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Problemas com o alternador

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    Problemas com o alternador

    Boas pessoal , tenho um Citroën ax 1.4tdr e o alternador não manda carga suficiente para a bateria , ou seja , quando o carro ta ligado o alternador manda só 12v43 , levou escovas mais ou menos à 2 semanas e a bateria tem prai 2 ou 3 meses .. O que poderá ser ? Não consigo perceber .. Aguardo alguma resposta ..

    #2
    Regulador de tensao?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por formx Ver Post
      Boas pessoal , tenho um Citroën ax 1.4tdr e o alternador não manda carga suficiente para a bateria , ou seja , quando o carro ta ligado o alternador manda só 12v43 , levou escovas mais ou menos à 2 semanas e a bateria tem prai 2 ou 3 meses .. O que poderá ser ? Não consigo perceber .. Aguardo alguma resposta ..
      Boas

      Um alternador não necessita apenas de movimento mecânico e escovas para funcionar.
      Pode conter um circuito de regulação de voltagem interno, ou então ser controlado de forma externa por computador. Os sistemas mais recentes têm internamente um regulador electrónico de voltagem computorizado, em que o alternador é controlado por meio de comunicação de dados. Dentro destes vários tipos existem muitas implementações diferentes...

      Ou seja para poder diagnosticar um alternador é preciso conhecer como ele funciona, em primeiro lugar, e depois verificar se os inputs são os corretos (comando), e verificar os outputs. É preciso ter atenção que um alternador não tem apenas um output, mas sim 2. Voltagem e corrente. Assim para além dos 12.43 volt que leste do alternador, que é um valor baixo sim, é preciso analisar qual a corrente que ele está a produzir. Um consumo excessivo de corrente, para além do máximo especificado para esse alternador fará inevitavelmente diminuir a voltagem, não sendo neste caso um problema do alternador.

      Para esse carro, como é um sistema antigo, acredito (não confirmei) que tenha um regulador interno de voltagem. Em algumas implementações destas o circuito do regulador de voltagem está diretamente ligado à lâmpada do quadrante. Alguns alternadores, simplesmente não produzem qualquer corrente com um lâmpada fundida. Esta possibilidade pode ser logo descartada caso a lâmpada com o símbolo da bateria continue ligada quando o carro está em funcionamento, ou simplesmente ligue quando se liga a ignição.

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        #4
        Boas , por acaso não medi a corrente , vou fazer isso . Com o carro a trabalhar não tenho o símbolo da bateria ligado . Qual é a intensidade de corrente que o alternador deve debitar ?

        Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk

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          #5
          Penso que o ideal será por volta dos 14v

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            #6
            Mais do que perceber se a luz esta apagada quando o carro está em funcionamento, era importante perceber se a luz acende com o motor desligado. Se acender permite confirmar a integridade do circuito da lâmpada.

            A corrente de um alternador mede-se em Ampere, não em Volt. O valor de um alternador depende muito. Depende do estado de carga da bateria, do número de acessórios ligados, etc... Mas um valor razoavel será entre 20 e 40 A sem o motor em carga e sem acessórios ligados. Talvez até menos.

            Mas antes de mais deixa-me perguntar que tipo de equipamento vais usar para medir a corrente do alternador? Posso estar enganado, mas desconfio que não saibas em que consiste esse tipo de medição. Se soubesses provavelmente saberias diagnosticar o alternador sem ajuda.

            Comentário


              #7
              Atenção que os voltimetros normais são apenas até 10 amperes, cuidado!

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                #8
                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                Boas

                Um alternador não necessita apenas de movimento mecânico e escovas para funcionar.
                Pode conter um circuito de regulação de voltagem interno, ou então ser controlado de forma externa por computador. Os sistemas mais recentes têm internamente um regulador electrónico de voltagem computorizado, em que o alternador é controlado por meio de comunicação de dados. Dentro destes vários tipos existem muitas implementações diferentes...

                Ou seja para poder diagnosticar um alternador é preciso conhecer como ele funciona, em primeiro lugar, e depois verificar se os inputs são os corretos (comando), e verificar os outputs. É preciso ter atenção que um alternador não tem apenas um output, mas sim 2. Voltagem e corrente. Assim para além dos 12.43 volt que leste do alternador, que é um valor baixo sim, é preciso analisar qual a corrente que ele está a produzir. Um consumo excessivo de corrente, para além do máximo especificado para esse alternador fará inevitavelmente diminuir a voltagem, não sendo neste caso um problema do alternador.

                Para esse carro, como é um sistema antigo, acredito (não confirmei) que tenha um regulador interno de voltagem. Em algumas implementações destas o circuito do regulador de voltagem está diretamente ligado à lâmpada do quadrante. Alguns alternadores, simplesmente não produzem qualquer corrente com um lâmpada fundida. Esta possibilidade pode ser logo descartada caso a lâmpada com o símbolo da bateria continue ligada quando o carro está em funcionamento, ou simplesmente ligue quando se liga a ignição.
                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                Mais do que perceber se a luz esta apagada quando o carro está em funcionamento, era importante perceber se a luz acende com o motor desligado. Se acender permite confirmar a integridade do circuito da lâmpada.

                A corrente de um alternador mede-se em Ampere, não em Volt. O valor de um alternador depende muito. Depende do estado de carga da bateria, do número de acessórios ligados, etc... Mas um valor razoavel será entre 20 e 40 A sem o motor em carga e sem acessórios ligados. Talvez até menos.

                Mas antes de mais deixa-me perguntar que tipo de equipamento vais usar para medir a corrente do alternador? Posso estar enganado, mas desconfio que não saibas em que consiste esse tipo de medição. Se soubesses provavelmente saberias diagnosticar o alternador sem ajuda.

                Comentário


                  #9
                  Boas, faltam vários dados...12,43V ao relanti? Se acelerares sobe a tensão nem que seja apenas ligeiramente? Quanto mede a bateria 30m depois do carro ter parado?
                  Os alternadores mais antigos podem ter 4 ou 5 avarias no máximo...luz da bateria do tablier fundida, escovas ou anéis gastos (lá se vai a corrente de excitação), regulador de tensão (tensão a menos ou a mais), e um ou mais diodos da ponte rectificadora furados (o sinalizador do tablier aparece logo a vermelho com o carro a trabalhar), os mais graves é a abertura rotor ou da bobinagem trifásica do estator...Cump
                  Editado pela última vez por Whiteblade; 05 December 2015, 06:19.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                    Mais do que perceber se a luz esta apagada quando o carro está em funcionamento, era importante perceber se a luz acende com o motor desligado. Se acender permite confirmar a integridade do circuito da lâmpada.

                    A corrente de um alternador mede-se em Ampere, não em Volt. O valor de um alternador depende muito. Depende do estado de carga da bateria, do número de acessórios ligados, etc... Mas um valor razoavel será entre 20 e 40 A sem o motor em carga e sem acessórios ligados. Talvez até menos.

                    Mas antes de mais deixa-me perguntar que tipo de equipamento vais usar para medir a corrente do alternador? Posso estar enganado, mas desconfio que não saibas em que consiste esse tipo de medição. Se soubesses provavelmente saberias diagnosticar o alternador sem ajuda.
                    Uso um multímetro , também sei que voltagem é em paralelo e a amperagem é em série .. A minha questão era saber que peça do alternador pode estar danificada ..

                    Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk

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                      #11
                      Originalmente Colocado por Whiteblade Ver Post
                      Boas, faltam vários dados...12,43V ao relanti? Se acelerares sobe a tensão nem que seja apenas ligeiramente? Quanto mede a bateria 30m depois do carro ter parado?
                      Os alternadores mais antigos podem ter 4 ou 5 avarias no máximo...luz da bateria do tablier fundida, escovas ou anéis gastos (lá se vai a corrente de excitação), regulador de tensão (tensão a menos ou a mais), e um ou mais diodos da ponte rectificadora furados (o sinalizador do tablier aparece logo a vermelho com o carro a trabalhar), os mais graves é a abertura rotor ou da bobinagem trifásica do estator...Cump
                      Ao fim de 30 min ele ta igual. Aumenta ligeiramente com a acelaraçao , mas agora há outro problema, quando o LIGO de noite ele tem todas as luzes muito fracas , quando ando um pouco fica tudo porreiro e com tudo a trabalhar , mas passado ai 500m de andar com ele fica a perder força nas luzes e volta ao normal .. Já agora o carro durante o dia carrega , sendo que não uso luzes durante o dia ..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por formx Ver Post
                        Uso um multímetro , também sei que voltagem é em paralelo e a amperagem é em série .. A minha questão era saber que peça do alternador pode estar danificada ..

                        Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk
                        Um multimetro não é um instrumento adequado para medir a corrente de um alternador.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                          Um multimetro não é um instrumento adequado para medir a corrente de um alternador.
                          É um de bancada .. Mas não tenho mais nada para medir ..

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                            #14
                            alternador avariado pode ser: escovas ( q tao boas segundo dizes) regulador de tensão, placa rectificadora ou o induzido por isso alternador fora e troca o regulador de tensão (q pode vir junto com as escovas e nesse caso já trocaste) ou desolda a placa rectificadora e solda outra nova. Na minha opinião a primeira atuação seria sempre desmontar e reparar o alternador e depois ver se o problema persiste. vê tb se está tudo em ordem no induzido e está tudo bem soldado se não está chamuscado nalgum lado etc....

                            Comentário


                              #15
                              Boas, julgo que em primeiro deves recarregar a bateria, ou até mesmo substitui-la, pois embora tenha apenas 3 meses, tem andado este tempo todo a receber praticamente carga nenhuma o que dá cabo delas. Á primeira vista deverá ser o regulador de tensão/escovas, mas alternador devia de ser todo desmontado e revisto por um electricista auto, e não por um mecânico...Conselho de alguém que já arranjou uma série deles.

                              IMG_20140313_224042.jpg

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