Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AJUDA Opel Corsa A 1.2S 1989

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    AJUDA Opel Corsa A 1.2S 1989

    Boas! Tenho este Opel Corsa e já fiz uns bons KM's com ele. Foi e está a ser o meu primeiro carro.

    Recentemente começou a fazer café com leite. Quer-me parecer a mim, pelo pouco que li e percebo, que foi a junta de cabeça que queimou.

    A minha dúvida é a seguinte. Acham que vale a pena arranjar o motor, gastar o que tenho que gastar e fico com carro para mais uns tempos, ou simplesmente mando para o abate. Custa-me faze-lo porque gosto muito do carro e sei que também não tenho dinheiro para comprar outro na mesma condição.

    Se alguém me souber indicar um bom mecânico e de confiança aqui na margem sul também era muito bom.

    Obrigado desde já por qualquer possível ajuda.

    Cumprimentos, António MotaOPEL 1.jpg20160224_115519.jpgOPEL 1.jpg20160224_115519.jpgOPEL 1.jpg20160224_115519.jpg

    #2
    Se gostas de carros antigos ou tens um grande apego emocional a esse carro, vale a pena arranjá-lo. Há quem gaste dezenas de milhares de € em carros antigos que nunca vão valer metade daquilo que gastaram.
    Do ponto de vista meramente económico... não vale a pena. Mesmo que resolvas esse problema de forma barata, logo a seguir aparece outro e depois outro e é sempre a somar gastos.

    Comentário


      #3
      Muito obrigado pela prontidão antes de mais. O apego já o tenho, claro! Mas o dinheiro não é muito. Com 300/400 euros não fico com um motor mais ou menos de confiança? ou a solucao passa sempre por comprar um carro novo e mais caro? Em termos de motor apenas, há muito por onde correr mal depois de arranjado?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Cramuka Ver Post
        Muito obrigado pela prontidão antes de mais. O apego já o tenho, claro! Mas o dinheiro não é muito. Com 300/400 euros não fico com um motor mais ou menos de confiança? ou a solucao passa sempre por comprar um carro novo e mais caro? Em termos de motor apenas, há muito por onde correr mal depois de arranjado?
        O carro é bastante antigo. Se já fizeste uns bons km's com ele já sabes o q a casa gasta (consumos, performances, segurança, despesas com manutenções periódicas, estado da chapa, etc).

        O valor a gastar para o arranjo só deverás saber ao certo depois do motor ser aberto. Deve ser necessário verificar se a cabeça ficou empenada e precisa facear ou se basta levar junta nova, etc

        Convém ser uma oficina de confiança para não te cobrar coisas que não sejam necessárias.

        Não convém avançares com reparações sem te darem um orçamento com valor máximo do arranjo e garantia que fica bom. Pode a despesa começar a subir para valores q não tás disposto a pagar por não compensar.

        Mesmo sem levares o carro a nenhuma oficina podes ir a algumas, explicar o problema e dizendo o carro que é podem-te dar facilmente valores para a reparação e dizer se a reparação fica bem feita ou não.

        Se o carro tá assim não andes mais com ele senão agrava o problema.

        Comentário


          #5
          Boas,

          Quantos kms tem o motor já agora?

          Comentário


            #6
            Boas. Nao sei responder ao certo visto que chega ao 99 999 kms e dá a volta. Neste momento tem 42 mil. ou seja pode ter 142 ou 242 ou mais até.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
              O carro é bastante antigo. Se já fizeste uns bons km's com ele já sabes o q a casa gasta (consumos, performances, segurança, despesas com manutenções periódicas, estado da chapa, etc).

              O valor a gastar para o arranjo só deverás saber ao certo depois do motor ser aberto. Deve ser necessário verificar se a cabeça ficou empenada e precisa facear ou se basta levar junta nova, etc

              Convém ser uma oficina de confiança para não te cobrar coisas que não sejam necessárias.

              Não convém avançares com reparações sem te darem um orçamento com valor máximo do arranjo e garantia que fica bom. Pode a despesa começar a subir para valores q não tás disposto a pagar por não compensar.

              Mesmo sem levares o carro a nenhuma oficina podes ir a algumas, explicar o problema e dizendo o carro que é podem-te dar facilmente valores para a reparação e dizer se a reparação fica bem feita ou não.

              Se o carro tá assim não andes mais com ele senão agrava o problema.

              Muito obrigado pela resposta. Era exatamente esse tipo de informação que procurava.
              Vou procurar aqui pelo Barreiro algumas oficinas que me possam parecer de confiança e pedir uns quantos números. Logo posto aqui para me darem um pequeno feedback.

              Queria muito conseguir manter este carro. Nunca me deu qualquer chatice até à data. Por falta de experiencia e atenção da minha parte, isto acabou por acontecer.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Cramuka Ver Post
                Boas. Nao sei responder ao certo visto que chega ao 99 999 kms e dá a volta. Neste momento tem 42 mil. ou seja pode ter 142 ou 242 ou mais até.
                Esquecia-me que há uns anos os conta-quilómetros só tinham 5 dígitos.
                Como seria de esperar já tem uns quantos kms .

                Lembro-me que quando vi esse carro pela 1ª vez gostei bastante (sempre gostei de segmentos "3 volumes").
                Era do pai de um amigo meu, o meu pai na altura também estava comprador e pensei que fosse para algo do género, mas não... foi para um AX 11 TRE.

                Lembro-me que na altura não achei o Citroen nada de especial, pois tinha engraçado mesmo era com o Opel Corsa 1.2 S.

                Basicamente o colega FullThrottle já disse tudo, (atenção à parte de ser malta de confiança e de te fazerem antes um orçamento máximo).
                Como ficará o motor depois, depende do estado dele agora; da qualidade da reparação; etc. como já foi dito, só abrindo para ver - (explica a tua situação aos mecânicos e tenta saber o máximo sobre o que podes ficar a esperar em termos de fiabilidade.)

                Como já estabeleceste o valor máximo que estás disposto a gastar com a reparação, já é menos uma indecisão que tens.
                Se, como dizes por agora será difícil arranjar outro carro com a mesma fiabilidade que já tens com esse, então talvez tenhas mesmo que arriscar e seguir com a reparação desse.

                Boa sorte.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Cramuka Ver Post
                  Boas! Tenho este Opel Corsa e já fiz uns bons KM's com ele. Foi e está a ser o meu primeiro carro.

                  Recentemente começou a fazer café com leite. Quer-me parecer a mim, pelo pouco que li e percebo, que foi a junta de cabeça que queimou.

                  A minha dúvida é a seguinte. Acham que vale a pena arranjar o motor, gastar o que tenho que gastar e fico com carro para mais uns tempos, ou simplesmente mando para o abate. Custa-me faze-lo porque gosto muito do carro e sei que também não tenho dinheiro para comprar outro na mesma condição.

                  Se alguém me souber indicar um bom mecânico e de confiança aqui na margem sul também era muito bom.

                  Obrigado desde já por qualquer possível ajuda.

                  Cumprimentos, António Mota[ATTACH]135125[/ATTACH][ATTACH]135126[/ATTACH][ATTACH]135125[/ATTACH][ATTACH]135126[/ATTACH][ATTACH]135125[/ATTACH][ATTACH]135126[/ATTACH]
                  Esse café com leite que falas é apenas um pequeno vestigio na tampa por onde se mete o óleo?

                  Ou é em grande quantidade e tá no óleo todo? Como é que descobriste isso?

                  Tens o óleo em dia ou já passou do prazo (tempo/kms)?

                  Se for um pequeno vestigio apenas na tampa poderá ser devido á condensação que fez isso e o resto estar tudo bem.

                  O liquido refrigeração tá em bom estado e em dia ou tá lá desde sempre e apresenta ferrugem?

                  Comentário


                    #10
                    Isto é uma situação polémica arranjar ou não, no final a decisão vai ser tua, tens de ponderar uma estimativa de custo de reparação.
                    Por outro lado se não tens muito dinheiro também não vais poder comprar grande carro e depois sujeitas-te a novas despesas.
                    Se no geral o teu carro estiver bom e não tens condições para um carro "bom" e caso consigas um orçamento simpático mais vale continuar com esse.

                    Comentário


                      #11
                      se tiver a junta queimada deve ter outros sintomas

                      Comentário


                        #12
                        Como referido, se esse "café com leite" aparentar ser pouco, poderá ser tão só pelas viagens curtas, derivadas de condensação.

                        O líquido de refrigeração, mantem-se ao nível?

                        O mesmo tem a coloração normal ou aparenta ter mistura de óleo?

                        Comentário


                          #13
                          O meu primeiro carro foi um Corsa A 1.3 GT e ficou por cá durante 9 anos.

                          O meu levou uma junta da cabeça e várias juntas da tampa das válvulas que eram algo "frágeis". A junta da cabeça ainda andou queimada algum tempo, perdendo água, o que obrigava a recolocar após alguns dias/kms, não me lembro de ter ficado "pastoso".

                          Face à idade do carro essa questão não poderá ser do próprio radiador libertar "ferrugem" e a água ganhar a cor acastanhada ou é mesmo escura ou pastosa.

                          Podes ter, eventualmente, é passagem de óleo para a água mas não ser pela junta da cabeça.

                          Edit: Esqueci-me de referir, esses motores são "pequenos" e tem pouca coisa para desmontar, por isso a reparação da junta não é algo muito dispendioso. As próprias juntas são baratas. Mesmo sendo necessário abrir o motor não diria que os valores sejam obscenos (não olhando ao valor de mercado do carro).
                          Editado pela última vez por Valium; 25 February 2016, 10:17.

                          Comentário


                            #14
                            issoi gasta correia de distribuição ou é de corrente?

                            Comentário


                              #15
                              Acho que é de correia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                O meu primeiro carro foi um Corsa A 1.3 GT e ficou por cá durante 9 anos.

                                O meu levou uma junta da cabeça e várias juntas da tampa das válvulas que eram algo "frágeis". A junta da cabeça ainda andou queimada algum tempo, perdendo água, o que obrigava a recolocar após alguns dias/kms, não me lembro de ter ficado "pastoso".

                                Face à idade do carro essa questão não poderá ser do próprio radiador libertar "ferrugem" e a água ganhar a cor acastanhada ou é mesmo escura ou pastosa.

                                Podes ter, eventualmente, é passagem de óleo para a água mas não ser pela junta da cabeça.

                                Edit: Esqueci-me de referir, esses motores são "pequenos" e tem pouca coisa para desmontar, por isso a reparação da junta não é algo muito dispendioso. As próprias juntas são baratas. Mesmo sendo necessário abrir o motor não diria que os valores sejam obscenos (não olhando ao valor de mercado do carro).

                                Boas. os sintomas que tenho são a água a desaparecer, e uma pasta cinzenta acastanhada na vareta o oleo. Ainda não passou para a água do carro. Entretanto o carro deixou de pegar e foi hoje para a oficina. Penso que sejam as velas isoladas, daí ele não pegar certo?

                                Mesmo assim já notava antes um fumo exagerado a sair pelo escape. Quero acreditar que ele vai ficar bom. Obrigado por todas as respostas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Tem a coloração normal até agora. Entretanto deixou de pegar. Foi hoje para a oficina.

                                  Meu querido Opel, quero acreditar que vai ficar curado!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tem a coloração normal até agora. Entretanto deixou de pegar. Foi hoje para a oficina.

                                    Meu querido Opel, quero acreditar que vai ficar curado!!!

                                    - See more at: http://forum.autohoje.com/showthread...post1068938581


                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Como referido, se esse "café com leite" aparentar ser pouco, poderá ser tão só pelas viagens curtas, derivadas de condensação.

                                    O líquido de refrigeração, mantem-se ao nível?

                                    O mesmo tem a coloração normal ou aparenta ter mistura de óleo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                      Isto é uma situação polémica arranjar ou não, no final a decisão vai ser tua, tens de ponderar uma estimativa de custo de reparação.
                                      Por outro lado se não tens muito dinheiro também não vais poder comprar grande carro e depois sujeitas-te a novas despesas.
                                      Se no geral o teu carro estiver bom e não tens condições para um carro "bom" e caso consigas um orçamento simpático mais vale continuar com esse.

                                      Foi esse o plano ao deixar hoje o carro na oficina. As vossas opiniões foram diretas e sinceras, pareceram.me. Agradeço-vos bastante por isso, foi muito mais fácil tomar esta decisão assim!

                                      Comentário


                                        #20
                                        se deixou de pegar acredito que tenhas a junta queimada

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cramuka Ver Post
                                          Boas. os sintomas que tenho são a água a desaparecer, e uma pasta cinzenta acastanhada na vareta o oleo. Ainda não passou para a água do carro. Entretanto o carro deixou de pegar e foi hoje para a oficina. Penso que sejam as velas isoladas, daí ele não pegar certo?

                                          Mesmo assim já notava antes um fumo exagerado a sair pelo escape. Quero acreditar que ele vai ficar bom. Obrigado por todas as respostas!
                                          Se a água está a desaparecer e com mais fumo, em principio é porque anda no bloco e a ser queimado. Tinha problemas em pegar? Trepidação?
                                          Junta da cabeça, a própria cabeça ou bloco.

                                          É esperar o diagnóstico e orçamento e ver se vale a pena.

                                          Comentário


                                            #22
                                            é aconselhado trocar esta peça que nao sei como se chama em portugues e fazer um furo conforme a foto ( furo de 3 mm )
                                            e colocar a peça com o furo para cima ( ponto mais alto )




                                            THERMOSTAT D'EAU GATES : TH28592G1


                                            • Température initiale [°C] : 92
                                            • Type de boîtier : sans boîtier






                                            Comentário


                                              #23
                                              é so' falar com os mecanicos , isto pode evitar mais problemas no circuito de agua de arefecimento do carro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os problemas que falas é quando há falta de manutenção e esse furo deixa passar água. Uma manutenção a tempo e horas não necessita de mézinhas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Os problemas que falas é quando há falta de manutenção e esse furo deixa passar água. Uma manutenção a tempo e horas não necessita de mézinhas.
                                                  nao sei o que sao mézinhas , mas sei que esta peça da refregiraçao com este furo feito pode salvar ums tostoes
                                                  outra coisa : esta peça pode ficar bloqueada em posiçao fechada e ai bye bye

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se cada vez que trocar distribuição trocar o termostato, não há nada a temer.
                                                    Não percebo para quê andar a fazer furos. Parecia o meu primeiro carro... O mecânico(que reparava o carro antes de o comprar) tinha anulado o termostato para o carro não aquecer. Também não admira, com a quantidade de ferrugem que tinha.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                      é aconselhado trocar esta peça que nao sei como se chama em portugues e fazer um furo conforme a foto ( furo de 3 mm )
                                                      e colocar a peça com o furo para cima ( ponto mais alto )




                                                      THERMOSTAT D'EAU GATES : TH28592G1


                                                      • Température initiale [°C] : 92
                                                      • Type de boîtier : sans boîtier









                                                      Isso é um termostato, como já referido.

                                                      E estando com tudo em dia, não é preciso de facto estar a fazer isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Fazer furo no termostato não concordo nada porque só tem efeito prejudicial (em vez de fazer bem só faz é mal)

                                                        Neste caso concreto parece que o termostato correcto é de 92 graus.

                                                        A função do termostato é fazer com que a temperatura do motor seja cerca de 92 graus seja inverno seja verão seja em autoestrada seja em cidade.

                                                        Enquanto a temperatura for inferior a 92 graus o termostato tá fechado para que o motor aqueça rapidamente.

                                                        Quando a temperatura atingir 92 graus o termostato abre e permite a circulação de liquido de refrigeração pelo radiador.

                                                        Se, com o liquido de refrigeração a circular pelo radiador, a temperatura continuar a subir então a ventoinha vai disparar e arrefece.

                                                        Se a temperatura arrefecer mais que 92 graus o termostato fecha para que a temperatura suba.

                                                        E por aí fora.

                                                        Se a temperatura for 92 graus (ou superior) o termostato está aberto. Qual é a função do furo neste caso? Nenhuma!

                                                        O que o furo faz é fazer com que o motor demore mais tempo a atingir os 92 graus (prejudicial ao motor) e pode fazer com que o motor em andamento não atinja os 92 graus (prejudicial).

                                                        O que eu pretendo dizer é que não é o furo que vai salvar o motor de aquecer em demasia, o furo faz é o contrário (já explicado) que é prejudicial ao motor.

                                                        Mesmo que o carro esteja sem termostato o motor pode queimar se estiver parado a trabalhar e houver outros problemas no sistema (abaixo indicado)

                                                        Se o motor aquece em demasia os problemas são outros (por exemplo radiador parcialmente ou totalmente entupido, ventoinha não dispara, etc)

                                                        Deve-se acompanhar o funcionamento do motor através do ponteiro da temperatura. Se não vem de origem então tá na hora de colocar um que é muito fácil e barato.

                                                        Isso sim pode poupar uns tostões e salvar o motor.

                                                        Quem conduz o carro deve saber qual a posição do ponteiro em que o termostato abre, saber a posição do ponteiro em estrada aberta e saber em que posição a ventoinha dispara e desliga para saber quando é que há anomalias de funcionamento.

                                                        Se o carro apenas vem de origem com a luz vermelha da temperatura e respectivo sensor apenas com essa função então basta tirar esse sensor fora e meter um sensor com as duas funções (luz vermelha e ligaçao ao ponteiro temperatura).

                                                        Compra um termometro (ponteiro temperatura) para meter dentro do carro em local visivel e faz as ligações que são muito simples. Com pouco mais de 30 euros compra-se sensor e termometro.

                                                        Se o recomendado (atraves dos sites dos fabricantes de termostatos e do fabricante automovel) for termostato de 92 graus (neste caso concreto) então é 92 graus q deve ser colocado.

                                                        Não ir em conversas seja lá de quem for de colocar temperaturas diferentes, fazer furos, anular o termostato, etc

                                                        Agua da torneira é proibido. Tem que usar anticongelante do bom, com concentração 50%, adequado ao motor (normas) e trocar de x em x anos pq não é vitalicio.

                                                        Antes de colocar anticongelante deve ir fazendo umas mudas com agua destilada para ir lavando o circuito com a sofagem toda no quente (para haver circulação no radiador da sofagem).

                                                        Os termostatos quando avariam costumam ser na posição aberta. Caso avarie na posição fechada (ou aberta) é fácil verificar isso através do ponteiro da temperatura.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                          Fazer furo no termostato não concordo...

                                                          ...Os termostatos quando avariam costumam ser na posição aberta. Caso avarie na posição fechada (ou aberta) é fácil verificar isso através do ponteiro da temperatura.

                                                          Comentário


                                                            #30












                                                            aqui estao ums modelos de termostatos podem ver q tem uma mini valvula

                                                            eu simplesmente compartilhei aquilo q sei

                                                            outra coisa q esqueci : fazendo esse furo nao tem problema com o ar q està no circuito quando se troca o liquido , o ar sai muito-muito mais fàçil e esse ar nao fica portanto a criar problemas ( nem estou à espera do carro aquecer , ando com o carro e controlo 1/2 dias depois )

                                                            nathaniel : é verdade q o termostato quando bloqueia costuma ser em posiçao aberta , mas confirmo q jà aconteceu em posiçao fechada(mas é mais raro , sim )

                                                            bem , eu faço isto sempre em meus carros e dos do meu irmao , e tenho amigos q tb fazem


                                                            vocés todos tem razao , quando tudo funciona na normalidade , nao precisamos de andar a fazer truques

                                                            nao podemos esquecer q os construtores querem é q o carro dure um tempo e nao muito tempo !

                                                            tem motores iguais em carros diferentes onde num dà problemas pq aquece e em outro nao , e isso vem da concepçao à volta do motor

                                                            abraços

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X