Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Apito" na roda traseira?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Apito" na roda traseira?

    Boa noite,

    Tenho um VW Polo de 2001 (1.0, gasolina, ~120.000km) e um mistério para resolver.

    Aqui há umas semanas, numa noite em que tinha chovido há poucas horas, pareceu-me sentir várias vezes algo que me assustou: quando levava o pé ao travão, parecia que no "primeiro segundo" o carro acelerava em vez de travar, ou pelo menos soltava-se (como quando se carrega na embraiagem). Como não sou propriamente o mais entendido (nem o menos ), nem de coisas tão simples como as pastilhas ou o óleo do travão me lembrei. De qualquer modo, como atualmente ando pouco com o carro, cerca de uma semana depois (quando voltou a andar) até pedi que o conduzissem por mim e ninguém sentiu nada, nem eu quando voltei a pegar nele.

    No entanto, no passado sábado à noite (por isso, também com o piso ligeiramente molhado, creio), não só voltei a sentir esse "fenómeno" como, pouco depois, comecei a sentir um som que parecia vir da roda direita traseira - pelo menos ia com mais 2 amigos no carro, um deles atrás desse lado, e foi essa a sensação que ficou. Não era um chiar de travões, era mesmo... uma espécie de "apito". Um som constante, fixo, que ora desaparecia ora surgia com as pisadelas no travão, mas sem uma relação direta; por outras palavras, em alguns momentos o som mantinha-se durante o andamento e desaparecia com a travagem, noutros momentos vinha quando travava. No entanto, assim se manteve durante uns bons 10 minutos, até que deixei o amigo do banco de trás em casa. Ainda parei numa área de serviço aqui ao pé de casa, verifiquei a roda mais o meu outro amigo, e não notámos nada, mas assim que me aproximava de casa voltou a fazer mais 1-2 minutos daquele som.

    Só voltei a pegar no carro na segunda-feira, e do som nem vestígios. Na terça o meu pai levou o carro ao mecânico para ver as coisas óbvias (pastilhas? óleo?), mas ele não detetou nada, e sem estar a revelar o problema torna-se mais difícil. Nem sei se a minha primeira descrição pode estar relacionada, mas não podia deixar de a referir. As pesquisas na internet (para um leigo como eu) meteram-me a pensar se seria algo no coxim (o que quer que isso seja ), mas também me lembrei se não seria algo relacionado com o travão de mão (novamente como leigo, imagino que o travão de mão prenda as 4 rodas de alguma forma e que alguma peça relativa àquela roda estivesse solta ou assim ).

    Como estou a passar por "louco" (eu e os outros 2), gostava de ouvir algum palpite, quanto mais não seja para averiguar uma possível gravidade ou poder direcionar o mecânico para algo menos óbvio (embora nestes anos não tenha razão de queixa).

    Obrigado desde já!

    #2
    Atrás não são pastilhas, são bombitos e calços num tambor

    Verifiquem a sua condição e a linha de óleo. Adicionalmente verificar se não há ar no sistema ou nenhuma fuga de vácuo.

    Por descargo de consciência mudava bombitos e calços traseiros e uma purga do fluido.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Instantaneo Ver Post
      ...As pesquisas na internet (para um leigo como eu) meteram-me a pensar se seria algo no coxim (o que quer que isso seja ), mas também me lembrei se não seria algo relacionado com o travão de mão (novamente como leigo, imagino que o travão de mão prenda as 4 rodas de alguma forma e que alguma peça relativa àquela roda estivesse solta ou assim ).

      ...
      coxim é brasileiro, não consigo perceber ao certo o que eles chamam de coxim, se puderes partilhar onde pesquisaste isso pode ser que atinja
      o travão de mão nesse carro é como a maioria, trava só as rodas de trás, não as 4, mas não vejo que possa ser daí o barulho, só se for o cabo fora do sítio a roçar em alguma coisa

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X