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    Suzuki Swift - Avaria

    Boa Tarde,

    Tenho um suzuki swift a diesel de 2008, com cerca de 120.000 km, o carro sempre se comportou muito bem e nunca tive grandes problemas com ele, tirando aqueles avisos de FAP cheio e ter que lhe dar uns "esticões" ate ao Porto (Sou de Braga).

    No entanto desde o inicio do ano comecei a reparar que ele demorava mais tempo a pegar que o normal, mas nada de alarmante pois tinha todos os sintomas de ser bateria a ir a vida, a semana passada vou para o porto (e aproveitar para fazer a regeneração do FAP) e de repente o carro deu me uma aceleração fora do normal (e ouvia uma espécie de telintar) e uma "nuvem" enorme de fumo branco pelo escape e do nada desligou-se e nunca mais pegou.

    O meu mecânico diz que o problema é do motor e já esta a tratar de o abrir
    algum que tenha tido o mesmo problema?
    e se será um arranjo muito elevado em termos de custo?
    ou a melhor solução é tentar desfazer me dele? :S

    #2
    Boas, eu não tenho bem a certeza mas julgo que esse carro levou o motor 1.3 cdti da fiat/opel...o sintoma parece ser algum problema na distribuição, ou partiu a corrente ou lixou-se o tensor, que é comum nestes carros para quem não utiliza o óleo indicado. Também pode ser alguma valvula ou até o turbo partido...sem mais informação também não consigo ajudar mais.

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      #3
      Boas recebi agora a má noticia.
      Pelo que o mecânico me disse foi uma válvula que partiu e um pistão também foi a vida.
      Alguém sabe o que de quanto será o arranjo?
      E sim e um motor 1.3 multijet da fiat

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        #4
        Originalmente Colocado por Braga310 Ver Post
        Boas recebi agora a má noticia.
        Pelo que o mecânico me disse foi uma válvula que partiu e um pistão também foi a vida.
        Alguém sabe o que de quanto será o arranjo?
        E sim e um motor 1.3 multijet da fiat
        A minha sugestão para este caso é simplesmente não arranjar esse motor. Comprar um motor usado...

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          #5
          Vim agora do mecanico! O Motor tem uma valvula partida e um pistão partido, no entanto a camisa encontra-se boa..
          (in)felizmente o meu mecanico e muito meticuloso ate a dizer o custo das duas possibilidades!
          Consegue me dizer quanto é que me ficara o arranjo do motor, ou por onde rondara os preços?
          E já agora porque e que aconselha a comprar um novo? o problema podera acontecer outra vez?

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            #6
            Se você achar que o motor vale a pena, se o comprou novo e o estimou, deve repara-lo porque mudar um piston e uma valvula não é nada do outro mundo, isto se é só mesmo destas peças que precisa, é bem melhor reparar do que ir para a sucata jogar na roleta russa. Agora se danificou o bloco ou a cabeça, é uma questão de pesar os prós e os contras (€€€€). Um amigo partiu uma valvula num Escort e material mais mão de obra ficou por 120€...A valvula partiu porque entrou completamente frio na auto estrada, e foi levado logo de imediato ao extremo, tendo acabado mal e foi com 130 mil kms. Talvez lhe tenha acontecido o mesmo uma vez que lhe ia a dar um esticão por causa do FAP...

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              #7
              Pois, o carro nunca me deu problemas e sempre foi bem estimado sempre funcionou como um relógio...
              Eu estarei mais inclinado para a reparação porque eu realmente gosto do carro e pelo o que sei são mesmo coisas que acontecem...
              O que me deixa pensativo o meu mecânico aponta para custos de 1500 euros... ���� mas como não tenho conhecimento de causa posso estar a a ser tomado por lorpa...

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                #8
                Originalmente Colocado por Braga310 Ver Post
                Pois, o carro nunca me deu problemas e sempre foi bem estimado sempre funcionou como um relógio...
                Eu estarei mais inclinado para a reparação porque eu realmente gosto do carro e pelo o que sei são mesmo coisas que acontecem...
                O que me deixa pensativo o meu mecânico aponta para custos de 1500 euros... ���� mas como não tenho conhecimento de causa posso estar a a ser tomado por lorpa...
                A decisão de reparar tem sempre os seus prós e contras, apenas quero dizer que nesta situação a reparação, a meu ver, não é o mais indicado. Lembro-me das seguintes razões:

                * O trabalho de reconstruir um motor, apesar de alguns dizerem que meter um pistão e trocar umas válvulas não é nada de especial, é um trabalho que a ser bem feito é muito especializado...
                * Trocar apenas um pistão, por um novo, pode provocar uma diferença significativa de compressão nesse cilindro.
                * Uma válvula partir pode ter origem em um problema que pode continuar com o motor. Se efectivamente foi esta a causa do problema...
                * Uma oficina, à partida, tem sempre um interesse muito maior na reparação. Esta origina uma margem muito superior face à simples substituição por um motor usado. Neste caso o cliente costuma ser tentado a optar por aqui...

                Quanto à contrapartida (comprar um motor na sucata) ser jogar na roleta... Existe algum risco sim... Eu considero que neste caso em concreto será mesmo assim a melhor opção, mas respeito a opinião de quem acha o contrário...

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                  #9
                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                  A decisão de reparar tem sempre os seus prós e contras, apenas quero dizer que nesta situação a reparação, a meu ver, não é o mais indicado. Lembro-me das seguintes razões:

                  * O trabalho de reconstruir um motor, apesar de alguns dizerem que meter um pistão e trocar umas válvulas não é nada de especial, é um trabalho que a ser bem feito é muito especializado...
                  * Trocar apenas um pistão, por um novo, pode provocar uma diferença significativa de compressão nesse cilindro.
                  * Uma válvula partir pode ter origem em um problema que pode continuar com o motor. Se efectivamente foi esta a causa do problema...
                  * Uma oficina, à partida, tem sempre um interesse muito maior na reparação. Esta origina uma margem muito superior face à simples substituição por um motor usado. Neste caso o cliente costuma ser tentado a optar por aqui...

                  Quanto à contrapartida (comprar um motor na sucata) ser jogar na roleta... Existe algum risco sim... Eu considero que neste caso em concreto será mesmo assim a melhor opção, mas respeito a opinião de quem acha o contrário...
                  Boas, em primeiro lugar, não querendo entrar em nenhum tipo de conflito, até porque já li alguns posts seus, nomeadamente em relação a electrónica auto que achei bastante bons, com explicações e indicações excelentes.
                  Na minha opinião, respeitando a sua claro, 1500€ para uma reparação em que teóricamente é só necessário trocar um pistão e uma valvula num motor dos mais banais que possa existir por aí, é claramente um mau orçamento. Por este valor eu também não reparavava, por valores mais simpáticos claro que sim. Trocar um pistão pode provocar diferenças de compressão, caso se tenham que usar seguementos novos, se os antigos não estiverem danificados, a compressão permanece a mesma. A valvula partir pode ser efectivamente um problema com origem no motor, mas também pode simplesmente ter sido uma valvula com defeito de fabrico. Por 1500€, claro que o mecânico quer reparar.
                  Pelo lado pouco honesto, em relação a motores das sucatas, veja o exemplo: Um amigo comprou um 1.5dci na sucata, que o dele embrulhou-se. O motor que comprou estava lixado, bebia óleo á bruta. Ficou entalado? Foi um mal menor, pagou a substituição e vendeu-o a seguir. Com o motor partido vale quase zero, a funcionar vale pelo menos o preço de mercado. Alguém se lixou? Certamente...Pode acontecer o contrário e ter sorte? Certamente, são jogos sorte...

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