Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BCM para hyundai coupe 2.7 v6

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BCM para hyundai coupe 2.7 v6

    Olá a todos!
    Sou novo por aqui e este é o meu primeiro tópico.

    Trago as seguintes questões:
    Estou a tratar da manutenção de um hyundai coupe 2.7 v6. Está com alguns problemas a nível de fecho central, airbag e piscas. Segundo um mecânico da própria hyundai, que fez o diagnóstico ao carro, diz que o problema poderá ser no BCM (Body Control Module), e recomendou-me comprar uma. Sucede que esse módulo na marca tem o preço de 1000 e tal euros! Fiquei de tentar procurar algo mais em conta. Alguém tem ideia de onde conseguirei encontrar o bcm, por exemplo na concorrência ou marcas brancas? Será aconselhável arriscar a comprar um usado no ebay? As diferenças de preço são significativas!
    Ou ainda, alguém tem ideia se o problema poderá não ser o bcm? Uma vez que pelo que sei (corrijam se estiver errado) este módulo controla toda ou quase toda a electrónica interior do carro (vidros, ...), e além dos problemas que disse, o resto tudo funciona perfeitamente.

    A outra questão, menos importante, é acerca das ópticas. Alguém sabe onde encontrar em Portugal, ou pelo menos na Europa, ópticas como as da foto? As originais têm uma barra laranja no lugar do pisca. Até agora só consegui encontrar à venda na América.

    Obrigado desde já pela ajuda!
    Ficheiros anexados

    #2
    Originalmente Colocado por M123M Ver Post
    Olá a todos!
    Sou novo por aqui e este é o meu primeiro tópico.

    Trago as seguintes questões:
    Estou a tratar da manutenção de um hyundai coupe 2.7 v6. Está com alguns problemas a nível de fecho central, airbag e piscas. Segundo um mecânico da própria hyundai, que fez o diagnóstico ao carro, diz que o problema poderá ser no BCM (Body Control Module), e recomendou-me comprar uma. Sucede que esse módulo na marca tem o preço de 1000 e tal euros! Fiquei de tentar procurar algo mais em conta. Alguém tem ideia de onde conseguirei encontrar o bcm, por exemplo na concorrência ou marcas brancas? Será aconselhável arriscar a comprar um usado no ebay? As diferenças de preço são significativas!
    Ou ainda, alguém tem ideia se o problema poderá não ser o bcm? Uma vez que pelo que sei (corrijam se estiver errado) este módulo controla toda ou quase toda a electrónica interior do carro (vidros, ...), e além dos problemas que disse, o resto tudo funciona perfeitamente.

    A outra questão, menos importante, é acerca das ópticas. Alguém sabe onde encontrar em Portugal, ou pelo menos na Europa, ópticas como as da foto? As originais têm uma barra laranja no lugar do pisca. Até agora só consegui encontrar à venda na América.

    Obrigado desde já pela ajuda!
    Boas

    Posso-te tentar ajudar relativamente à primeira questão.

    Primeiro, para mim, o que te fizerem não foi um diagnóstico, nem assim deve ser chamado. O mecânico o que te fez foi uma sugestão informal, com base em conhecimento empírico (ou falta de conhecimento) do que ele acha que possivelmente será o problema. Como ele não sabe ao certo o que é não se pode atravessar com uma causa, assim sendo tenta meter a decisão para o cliente. Se efetivamente o problema não for causado por uma falha interna do BCM, a culpa é do cliente que pediu para o mudar. Acho ridículo este tipo de atitude! Como ele não sabe o que é, a única resposta aceitável seria dizer "não sei qual é o problema", e não cobrar absolutamente nada pelo "pseudo diagnóstico". Nunca tentar impingir, a risco do cliente, um componente bastante caro.

    Dito isto, os tipos de sintomas que apresentas podem de facto ser causados pelo módulo BCM, mas neste tipo de situações existem muitos outros componentes que podem causar na mesma um problema relacionado com os piscas, airbag e fecho central. Todos estes componentes (ou módulos que controlam estes componentes) comunicam dentro da mesma rede interna. Na prática qualquer módulo dentro dessa rede (não apenas o BCM) pode causar problemas de comunicação que provocam sintomas ao nível de vários sistemas (piscas, airbag, fecho central, vidros elétricos, motores limpa vidros, etc.). Ou seja, qualquer componente dentro da mesma rede pode fazer com que outros componentes deixem de funcionar corretamente. Para além disto, uma falha na fiação, causaria na mesma uma perda de comunicação entre os módulos e na mesma sintomas generalizados. Como existem na prática muitas possibilidades, e como dificilmente alguém em Portugal tem os meios, e conhecimentos acima de tudo, para diagnosticar corretamente este tipo de situações, a única hipótese que em principio vais ter, é a de apostar trocar componentes bem caros e esperar que acertem.

    Respondendo diretamente às tuas questões:
    Não costuma haver esse tipo de componentes à venda na concorrência. Sinceramente acho que não existem mesmo. Existem várias razões para isto, como o facto de ser muito especifico para um modelo e não serem componentes de desgaste. Pode também existir a razão das marcas quererem controlar o número de componentes destes vendidos, mas já sou eu a especular.
    Comprar usado é um risco claro. Aqui pode ser necessário "casar" o componente com os outros utilizando uma ferramenta de comunicação. Depende entre fabricantes.
    Editado pela última vez por steevegt; 11 November 2015, 17:14.

    Comentário


      #3
      Boas,

      Sim basicamente foi isso que aconteceu. O mecânico apenas ligou a máquina à ficha obd, viu os erros, verificou algumas ligações eléctricas no carro e como não conseguiu encontrar o problema deu esta sugestão "pode ser que seja o BCM". Eu até pensei "como é um componente barato e tudo, vou comprar um só assim na desportiva para ver se é esse o problema!". Enfim, infelizmente funciona assim...
      Sendo ainda mais uma oficina da marca, acho que deviam ter meios de experimentar um componente novo no carro para depois darem ao cliente a certeza ser ali o problema.
      E assim sendo acho que vou acabar por ter que arriscar comprar um BCM usado, que andam na casa dos 100 dollars, e esperar que o problema fique resolvido. Novo não consigo encontrar no estrangeiro e os 1000 e tal euros da marca pesam para o meu bolso, ainda mais sem garantias de que o problema fique resolvido.

      Será que a comprar um destes, de um carro igual, basta montar no meu carro ou terei que ir novamente à marca para eles programarem alguma coisa?

      Obrigado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por M123M Ver Post
        Boas,

        Sim basicamente foi isso que aconteceu. O mecânico apenas ligou a máquina à ficha obd, viu os erros, verificou algumas ligações eléctricas no carro e como não conseguiu encontrar o problema deu esta sugestão "pode ser que seja o BCM". Eu até pensei "como é um componente barato e tudo, vou comprar um só assim na desportiva para ver se é esse o problema!". Enfim, infelizmente funciona assim...
        Sendo ainda mais uma oficina da marca, acho que deviam ter meios de experimentar um componente novo no carro para depois darem ao cliente a certeza ser ali o problema.
        E assim sendo acho que vou acabar por ter que arriscar comprar um BCM usado, que andam na casa dos 100 dollars, e esperar que o problema fique resolvido. Novo não consigo encontrar no estrangeiro e os 1000 e tal euros da marca pesam para o meu bolso, ainda mais sem garantias de que o problema fique resolvido.

        Será que a comprar um destes, de um carro igual, basta montar no meu carro ou terei que ir novamente à marca para eles programarem alguma coisa?

        Obrigado.
        Neste carro em concreto não tenho certeza, mas como já disse, normalmente tem que se programar.

        Comentário


          #5
          Ok, assim sendo terei ainda que voltar à Hyundai depois de ter o BCM, até agora foi o único sítio em que me conseguiram fazer a leitura pela OBD, ao que parece só consigo isso mesmo na marca.
          Em relação à compra da peça ainda estou a ver a melhor opção. O actuador da porta, que também precisei de comprar, na marca custa 180 e tal euros mais iva e consegui comprar um novo genuíno da Hyundai da Coreia mesmo (espero não ter problemas na alfândega) por 35 euros! Com o bcm já não estou a ter a mesma sorte, as opções são novo aqui na marca ou usado do estrangeiro.
          Enfim, antes disso também ainda quero verificar melhor as ligações todas, uma vez que pode passar por aí o problema. Como o carro só vai à inspeção daqui a quase 1 ano, ainda tenho algum tempo.
          Obrigado pela ajuda.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X