Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dacia Duster Motor gripado 120.000 Km

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dacia Duster Motor gripado 120.000 Km

    “Tenho um DACIA DUSTER de 2011 que no seu 4º ano de vida ( 2 junho de 2015) gripou o motor que tinha 121.000 Km e que sempre foi assistido na Renault. A viatura nunca me deu sinal de falta de óleo nem de aquecimento. Fiz as três revisões do programa de Manutenção na Renault e no passado dia 2 Junho ao final da tarde, quando a viatura vinha a trabalhar apenas há 30 minutos, ouvi um estrondo no motor que foi diagnosticado pela Renault no dia seguinte, como "Motor Gripado".

    Percebi depois que era o conhecido motor 1.5 dci da Renault.

    A oficina apresentou-me o orçamento de 6.000 euros (motor novo + mão de obra etc) e disseram-me que iam elaborar uma proposta para apresentar à marca para me ajudarem a comparticipar em 30 % a 50 % da despesa. Afinal a DACIA Portugal não me deu qualquer comparticipação, apesar do meu concessionário se esforçar por preservar a imagem da marca, garantindo-me 30 % a 50 % dos custos da reparação (6000.00 euros). Conclusão: Fiquei sem carro ao fim de 4 anos e 121.000 km. A viatura nunca me deu nenhum sinal luminoso ou outro de falta de óleo ou outra anomalia e as três revisões foram todas feitas na Renault.”.

    A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

    #2
    bem isso é no mínimo descabido, um carro sempre assistido no fabricante, deveriam chegar-se a frente e ver qual foi a anomalia que se deu para o motor berrar, e claro que 1.5dci a já muito usados na Renault e associados, acho que a marca deveria responsabilizar-se e chegar-se a frente e dar-te um motor novo a estrear sem custos alguns ou quanto mais recondicionar o teu se possível, porque até ao momento é o 1º caso que vejo de um motor desses berrar assim do nada, apesar de sabermos de alguns problemas crónicos...

    aperta com eles que eles tem de dar uma solução para isso, já que foste sempre lá fazer as manutenções...

    edit: a correia de distribuição nesses motores não é mudada de 100.000 em 100.000km's segundo o plano de manutenção do fabricante, não tenho bem a certesa neste momento, mas se foi a distribuição ainda dentro da quilometragem que se estoirou eles tem de se chegar a frente....
    Editado pela última vez por carbookk; 15 October 2015, 17:18.

    Comentário


      #3
      Este tipo de ajuda não faz sentido sem mais informação.

      1 - O leitor pretende ajuda em que sentido, na reparação do motor ou na resolução do problema com o concessionário?

      2 - Motor gripado é muito vago, pois pode ter "gripado" por várias razões. Pode ser algo relativamente simples, que se resolva por 1000€ fora da marca.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
        Este tipo de ajuda não faz sentido sem mais informação.

        1 - O leitor pretende ajuda em que sentido, na reparação do motor ou na resolução do problema com o concessionário?

        2 - Motor gripado é muito vago, pois pode ter "gripado" por várias razões. Pode ser algo relativamente simples, que se resolva por 1000€ fora da marca.
        de facto tens razão, sem conversarmos directamente com a pessoa que tem o caso exposto, é muito complicado, estamos basicamente a dar respostas com base no pouco contexto, duvido que as pessoas venham aqui lêr ao forum...

        presumo que isto seja pessoal que só compra a revista e depois manda via email a situação para a direcção da revista e esta expõem aqui no forum, quando os deviam encaminhar para cá... que ajudava muito mais...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Autohoje Ver Post
          ...

          A oficina apresentou-me o orçamento de 6.000 euros (motor novo + mão de obra etc) e disseram-me que iam elaborar uma proposta para apresentar à marca para me ajudarem a comparticipar em 30 % a 50 % da despesa. Afinal a DACIA Portugal não me deu qualquer comparticipação, apesar do meu concessionário se esforçar por preservar a imagem da marca, garantindo-me 30 % a 50 % dos custos da reparação (6000.00 euros). Conclusão: Fiquei sem carro ao fim de 4 anos e 121.000 km. A viatura nunca me deu nenhum sinal luminoso ou outro de falta de óleo ou outra anomalia e as três revisões foram todas feitas na Renault.”.

          A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?
          ajuda para pagar o arranjo ou ajuda para quê?

          Comentário


            #6
            O leitor pode fazer como alguns proprietários de 1.5dci, se tiver Seguro contra métodos os riscos.
            "Ter um acidente"!

            Comentário


              #7
              Eu acho que pelo valor em questão e partindo do princípio que foi o problema dos bronzes acho que o proprietário pode tentar contactar proprietários de outros modelos com motor DCI a quem tenha ocorrido o mesmo (através dos forums) e tentar obter testemunho por escrito. Juntar 2 ou 3 casos que lhe sejam alheios, enviar carta registada à marca e exigir reparação sem quaisquer encargos por se tratar de um defeito comum de fabrico, que, aquando da venda do veículo eram conhecidos e a marca nada fez para evitar o pior.

              Comentário


                #8
                Se calhar foi a distribuição, ela é mudada a cada 120.000km, será que foi mudada? Se o carro tinha 121.000km e a distribuição não foi mudada, então as marcas não se responsabilizam porque a culpa foi do proprietário que deveria ter mudado a distribuição antes dos 120.000km. Será que foi isso? Estes casos com pouca informação são um pouco vagos, para isto fazer sentido o proprietário deveria ter conta aqui no fórum. Assim ficamos sem saber o que realmente se passou.
                Editado pela última vez por Fabulous; 15 October 2015, 21:04.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                  O leitor pode fazer como alguns proprietários de 1.5dci, se tiver Seguro contra métodos os riscos.
                  "Ter um acidente"!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                    Eu acho que pelo valor em questão e partindo do princípio que foi o problema dos bronzes acho que o proprietário pode tentar contactar proprietários de outros modelos com motor DCI a quem tenha ocorrido o mesmo (através dos forums) e tentar obter testemunho por escrito. Juntar 2 ou 3 casos que lhe sejam alheios, enviar carta registada à marca e exigir reparação sem quaisquer encargos por se tratar de um defeito comum de fabrico, que, aquando da venda do veículo eram conhecidos e a marca nada fez para evitar o pior.
                    Este motor penso que não tem esse problema, isso dos bronzes acontecia nos Meganes/Scenic II, o Duster tem uma nova versão do 1.5 dCi.

                    Eu apontaria mais para a questão da distribuição, tendo em conta a quilometragem e o facto da marca se recusar a dar uma comparticipação.

                    Comentário


                      #11
                      3 revisões e o motor tem 121k Km?
                      Isto segundo as minhas contas dava 5 revisões e não 3.

                      Alguém pode elaborar?

                      Comentário


                        #12
                        O problemas dos bronzes no DCI penso que jánao afecta modelos de 2011.(Penso)

                        Comentário


                          #13
                          Tenho quase a certeza que nesta versão a distribuição é mudada aos 160kkm ou seis anos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                            3 revisões e o motor tem 121k Km?
                            Isto segundo as minhas contas dava 5 revisões e não 3.

                            Alguém pode elaborar?

                            Porquê 5? Então não são de 30 em 30 mil?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                              3 revisões e o motor tem 121k Km?
                              Isto segundo as minhas contas dava 5 revisões e não 3.

                              Alguém pode elaborar?
                              Pode ter feito as 3 primeiras ao abrigo da garantia e ter feito as outras "fora"....

                              O motor gripado é um pouco ambíguo, se ao menos fossem conhecidas as causas, se derivou de má manutençao, capas de viela defeituosas, distribuiçao
                              ou até mesmo um turbo partido.
                              Estar a dar opinioes sem saber bem as coisas nem sempre ajuda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                Tenho quase a certeza que nesta versão a distribuição é mudada aos 160kkm ou seis anos.
                                Exato, e revisão de 30k em 30k.

                                Comentário


                                  #17
                                  Que estranho 3 revisões em 121.000km's e não aguentou?! Oh que estranho um carrinho tão jeitoso e económico de manutenção...
                                  Poupam 100 ou 200€ por trocar o óleo quando o rei faz anos agora gastam 6000€ num motor novo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mesmo sendo de 30 em 30, deveriam ter sido 4 revisões. Mas continuo a dizer que quem arrisca usar o mesmo óleo em 30 mil km's...deveria saber ao que vai..

                                    Comentário


                                      #19
                                      De facto é mto estranho o que aconteceu com tão poucos km´s o meu pai tem um sandero diesel para táxi e já passou os 200mil sem qualquer problema

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                        Que estranho 3 revisões em 121.000km's e não aguentou?! Oh que estranho um carrinho tão jeitoso e económico de manutenção...
                                        Poupam 100 ou 200€ por trocar o óleo quando o rei faz anos agora gastam 6000€ num motor novo...
                                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                        Mesmo sendo de 30 em 30, deveriam ter sido 4 revisões. Mas continuo a dizer que quem arrisca usar o mesmo óleo em 30 mil km's...deveria saber ao que vai..
                                        Porquê? sabem mais que a marca!?!? Quer dizer, a marca preconiza mudanças de 30 em 30 000kms, e a culpa disso é do condutor!?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por ter um igual e também já ter passado os 100.000 partilho a minha experiência, preocupação, estranheza e reafirmo que faltam detalhes.

                                          Confirmo que a mudança da distribuição ocorre aos 160.000 ou 6 anos, isto em condições "normais", seja lá isso o que for;
                                          Efetivamente as revisões são a cada 30.000 ou 2 anos, exceto se em condições adversas, tipo muita poeira, tt, pára-arranca constante... em que devem ser reduzidas para metade. No meu caso fiz uma muda aos 10.000 por opção, depois aos 30, 60 e 90, mas a minha utilização é pacata;
                                          Era importante saber porque gripou. Terá sido problema na bomba de óleo? Pelo que sei existem alguns casos e tem a ver com um excesso de pressão da mesma ou falta, mas são raros. Capas de bielas é uma possibilidade, mas são diferentes das mais antigas e o problema era suposto estar resolvido. Por outro lado, será que a responsabilidade não foi do próprio? Conheço um caso (num carro de marca alemã) que por estar rebaixado bateu numa tampa de esgoto e estalou o cárter. Quando a luz do óleo acendeu... já era tarde demais!
                                          Considero também que o preço foi caríssimo! 6.000 euros dá para mais que um motor novo e recondicionado nem se fala! Mais um bocado era o valor comercial do mesmo!

                                          Por último, que o tópico já vai longo, acho estranho ninguém (concessão, marca...) ter comparticipado, mais ainda tendo o carro todas as revisões (a falta a dos 120.000 é um problema) e fico na dúvida se a história estará bem contada. Na minha "ex megane" foi necessário trocar a coluna de direção ao fim de cerca de 4 anos (garantia de apenas 2) e a marca, mediante pedido da concessão, comparticipou em metade do valor!

                                          Fico por aqui. Algo preocupado, mas acima de tudo gostaria de ter mais detalhes e continuo a pensar que o processo foi mal conduzido. Eu mexia-me até às última consequências e nunca iria suportar sozinho os 6.000!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                            Porquê? sabem mais que a marca!?!? Quer dizer, a marca preconiza mudanças de 30 em 30 000kms, e a culpa disso é do condutor!?
                                            A marca faz o que possa trazer mais lucro

                                            Já fizeste tu uma mudança de óleo a um carro desses? Vê o estado do óleo quando o tiras e vê o estado que está o óleo quando é feito com um intervalo menor.

                                            Podes até mandar analisar o óleo, se tiveres dinheiro para isso, para veres as diferenças.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em tempos e num tópico diferente foi abordada esta situação dos 1.5Dci griparem, ou seja, é crónico.

                                              Não estou a dizer que acontece a todos, mas tem acontecido a muitos.

                                              Na oficina onde sou cliente, vejo com alguma frequência esses motores pousados na bancada, e todos gripam pelo 4º cilindro.

                                              O mecânico em tempos ao ligar para o departamento de peças Renault, ainda não tinha acabado de fazer a descrição da situação e já estava a ser interrompido pela pessoa que lhe atendeu a chamada a concluir a frase "4º cilindro gripado certo?", ao que o mecânico perguntou como sabia?
                                              O funcionário respondeu que era o prato do dia.
                                              Desde então têm sido muitos os casos na oficina, numa das minhas visitas presenciei a chegada de um cliente com uma Scenic em que era o segunda vez que lhe acontecia e disse que ia despachar a carrinha, pois concluiu que o primeiro caso não foi uma situação isolada.

                                              No que toca à ajuda do leitor, julgo que o melhor que tem a fazer, como já foi sugerido, e partindo do principio que o problema dele é o atrás descrito, é tentar chegar ao contacto com mais alguns clientes que tenham tido o mesmo problema, e enviar uma carta à marca, se possível redigida por um advogado e devidamente enquadrada com a legislação que prevê a responsabilidade da marca ao comercializar um produto que sofre de um problema crónico conhecido, a exigir que assumam as suas responsabilidades.

                                              Julgo que não será fácil que tal aconteça, pelo menos de forma voluntária, mas tentar não custa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não percebi se há ou não comparticipação de 30 a 50% ?

                                                A que kilometragens foram feitas as revisões ?

                                                Realisticamente apesar de 120 mil km ser pouco, nem todos os motores duram 400 ou 500 mil, não será o primeiro carro a gripar com estes km, isto assumindo que foi sempre assistido a tempo e horas, porque se não foi então .....

                                                A Dacia como low-coast provavelmente não têm os mesmos critérios de qualidade e respectivos controlos que terá a Renault, assim como esta não terá os da Mercedes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ao dacia em si, não. Mas o meu é feito de 30 em 30 000kms, desta ultima vez que fiz, o óleo estava negro claro, claro, mas não mais que no meu outro carro que faço de 15 em 15 000kms. (carros diferentes, gerações diferentes, óleos diferentes). De qualquer forma, se a marca preconiza 30 000kms, e a coisa dá raia, arrisca-se a ficar com um grande problema entre mãos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    há concessionários de renome com credito cortado em vários sitios, e recorrem às mesmas tecnicas de qualquer oficinazeca da treta...é o mais barato e sempre a cortar caminho. Não se preocupem que o cliente paga sempre o valor que é suposto e a factura vem com o oleo certo.

                                                    às vezes corre bem, às vezes não corre. As garantias e comparticipações ressentem-se...

                                                    Portanto, lá por ter revisões na marca, não quer dizer que esteja tudo ok.
                                                    Também não é por passarem 1000km do instante certo para a revisão que vão haver problemas. Se a manutenção tiver sido bem programada e bem feita, não são 1000km a mais que fazem a diferença.

                                                    A Renault indicou a causa do motor ter gripado? Deram-se ao trabalho de procurar?
                                                    Sem isso, não serve de nada pôr outro motor. Se calha o problema ser externo ao bloco, não serve de nada pôr um motor 0km banhado a ouro e diamantes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Autohoje Ver Post
                                                      “Tenho um DACIA DUSTER de 2011 que no seu 4º ano de vida ( 2 junho de 2015) gripou o motor que tinha 121.000 Km e que sempre foi assistido na Renault. A viatura nunca me deu sinal de falta de óleo nem de aquecimento. Fiz as três revisões do programa de Manutenção na Renault e no passado dia 2 Junho ao final da tarde, quando a viatura vinha a trabalhar apenas há 30 minutos, ouvi um estrondo no motor que foi diagnosticado pela Renault no dia seguinte, como "Motor Gripado".

                                                      Percebi depois que era o conhecido motor 1.5 dci da Renault.

                                                      A oficina apresentou-me o orçamento de 6.000 euros (motor novo + mão de obra etc) e disseram-me que iam elaborar uma proposta para apresentar à marca para me ajudarem a comparticipar em 30 % a 50 % da despesa. Afinal a DACIA Portugal não me deu qualquer comparticipação, apesar do meu concessionário se esforçar por preservar a imagem da marca, garantindo-me 30 % a 50 % dos custos da reparação (6000.00 euros). Conclusão: Fiquei sem carro ao fim de 4 anos e 121.000 km. A viatura nunca me deu nenhum sinal luminoso ou outro de falta de óleo ou outra anomalia e as três revisões foram todas feitas na Renault.”.

                                                      A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?
                                                      O diagnóstico apresentado é vago! 'motor gripado' pode ser devido a muitos factores.
                                                      O motor K9K é 'famoso' pelos seus defeitos: desgaste das capas cambota, avaria da válvula de controlo pressão da bomba de óleo, injectores gripados, etc.
                                                      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                      3 revisões e o motor tem 121k Km?
                                                      Isto segundo as minhas contas dava 5 revisões e não 3.

                                                      Alguém pode elaborar?
                                                      3 revisões quer dizer que a ultima foi a dos 90.000km. A revisão dos 120.000km?

                                                      Um motor recondicionado & mão de obra fora da marca custa 2000/2500€ com 1 ano de garantia.
                                                      Eles 6000€, já estão a ter muito lucro... se forem ver até estão a ganhar dinheiro em venderem carros com defeito ao cliente...
                                                      Editado pela última vez por draper; 16 October 2015, 10:21.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                        Não percebi se há ou não comparticipação de 30 a 50% ?

                                                        A que kilometragens foram feitas as revisões ?

                                                        Realisticamente apesar de 120 mil km ser pouco, nem todos os motores duram 400 ou 500 mil, não será o primeiro carro a gripar com estes km, isto assumindo que foi sempre assistido a tempo e horas, porque se não foi então .....

                                                        A Dacia como low-coast provavelmente não têm os mesmos critérios de qualidade e respectivos controlos que terá a Renault, assim como esta não terá os da Mercedes.


                                                        Não há comparticipação, apesar da tentativa da oficina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                          Ao dacia em si, não. Mas o meu é feito de 30 em 30 000kms, desta ultima vez que fiz, o óleo estava negro claro, claro, mas não mais que no meu outro carro que faço de 15 em 15 000kms. (carros diferentes, gerações diferentes, óleos diferentes). De qualquer forma, se a marca preconiza 30 000kms, e a coisa dá raia, arrisca-se a ficar com um grande problema entre mãos.
                                                          Há sempre forma de dar a volta à situação, tal como se consegue perceber nesta história, que no entanto, pode estar mal contada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os óleos também evoluíram bastante. Já vi uma opel campo com um óleo mineral que fez 30 000 kms, e aquilo parecia massa consistente a sair.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X