Anúncio

Collapse
No announcement yet.

verificar motor de um carro sem ferramentas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    verificar motor de um carro sem ferramentas

    bom dia
    acho que será um tópico importante de auto-ajuda visto que para mim as 3 partes fundamentais do carro são por ordem de importância(€) motor, caixa de velocidades e direcção.
    Como ainda não encontrei a árvore das patacas, o meu orçamento e muito limitado limitando-me a carros com mais de 10 anos com uma quilometragem alta +- 190 mil ou pérolas de 120 mil contudo uma quilometragem baixa poderá ser sinonimo de burla. Por isso e para mim de máxima importância separar o trigo do joio antes de seguir para uma oficina para verificar o carro com uso a aparelhos onde terei que desembolsar mais de 50 euros por exame, visto que para minimizar custo numa ida a oficina pretendo aprender como reparar se o motor parece normal.
    Uma das coisas que aprendi foi a ouvir o motor se o som é uniforme, não sendo, poderá estar um dos cilindros a não funcionar correctamente.
    2- O motor em funcionamento vibra mais do que o normal? poderá ser indicio que os apoios do motor teram que ser trocados.
    3 verificar se o liquido do radiador tem sinais de óleo ou tem a famosa maionese o que poderá indicar junta da colaça queimada .

    prontos malta metam la as vossa dicas para verificar um motor de carro usado isto sem recorrer a equipamento especializado.

    #2
    Todas essas coisas são facilmente disfarçáveis...

    O melhor é comprares num local "decente" e com garantia.

    Comentário


      #3
      Exactamente.
      Muitos stands oferecem 1 ou 2 anos de garantia nos carros usados que vendem.

      Comentário


        #4
        Já vi muita gente a levar o carro ao mecânico e a vir de lá com um "está bom" e depois meia dizua de km, puff. há coisas que não há forma de prever.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por oversaturn Ver Post
          Exactamente.
          Muitos stands oferecem 1 ou 2 anos de garantia nos carros usados que vendem.
          alguns oferecem mas são poucos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
            Já vi muita gente a levar o carro ao mecânico e a vir de lá com um "está bom" e depois meia dizua de km, puff. há coisas que não há forma de prever.


            Concordo.

            Uma oficina consegue fazer uma vistoria geral e apontar fontes de despesa futura: vai precisar de discos, ponteiras, um rolamento, um fole. Depois consegue verificar o mínimo do motor, se os niveis de CO batem certo, ruido normal, o bater, como estão os fluidos, etc.

            A partir daí não há magia, o motor pode partir no dia seguinte, ninguém vai adivinhar. Apesar da probabilidade ser baixa.

            Comentário


              #7
              Hiace os locais decentes não tem preços decentes ex: vi um ibiza com 10 anos com 160 mil por 6 mil com 1 ano de garantia.
              Por esse preço se calhar compro 3 sem me esforçar muito.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PauloADGRibeiro Ver Post
                Hiace os locais decentes não tem preços decentes ex: vi um ibiza com 10 anos com 160 mil por 6 mil com 1 ano de garantia.
                Por esse preço se calhar compro 3 sem me esforçar muito.
                Se andas à procura de uma ibiza, vai ser assim, preços inflacionados onde quer que vás.

                Comentário


                  #9
                  Verdade. Os Ibizas são mesmo assim... é um carro sobrevalorizado.
                  Pelo preço de um Ibiza é possível comprar um Segmento C japonês ou francês do mesmo ano e com melhor motorização.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PauloADGRibeiro Ver Post
                    2- O motor em funcionamento vibra mais do que o normal? poderá ser indicio que os apoios do motor teram que ser trocados.
                    Depende do motor. Alguns é normal essas agitação (1.4tdi por exemplo)
                    E às vezes não é só apoios de motor, pode ser volante bimassa.
                    Seria mais fácil colocares aqui que carro está interessado e nós indicarmos onde te focares.

                    Comentário


                      #11
                      Kpt tens razão eu ando a procura de gasolina e esquecia-me k tb há a gasóleo. Tava tentado por japoneses tava a ver uma carrinha p11 primera
                      Ta com 240 mil
                      Editado pela última vez por PauloADGRibeiro; 04 March 2016, 14:35.

                      Comentário


                        #12
                        Em relação a camuflar os sintomas de motor e possível não digo que não. Contudo pretendo k este tópico seja referência a quem como eu não percebe de mecânica automóvel. Para isso necessito de ajuda de todos para desenvolver o tópico. Acho que será muito útil visto que se comprarem o carro a um particular acho k o mesmo não deve perceber de camuflar sintomas.

                        Comentário


                          #13
                          então não há mecânicos nestas paragens??? não há coisas que se possam fazer com os nossos sentidos para ver se o motor esta a trabalhar direito? ouvi falar em abrir a tampa do óleo enquanto este trabalha e verificar se sai óleo? Será um mito? Não sei se me queimarei ao tentar!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PauloADGRibeiro Ver Post
                            então não há mecânicos nestas paragens??? não há coisas que se possam fazer com os nossos sentidos para ver se o motor esta a trabalhar direito? ouvi falar em abrir a tampa do óleo enquanto este trabalha e verificar se sai óleo? Será um mito? Não sei se me queimarei ao tentar!
                            Eles (os mecânicos) andem aí... Tão é em silêncio absoluto e a rezar para que ninguém diga nada sobre o teu tópico.

                            Se este tópico desenvolve com informação útil estraga-lhes o negócio.

                            Um carro cheio de problemas que esteja à venda só se torna numa mina de ouro de reparações se alguém o comprar e começar a circular com ele.

                            Enquanto esses carros estiverem parados no stander os mecânicos têm as oficinas vazias.

                            Comentário


                              #15
                              Com o motor frio e desligado abre a tampa por onde se mete o óleo, ilumina com uma lanterna branca com foco forte e vê se tá tudo limpinho lá por dentro ou se há borra preta por todo o lado.

                              Se houver borra preta então houve descuido nas mudanças de óleo (fora do prazo e/ou oleo incorrecto). Nesse caso o chupador e canais por onde o óleo passa podem estar parcialmente ou totalmente entupidos.

                              Como consequência poderá estar a haver lubrificação deficiente e o motor tar com desgaste superior ao normal.

                              E enquanto a borra não sair por completo vai estar sempre a contaminar rapidamente o óleo novo diminuindo as suas propriedades comprometendo sempre a correcta lubrificação.

                              Motor com borra preta visivel pela tampa do óleo é fugir a 7 pés.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PauloADGRibeiro Ver Post
                                então não há mecânicos nestas paragens??? não há coisas que se possam fazer com os nossos sentidos para ver se o motor esta a trabalhar direito? ouvi falar em abrir a tampa do óleo enquanto este trabalha e verificar se sai óleo? Será um mito? Não sei se me queimarei ao tentar!



                                Isso de abrir a tampa do óleo e ver se sai óleo, o normal é sair algum óleo sob forma de vapor.
                                Se fôr a andar sem tampão então é uma festa...

                                Internamente o motor está em pressão, gerada tanto pelos gases que se vão formando, durante funcionamento, a própria bomba com o seu circuito interno, atravês do interior do bloco, cabeça, apoios, etc..., tanto pela carga térmica que assim obriga óleos a se comportarem dessa forma, como pelas proprias peças móveis que espalham o óleo para tudo quanto é lado internamente.

                                Carros velhos são isso mesmo, velhos uns melhor outros pior estimados, o melhor é começares por baixo, ver o fundo da carroçaria, por baixo, verificar se existem buracos, pontos de ferrugem, que possam vir a trazer dissabores, ver a linha de escape, ligações e ancoragens ao motor, cablagens das sondas e avaliar visualmente o estado desses componentes, verificar tambem o estado das borrachas da suspenção, caixa, borrachas dos tirantes se existirem á vista na caixa, triangulos, tudo quanto é borracha, incluindo pneus, ver se não há cortes tela rasgada, arames de fora, do lado de dentro da jante, é fácil destinguir da que está em bom estado da em mau estado, basta ver se apresenta uma superficie com algum indicio de desgaste, ressequida e com gretas, (efeito de rachada).
                                Verifica tambem o estado dos foles de transmissão (juntas homocinéticas) tanto do lado da caixa como do lado das rodas, se aparentarem efeito de coçadas, furos por muito pequenos que sejam, e ou meio ressequidas o melhor é trocar, senão perdem a massa e gripa aquilo tudo....

                                Vê tambem os amortecedores se apresentam cara de já terem entregue a alma ao criador, podes fazer pressão com o corpo numa ponta do veiculo carregas para baixo e largas, se aparentar um movimento instável, já foram, verifica os parafusos que os ligam á carroçaria, se está tudo ok, travões dá para ter uma ideia se os discos ainda estão dentro dos limites, procura a medida (entição) no rebordo do disco, se estiver muito proximo dos traços quase a comê-los, é para ir para o lixo, se ainda tiver alguma distancia aguenta mais algum tempo, se não tiverem marcas para medir, tens de ver a medida minima que o fabricante recomenda para a troca para o modelo em questão.

                                Por fora, procura diferenças de côr entre as várias partes da carroçaria, assim como alguns paineis que aparentem já ter sido desmontados e mal afinados na montagem, pode indiciar alguma batida.
                                Verifica as fechaduras, se já foram forçadas, os pilares das portas frontais se aparentam alguma dobra, pode já ter sido visitado pelos gandulos....

                                Na parte do motor é ver o estado geral do motor, verificar se existem babados, que aparentem não serem normais, todos os carros perdem óleo por algum lado, mesmo os novos são incontinentes, quanto mais os velhos.
                                Se deixa poça quando pára isso pode ser sinal de verificar algum retentor ou algo pior e pode ser caro.

                                Verifica as relas, se aparentam ter fugas ou se estão furadas, verifica o liquido de refrigeração, o sistema de arrefecimento do motor, radiador, procura ver se o reservatório do radiador tem uma espécie de lama lá dentro, tipo ferrugem, ou se o liquido é limpo com uma côr consistente.
                                Se verificares inconsistencia na côr é porque já deve ter levado muita água da torneira, o que é mau para o bloco, a côr de ferrugem nas paredes internas do reservatório do radiador denuncia isso mesmo.
                                Vê se o sistema de ventilação/aquecimento funciona bem e deixa trabalhar um bocado para verificares se não há fugas de liquido dentro do habitáculo.
                                Verificar se há avisos no cb, luzes de sensores, avarias que não apagam...

                                Verifica o estado das cablagens, se existem cortes ou invenções, as borrachas foles da barra da direção, se estão gastas e ou rasgadas é para substituir, senão as engrenagens dentro barra de direção, estraga-se...

                                O resto é ver comparar a idade do veiculo, com o desgaste que aparenta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Podes sempre pedir para dar uma volta no carro e ao conduzir podes verificar outros pontos por exemplo se notas como uma folga nas rodas ao arrancares como se fossem ligeiramente para traz provavelmente terás de trocar triângulos o mesmo se a direção fugir para um dos lados em andamento
                                  Se ao acelarar sair fumo preto pode ter sido alterado a nível da fap e egr ou poderá ter o MAF com problemas

                                  Se sentires como um bater seco nas rodas de traz com pequenas lombas é os sinoblocos que terás de substituir

                                  Se me lembrar de algo mais posto

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X