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consumo de óleo e gasolina aumenta progressivamente e potência diminui

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    consumo de óleo e gasolina aumenta progressivamente e potência diminui

    Bom dia, e boas entradas...

    Venho pedir um palpite à malta, quanto aos sintomas que acabei de referir no título: o carro tem vindo, de há um ano para cá, a gastar mais gasolina e óleo, sendo que o consumo, que era razoável para um carro velho (6.5 - 7 L / 100 em nacionais a 100kmh, 8 - 9 na cidade), neste momento é estupidamente mais alto (8L / 100 em nacionais. na cidade ainda não acabei os cálculos mas posso referir que ontem deixei ir até ao início da reserva, meti 10L certos e pus a contagem de quilómetros a 0. Hoje estava a entrar na reserva outra vez e fez 60 km.) Quanto ao óleo, cerca de 1L por 500 Km, neste momento.

    E quanto à potência: principalmente em subidas, na AE, notei que numa subida da A23 ao pé de Vila Velha de Rodão que antigamente fazia a 120 / 130 em 4ª, neste momento faz a 100 / 110 em 4ª.

    Há 1 mês atrás, teve a luz de anomalia acesa durante 1 semana. Apagou entretanto.

    O carro é um nissan almera n16 de 2002, 90 cv a gasolina, com 320'000 quilómetros. Até hoje nunca me deixou "parado" em lado nenhum.

    Desde já obrigado

    #2
    Para calcular consumos, tens de encher o depósito. Médias com "10€" não servem, ok?

    Sobre a perda de potência, a embraiagem é de origem? Qual o consumo de óleo a cada 1000kms? Qual o óleo usado? 5W30?

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      #3
      Eblase ela falou em "10L" onde foste buscar oas 10€ ?

      Comentário


        #4
        Sem mais detalhes, o meu palpite vai para a sonda lambda.

        Isto porque é um sensor algo descurado e pode dar-se o caso de ainda ser o original.

        É claro que estou a acreditar que se a embraiagem estivesse a patinar o JFAO daria conta... mas pode ser isso obviamente...

        De qualquer modo a ser a sonda lambda e nesse estado, basta ligar à máquina e aparece o erro (daí a tal luz acessa que apagou, é a mistura incorrecta).

        Edit:

        Esquece o meu conselho! Não tinha lido a parte do óleo. Erro meu...
        Editado pela última vez por Vocsa; 11 January 2016, 16:49.

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          #5
          olha la uma sena JFAO??

          qual foram as tuas ultimas peças debaixo do capo que mudaste??

          Comentário


            #6
            obrigado pelas respostas, desde já!

            respondendo:

            eblase: de facto não é com 10euros (nem 10 litros) que se mede o consumo, mas acredita que os números que indiquei são relativamente acertados. Não deixas de ter razão e devo atestar esta semana. Direi os resultados aqui. A embraiagem não é de origem, já teve de levar uma nova e não sinto sintomas de problemas de embraiagem na condução. Tenho usado 5w40, semi-sintético, geralmente de marca branca.

            KITT3000BLACK: nenhuma. os arranjos que o carro levou desde 2008 foram:

            -caixa de velocidades reconstruída, a 5ª não entrava;
            -amortecedores;
            -apoios do motor; (é assim que se chamam?)
            -embraiagem.

            Comentário


              #7
              Nota: o carro fica estacionado em garagem frequentemente e não há marcas de óleo no chão. Achei que poderia ser relevante... mais uma vez, obrigado pelas respostas!

              Comentário


                #8
                Com esses kms o cenário mais provável é o seguinte:

                Segmentos gastos... logo.... consumo de óleo.... logo o oleo queimado danifica a lambda.... logo implica maior consumo de gasolina e acender a luz no quadrante.

                De qualquer modo, os segmentos gastos implicam um maior consumo de gasolina já que o carro perde potência.

                Tudo isto são palpites a partir de um pc... não se podem comparar com um diagnóstico ao vivo. Ele pega bem pela manhã??

                Edit: Vais ter de realizar um "teste de compressão"

                Comentário


                  #9
                  Raramente dá problemas a pegar, dou à chave 1 - 2 segundos e começa a trabalhar, normalmente à 1ª, muito raras vezes, à 2ª. A quanto fica em média o teste de compressão? Provavelmente é mesmo o que vou fazer.

                  (alguma coisa vou ter de fazer porque os consumos são insustentáveis)

                  Comentário


                    #10
                    O consumo de oleo tambem pode ser por uma valvula PCV defeituosa como pode ser por vedantes de valvulas deteriorados

                    Comentário

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