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Problemas eletrónicos VW Passat B5 98

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    Problemas eletrónicos VW Passat B5 98

    Boas! Tenho uns problemas com o meu passar e espero que alguém saiba o que se está a passar, porque eu não. Vou deixar aqui uma ista das coisas que eu notei que não funcionam: os vidros não abrem pelos butões, mas se foi abrir o carro e segurar a fechadura aberta, eles vão baixar e depois também os consigo fechar. As lluzes no tecto não ligam e não consigo abrir o carro pela fechadura da mala (antes dava) e também não consigo abrir a mala quando abro o carro pela porta. São pequenas coisas que têm de estar relacionadas, pois aconteceu tudo de um momento para o outro. Já tive a pesquisar um pouco e acho que pode ser algum módulo que apanhou humidade (o meu carro costumava ficar muito húmido, mas eu já tratei disso). Alguém me pode ajudar? Eu desconfio que seja fácil substituir o que está estragado e não queria ir à oficina sem tentar arranjar por mim. Obrigado e bom fim de semana

    #2
    O melhor será começar por verificar todos os fusíveis... relés...

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      #3
      O que são relés?

      Enviado do meu HIGHWAY através de Tapatalk

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        #4
        Originalmente Colocado por ihaveauto Ver Post
        Boas! Tenho uns problemas com o meu passar e espero que alguém saiba o que se está a passar, porque eu não. Vou deixar aqui uma ista das coisas que eu notei que não funcionam: os vidros não abrem pelos butões, mas se foi abrir o carro e segurar a fechadura aberta, eles vão baixar e depois também os consigo fechar. As lluzes no tecto não ligam e não consigo abrir o carro pela fechadura da mala (antes dava) e também não consigo abrir a mala quando abro o carro pela porta. São pequenas coisas que têm de estar relacionadas, pois aconteceu tudo de um momento para o outro. Já tive a pesquisar um pouco e acho que pode ser algum módulo que apanhou humidade (o meu carro costumava ficar muito húmido, mas eu já tratei disso). Alguém me pode ajudar? Eu desconfio que seja fácil substituir o que está estragado e não queria ir à oficina sem tentar arranjar por mim. Obrigado e bom fim de semana

        Nenhum dos comandos dos vidros funcionam certo? Nem nos botões do passageiro, ou nos botões dos vidros de trás?

        As luzes funcionam se as ligares manualmente? Ou não ligam em posição nenhuma?

        O botão para abrir a porta do depósito funciona?

        Comentário


          #5
          Os vidros não abrem em nenhum botao, as luzes não ligam nem manualmente, nem auto. O depósito abre normalmente.

          Enviado do meu HIGHWAY através de Tapatalk

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ihaveauto Ver Post
            Os vidros não abrem em nenhum botao, as luzes não ligam nem manualmente, nem auto. O depósito abre normalmente.

            Enviado do meu HIGHWAY através de Tapatalk
            Com base nessa informação, consegue-se desde já dizer que o único fusível que vale a pena verificar, é o fusível nº 14. Este fusível alimenta o módulo de controlo da iluminação e fecho central.
            Este módulo acumula ainda a função de transmitir, através de um barramento de dados, o estado da chave de ignição. Esta ultima função justifica o facto de os vidros eléctricos não funcionarem através dos botões.

            Se o fusível, de facto estiver queimado, podes tentar substituir por outro de igual características (10A). Digo podes, pois o processo não deve ser este. Na eminência de um fusível queimado deve-se tentar sempre procurar a causa para que isso tenha acontecido, e não simplesmente substituir.

            Caso o fusível volte a queimar, estás perante um curto que tem que ser resolvido. Aqui o curto pode estar localizado em vários pontos, incluindo fiação, no módulo ou em qualquer lâmpada interior controlada pelo módulo, entre outros. Devido ao número elevado de possibilidades aconselho-te neste caso a procurar ajuda profissional. Nada te impede mesmo assim de verificar visualmente se encontras algo de óbvio nos pontos que anotei.

            Se o fusível 14 estiver intacto, os passos seguintes passam por validar os inputs diretamente à entrada no módulo (interruptor de ignição), assim como a sua alimentação e massa. Este processo não me parece que posso ser realizado por ti. Não exige equipamento especializado, mas convém ter alguma formação para saber interpretar as leituras realizadas.

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              #7
              Excelente explicação Steevegt

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                #8
                Boa tarde, adquiri a pouco uma passat 1.9 tdi (110cv). Será normal o quadrante ficar a mostrar as horas e os quilómetros mesmo sem a chave na ignição?

                Enviado do meu PULP FAB através de Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ihaveauto Ver Post
                  Boas! Tenho uns problemas com o meu passar e espero que alguém saiba o que se está a passar, porque eu não. Vou deixar aqui uma ista das coisas que eu notei que não funcionam: os vidros não abrem pelos butões, mas se foi abrir o carro e segurar a fechadura aberta, eles vão baixar e depois também os consigo fechar. As lluzes no tecto não ligam e não consigo abrir o carro pela fechadura da mala (antes dava) e também não consigo abrir a mala quando abro o carro pela porta. São pequenas coisas que têm de estar relacionadas, pois aconteceu tudo de um momento para o outro. Já tive a pesquisar um pouco e acho que pode ser algum módulo que apanhou humidade (o meu carro costumava ficar muito húmido, mas eu já tratei disso). Alguém me pode ajudar? Eu desconfio que seja fácil substituir o que está estragado e não queria ir à oficina sem tentar arranjar por mim. Obrigado e bom fim de semana
                  Já pensaste em dar uma espreita no módulo confort? Salvo erro está por baixo da carpete, aos pés do condutor.

                  Originalmente Colocado por nunobruce Ver Post
                  Boa tarde, adquiri a pouco uma passat 1.9 tdi (110cv). Será normal o quadrante ficar a mostrar as horas e os quilómetros mesmo sem a chave na ignição?

                  Enviado do meu PULP FAB através de Tapatalk
                  Sim isso é perfeitamente normal.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                    Já pensaste em dar uma espreita no módulo confort? Salvo erro está por baixo da carpete, aos pés do condutor.



                    Sim isso é perfeitamente normal.
                    Agradeço pela informação.

                    Comentário


                      #11
                      Consegui resolver o probema no módulo comfort. os fios estavam corroídos, então foi muito fácil solucionar. Quero agradecer às pessoas que me tentaram ajudar (mesmo que seja um ano depois).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                        Com base nessa informação, consegue-se desde já dizer que o único fusível que vale a pena verificar, é o fusível nº 14. Este fusível alimenta o módulo de controlo da iluminação e fecho central.
                        Este módulo acumula ainda a função de transmitir, através de um barramento de dados, o estado da chave de ignição. Esta ultima função justifica o facto de os vidros eléctricos não funcionarem através dos botões.

                        Se o fusível, de facto estiver queimado, podes tentar substituir por outro de igual características (10A). Digo podes, pois o processo não deve ser este. Na eminência de um fusível queimado deve-se tentar sempre procurar a causa para que isso tenha acontecido, e não simplesmente substituir.

                        Caso o fusível volte a queimar, estás perante um curto que tem que ser resolvido. Aqui o curto pode estar localizado em vários pontos, incluindo fiação, no módulo ou em qualquer lâmpada interior controlada pelo módulo, entre outros. Devido ao número elevado de possibilidades aconselho-te neste caso a procurar ajuda profissional. Nada te impede mesmo assim de verificar visualmente se encontras algo de óbvio nos pontos que anotei.

                        Se o fusível 14 estiver intacto, os passos seguintes passam por validar os inputs diretamente à entrada no módulo (interruptor de ignição), assim como a sua alimentação e massa. Este processo não me parece que posso ser realizado por ti. Não exige equipamento especializado, mas convém ter alguma formação para saber interpretar as leituras realizadas.
                        Muito bom.

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