Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa Pilotada C4 Grand Picasso

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa Pilotada C4 Grand Picasso

    Boas

    recentemente a minha carrinha teve um problema na caixa Pilotada

    tratasse de uma Citroen C4 Grand Picasso 1.6HDI 112cv de 12/2007
    tem neste momento 285mil kms.

    Em andamento segundos após iniciar a marcha (conduzo sempre em Auto), a caixa passa de A1 para N
    encosto a carrinha e noto que apareceu-me um aviso no computador de bordo [caixa com anomalia]
    tento arrancar em Auto, e esta começa a andar para trás, altero para R e esta fica em N.
    desligo e ligo a carrinha varias vezes, até que consigo meter a 1ª em Manual.

    Andei uns 300 metros até ter que parar numa passadeira, nestes 300m cheguei a meter a 3ª mas não consegui meter mais nenhuma mudança, nem aumentar, nem reduzir.
    paro e volto a ficar com o mesmo problema.
    A carrinha ou fica em Neutro ou mete a marcha-atrás...apesar de a indicação/informação no painel ser a Correta.

    Lá tive que chamar o reboque. O condutor testa e confirma a avaria :P
    chega a oficina, o mecanico testa e confirma a avaria.
    esta fica desligada por uns momentos, e quando vou para mete-la dentro da oficina volta a ficar "normal"!!!

    ligasse o computador e da-me 2 erros:

    - Seletor de Velocidades - Intermitente/divergente

    - Eixo da alteração de velocidades de posição do atuador de caixa de velocidades - Intermitente/divergente

    Apagou-se os erros, testei a carrinha durante uns 10 minutos e conseguir conduzir normalmente.

    Neste momento tenho a carrinha "normal" mas deixei-a na minha garagem até saber o porque da avaria e como evitar no futuro que me aconteça de novo!

    Alguma ajuda por aqui?

    2ª-Feira vou tentar saber o que aconteceu a carripana.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por ELgatu; 31 October 2015, 06:09.

    #2
    Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
    Boas

    recentemente a minha carrinha teve um problema na caixa Pilotada

    tratasse de uma Citroen C4 Grand Picasso 1.6HDI 112cv de 12/2007
    tem neste momento 285mil kms.

    Em andamento segundos após iniciar a marcha (conduzo sempre em Auto), a caixa passa de A1 para N
    encosto a carrinha e noto que apareceu-me um aviso no computador de bordo [caixa com anomalia]
    tento arrancar em Auto, e esta começa a andar para trás, altero para R e esta fica em N.
    desligo e ligo a carrinha varias vezes, até que consigo meter a 1ª em Manual.

    Andei uns 300 metros até ter que parar numa passadeira, nestes 300m cheguei a meter a 3ª mas não consegui meter mais nenhuma mudança, nem aumentar, nem reduzir.
    paro e volto a ficar com o mesmo problema.
    A carrinha ou fica em Neutro ou mete a marcha-atrás...apesar de a indicação/informação no painel ser a Correta.

    Lá tive que chamar o reboque. O condutor testa e confirma a avaria :P
    chega a oficina, o mecanico testa e confirma a avaria.
    esta fica desligada por uns momentos, e quando vou para mete-la dentro da oficina volta a ficar "normal"!!!

    ligasse o computador e da-me 2 erros:

    - Seletor de Velocidades - Intermitente/divergente

    - Eixo da alteração de velocidades de posição do atuador de caixa de velocidades - Intermitente/divergente

    Apagou-se os erros, testei a carrinha durante uns 10 minutos e conseguir conduzir normalmente.

    Neste momento tenho a carrinha "normal" mas deixei-a na minha garagem até saber o porque da avaria e como evitar no futuro que me aconteça de novo!

    Alguma ajuda por aqui?

    2ª-Feira vou tentar saber o que aconteceu a carripana.

    Cumprimentos
    Boas

    Em primeiro lugar, aparentemente, pode-se dizer que não é um problema de input. O facto de te indicar no quadrante a mudança certa permite à partida descartar isso.

    Quanto ao que pode ser, tens neste caso, quadro situações possíveis.
    * O computador da caixa (por vezes é o mesmo computador da gestão de motor)
    * Fiação do circuito do atuador e fiação do sensor de posição do seletor da caixa
    * Atuador da caixa (com sensor de posição integrado)
    * Problema mecânico na caixa...

    Estou a descartar à partida um problema no actuador da embraiagem, pois um problema neste, em principio, causaria outros sintomas na condução, nem se enquadra com alguns sintomas que apresentas.

    Penso que o atuador e o sensor de posição do seletor da caixa estão concentrados no mesmo componente, mas não confirmei.

    Os códigos que tens em memória nada de novo acrescentam, face aos sintomas que apresentas.

    Sem mais dados, acho que é impossível conseguir fazer um levantamento das possibilidades mais focado do que este.

    Comentário


      #3
      A primeira coisa que me lembrei é que era a manete de selecionar a marcha...devido aos kms/uso.
      mas a informação no painel está correta com a selecionada na manete....a resposta da caixa é que é diferente.

      o facto de ela alterar entre Neutro e marcha atras...leva-me a acreditar que o hidraulico ou o Atuador estão a funcionar.

      uma vez que as avarias são intermitentes, quero (muito) acreditar que se trata do sensor coisa barata de reparar, penso eu!

      se o sensor for integrado com o actuador da caixa de velocidades, então tenho um grande problema, só o actuador são 1200€ + IVA
      a manete era 230€ + IVA

      uma vez que não me deu erro do actuador da embraiagem, também acredito que não seja um problema de embraiagem, ou poderá ser embraiagem já com desgaste elevado? mas neste caso, também não conseguiria meter a marcha atrás.

      já agendei um diagnostico para terça feira, desta vez na Citroen.

      obg steevegt pelo reply ;)
      Editado pela última vez por ELgatu; 31 October 2015, 20:32.

      Comentário


        #4
        boas caro steevegt,

        tenho uma pequena dúvida...

        quando levei a carrinha para a oficina (de um familiar), este fez o diagnostico e acusou os erros que referi no primeiro post!

        o software como não é o da Citroen, não dá o codigo de erro, apenas a descrição em cima.

        eu preciso desses codigos para dar a um amigo meu que trabalha na Citroen!
        para isso acontecer, marquei para terça feira o diagnostico na marca!

        a minha duvida é a seguinte, quando o meu familiar fez o diagnostico e a carrinha ficou a funcionar normalmente (até ver), a avaria era intermitente, ele apagou os erros.
        testei a carrinha nesse dia a não voltou a ter problemas na caixa

        hoje domingo voltei a testar a carrinha, fiz 30kms e não aconteceu nada

        o meu problema é que se não voltar a ter o problema até terça feira, o diagnostico na marca não me vai acusar erro nenhum, certo? ou mesmo tendo apagado os erros com software não oficial eles ficam registado nalguma "nuvem"? :P

        é que já estou mesmo a ver que não vale a pena ir terça-feira fazer o diagnostico a marca!

        se me poderes ajudar a perceber como e onde funciona o sensor da posição da caixa de velocidades, agradecia.
        não consigo perceber se este é dentro ou fora do actuador da caixa de velocidades.

        Cumprimentos
        Editado pela última vez por ELgatu; 02 November 2015, 04:29.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
          boas caro steevegt,

          tenho uma pequena dúvida...

          quando levei a carrinha para a oficina (de um familiar), este fez o diagnostico e acusou os erros que referi no primeiro post!

          o software como não é o da Citroen, não dá o codigo de erro, apenas a descrição em cima.

          eu preciso desses codigos para dar a um amigo meu que trabalha na Citroen!
          para isso acontecer, marquei para terça feira o diagnostico na marca!

          a minha duvida é a seguinte, quando o meu familiar fez o diagnostico e a carrinha ficou a funcionar normalmente (até ver), a avaria era intermitente, ele apagou os erros.
          testei a carrinha nesse dia a não voltou a ter problemas na caixa

          hoje domingo voltei a testar a carrinha, fiz 30kms e não aconteceu nada

          o meu problema é que se não voltar a ter o problema até terça feira, o diagnostico na marca não me vai acusar erro nenhum, certo? ou mesmo tendo apagado os erros com software não oficial eles ficam registado nalguma "nuvem"? :P

          é que já estou mesmo a ver que não vale a pena ir terça-feira fazer o diagnostico a marca!

          se me poderes ajudar a perceber como e onde funciona o sensor da posição da caixa de velocidades, agradecia.
          não consigo perceber se este é dentro ou fora do actuador da caixa de velocidades.

          Cumprimentos
          Antes de mais, gostava de dizer que caixas automáticas não são a minha especialidade. A acrescentar a isso não tenho muito informação técnica sobre essa caixa em particular, logo posso não estar a dar a informação mais correta.

          Pensei que essa caixa fosse uma caixa típica robotizada, mas analisando melhor os atuadores da caixa (que são eletro hidráulicos), e pelo facto de não encontrar um atuador de embraiagem, leva-me a concluir que provavelmente esta caixa é uma caixa automática com conversor de torque, e não uma caixa manual robotizada.

          Pelo menos, nessa caixa, existem dois atuadores, que penso eu controlam pelo meio de pressão de óleo, qual a relação da caixa, e um sensor de posição do eixo final que é utilizado para verificar qual a velocidade deste eixo, confirmando a velocidade engrenada. São os 3 componentes separados.

          Esses dois atuadores têm um parâmetros de adaptação, logo pode ser interessante efetuar o procedimento de adaptação neste caso que pode ser que resolva o problema. Estou totalmente a especular, isto apenas faz sentido se estes parâmetros variarem com o uso da caixa. Como disse, caixas automáticas não são de todo a minha especialidade.

          O sensor de rotação do eixo final da caixa, pode também estar com um problema intermitente e causar esses sintomas. Acho que é uma possibilidade.

          O caixa em si, é uma hipótese bem provável. Estas funcionam com base em pressão de óleo e têm componentes que se desgastam efetivamente com o tempo. É normal começarem a falhar com os quilómetros.

          Quanto aos códigos de avaria, se foram apagados não devem estar lá. Normalmente apenas existe uma memória de códigos de avaria.
          Sim, se não te voltou a acontecer em principio não te vão dizer nada de novo na Citroen...

          Nunca se pode descartar neste casos a possibilidade de uma falha no computador de controlo da caixa, assim como uma falha da fiação.

          Eu neste caso, esperaria pelo menos que acontecesse outra vez ou que acontecesse com mais frequência para se poder de forma mais rápida efetuar o diagnóstico.

          O facto de te não passar de 3ª, é um comportamento programado em caso de anomalia da caixa.

          Comentário


            #6
            boas

            entretanto tenho usado a carrinha normalmente e desde então aconteceu-me mais uma vez em andamento (3ª velocidade?) a carrinha ficar em ponto morto.

            como tive que parar no semáforo logo a seguir, meti a manete em N e voltei a meter em A (parado)...a 1ª velocidade engrenou, e assim que o semáforo ficou verde, arranquei normalmente.

            não me deu nenhum erro no painel, nem me voltou a acontecer nos momento seguintes.

            amanha vou fazer novo diagnostico para ver se ficou registado algum erro na centralina.

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Viva
              A minha C4 Picasso também tem vindo a dar um erro de caixa ao ligar. É muito raro mas já aconteceu.
              O orçamento na Citroen também ultrapassa os 1000€...
              A minha caixa é a robotizada. Qual é a tua? Tem a posição "P" ou não?

              Comentário


                #8
                não tem P nem D...essa é a Automatica

                a minha tem R-N-A-M, penso que é a CMP6 ou caixa manual robotizada

                Comentário


                  #9
                  O problema da minha era o bimassa. Precisou do kit de embraiagem completo e ficou ok.
                  Isto com apenas 80 000Km! Enfim...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                    não tem P nem D...essa é a Automatica

                    a minha tem R-N-A-M, penso que é a CMP6 ou caixa manual robotizada
                    Boa tarde a minha caixa também é assim R-N-A-M
                    Estas são alguns problemas?

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X