Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Smart Wars: ForTwo CDI vs normal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Smart Wars: ForTwo CDI vs normal

    Olá! Sou leitor de longa data mas finalmente decidi meter o bedelho e pedir opiniões (que já se sabe que são como vaginas)...

    Então sucede que estou a tentar comprar um carro para uso a médio-prazo. Tenho andado com uma relíquia que já prenuncia vacilar a qualquer momento (Corolla 1.4 de 92), e comecei recentemente um trabalho novo para o qual preciso mesmo de ter um carro minimamente fiável. Este desde que começou a chover que anda a ameaçar fazer-me ser despedido, por isso decidi pegar numas poupanças + empréstimo familiar e comprar qualquer coisa que me dure pelo menos até à efetividade no trabalho ;) Os consumos também estão acima do que preciso, tenho posto cerca de 35€ por semana para os percursos que menciono dois parágrafos abaixo, pelo que a minha escolha teria que priorizar este aspeto.

    O meu orçamento não é nada de brilhante, cerca de 3000 biscoitos, mas é o que se consegue arranjar nesta fase do campeonato.
    Esperar por um budget maior não é solução, infelizmente, porque se este que agora tenho se avaria a sério terei forçosamente que tirar o arranjo desses 3000€ e arriscar-me então a entrar em avalanche de problemas mecânicos, tipo adio a compra uns meses para juntar dinheiro, o Corolla avaria-se outra vez, adio mais uns meses, mais uma avaria, ad infinitum... É assim a vida na savana do Serengeti.

    O carro que procuro tem, por semana, de me carregar 5 vezes de Cascais ao TagusPark e volta (via IC19 ou Abrunheira/Varge Mondar), mais ir buscar o meu filho ao colégio uma/duas/três vezes, e eventualmente um giro ou outro até Lx. Qualquer volta mais elaborada posso cravar um carro mais apto, por um dia ou dois, sem problema.
    E claro, tenho noção que com o meu budget não há milagres mas prefiro veementemente que o carro posso circular no centro de Lisboa (2000 para cima), que não tenha danos nem estéticos nem mecânicos (não quero entrar naquela do "isto nem chateia muito, e dá para arranjar depois"), e que tenha uma quilometragem média para a idade.

    Então pensei num Smart ForTwo. Na verdade pensei num ForFour, mas depois olhei para os preços em 2ª mão e tive que "despensar" logo ali. ForTwo que seja. Tem como mais-valias as dimensões (para estacionar) e a estética (já sei já sei, sou um idiota por gostar da pinta do carro). Por outro lado, do par de vezes que experimentei caixa automática não gostei muito do tempo de resposta (pode ter sido falta de hábito), e tenho receio que em caso de acidente o carro ofereça a mesma proteção que, sei lá, levar um capacete de bicicleta e uma mochila com livros à frente e outra atrás. Ou seja, proteção zero. Exceto contra zombies.

    EM SUMA: tenho andado a ver anúncios que me sejam locais para conseguir dar um pulo depois do trabalho. E nos entretantos tenho dois carros que gostava de submeter à consideração deste fórum e mui estimados membros:

    - Smart ForTwo Passion - 2700€
    Verde fosco com interior laranja, a gasolina, de 2001, com 110'000km.
    Tem teto panorâmico, ar condicionado e o rádio original.

    - Smart ForTwo CDI - 2900€
    Preto fosco com intrerior azul, a diesel, de 2000, com 150'000km.
    Tem ar condicionado e umas jantes quaisquer especiais, mas o rádio original já foi.

    O primeiro parece estar um bocado mais bem estimado que o segundo, nas fotos, e admito que o acho mais bonito e que o teto panoramico me parece cool para passeios noturnos na serra de Sintra ou na estrada do Guincho.
    Do contacto telefónico ambos os vendedores me pareceram impecáveis, mas o primeiro teve um tom honesto que apreciei, no sentido em que esteve mais disponível para falar sobre o carro e até voluntariou informação detrimental que eu não teria forma de saber para já, em vez de se focar naquela lengalenga de vendedor do tipo "nada a apontar, é só pagar e levar". Não que o outro não tenha também sido um porreiraço, atenção. Apenas não foi tão comunicativo como o primeiro.
    Mas o fator consumo continua a ser, de longe e por uma margem boa, a prioridade.

    E por mera curiosidade, em quanto tempo é que eu cobria, em poupança de combustível, a diferença de 200€ entre um e outro? Usando valores médios.

    Peço-vos encarecidamente que digam de vossa justiça, porque eu sou um taralhoco do caraças quanto a carros mas preciso mesmo de resolver esta cena o mais depressa possível. Tenho um amigo mecânico que vou convencer a ir comigo ver os carros, com promessa de patuscada e uma grade de minis, mas gostava de ter feedback diversificado sobre aa diferença entre estes dois modelos, e específicamente destes dois espécimes com as características que descrevi.

    Desde já obrigado, e desculpem o testamento.

    #2
    Eu nunca compraria um smart, por isso sou suspeito. Preferia mesmo levar injecções na testa a ter de andar todos os dias num smart que não fosse o actual.

    Digo isto porque a caixa robotizada é do pior que se faz na indústria automóvel.

    A suspensão é extremamente desconfortável, dado o seu acerto demasiado firme, aliado ao facto da distância entre eixos ser muito curta.

    A direcção assistida não era de série, custava 500 euros. Como tal, grande parte dos exemplares à venda não tem a dita cuja. A andar não se nota muito, mas a estacionar é chato. Por falar em direcção, tem uma desmultiplicação absurda.

    O pedal de travão é extremamente esponjoso, o que obriga a esmagá-lo sempre que se quer apenas abrandar.

    O espaço interior é muito bom tendo em contas as dimensões exteriores. É relativamente bem construído e estaciona-se muito facilmente, claro.

    Os motores a gasolina não são nada poupados, principalmente para quem anda sempre a querer ser o rei dos semáforos. É um motor barulhento e rude, para além de não ser especialmente fiável.

    O CDI gasta bastante menos, mas ainda faz mais barulho, vibra mesmo muito e é lento, lento.

    Em relação a segurança, não te preocupes. O Fortwo é bastante competente.

    Resumindo e concluindo, no teu lugar, optaria por um segmento B.

    Comentário

    AD fim dos posts Desktop

    Collapse

    Ad Fim dos Posts Mobile

    Collapse
    Working...
    X