09
P1520 Powerstage Currentless C-02
P1525 Limp Home Position Error C-09
P1526 Throttle Position Adaption Error C-09
P1526 Throttle Position no Adaption C-09
P1526 Limp Home Adaption Error C-09
P1526 Lower Limit Adaption Error C-09
P1530 A/C Relay Voltage High Air Conditioning System B-10
P1530 A/C Relay Circuit Open Air Conditioning System B-10
P1540 Air Conditioning Pressure Invalid Signal Air Conditioning System B-10
P1540 Air Conditioning Pressure Signal High Input Air Conditioning System B-05
P1540 Air Conditioning Pressure Signal Low Input Air Conditioning System B-10
P1540 Air Conditioning Pressure Open Circuit Air Conditioning System B-05
P1540 Air Conditioning Pressure Invalid Signal Air Conditioning System B-10
P1550 Electronic Throttle Control Reduced Power C-09
P1550 Electronic Throttle Control Forced Idle C-09
P1550 Electronic Throttle Control Power Management C-09
P1550 Electronic Throttle Control Engine Stop C-09
P1551 Engine Torque Always Higher Than Expected C-02
P1555 Throttle Position Sensor (TPS) Load Signal not Plausible with Engine Load C-09
P1600 Reprogram or Replace Electronic Control Unit (ECU) C-02
P1606 Replace Electronic Control Unit (ECU) C-02
P1606 Replace Electronic Control Unit (ECU) C-02
P1606 Replace Electronic Control Unit (ECU) C-02
P1610 Security Code Not Programmed Immobiliser B-07
P1611 Wrong Security Code Entered Immobiliser C-02
P1612 Immobiliser No Or Wrong Signal Immobiliser C-05
P1613 Immobiliser No Or Wrong Signal Immobiliser C-05
P1614 Wrong Security Code received Immobiliser C-06
P1614 Wrong Security Code received Immobiliser C-06
P1615 Wrong Vehicle ID from Body Control Module C-40
P1616 Wrong Vehicle ID from Instrument Control Module C-40
P1650 Service Vehicle Soon Light Voltage High C-37
P1650 Service Vehicle Soon Light Voltage Low C-37
P1700 SVS request via CAN B-06
U2100 CAN-BUS Malfunction C-05
U2101 CAN-BUS Maximum Configuration List not Programmed C-05
U2104 CAN-BUS reset counter overrun C-05
U2106 CAN-BUS no Communication with TCM B-05
U2108 CAN-BUS no Communication with ABS/TC B-08
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Originalmente Colocado por OFFICER Ver PostO Opcom consegue diagnosticar com bastante exactidão, já que são inúmeros sensores instalados no carro que detectam a avaria, dizendo que X circuito tem um problema. Claro que pode acusar um P0400 e esse normalmente remete para a EGR, podendo no entanto ser também um problema de vácuo e não necessariamente da válvula.
Já agora, deixo-te a forma de ver os erros nesse carro, sem opcom.
PS: Eu tenho um opcom, custou-me salvo erro 20€ no ebay (cópia) e tem-me safado em muita coisa.
Por cada código de avaria simples registado, que se refira a um simples circuito de controlo, que envolva diretamente um componente (estou possivelmente a descartar mais dois terços dos códigos possíveis) existem no mínimo 3 causas possíveis: Falha no componente, problema na fiação e problema no computador.
* Falha no componente só pode ser na parte elétrica, visto que só estamos a considerar códigos que se referem ao circuito elétrico do componente.
* Problemas na fiação podem ser de diversos tipos (circuitos aberto, curtos, qualidade de alimentação, qualidade de massa)
* Problemas no computador podem ser de diversos tipos (computador em si, qualidade da alimentação, qualidade de massa)
Qualidade de alimentação e qualidade de massa podem ainda por cima estar relacionados, entre outras situações com outros componentes, externos ao sistema que estamos a verificar.
Para mim diagnosticar acaba quando é identificada, com informação sólida e concreta, qual das situações anteriores é que ocorreu, até à origem do problema. Isso é identificar a causa.
Não aceitem como diagnóstico uma frase tirada da descrição do código de avaria como: "tem um problema no circuito do injetor." Muitos até abreviam e dizem: "tem uma avaria no injetor".
Imaginem agora as possibilidades para códigos de avaria não diretamente relacionados com um "simples" circuito de controlo.
Por isso digo que obter os códigos de avaria não é diagnosticar.
Apesar de por vezes poder ajudar no processo de diagnóstico.
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Originalmente Colocado por steevegt Ver PostO OPCOM ou uma outra qualquer ferramenta de comunicação não identificam sozinhas as causas de problemas. Assim como os códigos em memória não identificam causas de problemas. Identificam sintomas quanto muito. São o resultado da monitorização de circuitos, e de algoritmos de cruzamento entre estes. Não indicam que componente está avariado. São um boa indicação por vezes, sim, mas não mais que isso.
Os conhecimentos técnicos em portugal, que são muito limitados em média, é que indicam como boa prática a troca de componentes reportados por códigos de avaria, sem perceberem o que o código significa. Por vezes acertam, porque uma falha num componente com um circuito monitorizado é provavelmente reportada num código de avaria, mas nem tudo que é reportado num código de avaria tem como causa um defeito no componente respetivo.
E mais uma vez volto a dizer, diagnosticar é identificar a causa do problema. Ter um código de avaria, por exemplo o p0234 e com base nisso mudar o sensor MAP, é usando a tua terminologia um "não-diagnostico", é jogar com probabilidades. Ficamos a saber mais com essa informação, sim, mas não temos a causa do problema. Temos quanto muito uma indicação de um sistemas afetado.
O que eu queria dizer com isto é que, "leitura dos códigos de avaria em memória", não é o diagnóstico, quanto muito pode ser uma passo para o diagnóstico. E sim, em muitas situações não é necessária qualquer ferramentas de comunicação para chegar a um diagnóstico assertivo e rápido. Infelizmente em Portugal, maior parte dos "técnicos" depende na totalidade de uma ferramenta que lhe diga qual é o problema. Quando esta "não sabe" começam a dissertar sobre problemas na centralina ou no software, no estilo de condução praticado ou outras coisas engraçadas...
Penso que pelo menos algumas pessoas neste forum entenderam o que queria dizer....
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