Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat ibiza 1.0 MPI (sensor do oléo com "Bip" sonoro)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seat ibiza 1.0 MPI (sensor do oléo com "Bip" sonoro)

    Boas, tenho um seat ibiza 1.0 MPI 6k2 do ano 2000 com a luz do sensor do óleo constantemente a piscar acompanhado com um «Bip» sonoro sempre que faço alguma viagem mais longa do que o habitual (basta 30km),quando subo uma subida com maior inclinação e claro quando ando com o pé mais a fundo. Comprei o carro com garantia de motor e caixa e já foi para a garantia três vezes voltando sempre com o mesmo problema, dizendo-me que o problema está no quadrante (o que eu não acho que seja) . Alguém sabe do que se trata?

    #2
    Começa por ver o nivel do oleo.

    Podes pedir um diagnostico na Seat, como segunda opinião, e tendo uma folha a comprovar que é realmente um problema de motor, apresentá-lo a quem te vendeu o carro.

    Podem ser coisa simples, corneta de aspiração suja ou sensor de pressão do oleo.
    Editado pela última vez por kpt; 01 March 2016, 17:00.

    Comentário


      #3
      Queres ver que é mais um com o chupador de óleo entupido..

      Comentário


        #4
        Nãooo........é o quadrante!

        Agora uma questão que considero pertinente: mesmo que seja do quadrante, não se troca? Ah.....garantia de motor e caixa.

        Pirata!

        Comentário


          #5
          Tira a tampa por onde se mete o óleo e espreita lá para dentro com uma lanterna em busca de borra preta.

          Se tiver tudo borrado (cheio de borra) então o pescador deve tar igual e entupido e acende a luz do óleo.

          Se fizeres essa verificação simples depois diz o que viste.

          Comentário


            #6
            Isso do nivel do oléo foi a primeira coisa que verifiquei quando apareceu o "bip" sonoro e a luz a piscar e estava ok. Enquanto ao diagnóstico penso que será perder dinheiro e tempo porque quem me passou a garantia foi um mecânico e não sei até que ponto a mesma é válida, está visto que não quer assumir prejuízos, contudo muito obrigado pelas sugestões.

            Comentário


              #7
              Sim não deve ser mesmo do quadrante, poderá eventualmente ser problema de contacto do sensor mas isso duvido muito que seja...

              Comentário


                #8
                De facto tirei a tampa onde se mete o óleo mesmo a pouco com o motor a frio e nota-se alguma borra preta em cima, mas também para além da borra preta tem uma espécie de "massa consistente" amarela na tampa e perto da tampa, e penso que não é lá muito normal

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ibizajuve2 Ver Post
                  De facto tirei a tampa onde se mete o óleo mesmo a pouco com o motor a frio e nota-se alguma borra preta em cima, mas também para além da borra preta tem uma espécie de "massa consistente" amarela na tampa e perto da tampa, e penso que não é lá muito normal
                  Nem uma coisa nem a outra é bom sinal...

                  Como já disse o eblase, deves ter o chupador do óleo entupido com borra, os canais por onde o óleo passa podem tb estar entupidos e se nada for feito podes gripar o motor a qq momento.

                  A massa consistente amarela pode ser devido a pequenas condensações devido a percursos curtos com o motor frio (situação normal) ou pode ser problema grave da junta da cabeça.

                  Exprimenta tirar a vareta e limpar num guardanapo de papel branco e vê qual a cor do óleo. Se tiver preto como a noite então está a pedir para ser trocado. Se em vez de óleo for café com leite...

                  O liquido de refrigeração tá sempre no nivel correcto ou anda a desaparecer?

                  Tens o carro há qto tempo e qtos kms já fizeste? Fazes só cidade ou tb estrada aberta?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                    Nem uma coisa nem a outra é bom sinal...

                    Como já disse o eblase, deves ter o chupador do óleo entupido com borra, os canais por onde o óleo passa podem tb estar entupidos e se nada for feito podes gripar o motor a qq momento.

                    A massa consistente amarela pode ser devido a pequenas condensações devido a percursos curtos com o motor frio (situação normal) ou pode ser problema grave da junta da cabeça.

                    Exprimenta tirar a vareta e limpar num guardanapo de papel branco e vê qual a cor do óleo. Se tiver preto como a noite então está a pedir para ser trocado. Se em vez de óleo for café com leite...

                    O liquido de refrigeração tá sempre no nivel correcto ou anda a desaparecer?

                    Tens o carro há qto tempo e qtos kms já fizeste? Fazes só cidade ou tb estrada aberta?

                    Pois era o que eu desconfiava...

                    Quando foi para a garantia eu disse para limparem o chupador oléo até porque o carro poderia ter estado parado algum tempo e ter acumulado borra, penso eu que se fosse disso, era simples e já o tinham arranjado, contudo não deixa de ser uma hipótese a considerar.

                    Eu andei algum tempo com o termoestato avariado (com o carro a frio ), mas isso já está arranjado. Não sei até que ponto isso influenciou o aparecimento da tal massa consistente amarela.

                    O oléo está no nível certo e em bom estado (levou novo).

                    O nivél da água ontem estava já abaixo da linha do mínimo o que penso que também não é normal, o que poderá também estar a acontecer é existir fuga da água, que poderá á priori se misturar com oléo tornando-o mais liquido, dai o eventual aprecimento da tal massa consistente amarela (isto a meu ver).

                    Tenho o carro á 4 meses, com 800kms feitos nas minhas mãos grande maioria feitos em cidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ibizajuve2 Ver Post
                      Pois era o que eu desconfiava...

                      Quando foi para a garantia eu disse para limparem o chupador oléo até porque o carro poderia ter estado parado algum tempo e ter acumulado borra, penso eu que se fosse disso, era simples e já o tinham arranjado, contudo não deixa de ser uma hipótese a considerar.

                      Eu andei algum tempo com o termoestato avariado (com o carro a frio ), mas isso já está arranjado. Não sei até que ponto isso influenciou o aparecimento da tal massa consistente amarela.

                      O oléo está no nível certo e em bom estado (levou novo).

                      O nivél da água ontem estava já abaixo da linha do mínimo o que penso que também não é normal, o que poderá também estar a acontecer é existir fuga da água, que poderá á priori se misturar com oléo tornando-o mais liquido, dai o eventual aprecimento da tal massa consistente amarela (isto a meu ver).

                      Tenho o carro á 4 meses, com 800kms feitos nas minhas mãos grande maioria feitos em cidade.
                      Tu é q sabes em q condições compraste o carro e o q cobre ou não a garantia.

                      Se tiras a tampa do óleo e vês borra e massa amarela, se tens a luz do óleo a acender (mesmo estando o óleo a nivel e sendo novo), se te anda a desaparecer liquido refrigeração então ou arranjam eles (da garantia) ou arranjas tu.

                      Andar assim é um risco, pode o motor gripar.

                      O desaparecimento de liquido refrigeração pode ser por outros lados, não quer dizer que seja pela junta da cabeça. De qualquer forma a fuga deve ser eliminada até pq pode ser pela bomba de água e deves aproveitar que tá na garantia.

                      Falas em água mas tens é q usar liquido refrigeração adequado a esse carro e com concentração adequada.

                      O óleo que tiras da vareta é tipo amarelo dourado?

                      Caso não te resolvam nada e tenhas q avançar por ti próprio existe um produto que poderá remover a borra e limpar os canais por onde o óleo passa

                      Segundo diz nas instruções coloca-se o aditivo no óleo e faz-se 200km em condução normal e depois tens que mudar óleo e filtro.

                      Não conheço a eficácia desse produto mas deve custar cerca de 10eur e pode ser que te resolva o problema sem tirar carter, tampa válvulas, etc

                      http://www.liqui-moly.pt/liquimoly/p...cument&land=PT

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                        Tu é q sabes em q condições compraste o carro e o q cobre ou não a garantia.

                        Se tiras a tampa do óleo e vês borra e massa amarela, se tens a luz do óleo a acender (mesmo estando o óleo a nivel e sendo novo), se te anda a desaparecer liquido refrigeração então ou arranjam eles (da garantia) ou arranjas tu.

                        Andar assim é um risco, pode o motor gripar.

                        O desaparecimento de liquido refrigeração pode ser por outros lados, não quer dizer que seja pela junta da cabeça. De qualquer forma a fuga deve ser eliminada até pq pode ser pela bomba de água e deves aproveitar que tá na garantia.

                        Falas em água mas tens é q usar liquido refrigeração adequado a esse carro e com concentração adequada.

                        O óleo que tiras da vareta é tipo amarelo dourado?

                        Caso não te resolvam nada e tenhas q avançar por ti próprio existe um produto que poderá remover a borra e limpar os canais por onde o óleo passa

                        Segundo diz nas instruções coloca-se o aditivo no óleo e faz-se 200km em condução normal e depois tens que mudar óleo e filtro.

                        Não conheço a eficácia desse produto mas deve custar cerca de 10eur e pode ser que te resolva o problema sem tirar carter, tampa válvulas, etc

                        http://www.liqui-moly.pt/liquimoly/p...cument&land=PT

                        Neste momento dadas as circunstâncias o melhor mesmo é arranjar eu, visto que quem me passou a garantia não o quer fazer, dai é que desconfio que não seja um simples arranjo. Sim eu tenho noção que a qualquer momento o motor pode gripar por isso é que recorri a este forum, para tentar saber opiniões do que seja.

                        O óleo que tiro da vareta é um óleo dourado,meio amarelado. Vou então ver se compro o tal produto até porque tentar não custa e ver o problema da fuga da bomba de água, pode ser que o problema fique resolvido. Muito obrigado por toda a ajuda.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ibizajuve2 Ver Post
                          Neste momento dadas as circunstâncias o melhor mesmo é arranjar eu, visto que quem me passou a garantia não o quer fazer, dai é que desconfio que não seja um simples arranjo. Sim eu tenho noção que a qualquer momento o motor pode gripar por isso é que recorri a este forum, para tentar saber opiniões do que seja.

                          O óleo que tiro da vareta é um óleo dourado,meio amarelado. Vou então ver se compro o tal produto até porque tentar não custa e ver o problema da fuga da bomba de água, pode ser que o problema fique resolvido. Muito obrigado por toda a ajuda.
                          Para remover a borra do motor esse produto q coloquei (liquimoly 5200 ol-schlamm spulung) parece ser o mais indicado

                          Há outros produtos tb da liquimoly (engine flush, motor clean) mas são para outro tipo de utilizações.

                          Por isso, se dizes conseguir ver borra pela tampa do óleo e se costuma acender a luz do óleo (possivelmente chupador meio ou todo entupido), pode ser que resolva com o aditivo da foto.

                          Seja qual for o aditivo que utilizes, seja nesta situação seja noutras (combustivel, radiador, etc) lê sempre bem as instruções e segue-as à risca. Se o produto for mal utilizado pode ser prejudicial.

                          No teu caso o mais seguro deverá ser tirarem o cárter fora e ver o real estado do chupador. Ou então colocar uma mini-camera pelo bujão do óleo e tentar ver o chupador. E se estiver entupido/sujo fazer logo a limpeza.

                          Imagina que colocavas hoje esse aditivo e a partir de hoje a luz do óleo já não acendia mais. À partida o problema tava a ser resolvido. Ao fim de 200kms tiravas o óleo e filtro (não esquecer trocar sempre o filtro) e o problema aparentemente ficava resolvido.

                          Se tens o motor com borra e fazes principalmente cidade então convém reduzires para cerca de metade do tempo/kms as mudas de óleo e filtro.

                          Qdo colocares óleo e filtro novo certifica-te que o óleo é o adequado para o teu motor (normas e viscosidade).

                          A fuga pode ser da união da tampa do termostato, da união de algum tubo, como dizes q mudaste o termostato recentemente pode ter ficado ar no sistema e por isso o nivel tem descido, etc. Como tb pode ser da bomba de água.

                          Alguns liquidos de refrigeração costumam deixar vestigios nos locais onde a fuga ocorreu por isso até pode ser detectada visualmente.

                          Nota: nunca usei esse aditivo da liquimoly mas para o teu problema poderá ser a solução ou parte dela.

                          se eu estiver errado em alguma coisa agradeço que me corrijam para que o ibizajuve2 fique o melhor informado possível e consiga resolver o problema da melhor forma.

                          Comentário


                            #14
                            Vou então testar se o liquido resulta na resolução do problema, trocando o óleo e o filtro ao fim dos 200km, caso não resulte o melhor mesmo é levar o carro a um mecânico de confiança para verificar o chupador do oléo, mais uma vez obrigado por todos os esclarecimentos e ajuda FullThrottle

                            Comentário


                              #15
                              Leva o carro novamente a quem te o vendeu, não é problema do quadrante, se fosse a ti não tentava resolver o problema.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                Leva o carro novamente a quem te o vendeu, não é problema do quadrante, se fosse a ti não tentava resolver o problema.
                                Se o levar lá novamente é bem provável que me troquem o quadrante ou desliguem o sensor do óleo (se for possível), para que este nunca mais dê sinais de vida e isso como é óbvio eu não quero. Mas poderemos estar a falar de custos muitos elevados se for eu próprio a arranjar?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ibizajuve2 Ver Post
                                  Se o levar lá novamente é bem provável que me troquem o quadrante ou desliguem o sensor do óleo (se for possível), para que este nunca mais dê sinais de vida e isso como é óbvio eu não quero. Mas poderemos estar a falar de custos muitos elevados se for eu próprio a arranjar?
                                  O problema é que se começas as mexer podem alegar que foste tu que criaste o problema. O sensor de oleo desligado vai gerar erro de motor, apagam a luz do oleo, acendem a luz de erro de motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                    O problema é que se começas as mexer podem alegar que foste tu que criaste o problema. O sensor de oleo desligado vai gerar erro de motor, apagam a luz do óleo, acendem a luz de erro de motor.
                                    Sim isso também é verdade. Mas a questão é que se for para lá o que vão fazer é invenções no quadrante, porque dizem que o problema está no quadrante (o que eu duvido) até porque o carro já lá esteve três vezes e voltou sempre com o mesmo problema. Então á priori se o levar para a garantia novamente e se me desligarem o sensor do óleo, a luz de erro de motor acende, é isso?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ibizajuve2 Ver Post
                                      Sim isso também é verdade. Mas a questão é que se for para lá o que vão fazer é invenções no quadrante, porque dizem que o problema está no quadrante (o que eu duvido) até porque o carro já lá esteve três vezes e voltou sempre com o mesmo problema. Então á priori se o levar para a garantia novamente e se me desligarem o sensor do óleo, a luz de erro de motor acende, é isso?
                                      Esta situação só pode ser validada se for feita uma medição manual da pressão do óleo. Procura que tal te seja feito, para poder validar se o problema está no motor ou não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                        Esta situação só pode ser validada se for feita uma medição manual da pressão do óleo. Procura que tal te seja feito, para poder validar se o problema está no motor ou não.
                                        Pelo que me foi dito da ultima vez que o carro veio da oficina da garantia é que a pressão do óleo já estava ok (já esteve a perder pressão pelo que me foi dito) e de facto a luz já não acende com tanta frequência,como acendia das outras vezes, atualmente só acende em subidas com alguma inclinação, quando faço viagens mais longas ou quando carrego mais a fundo no acelerador, pode ser pressão do oléo como o chupador do óleo entupido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ibizajuve2 Ver Post
                                          Pelo que me foi dito da ultima vez que o carro veio da oficina da garantia é que a pressão do óleo já estava ok (já esteve a perder pressão pelo que me foi dito) e de facto a luz já não acende com tanta frequência,como acendia das outras vezes, atualmente só acende em subidas com alguma inclinação, quando faço viagens mais longas ou quando carrego mais a fundo no acelerador, pode ser pressão do oléo como o chupador do óleo entupido.

                                          O pressão do óleo já "estava" ok? Significa que antes não estava... O que foi feito para resolver?

                                          O chupador do óleo entupido o que pode provocar é uma pressão de óleo baixa, não são duas coisas distintas, como parece que queres dizer. Há mais causas para uma pressão de óleo baixa, para além de um chupador entupido...

                                          A luz de pressão de óleo, apenas acende quando a pressão fica bastante abaixo do valor mínimo. Em circunstancia alguma esta deve acender em andamento.

                                          Tendo em conta todo o desenrolar desta situação, não me parece que o problema seja uma falsa leitura da pressão do óleo. Seja como for é possível validar isto, como disse, recorrendo a uma leitura direta da pressão.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Continuo a achar que alguém anda a fugir com o rabo à seringa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                              O pressão do óleo já "estava" ok? Significa que antes não estava... O que foi feito para resolver?

                                              O chupador do óleo entupido o que pode provocar é uma pressão de óleo baixa, não são duas coisas distintas, como parece que queres dizer. Há mais causas para uma pressão de óleo baixa, para além de um chupador entupido...

                                              A luz de pressão de óleo, apenas acende quando a pressão fica bastante abaixo do valor mínimo. Em circunstancia alguma esta deve acender em andamento.

                                              Tendo em conta todo o desenrolar desta situação, não me parece que o problema seja uma falsa leitura da pressão do óleo. Seja como for é possível validar isto, como disse, recorrendo a uma leitura direta da pressão.
                                              Visto que através da tampa de introdução do óleo é visivel borra preta então é possível que lá por baixo no chupador haja entupimento parcial ou total e seja esse o problema.

                                              Tirando o cárter fora via-se logo se era aí o problema ou não.

                                              Em relação ao aditivo liquimoly ol-schlamm spulung 5200 que foi falada acima (o da foto) tens alguma opinião acerca dele?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                Visto que através da tampa de introdução do óleo é visivel borra preta então é possível que lá por baixo no chupador haja entupimento parcial ou total e seja esse o problema.

                                                Tirando o cárter fora via-se logo se era aí o problema ou não.

                                                Em relação ao aditivo liquimoly ol-schlamm spulung 5200 que foi falada acima (o da foto) tens alguma opinião acerca dele?
                                                Sim, é bem possível que o problema seja esse.

                                                Mas antes de retirar o cárter, que dependendo do motor, pode implicar um tempo considerável de mão de obra, o mais correto a fazer seria verificar se a pressão de óleo ao relantim está dentro do especificado para esse motor, se se mantém estável (muito importante), e se aumenta proporcionalmente à rotação de acordo com o especificado.

                                                Após confirmação de que existe efectivamente um problema de pressão de óleo é que partiria para a descoberta das causas.

                                                Desculpa, mas não tenho qualquer opinião sobre esse aditivo... Seja positiva ou negativa, atenção...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                  O pressão do óleo já "estava" ok? Significa que antes não estava... O que foi feito para resolver?

                                                  O chupador do óleo entupido o que pode provocar é uma pressão de óleo baixa, não são duas coisas distintas, como parece que queres dizer. Há mais causas para uma pressão de óleo baixa, para além de um chupador entupido...

                                                  A luz de pressão de óleo, apenas acende quando a pressão fica bastante abaixo do valor mínimo. Em circunstancia alguma esta deve acender em andamento.

                                                  Tendo em conta todo o desenrolar desta situação, não me parece que o problema seja uma falsa leitura da pressão do óleo. Seja como for é possível validar isto, como disse, recorrendo a uma leitura direta da pressão.
                                                  Quando o carro veio da oficina a segunda vez, o que me foi dito é que era um pequeno problema de pressão que já estava resolvido, o que foi feito para resolver não sei, o que é certo é que passado dois dias reparei que a temperatura do carro não subia para os 90 como habitualmente o fazia antes de ir para lá na segunda vez, foi então que o levei para lá uma terceira vez e disse que o manómetro da temperatura estava sempre no mínimo e que o problema da luz do óleo e do "bip" sonoro ainda estava lá. Quando o carro voltou novamente para as minhas mãos fazendo os consumos normais (já não trabalhava a frio), o que estou também a suspeitar é que me desligaram o termoestato nesse espaço de tempo, como o carro não aquecia o óleo também não(isto a meu ver)....E de facto era muito dificil a luz acender e o "bip" aparecer só mesmo carregando muito no acelarador durante o tempo em que esteve com o ponteiro da temperatura no minimo. Nesta terceira e ultima vez que lá esteve, o carro voltou com o manómetro da temperatura a funcionar na perfeição e claro com os consumos normais, mas acontece com mais alguma frequência o "bip" sonoro e o aparecimento da luz, especialmente em subidas, quando carrego mais a fundo, ou em viagem mais longas que o habitual.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X