Boas pessoal , tenho um Citroën ax 1.4tdr e o alternador não manda carga suficiente para a bateria , ou seja , quando o carro ta ligado o alternador manda só 12v43 , levou escovas mais ou menos à 2 semanas e a bateria tem prai 2 ou 3 meses .. O que poderá ser ? Não consigo perceber .. Aguardo alguma resposta ..
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Problemas com o alternador
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Originalmente Colocado por formx Ver PostBoas pessoal , tenho um Citroën ax 1.4tdr e o alternador não manda carga suficiente para a bateria , ou seja , quando o carro ta ligado o alternador manda só 12v43 , levou escovas mais ou menos à 2 semanas e a bateria tem prai 2 ou 3 meses .. O que poderá ser ? Não consigo perceber .. Aguardo alguma resposta ..
Um alternador não necessita apenas de movimento mecânico e escovas para funcionar.
Pode conter um circuito de regulação de voltagem interno, ou então ser controlado de forma externa por computador. Os sistemas mais recentes têm internamente um regulador electrónico de voltagem computorizado, em que o alternador é controlado por meio de comunicação de dados. Dentro destes vários tipos existem muitas implementações diferentes...
Ou seja para poder diagnosticar um alternador é preciso conhecer como ele funciona, em primeiro lugar, e depois verificar se os inputs são os corretos (comando), e verificar os outputs. É preciso ter atenção que um alternador não tem apenas um output, mas sim 2. Voltagem e corrente. Assim para além dos 12.43 volt que leste do alternador, que é um valor baixo sim, é preciso analisar qual a corrente que ele está a produzir. Um consumo excessivo de corrente, para além do máximo especificado para esse alternador fará inevitavelmente diminuir a voltagem, não sendo neste caso um problema do alternador.
Para esse carro, como é um sistema antigo, acredito (não confirmei) que tenha um regulador interno de voltagem. Em algumas implementações destas o circuito do regulador de voltagem está diretamente ligado à lâmpada do quadrante. Alguns alternadores, simplesmente não produzem qualquer corrente com um lâmpada fundida. Esta possibilidade pode ser logo descartada caso a lâmpada com o símbolo da bateria continue ligada quando o carro está em funcionamento, ou simplesmente ligue quando se liga a ignição.
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Mais do que perceber se a luz esta apagada quando o carro está em funcionamento, era importante perceber se a luz acende com o motor desligado. Se acender permite confirmar a integridade do circuito da lâmpada.
A corrente de um alternador mede-se em Ampere, não em Volt. O valor de um alternador depende muito. Depende do estado de carga da bateria, do número de acessórios ligados, etc... Mas um valor razoavel será entre 20 e 40 A sem o motor em carga e sem acessórios ligados. Talvez até menos.
Mas antes de mais deixa-me perguntar que tipo de equipamento vais usar para medir a corrente do alternador? Posso estar enganado, mas desconfio que não saibas em que consiste esse tipo de medição. Se soubesses provavelmente saberias diagnosticar o alternador sem ajuda.
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Originalmente Colocado por steevegt Ver PostBoas
Um alternador não necessita apenas de movimento mecânico e escovas para funcionar.
Pode conter um circuito de regulação de voltagem interno, ou então ser controlado de forma externa por computador. Os sistemas mais recentes têm internamente um regulador electrónico de voltagem computorizado, em que o alternador é controlado por meio de comunicação de dados. Dentro destes vários tipos existem muitas implementações diferentes...
Ou seja para poder diagnosticar um alternador é preciso conhecer como ele funciona, em primeiro lugar, e depois verificar se os inputs são os corretos (comando), e verificar os outputs. É preciso ter atenção que um alternador não tem apenas um output, mas sim 2. Voltagem e corrente. Assim para além dos 12.43 volt que leste do alternador, que é um valor baixo sim, é preciso analisar qual a corrente que ele está a produzir. Um consumo excessivo de corrente, para além do máximo especificado para esse alternador fará inevitavelmente diminuir a voltagem, não sendo neste caso um problema do alternador.
Para esse carro, como é um sistema antigo, acredito (não confirmei) que tenha um regulador interno de voltagem. Em algumas implementações destas o circuito do regulador de voltagem está diretamente ligado à lâmpada do quadrante. Alguns alternadores, simplesmente não produzem qualquer corrente com um lâmpada fundida. Esta possibilidade pode ser logo descartada caso a lâmpada com o símbolo da bateria continue ligada quando o carro está em funcionamento, ou simplesmente ligue quando se liga a ignição.Originalmente Colocado por steevegt Ver PostMais do que perceber se a luz esta apagada quando o carro está em funcionamento, era importante perceber se a luz acende com o motor desligado. Se acender permite confirmar a integridade do circuito da lâmpada.
A corrente de um alternador mede-se em Ampere, não em Volt. O valor de um alternador depende muito. Depende do estado de carga da bateria, do número de acessórios ligados, etc... Mas um valor razoavel será entre 20 e 40 A sem o motor em carga e sem acessórios ligados. Talvez até menos.
Mas antes de mais deixa-me perguntar que tipo de equipamento vais usar para medir a corrente do alternador? Posso estar enganado, mas desconfio que não saibas em que consiste esse tipo de medição. Se soubesses provavelmente saberias diagnosticar o alternador sem ajuda.
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Boas, faltam vários dados...12,43V ao relanti? Se acelerares sobe a tensão nem que seja apenas ligeiramente? Quanto mede a bateria 30m depois do carro ter parado?
Os alternadores mais antigos podem ter 4 ou 5 avarias no máximo...luz da bateria do tablier fundida, escovas ou anéis gastos (lá se vai a corrente de excitação), regulador de tensão (tensão a menos ou a mais), e um ou mais diodos da ponte rectificadora furados (o sinalizador do tablier aparece logo a vermelho com o carro a trabalhar), os mais graves é a abertura rotor ou da bobinagem trifásica do estator...CumpEditado pela última vez por Whiteblade; 05 December 2015, 06:19.
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Originalmente Colocado por steevegt Ver PostMais do que perceber se a luz esta apagada quando o carro está em funcionamento, era importante perceber se a luz acende com o motor desligado. Se acender permite confirmar a integridade do circuito da lâmpada.
A corrente de um alternador mede-se em Ampere, não em Volt. O valor de um alternador depende muito. Depende do estado de carga da bateria, do número de acessórios ligados, etc... Mas um valor razoavel será entre 20 e 40 A sem o motor em carga e sem acessórios ligados. Talvez até menos.
Mas antes de mais deixa-me perguntar que tipo de equipamento vais usar para medir a corrente do alternador? Posso estar enganado, mas desconfio que não saibas em que consiste esse tipo de medição. Se soubesses provavelmente saberias diagnosticar o alternador sem ajuda.
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Originalmente Colocado por Whiteblade Ver PostBoas, faltam vários dados...12,43V ao relanti? Se acelerares sobe a tensão nem que seja apenas ligeiramente? Quanto mede a bateria 30m depois do carro ter parado?
Os alternadores mais antigos podem ter 4 ou 5 avarias no máximo...luz da bateria do tablier fundida, escovas ou anéis gastos (lá se vai a corrente de excitação), regulador de tensão (tensão a menos ou a mais), e um ou mais diodos da ponte rectificadora furados (o sinalizador do tablier aparece logo a vermelho com o carro a trabalhar), os mais graves é a abertura rotor ou da bobinagem trifásica do estator...Cump
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Originalmente Colocado por formx Ver PostUso um multímetro , também sei que voltagem é em paralelo e a amperagem é em série .. A minha questão era saber que peça do alternador pode estar danificada ..
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alternador avariado pode ser: escovas ( q tao boas segundo dizes) regulador de tensão, placa rectificadora ou o induzido por isso alternador fora e troca o regulador de tensão (q pode vir junto com as escovas e nesse caso já trocaste) ou desolda a placa rectificadora e solda outra nova. Na minha opinião a primeira atuação seria sempre desmontar e reparar o alternador e depois ver se o problema persiste. vê tb se está tudo em ordem no induzido e está tudo bem soldado se não está chamuscado nalgum lado etc....
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Boas, julgo que em primeiro deves recarregar a bateria, ou até mesmo substitui-la, pois embora tenha apenas 3 meses, tem andado este tempo todo a receber praticamente carga nenhuma o que dá cabo delas. Á primeira vista deverá ser o regulador de tensão/escovas, mas alternador devia de ser todo desmontado e revisto por um electricista auto, e não por um mecânico...Conselho de alguém que já arranjou uma série deles.
IMG_20140313_224042.jpg
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