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Modulo ABS/ESP RENAULT ESPACE 2.0 175 CV 2009

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    Modulo ABS/ESP RENAULT ESPACE 2.0 175 CV 2009

    Boas malta

    Resumidamente, acendeu me a luz de verificar abs/esp. Apos exame no sr. Doutor, prognóstico indica mudança do modulo....
    Ja alguem teve este problema?
    Que sugestoes me dao os mais entendidos na materia?

    Abr

    Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk

    #2
    O normal despiste a sensor de roda avariado ou falta de algum relé/fúsivel foi descartado?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por familiapinhao Ver Post
      Boas malta

      Resumidamente, acendeu me a luz de verificar abs/esp. Apos exame no sr. Doutor, prognóstico indica mudança do modulo....
      Ja alguem teve este problema?
      Que sugestoes me dao os mais entendidos na materia?

      Abr

      Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk
      Boas

      Culpar um módulo eletrónico, como o do ABS, nunca é um diagnóstico direto e imediato. Existem sempre um conjunto de procedimentos mínimos que se devem realizar para descartar outras possibilidades que não uma falha do módulo eletrónico em si. É necessário nestes casos ter o máximo de certeza, e perder algum tempo nisto, pois normalmente estamos a falar de componentes com um valor considerável.
      Quanto a este ponto, não é costume os profissionais em Portugal terem formação necessária para poderem identificar, com um grau elevado de certeza, que o problema se deve efetivamente a uma falha interna de um módulo. Muito provavelmente foi um diagnóstico realizado com base numa ferramenta de comunicação e em códigos de avaria obtidos com a mesma. Este tipo de "pseudo-diagnóstico" não é o suficiente para confirmar seja o que for.
      Não quero dizer com isto que não tens um módulo avariado. Apenas quero elucidar que efetivamente podes não ter...

      Quanto a questão "se alguém já teve este problema" apenas quero dizer que é preciso saber interpretar as respostas que venhas obter relativamente a isto. Podem existir respostas de pessoas que já tiveram um problema semelhante, onde o problema era o módulo. Podem existir respostas de pessoas com problemas semelhantes onde o problema não era o módulo. Todas estas respostas são válidas, mas para mim, sinceramente, não podem ser demasiado consideradas. Cada caso é um caso, e o diagnóstico automóvel não pode ser feito com base em estatísticas. O verdadeiro diagnóstico automóvel, sustentado, e com certezas é baseado em informação. As estatísticas, ajudam sim por vezes, a mais rapidamente obter uma indicação, mas ninguém pode ter certeza de nada com base em estatísticas.

      Relativamente a sugestões, vou mais uma vez dizer o que acho que se deve fazer nestes casos, que é pedir à oficina em questão para ficar com o risco do seu diagnóstico. Se a substituição do módulo resolver o problema, melhor para todos. Se a substituição do módulo não resolver o problema, sugerir à oficina que fique com o prejuízo da peça e da mão de obra que gastou a substituir o módulo. Neste ultimo caso o cliente fica com o prejuízo do tempo perdido e do tempo que esteve sem poder usufruir da sua viatura. Se a oficina não aceitar, é uma indicação da certeza que têm no seu diagnóstico...

      Eu sei que a minha sugestão parece utópica de se conseguir numa oficina em Portugal, mas acho mesmo que era assim que se devia fazer...

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