Carro treme no ponto de embraiagem - a FRIO - Página 2

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 47 de 47

Título: Carro treme no ponto de embraiagem - a FRIO

  1. #31
    Piloto de Troféu PDCouto's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Em casa
    Posts
    7,193

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Boas,

    De há uns tempos para cá, tenho notado que no meu carro, quando ele está frio, quando faço um simples ponto de embraiagem para arrancar, ele treme. Dá ideia que sou recém-encartado e não sei fazer um ponto de embraiagem. Mas mesmo libertando a embraiagem muiiiito suavemente e jogando com o acelerador, quando estou na zona do ponto e o carro começa a arrancar, ele treme.

    Quando levanto totalmente a embraiagem, está perfeito.

    Mas isto não ocorre sempre, ainda não percebi qual o critério. Quando o motor aquece (nem precisa chegar à temperatura normal, basta chegar a cerca de 70ºC), a embraiagem funciona perfeitamente. Não patina e pega no sítio perfeitamente normal.

    207 1.4 vti, 80.000kms
    Tal como no meu Gran Vitara: suponho que a embraiagem pouco suave é indício de desgaste elevado. A afinação do pedal já está lá em cima... Depois de andar um pouco passa logo.


  2. #32
    Piloto Lendário eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    Localização
    Montijo
    Posts
    33,882

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    Então e nos motores a gasolina com os mesmos sintomas? aí só pode se embraiagem.
    Pode-se ver na Bosch Car Service, se existe alguma vela do motor diesel queimada, sem ter que as tirar?
    Se tiver KO, é ler a continuidade. Se tiver quase KO, só tirando fora para ter a certeza. O valor de resistência pode ser alterado por estar montada.

  3. #33
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2014
    Posts
    382

    Por Defeito

    Já somos muitos com o mesmo problema - Vitara JR, 2.0 com 245K Km e embraiagem mudada há cerca de 70KKm.

    Apelo a que quem encontrar possíveis causas não deixe de vir aqui dar o seu testemunho

  4. #34
    Piloto de Fórmula 1 Vocsa's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014
    Localização
    Vocsistão: Independência já!
    Posts
    15,447

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
    Já somos muitos com o mesmo problema - Vitara JR, 2.0 com 245K Km e embraiagem mudada há cerca de 70KKm.

    Apelo a que quem encontrar possíveis causas não deixe de vir aqui dar o seu testemunho

    Vitoy, quando mudaste a embraiagem, o disco velho tinha um desgaste uniforme?

    Tenho uma ideia. Pode dar-se o caso do volante do motor ter um ligeiro empeno, devido aos ciclos de aquecimento/arrefecimento. Com isso, quando está muito frio pode não assentar perfeitamente. Depois aquecendo ligeiramente é capaz de acamar, ou pelo menos disfarçar ao ponto de não se notar.


    Edit: Eu tive e tenho esta questão mas nunca lhe liguei demasiado. Sempre associei a humidade inicial condensada no disco, levando a mau acoplamento inicial... e às tantas...
    Última edição por Vocsa : 11-01-16 às 14:55:02

  5. #35
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Sep 2015
    Posts
    645

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Se tiver KO, é ler a continuidade. Se tiver quase KO, só tirando fora para ter a certeza. O valor de resistência pode ser alterado por estar montada.
    Mesmo tirando fora não se consegue ter total certeza. A medição da resistência com um multímetro é um teste estático, feito sobre uma vela desligada e fria, não colocando e vela de aquecimento sobre o stress normal a que está sujeita. Em componentes elétricos no geral, por vezes os problemas apenas se manifestam quando o componente está quente ou em funcionamento, podendo levar a falsos positivos...


  6. #36
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2014
    Posts
    382

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Vitoy, quando mudaste a embraiagem, o disco velho tinha um desgaste uniforme?

    Tenho uma ideia. Pode dar-se o caso do volante do motor ter um ligeiro empeno, devido aos ciclos de aquecimento/arrefecimento. Com isso, quando está muito frio pode não assentar perfeitamente. Depois aquecendo ligeiramente é capaz de acamar, ou pelo menos disfarçar ao ponto de não se notar.


    Edit: Eu tive e tenho esta questão mas nunca lhe liguei demasiado. Sempre associei a humidade inicial condensada no disco, levando a mau acoplamento inicial... e às tantas...

    Afinal a mudança da embraiagem foi só há 30 K km. Mas não faço ideia do estado do disco, pois nem me recordava dessa mudança até encontrar a fatura..., já foi em 2007. ( ... cheguei recentemente a pensar que fosse a embraiagem nas couves).

    Esperemos que não tenha nada a ver com o volante do motor, que isso é uma pipa de massa. De qualquer modo não noto que tenha evoluído.

    Humidade nunca pensei que fosse, pois no meu caso tanto faz de inverno como de verão. Eu noto sobretudo quando saio da garagem, de marcha atrás, curvando em manobra numa ligeira subida. Depois deixo de notar essa tremideira.
    Última edição por Vitoy : 11-01-16 às 19:15:43

  7. #37
    Piloto de Kart KITT3000BLACK's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015
    Localização
    ARCOS DE VALDEVEZ
    Posts
    348

    Por Defeito

    o meu nissan so lhe mudei embraiagem quando ja nao fazia difrenca por mudanças na altura o carro inda pertencia ao meu avo devo fazer 40000km ou mais visto que o carro puxa a frente e os pneus de traz inda so é o segundo par este ano

    isto para dizer que embraiagem (se nao arranhar mudanças) dura muiiittooosss quilometros

  8. #38
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Apr 2012
    Posts
    5,220

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Este volante de motor é monomassa.



    Velas OK? Ficam incandescentes rapidamente?



    Talvez a prensa preguiçosa..
    A embraiagem não poderá estar vidrada?

  9. #39
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2003
    Posts
    8,865

    Por Defeito

    Não é por nada mas isso não é normal?

    Quer no meu carro actual, quer no anterior isso acontecia mais ou menos nesta altura do ano. Acontece/acontecia a frio e depois passa, o carro anterior vendi-o com 120 mil kms com embraiagem de origem e o actual vai com 116 mil, só tem o rolamento de encosto gripado mas a embraiagem pega bem.

    Eu honestamente não mexia.

  10. #40
    Piloto de Troféu PEDROM's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008
    Localização
    Margem Sul (o deserto)
    Posts
    9,467

    Por Defeito

    Se é normal nalguns carros não sei, só sei que já conduzi várias marcas e modelos, e é a primeira vez que dou com isto.

  11. #41
    Piloto de Fórmula 1 Vocsa's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014
    Localização
    Vocsistão: Independência já!
    Posts
    15,447

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    Se é normal nalguns carros não sei, só sei que já conduzi várias marcas e modelos, e é a primeira vez que dou com isto.
    De facto pode ser mais típico nuns que noutros. Tive um carro que comprei com 100 mil e vendi com 2xx. Depois foi revendido por um familiar já com mais de 250 mil. Fez sempre isso e o facto é que andou sempre com a mesma embraiagem. Consta que era a original (comprei a conhecido).

    Portanto nesse caso nem era um sintoma, porque ela foi sempre assim e não se ficou.

  12. #42
    Piloto de Troféu PEDROM's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008
    Localização
    Margem Sul (o deserto)
    Posts
    9,467

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    De facto pode ser mais típico nuns que noutros. Tive um carro que comprei com 100 mil e vendi com 2xx. Depois foi revendido por um familiar já com mais de 250 mil. Fez sempre isso e o facto é que andou sempre com a mesma embraiagem. Consta que era a original (comprei a conhecido).

    Portanto nesse caso nem era um sintoma, porque ela foi sempre assim e não se ficou.
    Também é o 1º W202 com CX manual que conduzo no Inverno, não tenho termo de comparação com outro, se alguém não tiver razão de queixa, pode-se chegar á frente.

  13. #43
    Piloto de Testes Angolano's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    1,369

    Por Defeito

    O w202 é o unico que faz isso. Os outros tanto o corsa b 1.5d como o rav4 2.0i não faz nada desses sintomas

  14. #44
    OEM
    OEM está offline
    Piloto de Kart OEM's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2019
    Posts
    398

    Por Defeito

    Estou com o mesmo problema no meu, um Suzuki Baleno 1.3
    Algum dos participantes deste tópico descobriu qual era a origem das vibrações?

  15. #45
    Piloto de Testes Rools's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    3,391

    Por Defeito

    Independentemente da causa a solução vai ser mudar kit embraiagem e as bombas

  16. #46
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Dec 2010
    Posts
    140

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    isso é normal, é a tua falta de experiência, é das coisas que vais aprender na realidade do dia a dia com o tempo, pois muita coisa a escola não ensina...

    É cada um

  17. #47
    Piloto de Testes filipeGtturbo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006
    Localização
    Porto
    Posts
    4,076

    Por Defeito

    Tive o mesmo problema num Megane.

    O carro tremia nos primeiros arranques a frio, por muito suave que fosse o aranque. Podia passar semanas normal, ou ter 2 dias seguidos com o problema.

    Ficou resolvido com a troca de embraiagem.

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •