Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa C 1.3 CDTI Van 11/2006 - Revisão Geral de Problemas/Sintomas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa C 1.3 CDTI Van 11/2006 - Revisão Geral de Problemas/Sintomas

    Boa tarde,

    Comprei um Opel Corsa 1.3 CDTI VAN de 2006/11 com 207.000km por 2500€ a um particular, há duas semanas, e embora ainda não tenha tido nenhum problema com o carro, acho que eles já existem e quero precaver futuros problemas. O antigo proprietário disse-me que a válvula EGR está desativada electronicamente.
    Fiz o teste do pedal e não me apareceu nenhum erro no display e a luz do motor simplesmente desligou-se.

    Passo a enumerar algumas questões que identifiquei depois de ler alguns tópicos de “problemas crónicos” deste motor.
    1. O pedal da embraiagem treme muito ligeiramente, mas as mudanças entram todas bem e não há qualquer dificuldade em fazer ponto de embraiagem em subida. Já li aqui (http://forum.autohoje.com/boxes/1177...e-bimassa.html) que o problema pode ser do volante bi-massa, mas como no meu caso não é nada impeditivo de um normal funcionamento do carro, nem faço mudanças de caixa bruscas, existe problema em continuar assim, uma vez que o arranjo é absurdamente caro?
    2. O carro nunca mudou a corrente de distribuição, e o motor acho que tem um trabalhar normal e não oiço grande barulho da corrente.
      Aqui fica um vídeo de o carro a pegar e a trabalhar:
      https://www.youtube.com/watch?v=eFpNwo3d0-g
      Notam algum barulho indicativo da corrente/tensor estar a dar o berro? Falei com o meu mecânico e ele disse-me que não está no plano de manutenção a troca da corrente. É necessário fazer algum ajuste ao tensor ou mudar a corrente, ou para já não me preocupo com isso?
    3. Ao fim de ter feito 600km com o carro desde que o comprei e de nunca a temperatura da água ter ultrapassado os 85⁰C, por curiosidade fui ver o nível da água e deparei-me com o carro com pouca água no vaso, e com óleo misturado na água. Como foi a primeira vez que verifiquei o nível da água, não sei se ele perde. Verifiquei imediatamente o nível do óleo e encontra-se no máximo (tendo sido mudado há 9.000km e durar 15.000km). Já li que pode ser o permutador da água óleo que foi à vida. O meu grande medo é que a falta de água no vaso, possa ser indicador de que esteja a ser misturada água com o óleo fora do vaso da água. Este problema necessita de mudar a junta, ou com um novo permutador de água/óleo e uma limpeza do circuito poderá resolver o problema? Entretanto enchi o vaso da água, mas não vou andar no carro até resolver o problema, pelo que não vou conseguir verificar se a água mistura-se com o óleo fora do vaso da água. Acho estranho o nível do óleo estar no máximo quando foi mudado em Abril 2015 e de o óleo não estar aguado.


    Quando comprei o carro por este valor, tive sempre em conta ter 600€/700€ de lado para uma revisão profunda, agora a minha dúvida é se chegarão.

    Com o aparecimento destes sintomas estou a ponderar fazer um exame a veículos usados numa das Bosch Car Services de Braga para ver se os problemas se confirmam, mas não sei se o teste por eles realizado deteta/confirma este tipo de problemas. Caso fosse necessário fazer alguma intervenção está a pensar em fazer lá. Alguém tem boas referências de algumas e sabe se os exames feitos por eles são minuciosos a este ponto?

    Já agora, o carro mudou o óleo em Abril de 2015 na Bosch Car Service. O antigo proprietário colocou 5W40 mas não sei qual a marca do óleo, estando prevista a mudança para daqui a 3.000km.

    Peço desculpa pelo testamento, mas quis explicar ao máximo os sintomas, para resolver agora numa fase inicial, para depois andar sempre com uma manutenção cuidada da minha parte.

    Agradeço desde já a atenção.

    #2
    O pedal de embraiagem pode ser feitio do carro, foi o meu carro de instrucao e é uma embraiagem pouco suave. Mais difíil de fazer ponto de embraiagem que muitos carros a gasolina.

    Comentário


      #3
      Que quantidade de oleo tens na agua? dá para por uma foto?
      Caso seja alguma coisa grave isso seria a prioridade das coisas, o resto ia deixando andando e verificando se alguma coisa agravava.
      Quanto ao óleo eu simplesmente metia o da GM 5w30 é barato cerca de 20€ numa loja online.

      Comentário


        #4
        joliveira33, infelizmente limpei o vaso de expansão, mas tinha algum óleo. A minha maior preocupação em relação ao óleo no vaso de expansão da água é que tinha pouca água no vaso (20% para aí), mas o nível de óleo está no máximo. Embora o óleo esteja viscoso, tenho receio que a água esteja a ir para algum sítio onde não deva. Além disso, o carro nunca me aqueceu, pelo que penso que o desaparecimento da água do vaso tenha ocorrido há pouco tempo.

        Acho que vou mandar arranjar esta situação. Falei no problema da corrente de distribuição, porque é um problema crónico destes motores, e caso tenha de mudar a junta da culassa, poderia aproveitar para trocar o tensor ou a corrente, visto que o motor vai sair fora e sempre eram uns trocos que se poupava em mão-de-obra futura, é mais por isso.

        Quanto ao óleo, não vou olhar a preços, gostaria de saber qual é o melhor para este motor e para pelo menos 10.000 km.

        Obrigado pela resposta.

        Comentário


          #5
          é o de 75cv? eu tenho esse motor num GPunto de 2006.

          Sobre a mistura, vê o permutador de óleo. Pode ser apenas aí o problema e não no bloco. As juntas podem estar danificadas e estar a dar passagem. Também tive esse problema no permutador.. mas eu perdia óleo por aí. Foi só trocar a junta/vedante do permutador. é mais trabalho (carter sai fora) que a peça em si.

          Sobre a embraiagem... ver se é bi-massa ou monomassa. troquei a (era monomassa) minha aos 150.000km porque tremia ao arrancar. 160€ tudo feito no sitio com kit da Luk (comprado online na espanha)

          Se tiveres a junta lixada, e fores abrir, sim muda já o kit da corrente.
          Eu troquei a minha aos 152.000km apenas por descargo de consciência.

          Comentário


            #6
            tiagomaia, acho que são 70cv. Pois, em relação à mistura desconfio que seja mesmo o permutador do óleo (vou começar por aí). O que me está mesmo a fazer confusão é o nível do óleo estar no máximo. Mas vou começar por verificar o permutador.

            A embraiagem destes carros são bi-massa e já li que os arranjos ficam por volta dos 900€, o que é proibitivo. Se me ficar por esses valores, acho que troco.

            Alguém sabe qual a melhor Bosch Car Service de Braga? Estava a pensar fazer o check-up geral ao carro, e de fazer o arranjo lá em princípio.

            Comentário


              #7
              Coloquei o carro no mecânico. Ele já me viu as juntas do permutador do óleo, e disse-me que estão ressequidas.
              Vamos começar por as trocar por umas novas e ver se o problema fica resolvido.

              Comentário


                #8
                boa sorte

                Comentário


                  #9
                  O permutador de óleo não terá sido trocado há pouco tempo, ou não há maneira de saber? Digo isto porque eu tinha esse modelo de 2006/04 e tive um problema com o permutador de óleo que teve de ser substituído, juntamente com o óleo e limpeza do circuito etc. e na oficina disseram-me que era muito difícil de limpar o circuito todo de uma vez e para ir tomando atenção à água e se haveria mistura de óleo, pois teria de lá passar para fazerem nova limpeza, porque o próprio funcionamento do carro ajuda a que algum do que resta saia para o depósito de água. Os sintomas no meu (sintoma melhor dizendo) foi um aumento rápido da temperatura que fez com que tivesse parado logo o carro, pois embora não atingido a temperatura máxima subiu logo de manhã após 5 km para cima dos 90.

                  Tinha 254000 km, nunca troquei corrente ( o som do teu está semelhante, por isso não me preocupava muito), a embraiagem sempre me fez isso para ser sincero e troquei turbo e caixa de direcção, acabei por o vender e informei o senhor do stand dessa questão do permutador de óleo para o próximo dono não entrar em parafuso caso visse um pouco de óleo no depósito de água. Espero que tenha ajudado, se precisares de perguntar mais alguma coisa já sabes.

                  Comentário


                    #10
                    Ooze27, pelo que sei não foi trocado há pouco tempo. O meu mecânico disse-me que tem sinais de desgaste normais. O estranho é que o meu carro tinha pouca água e a temperatura nunca passou dos 80º/85º.

                    Muito obrigado pela informação. Vou dando aqui feedback do estado do veículo, e qualquer coisa pergunto.

                    Comentário


                      #11
                      Coloquei juntas e um permutador do óleo novo, limpei o circuito e agora vou fazer uns quilómetros nele para ver se o nível da água se mantém e se o problema era este. ;)

                      Comentário


                        #12
                        Acho que o azar bateu-me à porta e tenho a junta estragada.

                        Desde que mudei o permutador do óleo, o vaso da água perdeu cerca de 0,5L de refrigerante verde, em cerca de 350kms. Mais uma vez o carro nunca aqueceu (não tenho sentido a ventoinha a trabalhar e a temperatura não passa dos 80º) e tenho andado sempre com a chauffage ligada, mas sem infiltrações por debaixo dos tapetes.

                        Aconselham-me alguns testes para despistar o problema?

                        Comentário


                          #13
                          Bem, enchi o vaso e já fiz cerca de 400 quilómetros e perdeu pouco, cerca de 0,2L. Entretanto acho que vi um pouco de água no chassis do carro junto à roda direita da frente, tenho de analisar melhor. Mas já fiz muita autoestrada com ele e a puxar (130/140) e em subida o carro não passa dos 85ºC, por isso até analisar melhor, vou controlando o nível da água.

                          Comentário


                            #14
                            Boa tarde pessoal,

                            Passado 1 mês e meio tenho verificado que o carro perde em média 0,3L por cada 300 quilómetros. Verifico todas as semanas o vaso, e acrescento água, assim como o nível e viscosidade do óleo, que se têm mantido inalteráveis. ;)

                            Dentro de 500 quilómetros tenho de mudar de óleo, e gostaria de saber qual o melhor óleo para 20.000 km. Na última revisão levou 5W40, mas não sei de que marca.

                            Agradeço desde já as sugestões.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dwade Ver Post
                              Boa tarde pessoal,

                              Passado 1 mês e meio tenho verificado que o carro perde em média 0,3L por cada 300 quilómetros. Verifico todas as semanas o vaso, e acrescento água, assim como o nível e viscosidade do óleo, que se têm mantido inalteráveis. ;)

                              Dentro de 500 quilómetros tenho de mudar de óleo, e gostaria de saber qual o melhor óleo para 20.000 km. Na última revisão levou 5W40, mas não sei de que marca.

                              Agradeço desde já as sugestões.
                              Olá,
                              Passa neste tópico: http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-907.html

                              Abraço!

                              Comentário


                                #16
                                Boa tarde,

                                Dentro de 500 quilómetros tenho de mudar de óleo do meu Opel Corsa C 1.3 CDTI Van 2006, e gostaria de saber qual o melhor óleo para 20.000 km. Na última revisão levou 5W40, mas não sei de que marca.

                                Obrigado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dwade Ver Post
                                  Boa tarde,

                                  Dentro de 500 quilómetros tenho de mudar de óleo do meu Opel Corsa C 1.3 CDTI Van 2006, e gostaria de saber qual o melhor óleo para 20.000 km. Na última revisão levou 5W40, mas não sei de que marca.

                                  Obrigado.

                                  É o óleo indicado para esse carro (5W40), podendo usar o 5W30 (normalmente usado para as versões com filtro de partículas).

                                  Óleos existem muitas marcas (eu uso Castrol Edge para um motor equivalente), mas o que realmente interessa é verificar se esses óleos obedecem ás normas exigidas pelo construtor para esse modelo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Obrigado PSerra. Dentro dos 5W40, qual o melhor?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dwade Ver Post
                                      Obrigado PSerra. Dentro dos 5W40, qual o melhor?
                                      Para motores Opel é muito simples. Serve qualquer óleo desde que implemente a norma Dexos 2.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dwade Ver Post
                                        Obrigado PSerra. Dentro dos 5W40, qual o melhor?
                                        Para mim o Mobil 1 ou o Castrol Edge.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado, andava a pensar no BP Visco C 7000 5W40.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O GM dexos 2 é barato e é o recomendado pela marca.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dwade Ver Post
                                              Obrigado PSerra. Dentro dos 5W40, qual o melhor?
                                              Não sei qual o melhor mas quando tinha o carro usava o Castrol Edge 5W40, nunca tive problemas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dwade Ver Post
                                                Obrigado, andava a pensar no BP Visco C 7000 5W40.
                                                Também é um bom óleo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado, acho que vou optar por o Castrol Edge. ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas malta, tenho exatamente este problema mas só que o meu além de misturar o óleo no depósito da água faz um género de fumo e pressão, acham que será só mesmo o permutador ou será a junta?
                                                    Cumprimento

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X