Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - peças - estudo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - peças - estudo

    Olá a todos!

    Precisava de um grande favor de todos aqui no fórum.

    Estou a fazer um mestrado em gestão e tenho um trabalho enorme para fazer, nomeadamente na área da distribuição, quero perceber e elaborar um trabalho que explique como funciona o circuito de distribuição das grandes marcas de automóveis que operam em Portugal e perceber as maiores lacunas que existem neste sistema.

    Para tal gostaria que cada um dentro da sua experiência automóvel se alguma vez tiveram um problema no vosso carro e que para resolver necessitaria de uma peça e que estava esgotada em todo o lado. Não interessa qual, pode ser o parafuso mais simples.

    Só preciso que me indiquem a marca, o modelo e qual a peça é em que ano ocorreu.

    Assim teria aqui uma experiência e uma base de dados para começar a desenvolver.

    Muito obrigado a todos!


    Sent from my iPad using Tapatalk

    #2
    Não será fácil...
    Para já recomendaria que tenrasses marcar um entrevista com alguém experiente duma organização do sector, exemplo da acap ou algum importador. Preparas as peguntas e vais la.
    Só depois disso é que deves planear o trabalho.
    Não caias no erro redutor de contar só com a ajuda do google.

    Comentário


      #3
      realmente, uma peça esgotada em todo lado, sobretudo em representantes, a probabilidade de isso vir acontecer deve ser pequena, se não mesmo nula...

      o melhor que tens a fazer é mesmo ir a uns poucos representantes pessoalmente e pedir feedback se houve alguma ocorrência do género, e como solucionaram a situação...

      só estou a ver essa situação ocorrer em carros exóticos, clássicos muito antigos pouco comuns, ou mesmo alguns modelos em que só se fabricou x unidades...

      boa sorte com isso...

      Comentário


        #4
        Há tbm uma directiva UE sobre isso. Salvo erro obriga fabricantes a manterem stocks durante 10 anos depois da venda.

        Comentário


          #5
          Bom... dou-te uma ajuda um pouco genérica e por tópicos:

          1 - A facilidade em encontrar peças está directamente relacionada com o parque automóvel. Uma peça de um clio encontra-se aos ponta-pés, "toda a gente" faz stock disso.... porque há muitos. Os carros menos usuais têm problemas complicados. Ver por exemplo uma peça para um Subaru.

          2- A maioria das oficinas, casas de peças, e afins faz stocks de peças que avariam com frequência: Não estou a falar de manutenção - falo de reparação de avaria. Portanto mesmo com o tal hipotético "clio" se um puxador de porta for particularmente frágil, vais encontrar em todo o lado. Se for uma peça que só te calhou a ti avariar... podes ter de esperar.

          3 - A facilidade de encontrar peças está tb relacionada com a origem das mesmas. Carros japoneses é sempre complicado. Porquê? Descobre...

          4 - Se queres saber que peças são raras, quase todas as boas oficinas sabem. Mesmo em carros europeus por vezes há sistemas especificos com pouca saída. Lembro-me de há uns anos um amigo ter dificuldades em encontrar uma peça do sistema hidraulico do XM (tubo específico). O carro na altura nem era assim tão velho, mas toda a gente daquela área sabia que já não se fabricava e era um handicap terrível para a Citroen.

          5- Deves analisar também a compatibilidade de peças entre marcas. Nos japs "nem os parafusos são iguais aos nossos" Na Europa, por exemplo, existem muitas sinergias.

          Boa sorte.

          Comentário


            #6
            Procura quem tenha um retentor de transmissão do lado do condutor de um Hyundai Getz 1.5CRDi de 82cv de 2005. Para além da Hyundai e 15dias de prazo de entrega..

            PS: encontrei montes em stock numa casa que não vende peças auto. "Só" tive de fazer 70kms e dei 3€ pela peça

            ---

            Outra peça:

            Injector a gasolina para um Daihatsu Terios 1.3 de 1998. Por cá pedem quase 250€ por UM injector. Encontrei lá fora a 25€..

            Podia ficar aqui a noite toda

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Procura quem tenha um retentor de transmissão do lado do condutor de um Hyundai Getz 1.5CRDi de 82cv de 2005. Para além da Hyundai e 15dias de prazo de entrega..

              PS: encontrei montes em stock numa casa que não vende peças auto. "Só" tive de fazer 70kms e dei 3€ pela peça

              ---

              Outra peça:

              Injector a gasolina para um Daihatsu Terios 1.3 de 1998. Por cá pedem quase 250€ por UM injector. Encontrei lá fora a 25€..

              Podia ficar aqui a noite toda
              Carros japoneses


              Sent from my iPad using Tapatalk

              Comentário


                #8
                muito obrigado!

                realmente pelo que vou percebendo em "campo" os carros japoneses estão no centro dos problemas!

                abraço

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RicardoTAmaral Ver Post
                  muito obrigado!

                  realmente pelo que vou percebendo em "campo" os carros japoneses estão no centro dos problemas!

                  abraço
                  Não é problema nenhum.

                  É uma questão de Gestão de stocks apenas.

                  Os importadores olham ao número de unidades em circulação e fazem um stock de peças ( ou vários) em cada país ou então centralizado.

                  Quantos Daihatsu Terios andam na estrada? Se tivesses de investir o teu dinheiro em peças para vender, investirias em peças para este carro??? Lógico que não.
                  Por regra as peças mais raras Japonesas de carros com pouca saída estão em Armazéns Europeus no Norte da UE : Uk, Holanda etc e são expedida para os respectivos países.
                  Não significa que não existam peças, antes pelo contrário: pode ser mais fácil encontrares peças para carros japoneses ( na net por ex ) do que para carros Europeus.

                  Logo, o problema é relativo.

                  Comentário


                    #10
                    E uma mola especifica para os travões de um Citroen C3? Tive 3 dias à espera e tive de comprar um conjunto original de 32€. Nas sucatas não vendiam porque inutilizava o tambor Não há à venda em separado..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Não é problema nenhum.

                      É uma questão de Gestão de stocks apenas.

                      Os importadores olham ao número de unidades em circulação e fazem um stock de peças ( ou vários) em cada país ou então centralizado.

                      Quantos Daihatsu Terios andam na estrada? Se tivesses de investir o teu dinheiro em peças para vender, investirias em peças para este carro??? Lógico que não.
                      Por regra as peças mais raras Japonesas de carros com pouca saída estão em Armazéns Europeus no Norte da UE : Uk, Holanda etc e são expedida para os respectivos países.
                      Não significa que não existam peças, antes pelo contrário: pode ser mais fácil encontrares peças para carros japoneses ( na net por ex ) do que para carros Europeus.

                      Logo, o problema é relativo.
                      Exactamente. Aliás pensei que o estudo do Ricardo fosse nestes termos.

                      (Agora imagina um carro americano raro...)

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X