Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conta rotações elevadas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conta rotações elevadas

    Boas, tenho um Mitsubishi Lancer GLX de 98 e ultimamente tenho reparado que em ponto morto ao relenti, as rotações vão subindo e descendo entre os 1400 e os 2000 gradualmente e ouve se uma certa aceleração e passado um pouco desce até aos 1000 e fica estabilizado. E também quando mexo no regulador dos faróis que está no lado direito do volante ouço uma espécie de zumbido de abelha quando meto no valor 1, 2,3 ou 4. Só quando está no 0 é que não se ouve nada. O que será que está a originar estes dois problemas?

    #2
    Originalmente Colocado por JMCJ Ver Post
    Boas, tenho um Mitsubishi Lancer GLX de 98 e ultimamente tenho reparado que em ponto morto ao relenti, as rotações vão subindo e descendo entre os 1400 e os 2000 gradualmente e ouve se uma certa aceleração e passado um pouco desce até aos 1000 e fica estabilizado. E também quando mexo no regulador dos faróis que está no lado direito do volante ouço uma espécie de zumbido de abelha quando meto no valor 1, 2,3 ou 4. Só quando está no 0 é que não se ouve nada. O que será que está a originar estes dois problemas?
    Boas que tipo de motor é que tens? Para esse ano encontro uma versão de 1.3 e outra de 1.6 litros que diferem significativamente em termos de gestão de motor.

    A versão 1.3 tem um controlo de injeção baseado na densidade do coletor (MAP). Nestas implementações uma fuga de ar, paralela ao corpo da borboleta, causa um aumento inevitável de rotação. Como suspeitos normais temos o servo freio, mas não é de todo a única possibilidade. Para além deste pode aparecer uma fuga em tudo que é junta, tubo, etc. Neste casos, de fuga de ar paralela ao corpo da borboleta, por vezes consegue-se ouvir um barulho a uma frequência muito elevada, que é o ar a "assobiar" para dentro do coletor. Quando se manifesta esta situação, por vezes aparecem códigos em memória relacionados com o motor de controlo de relantim. É preciso saber interpretar estes códigos e não simplesmente mudar o motor passo a passo porque está referenciado em um código de erro. Como já disse em outros posts códigos de avaria são sintomas e não causas de problemas. Quem muda componentes simplesmente porque estão referenciados em códigos em memória, apenas está a provar a sua incompetência, e a mostrar que não percebe o que eles significam...

    Por outro lado, na versão 1.6, que efetua uma leitura direta da quantidade de ar (MAF), uma entrada de ar paralela ao medidor de massa de ar, não faz com que o regime do motor aumente para lá do normal. Normalmente é o contrário, diminui e causa falhas provocadas pela mistura muito pobre.

    Para além dessa possibilidade, existem muitas outras, como um sensor de temperatura danificado, um termostato a funcionar de forma deficiente, motor passo a passo de controlo de relantim, sensor de posição da borboleta danificado, eventualmente computador da gestão de motor, etc...

    Relativamente ao zumbido que ouves, primeiro confirmava se em vez de ser um defeito se não será feitio. Depois tentava confirmar se eventualmente não será causado por uma entrada de ar paralela, como descrevi em cima... Tenta descobrir a origem do barulho de forma precisa...

    Comentário


      #3
      O meu motor é um 1.3. Bem, isso das luzes não sei... Eu normalmente tenho sempre o som no carro aos altos berros e naquele dia foi o único em que não tinha o som ligado ainda e ouvi o barulho... Em relação às rotações não sei, pois aqui oscila um pouco e estabiliza a seguir, se fosse uma fuga talvez não estabiliza-se, neh? É que quando as rotações aumentam ouve se o motor em esforço, como se eu estivesse a acelerar. E isso acontece com pé na embraiagem a fundo, a meio ou até mesmo com o pé no travão....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JMCJ Ver Post
        O meu motor é um 1.3. Bem, isso das luzes não sei... Eu normalmente tenho sempre o som no carro aos altos berros e naquele dia foi o único em que não tinha o som ligado ainda e ouvi o barulho... Em relação às rotações não sei, pois aqui oscila um pouco e estabiliza a seguir, se fosse uma fuga talvez não estabiliza-se, neh? É que quando as rotações aumentam ouve se o motor em esforço, como se eu estivesse a acelerar. E isso acontece com pé na embraiagem a fundo, a meio ou até mesmo com o pé no travão....
        O facto de estabilizar não diz muito. Se, por exemplo, a entrada de ar estiver localizada no circuito de aproveitamento do gases do depósito (incluindo depósito, tampa do depósito e outros componentes) apenas se manifesta quando o solenoide de purga do depósito se encontrar ativo. Logo uma entrada de ar neste sistema é uma possibilidade.
        Uma entrada de ar numa junta, por exemplo, tem tendência a diminuir com a temperatura, logo sendo também inconstante.

        Não estou a dizer que é o caso, apenas digo que é uma possibilidade entre várias, e que para já não se pode descartar...

        Comentário


          #5
          Essas acelerações devem-se, numa boa parte dos casos, ao deficiente funcionamento da IACV, também conhecida por "válvula do rallenti". Sugiro uma espreitadela. Genericamente, costuma estar localizada na admissão, junto à borboleta.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X