Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 106 1.1 vai abaixo a frio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 106 1.1 vai abaixo a frio

    Bom dia a todos!

    Tenho 2 Peugeot 106 1.1 ambos de 2001, o da Maria está com um problema à algum tempo que me tem tirado do sério... Quando o motor está frio, começa-se a andar e entre por mudanças ou mesmo a parar, quando se pisa a embreagem, as rotações caem de tal forma que o motor desliga, claro que se for ainda com velocidade suficiente e largar a embraegem pega novamente. Noto também que abaixo das 1500/2000 rotações o carro não tem a força normal... A maquina tem +/- 180.000 Km. Ao fim de uns 5/10 min o motor já está mais quente e trabalha normal.

    Eis o que já foi feito... limpeza da borboleta, trocadas velas, filtro de ar, troquei também o sensor do ralenti de um para o outro e nenhuma alteração.

    O meu tem 330.000 Km e nunca se passou nada de semelhante... Alguem já teve o mesmo problema? Fazem alguma ideia do que possa ser?

    Não sou muito entendido em mecanica, mas acho que com alguma ajuda consigo trocar umas peças de um para outro...


    Obrigado pela vossa atenção e ajuda!

    #2
    Se esse problema é a frio que acontece então deverá ser o sensor de temperatura do motor que não está a informar o carro que o motor ainda tá frio e desse modo a mistura gasolina/ar não é a correcta fazendo com q o motor vá abaixo.

    Se tens 2 carros iguais deve ser fácil testares isso.

    Boa sorte, cumprimentos

    Comentário


      #3
      Tenho um problema parecido já há vários meses no 106 da Maria, agora com quase 174.000 km. Mas o nosso é de 98, ainda com injecção monoponto, o teu já deve ser multiponto. Também fizemos algumas das coisas que dizes: trocar sensor de rotação (melhorou mas não resolveu), limpeza de vários contactos no compartimento motor, etc.

      Mas o caso do nosso é mais misterioso: tanto pode acontecer a frio como a quente (embora mais frequentemente a quente) e é esporádico. Ou seja, é imprevisível e não existe uma situação-padrão em que aconteça.

      Em finais de Março vou levá-lo a outro lado para ver se lá dão com o gato. Eu por mim suspeito da bomba injectora ou presença de sujidade no depósito ou nas tubagens de combustível, mas não sei...

      Comentário


        #4
        O vosso problema parece-me o motor passo-a-passo....

        Comentário


          #5
          E isso é fácil de resolver?

          Comentário


            #6
            Realmente não fui muito claro.

            Existem tecnologias diferentes, nuns carros é um motor passo-a-passo noutros é uma válvula (mais pequena) que regula o relanti. So conhecendo a mecânica do carro, mas penso que a PSA já usou dos dois tipos de solução.

            A solução geralmente é uma peça dessas nova

            É claro que aqui detrás do teclado isto é apenas uma hipótese.

            Se o eblase por aqui passar pode ser que tire a dúvida sobre esta questão (passo-a-passo vs válvula). Ou pode ser que faça outro diagnostico...

            edit: se não estou em erro, o passo-a-passo dá mais erro a quente...
            Editado pela última vez por Vocsa; 29 February 2016, 21:32.

            Comentário


              #7
              O meu problema (e sem querer estar aqui a ofuscar o do autor do tópico) parece-me ser algo diferente que o apresentado no post original, até porque as falhas tanto podem acontecer com o carro parado como por vezes também apresenta umas falhas de aceleração em pleno movimento...

              Comentário


                #8
                Bom dia a todos!

                No meu caso o motor passo a passo não me parece pois troquei entre os 2 e o problema manteve-se só no da Maria...

                Estou mais inclinado para a sugestão do FullThrottle... esse sensor da temperatura que te referes é o do liquido de refrigeração? É que sensor só estou a ver mais um para além desse que fica mesmo no bloco do motor e só tem um fio que parece-me que seja apenas o interruptor da luz da temperatura.

                LinoMarques... o motor passo a passo é muito simples de se trocar, no corpo da borbuleta, tens 2 coisas com fios lá ligados, 1 que é da posição da borbuleta que fica mais a baixo e por cima tens o sensor do ralenti (foi esse que troquei entre os 2), custa uns 100 paus pelo menos... Neste video mostra https://www.youtube.com/watch?v=9jyEfW7qOCk não como trocar mas explica, é para um 206 1.1 mas é semelhante!

                Espero não estar a dizer barbaridades!


                Obrigado a todos!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por metalliboy Ver Post
                  Bom dia a todos!

                  No meu caso o motor passo a passo não me parece pois troquei entre os 2 e o problema manteve-se só no da Maria...

                  Estou mais inclinado para a sugestão do FullThrottle... esse sensor da temperatura que te referes é o do liquido de refrigeração? É que sensor só estou a ver mais um para além desse que fica mesmo no bloco do motor e só tem um fio que parece-me que seja apenas o interruptor da luz da temperatura.

                  LinoMarques... o motor passo a passo é muito simples de se trocar, no corpo da borbuleta, tens 2 coisas com fios lá ligados, 1 que é da posição da borbuleta que fica mais a baixo e por cima tens o sensor do ralenti (foi esse que troquei entre os 2), custa uns 100 paus pelo menos... Neste video mostra https://www.youtube.com/watch?v=9jyEfW7qOCk não como trocar mas explica, é para um 206 1.1 mas é semelhante!

                  Espero não estar a dizer barbaridades!


                  Obrigado a todos!
                  Sim, refiro-me ao sensor da temperatura do liquido de refrigeração.

                  O de apenas 1 fio deverá ser o da luz vermelha da temperatura excessiva.

                  Se for fácil trocares isso dum carro para o outro troca logo os 2 sensores e assim não há enganos e dúvidas.

                  Tenta fazer algum tipo de marca nos sensores (por exemplo uma pintinha de corrector) para mais tarde saberes a q carro é q pertenciam.

                  E se vais tirar os 2 sensores ao mesmo tempo não metas um no lugar do outro e vice versa.

                  Não apertes muito para não moer as roscas e não vejo problema em meter um coisinho de nada de teflon no sensor mas só no local onde encosta já no final da rosca (para fazer tipo anilha) e vedar melhor sem ter q apertar em excesso.

                  Boa sorte com isso.

                  Comentário


                    #10
                    Bom dia FullThrottle,

                    Peço desculpa de nunca mais ter dito nada... mas isto tem andado complicado! A maquina ainda continua com problemas, noutro dia passei na norauto e compre aqueles adaptadores obd bluetooth e liguei no telemovel. Eu sei que não tem nada a ver com a maquineta que a Peugeot deve ter, mas não detectou nenhum erro, e as temperaturas apresentadas pelos sensores estão bem... por isso não creio que seja do sensor. Acho que vou ter mesmo que levar o carro ao mecanico para ver o que se passa!

                    Muito obrigado de qualquer das formas pelas dicas!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por metalliboy Ver Post
                      Bom dia a todos!

                      No meu caso o motor passo a passo não me parece pois troquei entre os 2 e o problema manteve-se só no da Maria...

                      Estou mais inclinado para a sugestão do FullThrottle... esse sensor da temperatura que te referes é o do liquido de refrigeração? É que sensor só estou a ver mais um para além desse que fica mesmo no bloco do motor e só tem um fio que parece-me que seja apenas o interruptor da luz da temperatura.

                      LinoMarques... o motor passo a passo é muito simples de se trocar, no corpo da borbuleta, tens 2 coisas com fios lá ligados, 1 que é da posição da borbuleta que fica mais a baixo e por cima tens o sensor do ralenti (foi esse que troquei entre os 2), custa uns 100 paus pelo menos... Neste video mostra https://www.youtube.com/watch?v=9jyEfW7qOCk não como trocar mas explica, é para um 206 1.1 mas é semelhante!
                      Anteontem deixei o meu num outro mecânico para a revisão pré-IPO e voltei a mencionar o problema. Sem eu falar nisso, ele também falou logo nessa peça. A verdade é que ontem fui buscá-lo mas já não estava ninguém na oficina para me dizer o que foi feito no carro. Como a chave ficou num stand anexo, fui levantá-la e trouxe o carro para casa. Ou melhor, a Maria é que o trouxe. Aparentemente estava tudo bem. Mas no momento em que fui pegar no carro para o pôr na garagem e em que pus o motor a trabalhar, este pega e logo "morre". Pegou novamente e morre de novo. À 3.ª lá ficou, acelerei 3-4 vezes e aguentou-se normalmente. Depois, por coincidência, liguei os faróis de nevoeiro frontais e não é que assim que o faço a rotação desce consideravelmente?? Desliguei e liguei várias vezes os faróis e exactamente a mesma reacção instantânea: ao ligar a rotação desce e ao desligar ela volta a subir para o normal...

                      Bom, espero que ele amanhã na IPO não me traia. Segunda-feira está na oficina de novo. Veio de lá pior do que estava...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por metalliboy Ver Post
                        Bom dia FullThrottle,

                        Peço desculpa de nunca mais ter dito nada... mas isto tem andado complicado! A maquina ainda continua com problemas, noutro dia passei na norauto e compre aqueles adaptadores obd bluetooth e liguei no telemovel. Eu sei que não tem nada a ver com a maquineta que a Peugeot deve ter, mas não detectou nenhum erro, e as temperaturas apresentadas pelos sensores estão bem... por isso não creio que seja do sensor. Acho que vou ter mesmo que levar o carro ao mecanico para ver o que se passa!

                        Muito obrigado de qualquer das formas pelas dicas!
                        Ok boa sorte com a resolução do problema.

                        Quando ficar bom, se tiveres oportunidade, partilha qual era o problema e qual foi o "remédio".

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Anteontem deixei o meu num outro mecânico para a revisão pré-IPO e voltei a mencionar o problema. Sem eu falar nisso, ele também falou logo nessa peça. A verdade é que ontem fui buscá-lo mas já não estava ninguém na oficina para me dizer o que foi feito no carro. Como a chave ficou num stand anexo, fui levantá-la e trouxe o carro para casa. Ou melhor, a Maria é que o trouxe. Aparentemente estava tudo bem. Mas no momento em que fui pegar no carro para o pôr na garagem e em que pus o motor a trabalhar, este pega e logo "morre". Pegou novamente e morre de novo. À 3.ª lá ficou, acelerei 3-4 vezes e aguentou-se normalmente. Depois, por coincidência, liguei os faróis de nevoeiro frontais e não é que assim que o faço a rotação desce consideravelmente?? Desliguei e liguei várias vezes os faróis e exactamente a mesma reacção instantânea: ao ligar a rotação desce e ao desligar ela volta a subir para o normal...

                          Bom, espero que ele amanhã na IPO não me traia. Segunda-feira está na oficina de novo. Veio de lá pior do que estava...
                          Boas o meu 106 anda com o mesmo "problema". Já verifiquei a borboleta de admissão e está tudo OK.

                          No outro dia reparei exactamente no mesmo pormenor mas no meu caso foi com os médios... embora rotaçõ nao voltasse ao normal por completo (no meu a trabalhar em condição fica estável as 1000RPM), ou seja, com as luzes fica a cerca de 400/500 e depois sobe um bocadinho mais, mas sem nunca chegar às 1000.

                          A unica diferença, é que o meu inicialmente desligava mesmo numa situação de abrandar/parar o carro num semáforo, rotunda ou cruzamento. E as ultimas vezes, não sei se por eu estar mais alerta, fica a trabalhar mas sempre às 400/500rpm. Eu também já noto e com mais atenção tento mante-lo "acordado".

                          Também já me aconteceu em situação de arranque em 1ª ele engasgar-se perder força e depois voltar à vida.

                          Mas torna-se até perigoso em certas e determinadas situações.

                          Para agravar a situação tenho outras manutenções pendentes de serem feitas porque não encontro solução para o problema.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X