Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fap mini cooper

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fap mini cooper

    Sei que as FAP são um assunto já muito discutido aqui, mas para a minha dúvida ainda não encontrei nada, por isso aqui vai.
    Na sexta feira vinha eu a chegar a casa e um som de aviso em conjunto com o simbolo do filtro de particulas apareceu no visor. Pesquisei e ao que parece o meu filtro chegou aos 55% de entupimento. Decidi então no dia seguinte meter-me na autoestrada e fiz 80 km a um velocidade regular tentando regenerar, pensando que resolveria. O aviso continuou, hoje de manhã pos-me numa via rapida e fiz 15 km sempre em 3ª mudança, e nada lá se mantem o aviso.
    As minhas duvidas são:
    -Terei feito mal a tentativa de regeneração?
    -Terei de fazer o reset ao sinal de aviso manualmente?
    -(no caso de fazer o reset manualmente)Como posso ter a certeza que o filtro ficou regenerado?

    PS: tenho um mini cooper d de 2007 1.6 109 cv
    Obrigado desde já pela ajuda.

    #2
    Originalmente Colocado por Bruno88 Ver Post
    Sei que as FAP são um assunto já muito discutido aqui, mas para a minha dúvida ainda não encontrei nada, por isso aqui vai.
    Na sexta feira vinha eu a chegar a casa e um som de aviso em conjunto com o simbolo do filtro de particulas apareceu no visor. Pesquisei e ao que parece o meu filtro chegou aos 55% de entupimento. Decidi então no dia seguinte meter-me na autoestrada e fiz 80 km a um velocidade regular tentando regenerar, pensando que resolveria. O aviso continuou, hoje de manhã pos-me numa via rapida e fiz 15 km sempre em 3ª mudança, e nada lá se mantem o aviso.
    As minhas duvidas são:
    -Terei feito mal a tentativa de regeneração?
    -Terei de fazer o reset ao sinal de aviso manualmente?
    -(no caso de fazer o reset manualmente)Como posso ter a certeza que o filtro ficou regenerado?

    PS: tenho um mini cooper d de 2007 1.6 109 cv
    Obrigado desde já pela ajuda.
    Boas

    Primeiro é confirmares, por exemplo no manual, se essa luz apenas tem como razão uma saturação elevada do filtro de partículas. Não aches isto absurdo, confirma primeiro...

    A regeneração/limpeza do filtro de partículas normalmente é conseguida utilizando 3 estratégias/níveis.

    A primeira estratégia usada é a pós-injeção que permite enviar combustível pelo escape para aquecer o filtro de partículas com o intuito de este aquecer o suficiente. Esta pós-injeção pode estar sempre presente no funcionamento normal do motor, ou apenas em certas situações. Depende entre fabricantes.
    A segunda estratégia consiste numa pós-injeção, durante um certo tempo, muito mais alargada, utilizando muito mais combustível, forçando assim uma temperatura mais elevada durante um tempo superior no filtro de partículas. Pode ocorrer apenas quando se atinge um certo nível de saturação, após um certo número de quilometro, etc. Depende do fabricante. Costuma-se notar alguma diferença no comportamento do motor quando isto acontece.
    A terceira estratégia consiste numa regeneração forçada ativada de forma manual. Difere das anteriores porque tem que ser feita com o veiculo estático e é realizada por decisão de alguém e não pelo computador da gestão do motor.

    A regeneração que tentaste fazer, foi uma considerada passiva, que pode por vezes resolver o problema do excesso de saturação. Circulares a uma velocidade superior ou a uma rotação superior permite atingir uma temperatura mais elevada no filtro de partículas facilitando o processo de regeneração.

    Pelo facto de teres andado já um valor considerável de quilómetros em autoestrada, penso que a regeneração passiva, em principio, não te vai conseguir resolver o problema.

    Normalmente as estratégias que tenho visto nos fabricantes, quando indicam uma saturação elevada no quadrante, esta costuma desaparecer sem ser necessário um reset manual. Desaparecem caso a saturação baixe para um valor aceitável. Não faz muito sentido não o fazer, mas nesse modelo em concreto não tenho certeza.

    Nos casos de problemas de saturação elevada dos filtros de partículas (convém confirmar que é o caso) mais importante que a solução (regeneração forçada por exemplo) é importante perceber a razão disto acontecer, porque se não, a solução que encontres pode ser apenas temporária. É preciso encarar um excesso de saturação, ou simplesmente indicação de excesso de saturação, do filtro de partículas, como um sintoma de um problema, que pode não advir diretamente do filtro de partículas.

    Após confirmares que efetivamente existe um excesso de pressão causada pelo filtro de partículas (por exemplo pela leitura da voltagem do sensor de pressão existente), esta pode ter várias causas.
    A primeira é confirmar que a leitura do sensor que indiquei anteriormente é correta. Uma falha neste sensor também é uma causa possível para o problema que encontras.

    Após confirmação de que efetivamente o filtro de partículas está com uma saturação elevada (pressão elevada), isto pode ter como causa o fim da vida útil deste. Existem algumas partículas que independentemente da temperatura não são possíveis de ser eliminadas de dentro do filtro. Após uma certa utilização, por mais que se tente uma regeneração, esta pode não "libertar" o filtro de partículas ao ponto de este ficar funcional. Neste caso não resta mais nada se não tentar uma reparação (existem casas em portugal que o fazem) ou um filtro de partículas novo.
    Se uma regeneração forçada "libertar" com sucesso o filtro de partículas, é preciso parar para perceber o que se passa, porque em condições normais isto não deveria acontecer.
    Obviamente que ciclos de condução muito curtos, em que não se atinja uma temperatura suficiente para existir alguma regeneração, pode causar esta situação...
    Mas caso não se verifique isto, há muitas outras causas, muitas vezes desvalorizadas, que causam uma saturação exagerada do filtro de partículas, como por exemplo o uso de um óleo incorreto, um sensor MAF sujo ou danificado, velas de aquecimento gastas, injetores fora da especificação, sistema de recirculação de gases deficiente, termostato sempre aberto, entre muitos outros...
    Praticamente pode-se generalizar e dizer que tudo o que possibilite um excesso de emissões poluentes para a atmosfera vai influenciar a saturação do filtro de partículas. Assim é preciso confirmar se não existem códigos de avaria em memória, se as revisões do veiculo têm sido feitas de acordo com o especificado pelo fabricante, e na generalidade confirmar todo o bom funcionamento do veiculo.

    Espero que tenhas ficado com as duvidas esclarecidas...
    Editado pela última vez por steevegt; 18 October 2015, 17:32.

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta, ao parece que vou ter mesmo de ir ao mecanico e ver qual será o problema, não há muito a fazer.

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X