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Relanti inconstante BMW E46 316i

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    Relanti inconstante BMW E46 316i

    Boas,

    Tenho uma carrinha E46 316i com motor N42B18A.
    O que se passa é que "de vez em quando" fico com o relanti inconstante ou muito baixo quando estou parado, em andamento tenho oscilações de potencia.
    Quando o motor está assim com este trabalhar estranho, a tensão do alternador está sempre a oscilar entre os 12V e 15V, e nota-se a intensidade dos farois e da iluminação interior a variar consoante as oscilações do motor.

    O que acham que pode ser?

    Já li que pode ser algum tubo de vácuo...
    Mas acham que é possível ser o alternador ou regulador de tensão a causar isto?

    Cumps

    #2
    Originalmente Colocado por machad01 Ver Post
    Boas,

    Tenho uma carrinha E46 316i com motor N42B18A.
    O que se passa é que "de vez em quando" fico com o relanti inconstante ou muito baixo quando estou parado, em andamento tenho oscilações de potencia.
    Quando o motor está assim com este trabalhar estranho, a tensão do alternador está sempre a oscilar entre os 12V e 15V, e nota-se a intensidade dos farois e da iluminação interior a variar consoante as oscilações do motor.

    O que acham que pode ser?

    Já li que pode ser algum tubo de vácuo...
    Mas acham que é possível ser o alternador ou regulador de tensão a causar isto?

    Cumps
    Boas

    A variação de tensão estará relacionada com a variação da velocidade do alternador, provocada pelo relantim instável. Não é provável que seja a causa, mas sim um efeito.

    Quanto ao facto de poder ser uma "fuga de vácuo" a causa do problema, é uma possibilidade, sim. Essa gestão de motor é feita com base na leitura direta da quantidade de ar, e a existir uma quantidade de ar substancial a entrar sem ser contabilizado vai influenciar de forma significativa a performance e bom funcionamento do motor. Regra geral o relantim baixa e fica inconstante juntamente com falhas no trabalhar.
    Seja como for não consideraria esta possibilidade como a mais provável pelo facto de o problema ser intermitente. Não era a primeira vez que existia uma fuga de vácuo intermitente, mas o mais comum é esta estar sempre presente, ou em alguns casos tender a diminuir em função da temperatura. Neste motor em concreto, devido à abertura variável de válvulas, não é gerado um grande vácuo no coletor, ao contrário dos mais comuns motores a gasolina, o que pode também pesar para descartar esta possibilidade como a mais provável...

    Esse motor tem um sistema de tempo de válvulas variável, e com base nos sintomas que apresentas, recomendaria em primeiro lugar tentar obter os códigos em memória e perceber se eventualmente não existirá algum código relacionado com este sistema. Seja um código de correlação ou um código referente ao circuito de algum dos atuadores deste sistema. É comum este tipo de sistemas, nomeadamente em BMW's, começar a apresentar problemas com o tempo, e os sintomas que apresentas podem-se enquadrar nesta situação.
    Para além do tempo das válvulas ser dinâmico, esse motor, como referi em cima, implementa também um sistema de abertura variável de válvulas que pode muito bem causar sintomas como os que referes.

    Os dois sistemas em cima, costumam falhar com grande probabilidade, em casos de desleixo no tempo das revisões, ou então, se não tiver sido usado o óleo de motor adequado. Relativamente a este aspeto, isto aconteceu?

    Atenção que são apenas possibilidade entre várias. Uma leitura à memoria de erros da gestão de motor permitirá obter mais informações e eventualmente até levar a explorar outras direções completamente diferentes das que refiro em cima... Lembrei-me de relatar estas duas situações, pela particularidade destas neste motor em concreto...

    Diagnóstico tem que ser feito com base em dados concretos, e neste caso, mais não se pode saber, sem existir mais informação.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
      Boas

      A variação de tensão estará relacionada com a variação da velocidade do alternador, provocada pelo relantim instável. Não é provável que seja a causa, mas sim um efeito.

      Quanto ao facto de poder ser uma "fuga de vácuo" a causa do problema, é uma possibilidade, sim. Essa gestão de motor é feita com base na leitura direta da quantidade de ar, e a existir uma quantidade de ar substancial a entrar sem ser contabilizado vai influenciar de forma significativa a performance e bom funcionamento do motor. Regra geral o relantim baixa e fica inconstante juntamente com falhas no trabalhar.
      Seja como for não consideraria esta possibilidade como a mais provável pelo facto de o problema ser intermitente. Não era a primeira vez que existia uma fuga de vácuo intermitente, mas o mais comum é esta estar sempre presente, ou em alguns casos tender a diminuir em função da temperatura. Neste motor em concreto, devido à abertura variável de válvulas, não é gerado um grande vácuo no coletor, ao contrário dos mais comuns motores a gasolina, o que pode também pesar para descartar esta possibilidade como a mais provável...

      Esse motor tem um sistema de tempo de válvulas variável, e com base nos sintomas que apresentas, recomendaria em primeiro lugar tentar obter os códigos em memória e perceber se eventualmente não existirá algum código relacionado com este sistema. Seja um código de correlação ou um código referente ao circuito de algum dos atuadores deste sistema. É comum este tipo de sistemas, nomeadamente em BMW's, começar a apresentar problemas com o tempo, e os sintomas que apresentas podem-se enquadrar nesta situação.
      Para além do tempo das válvulas ser dinâmico, esse motor, como referi em cima, implementa também um sistema de abertura variável de válvulas que pode muito bem causar sintomas como os que referes.

      Os dois sistemas em cima, costumam falhar com grande probabilidade, em casos de desleixo no tempo das revisões, ou então, se não tiver sido usado o óleo de motor adequado. Relativamente a este aspeto, isto aconteceu?

      Atenção que são apenas possibilidade entre várias. Uma leitura à memoria de erros da gestão de motor permitirá obter mais informações e eventualmente até levar a explorar outras direções completamente diferentes das que refiro em cima... Lembrei-me de relatar estas duas situações, pela particularidade destas neste motor em concreto...

      Diagnóstico tem que ser feito com base em dados concretos, e neste caso, mais não se pode saber, sem existir mais informação.
      Boas, obrigado pela resposta!

      Acho que até agora ninguem me tinha dado uma resposta tão completa sobre este problema!

      Desleixo de manutenção? Sim sem dúvida, o antigo dono não tratou da carrinha como deve ser, e quando a comprei é que começei a notar a falta de cuidado e de atenção a nivel de manutenção. Mas por incrivel que pareça nas maos dele a carrinha estava impecavel, so agora comigo é que começou a queixar-se...

      Em relação a leitura de erros... na ultima vez que fiz a leitura não apareceu nada... tenho de tentar outra leitura a ver se ele se queixa. É que nem a luz do motor acende.

      Já agora, já tiveste este problema?

      cumps

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por machad01 Ver Post
        Boas, obrigado pela resposta!

        Acho que até agora ninguem me tinha dado uma resposta tão completa sobre este problema!

        Desleixo de manutenção? Sim sem dúvida, o antigo dono não tratou da carrinha como deve ser, e quando a comprei é que começei a notar a falta de cuidado e de atenção a nivel de manutenção. Mas por incrivel que pareça nas maos dele a carrinha estava impecavel, so agora comigo é que começou a queixar-se...

        Em relação a leitura de erros... na ultima vez que fiz a leitura não apareceu nada... tenho de tentar outra leitura a ver se ele se queixa. É que nem a luz do motor acende.

        Já agora, já tiveste este problema?

        cumps
        Se existiu desleixo, não era má ideia, antes de mais, fazer uma mudança de pelo menos óleo e filtro. Com a devido atenção para usar um óleo recomendado.

        Quanto aos erros, que tipo de equipamento usas-te para os obter? O ideal seria utiliza uma ferramenta de comunicação que implementasse o protocolo de fabricante.
        O protocolo de comunicação OBDII apenas obriga a que sejam reportados códigos ligados à monitorização de sistemas obrigatórios pelo próprio protocolo. Assim pode existir algum código em memória que te ajude a perceber o problema, mas que não esteja disponível através do standard OBDII.

        O facto de não acender a luz, não significa muito. Mais uma vez o protocolo OBDII apenas obriga a que esta acenda em certas situações. Nada obriga o fabricante a acender essa luz com o despoletar de um código de avaria que não esteja nessa lista.

        Contudo, não seria nada anormal não existirem códigos em memória. Nesse caso seria necessário procurar indicações de outra forma.

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